«É a gasóleo?»

Vocês têm a mínima noção que para haver uma explosão tem que haver o combustível, oxigénio e uma faísca certo? (sei que estes não são os nomes técnicos, mas dá pra perceber)... Alguém anda de isqueiro na mão nos subterrâneos? E sabem que se por acaso houver uma fuga de gasolina, essa vai continuar até a gasolina acabar no depósito mas havendo uma fuga de GPL a electrovalvula vai actuar e cortar o gás? Qual será o mais seguro? Digam lá quantos de vocês fizeram a última revisão ao sistema de combustível do vosso carro, têm a certeza que não tem fugas? Posso dizer que o meu, na parte de gasolina, não sei.... A última vez que levou uma revisão dessas foi à uns 4anos, mas o sistema de GPL tenho a certeza que está a 100% pois de cada vez que vai à revisão fazem o teste de fugas...
Já agora, têm gás em casa certo? Quando foi a última vez que verificaram tubagens?

Mas como todos os carros a GPL têm um deposito a gasolina no MÍNIMO têm a mesma probabilidade de explodir.
Tem a mesma probabilidade de explodir como outro carro qualquer.... E o problema em caso de fuga de gasolina, nem é a própria gasolina em si, mas sim os vapores, em Hollywood mandas a beata pra gasolina e explodes meia cidade, na vida real a beata apaga-se....

A solução seria, dar um carro a GPL a cada um dos users que aqui estão, por um dia. Até podíamos fazer um programa de TV chamado "Com carro a GPL por um dia", só que as pessoas não saberiam. E no fim diriam qual a desvantagem que sentiram a nível de mobilidade, acesso a infraestruturas, autonomia, desempenho, etc [:cool:]

Claro que é uma falsa questão... se pegasses num carro a GPL e andasses por aí percebias isso. Provavelmente já tiveste um carro a GPL estacionado ao lado do teu num parque subterrâneo. Não existe nenhuma limitação objectiva.
A verdade é que, os parques que não cumprem as normas deviam restringir o estacionamento de veículos a GPL e... não o fazem. Nem ninguém dá chatices a ninguém.

E a pouca oferta não é uma questão de lobbies, é uma questão de procura... Não existe procura, e isso percebe-se bem ao lermos este tópico, e vermos que muita gente continua a achar que há limitações objectivas no estacionamento.
O preço também não se levanta. Há uma directiva europeia já muito referida que impõe preços baixos nos combustíveis ditos alternativos.
Basta olharmos para países onde o GPL é amplamente usado, como é o caso de Itália... não existem preços altos. Nem sequer a oferta de carros novos lá é limitada... existe efectivamente procura lá.

Eu não tenho nenhum carro a GPL mas tenho vários amigos que têm, e conheço razoavelmente essa realidade. Já conduzi vários - e aqui, ao contrário do que alguns pretendem afirmar, as perdas de potência foram bem notórias, pois conhecia os carros em questão sem conversão para GPL!

Mas voltando aos parques...

Não podes negar que há limitações nos estacionamento e isso é um problema concreto, quer tu faças vista grossa ou não ou ainda que não seja cumprida a legislação! Essa é a realidade e mais uma vez, não é um falso problema: ele está lá e existe!

Claro que podes sempre invocar a legislação mas não sei até que ponto os gestores dos parques poderão (ou não) definir as regras nos espaços de estacionamento.

O problema aqui: uma explosão dá-se quando, com um aumento de temperatura, a matéria quer-se expandir e não consegue (normalmente encontra-se num local apertado). Um parque subterrâneo é, tão simples quanto isso, um espaço demasiado grande para que a fuga de GPL de um carro provocasse uma explosão... teriam que ser dezenas de carros a ter fugas e mesmo assim não podia ser num parque tão grande como o do Colombo ou Almada Fórum.
Mais arriscado se calhar acaba por ser um pequeno derrame de gasolina, já que qualquer pessoa pode ali passar de cigarro aceso e ter azar... já que a gasolina é muito mais inflamável que o GPL ;)

As explosões dividem-se em deflagrações e detonações. Isso que referes é uma detonação e essa sim é características de grandes concentrações em espaços fechados.

Podes ter uma deflagração provocada por uma iluminária, por um cigarro, uma chispa, por uma qualquer fonte de calor.... O exemplo perfeito da deflagração é o fogão de casa. Agora extrapola isso numa escala muito maior e sem o sistema de segurança do fogão.

Tem a mesma probabilidade de explodir como outro carro qualquer.... E o problema em caso de fuga de gasolina, nem é a própria gasolina em si, mas sim os vapores, em Hollywood mandas a beata pra gasolina e explodes meia cidade, na vida real a beata apaga-se....

Epá, isso é no gasóleo!! Na gasolina não faças isso... [:D]

Para mim tens 2 erros no raciocínio.

1º - Num derrame de gasolina consegues controlá-lo com material absorvente e o risco de explosão é mais reduzido porque os gases libertados são bastante menores, já no caso do LPG, ele fica na atmosfera até o retirares. É mais difícil controlar a fonte e a sua propagação.

2º - Os gases de escape não são gases combustíveis, ao contrário do LPG. Assim, os ventiladores/condutas terão que ser diferentes. Os ventiladores/condutas para gases combustíveis dão para gases de escape, mas o contrário não acontece. Terão que ser anti-chispa e com uma protecção (IP) superior.

Os erros de raciocínio que aponto:

1º E o derrame de gasolina não fica no chão à espera de uma beata até alguém o "retirar"? :rolleyes: Além disso a fonte de GPL é mais fácil de controlar, porque nunca explode, mesmo em caso de incêndio. O mesmo não podemos dizer da gasolina, por exemplo.

2º Seja. Onde existem veículos estacionados/em circulação há risco de derrame, e como tal, mesmo em combustíveis líquidos, há risco de emissão de gases. Nessa lógica, não seria mais seguro, a obrigatoriedade de existir ventilação e ela abranger todos os gases? É que que parece que existe uma "confiança" nos combustíveis líquidos e no seu "fácil" controlo, apontando o dedo ao GPL como inseguro e de fácil "explosão", quando os sistemas anti fuga são bastante eficazes.

Se calhar estava apagado. É que dou formação de combate a incêndios e nunca me aconteceu [:D]
Sim eu sei que dás, apagado tenho a certeza que não tava pois tava a fuma-lo, mas posso dizer que apagou na poça. Talvez por ter sido ao ar livre (isto foi numa formação de uso de exrintores) e não haver acumulação de gases.... Não sei que a minha área não é essa por isso não vou dar explicações do porquê ter acontecido

Já ultrapassamos a questão do estacionamento, agora o problema são os rebentamentos e as explosões...[8b]

Não vi que fosse ultrapassado...

Mas se este tópico descamba para velhas questões já muito debatidas do GPL vs. Gasóleo, isto vai muito mal [8b]

Eu não tenho nada contra o GPL e até encaro a possibilidade de comprar um, mas isso não invalida que procure ver as coisas de forma isenta.

Grande erro o teu!

Em caso de incêndio, um depósito em aço após aquecer é uma bomba poderosa. Já o depósito em plástico, derrete e arde sem qualquer explosão.

Mais um mito. O depósito é em aço mas tem válvulas controladoras de pressão. Isto quer dizer, que mesmo num incêndio ele só irá libertar o estritamente necessário para evitar rebentar. Pode ir libertando a pouco e pouco até eventualmente o incêndio ser controlado. Não percebo de incêndios, mas sei que não é um incêndio que faz rebentar um depósito de GPL, ao contrário de um simples depósito de gasolina, que não tem qualquer sistema de "defesa/protecção", se o incêndio começa, é muito mais provável que todo o combustível existente entre na festa.

Já ultrapassamos a questão do estacionamento, agora o problema são os rebentamentos e as explosões...[8b]

Já ultrapassamos a questão do estacionamento, mas não muito de acordo com aquilo que andavas a apregoar...
Acho que a questão das explosões não é questão, aliás, é mais o inverso, algum mito de quem tem GPL a dizer que é mais seguro que um carro a gasolina...

Eu não tenho nenhum carro a GPL mas tenho vários amigos que têm, e conheço razoavelmente essa realidade. Já conduzi vários - e aqui, ao contrário do que alguns pretendem afirmar, as perdas de potência foram bem notórias, pois conhecia os carros em questão sem conversão para GPL!

Mas voltando aos parques...

Não podes negar que há limitações nos estacionamento e isso é um problema concreto, quer tu faças vista grossa ou não ou ainda que não seja cumprida a legislação! Essa é a realidade e mais uma vez, não é um falso problema: ele está lá e existe!

Claro que podes sempre invocar a legislação mas não sei até que ponto os gestores dos parques poderão (ou não) definir as regras nos espaços de estacionamento.

jakuzy, lamento, mas nada disso é verdade...
Se tens amigos cujos carros tiveram grandes perdas de potência, então algo de errado se passa com eles.
Há alguns posts atrás já referi a perda de potência do meu... 2 cavalos e 5 Nm.
Achas que um Corsa 1.2, que toca nos 190 km/h em plano, tem perda de potência?

O estacionamento... epa, não podes negar que não há uma limitação. A legislação existe (e já foi aqui partilhada), ela permite o estacionamento, e exige aos parques que ofereçam condições caso os recebam. E todos os parques recebem todos os carros. Se os parques cumprem a legislação ou não... não passa por mim, obviamente. Provavelmente já todos entrámos até em parques que não cumprem a legislação necessária para receber qualquer carro que seja sequer... mas continuamos a pô-los lá.

Última edição:
Mais um mito. O depósito é em aço mas tem válvulas controladoras de pressão. Isto quer dizer, que mesmo num incêndio ele só irá libertar o estritamente necessário para evitar rebentar. Pode ir libertando a pouco e pouco até eventualmente o incêndio ser controlado. Não percebo de incêndios, mas sei que não é um incêndio que faz rebentar um depósito de GPL, ao contrário de um simples depósito de gasolina, que não tem qualquer sistema de "defesa/protecção", se o incêndio começa, é muito mais provável que todo o combustível existente entre na festa.

Claro que tem uma ou duas válvulas de segurança, como qualquer depósito que contenha algo sob pressão. É obrigatório!

Mas quantas vezes sabemos de notícias de caldeiras que rebentam? E essas também têm válvulas de segurança.

Voltar
Superior