«É a gasóleo?»

Os erros de raciocínio que aponto:

1º E o derrame de gasolina não fica no chão à espera de uma beata até alguém o "retirar"? :rolleyes: Além disso a fonte de GPL é mais fácil de controlar, porque nunca explode, mesmo em caso de incêndio. O mesmo não podemos dizer da gasolina, por exemplo.

2º Seja. Onde existem veículos estacionados/em circulação há risco de derrame, e como tal, mesmo em combustíveis líquidos, há risco de emissão de gases. Nessa lógica, não seria mais seguro, a obrigatoriedade de existir ventilação e ela abranger todos os gases? É que que parece que existe uma "confiança" nos combustíveis líquidos e no seu "fácil" controlo, apontando o dedo ao GPL como inseguro e de fácil "explosão", quando os sistemas anti fuga são bastante eficazes.

1º - A sua propagação é bastante mais lenta e de mais fácil remoção, logo, menos temo igual a menor probabilidade. Em ambos os casos não consegues controlar a fonte, podes sim conseguir controlar a propagação do derrame, que é mais fácil na gasolina.

2º - Não é uma questão de confiança, é uma questão de velocidade de propagação. Em caso de derrame da gasolina é um liquido, que lentamente vai libertando gases inflamáveis. O outro é um derrame de gases inflamáveis que se encontram a uma pressão superior à atmosférica. Dá para ver qual possui maior velocidade de propagação.[;)]

Já ultrapassamos a questão do estacionamento, agora o problema são os rebentamentos e as explosões...[8b]

Vê lá, que por mais que feches os olhos, faças força e acredites. Existem condicionantes de segurança [;)]

jakuzy, lamento, mas nada disso é verdade...
Se tens amigos cujos carros tiveram grandes perdas de potência, então algo de errado se passa com eles.
Há alguns posts atrás já referi a perda de potência do meu... 2 cavalos e 5 Nm.
Achas que um Corsa 1.2, que toca nos 190 km/h em plano, tem perda de potência?

O estacionamento... epa, não podes negar que não há uma limitação. A legislação existe (e já foi aqui partilhada), ela permite o estacionamento, e exige aos parques que ofereçam condições caso os recebam. E todos os parques recebem todos os carros. Se os parques cumprem a legislação ou não... não passa por mim, obviamente. Provavelmente já todos entrámos até em parques que não cumprem a legislação necessária para receber qualquer carro que seja sequer... mas continuamos a pô-los lá.

Uma mentira dita muitas vezes não se torna uma verdade

Eu não tenho nenhum carro a GPL mas tenho vários amigos que têm, e conheço razoavelmente essa realidade. Já conduzi vários - e aqui, ao contrário do que alguns pretendem afirmar, as perdas de potência foram bem notórias, pois conhecia os carros em questão sem conversão para GPL!
Isso é má afinação... Metam o carro num instalador conhecedor que isso desaparece. Sim há diferença de potência entre combustíveis, no meu por exemplo noto em altas, a partir dos 140 demora mais a desenvolver, em baixa ta igual ou melhor que a gasolina, mas como o carro não é pra fazer corridas, não me interessa se demoras mais 5s a chegar dos 140 aos 180, agora, diferenças notórias? A não ser que esses carros sejam ainda a carburador com sistemas de GPL arcaicos, não há razão nenhuma para isso acontecer estando bem afinado.

Grande erro o teu!

Em caso de incêndio, um depósito em aço após aquecer é uma bomba poderosa. Já o depósito em plástico, derrete e arde sem qualquer explosão.
O depósito de aço nunca vai explodir pois a válvula vai expelindo gás para libertar pressão de modo a que isso não aconteça, por isto mesmo é que o carro a GPL não explodiu naquele acidente em cadeia com carros a arder.
Tiveste sorte então, ou a beata apagou-se na queda.
Talvez... Como referi, explicação não sei, mas poderá ser uma das duas que referiste.

Uma mentira dita muitas vezes não se torna uma verdade

Exacto. Vai lá ler a lei outra vez!
O nº2 ou 3 (agora não me lembro qual destes) do artigo 4º, diz que os parques nos quais estacionem veículos a GPL, devem cumprir a norma xpto. Está lá tudo.

Uma mentira dita muitas vezes não se torna uma verdade.
Tal como não se torna verdade que um carro a GPL, em condições normais perca potência.
Tal como não se torna verdade, que a um veículo a GPL seja barrado à entrada de um parque, seja ele qual for.

O nº2 ou 3 (agora não me lembro qual destes) do artigo 4º, diz que os parques nos quais estacionem veículos a GPL, devem cumprir a norma xpto. Está lá tudo.

Tal como não se torna verdade que um carro a GPL, em condições normais perca potência.
Tal como não se torna verdade, que a um veículo a GPL seja barrado à entrada de um parque, seja ele qual for.

Esse não tem de se tornar realidade porque já é realidade. Já aconteceu.

1º - A sua propagação é bastante mais lenta e de mais fácil remoção, logo, menos temo igual a menor probabilidade. Em ambos os casos não consegues controlar a fonte, podes sim conseguir controlar a propagação do derrame, que é mais fácil na gasolina.

2º - Não é uma questão de confiança, é uma questão de velocidade de propagação. Em caso de derrame da gasolina é um liquido, que lentamente vai libertando gases inflamáveis. O outro é um derrame de gases inflamáveis que se encontram a uma pressão superior à atmosférica. Dá para ver qual possui maior velocidade de propagação.[;)]

Vê lá, que por mais que feches os olhos, faças força e acredites. Existem condicionantes de segurança [;)]

Só estás a ignorar que um depósito de GPL é milhares de vezes mais seguro que um depósito de gasolina.

Por outro lado, se o parque proibir o estacionamento de GPL, não precisará de cumprir a norma xpto, pois nenhum veículo GPL lá estacionará. A não ser que sejam os donos de veículos GPL a quererem ditar as regras de funcionamento de cada parque...

Já ultrapassamos a questão do estacionamento, mas não muito de acordo com aquilo que andavas a apregoar...
Acho que a questão das explosões não é questão, aliás, é mais o inverso, algum mito de quem tem GPL a dizer que é mais seguro que um carro a gasolina...

Já referi mais atrás, mas volto a referir, quantas vezes fizeram revisão ao depósito de gasolina/gasóleo e respectivas tubagens nos vossos carros? Têm a certeza que está tudo ok? O meu não tenho a certeza, acho que tá tudo ok, agora o de GPL tenho a certeza que está bem pois os testes às válvulas de segurança e fugas são feitos a cada revisão

Claro que tem uma ou duas válvulas de segurança, como qualquer depósito que contenha algo sob pressão. É obrigatório!

Mas quantas vezes sabemos de notícias de caldeiras que rebentam? E essas também têm válvulas de segurança.

Têm até o dia em que deixam de funcionar pois nunca ninguém se dá ao trabalho de chamar um técnico a casa para fazer uma revisão aquilo... Basicamente anda até rebentar...

Esse não tem de se tornar realidade porque já é realidade. Já aconteceu.

Exemplo? Outra vez o Horácio Matos?
Eu se mandar um e-mail à administração do Colombo provavelmente acontece o mesmo... e se a seguir me dirigir lá, como sempre, ninguém barra ninguém ;)
Nenhum parque anda a controlar o tipo de carros que lá entram... isto é algo elementar do dia-a-dia.

Exacto Obtuso, só que nenhum parque proíbe... ou proíbe, caso mandemos um e-mail a perguntar se podemos lá ir [:D]

Já referi mais atrás, mas volto a referir, quantas vezes fizeram revisão ao depósito de gasolina/gasóleo e respectivas tubagens nos vossos carros? Têm a certeza que está tudo ok? O meu não tenho a certeza, acho que tá tudo ok, agora o de GPL tenho a certeza que está bem pois os testes às válvulas de segurança e fugas são feitos a cada revisão

Têm até o dia em que deixam de funcionar pois nunca ninguém se dá ao trabalho de chamar um técnico a casa para fazer uma revisão aquilo... Basicamente anda até rebentar...

Umas das alterações que sugiro à lei é que isso não fosse possível nos carros. Mas é... :sh)

Por outro lado, se o parque proibir o estacionamento de GPL, não precisará de cumprir a norma xpto, pois nenhum veículo GPL lá estacionará. A não ser que sejam os donos de veículos GPL a quererem ditar as regras de funcionamento de cada parque...

O parque não pode proibir coisa nenhuma só porque lhe apetece. Era a mesma coisa que proibir carros a Diesel ou gasolina.
Como já explicaram, se for posterior a 2009 o parque tem que cumprir os requisitos. Antes disso só cumpre quem quer. Mas não há nada previsto para indicar aos condutores se o parque cumpre ou não, portanto ficou tudo numa espécie de limbo em que ninguém sabe de nada...

O parque não pode proibir coisa nenhuma só porque lhe apetece. Era a mesma coisa que proibir carros a Diesel ou gasolina.
Como já explicaram, se for posterior a 2009 o parque tem que cumprir os requisitos. Antes disso só cumpre quem quer. Mas não há nada previsto para indicar aos condutores se o parque cumpre ou não, portanto ficou tudo numa espécie de limbo em que ninguém sabe de nada...

Atenção que não foi isso que eu disse... Eu disse, se o projecto tiver sido submetido após 2 de Janeiro de 2009. Ou seja, em 2011 poderiam existir edifícios em construção com um projecto de 2008.

Atenção que não foi isso que eu disse... Eu disse, se o projecto tiver sido submetido após 2 de Janeiro de 2009. Ou seja, em 2011 poderiam existir edifícios em construção com um projecto de 2008.

ok, ok, pormenores... [:D]

Umas das alterações que sugiro à lei é que isso não fosse possível nos carros. Mas é... :sh)
Por isso digo que as ipo são uma palhaçada, eu faço a inspecção ao meu a gasolina, portanto tenho o carro xpto, passa na inspecção, mas já à 5 anos que não leva uma revisão GPL, tá cheio de fugas e depósito fora da validade... Bela inspeção certo?

Já agora, uma dúvida, há um carro a GPL num subterrâneo, há uma fuga e gás é libertado, a válvula actua e deixa de deitar gás, ora o gás que saiu ( ao será muito) anda ali no ar, com a ventilação do parque carros a passar que provocam deslocamento de ar, aliado a uma grande área de estacionamento, qual o perigo mesmo de, digamos, 1lt andar ali? Que tempo demora a dissipar naturalmente? É que havendo uma fuga, a válvula actuou, logo deixou de haver, se houver algo que dê uma faísca, o que vai arder é aquilo que tá no ar, certo? E atendendo ao que foi libertado com a área que existe, será mesmo assim tão perigoso? Tou a perguntar por ignorância mesmo.

Já ultrapassamos a questão do estacionamento, mas não muito de acordo com aquilo que andavas a apregoar...
Acho que a questão das explosões não é questão, aliás, é mais o inverso, algum mito de quem tem GPL a dizer que é mais seguro que um carro a gasolina...
Queres que te faça um desenho para ver se aprendes alguma coisa? O que andava a apregoar é a lei única e exclusivamente, agora não tenho culpa que tenham vendas nos olhos e só vejam em frente.
Vai lá dar voltinhas com o teu carro a gasóleo que eu faço o mesmo com o meu a GPL, a única diferença é que pelo mesmo dinheiro que gastas eu consigo sempre fazer mais uns km.[;)]

Fica lá com a bicicleta...

Grande erro o teu!

Em caso de incêndio, um depósito em aço após aquecer é uma bomba poderosa. Já o depósito em plástico, derrete e arde sem qualquer explosão.

Sim, mas é por isso mesmo que só consegues abastecer até 80% da capacidade de um depósito de GPL.

Esses 20% permitem gerir os aumentos de pressão provocados pelo excesso de temperatura, e caso a pressão aumente até ao limite do depósito, a electroválvula atua e começa a deixar de forma controlada pequenas porções de GPL que é consumido pelas chamas. Na foto que deixei do Acidente da A25 nota-se isso, o carro todo carbonizado e o depósito de GPL intacto... já o de gasolina faz parte do plástico derretido... assim como a gasolina contribuiu muito mais para o incêndio que o GPL.

Back