«É a gasóleo?»

Boa tarde pessoal...

Trago uma questão que concerteza já muitos de voces repararam. Em 70 ou 80% das pessoas que vão comprar carro novo ou mesmo usado, o raio da pergunta é sempre a mesma, «É a gasóleo?» ou então «Ah e tal, tem que ser a diesel»...porque? «Então, porque gasta menos».

Isto leva-me a querer que o cérebro das pessoas está formatado para carros a diesel, independentemente de enúmeros fatores que não justificam um diesel na maior parte dos casos, ainda assim, as pessoas são irredútiveis quanto a isso.

Não pretendo com este tópico criar um "diesel vs gasolina" mas sim que debatessemos este tipo de questões, razões e más avaliações das pessoas quando vão comprar carro...a diesel [:D]

P.S- Pessoal do diesel, não levem a mal mas isto é real [;)]

Eh pah... eu dou-te toda a razão (até porque já tive carros a diesel e cheguei à conclusão que ficava melhor servido com Gasolina/GPL), mas tens noção que 70 a 80% dos utilizadores deste fórum usam e veneram tratores?!?

Já sabes que isto vai descambar. :D

Eh pah... eu dou-te toda a razão (até porque já tive carros a diesel e cheguei à conclusão que ficava melhor servido com Gasolina/GPL), mas tens noção que 70 a 80% dos utilizadores deste fórum usam e veneram tratores?!?

E chamar tractores (e outros mimos) também é agradável para os 20% que têm um diesel por necessidade :sh)

Porque o público em geral não percebe nada de carros.
Porque o público em geral não quer saber se o redline é às 8mil rpm.
Porque o público em geral sabe por cultura geral que carros a gasóleo gastam menos.

Isto nem é um debate, é uma ideia fácil de entender.

Aqui entra o "excelente" marketing introduzido pelas marcar ao longo destes anos desde que se começou a introduzir turbos nos diesel.

Basta ver a oferta ou mesmo os stocks das marcas.

O porquê disso? fácil... maiores margens de lucro para as marcas e stands.

O diesel é mais eficiente e económico, o Diesel tem características importantes em relação a gasolina, uma delas é a o tempo de evaporação. Pelo fato desse combustível ter maior viscosidade que a gasolina ele apresenta um maior tempo de evaporação, já que é necessária mais energia térmica para romper a ligação das moléculas. Outra característica interessante é a de que o diesel tem cadeias de carbono mais longas do que a gasolina, enquanto o diesel tem moléculas tipo C14H30, a gasolina possui C9H20. Esse é um dos factores que contribui para o preço do óleo diesel ser mais barato de se produzir, já que ele necessita menor refinação do petróleo que a gasolina. Finalmente a densidade energética do diesel é maior. Para cada 3,785 litros de diesel pode-se obter 155 milhões de joules, enquanto para a mesma quantidade de gasolina a taxa energética cai para 132 milhões de joules. Esses dados reflectem no aproveitamento do combustível durante o consumo: os motores a diesel são mais económicos que os motores a gasolina quando empregados no mesmo veículo.
Compras mais energia a um preço mais barato e ainda perguntas porque as pessoas gostam mais do gasóleo?

Que tem maior eficiência energética até concordo, agora mais barato de produzir?????? Até é mais caro de produzir que o jetfuel!!!!

Só é mais barato na bomba porque os estados reduziram os impostos sobre o diesel por ser um combustível de trabalho, o que na realidade já à muitos anos que não é um combustível profissional.

Em países da Europa onde os impostos são iguais (justos), poucos diesel se vendem porque o combustível é mais caro.

Antes um trator que um tupperware com rodas [:D][:D][:D]

j/k

Mas não há duvidas que se tivesse que fazer poucos kms (que já fiz muitas vezes) um a gasolina seria a melhor opção, mas também há opção de gpl, mas no meu caso perco a bagageira por completo, e pneu suplente fica em baixo no exterior.

Olha que nesse caso, nem perdes nada da bagageira, o depósito fica "fora do carro" no lugar do pneu.

O meu Panda tem um depósito de GPL que leva 33L e tem uma autonomia a GPL de 400km.

Cada um faz a escolha que quer.
O mercado tem produtos para todos os gostos.

Porém a maioria dos consumidores não perde muito tempo a pensar ou a fazer contas. É assim em tudo. Não é só carros.

O Diesel vende porque:
1) Há mais oferta nas variadas marcas
2) O combustível é mais barato na hora de abastecer
3) Gasta menos

Eu comprei a gasolina porque fiz contas.
Quase 2 anos e só levo 13 mil km. E sim gasto mais que o equivalente diesel. E sim podia poupar dinheiro todos os meses na bomba. Porém a diferença que poupei em novo dá ainda para muitos e bons km.

Depois também estudei e aconselhei-me sobre os FAP. Que na minha utilização poderia ser um problema. Faço muitos trajectos curtos (inferiores a 5 km) e imensa cidade.

Ter gasolina ou gasóleo não é uma questão de status nem de poder mais ou menos. Quem pensa assim anda enganado.

Nesta história só condeno alguns (não todos, felizmente) vendedores de automóveis.
Houve algumas marcas que parecia uma ofensa querer um carro a gasolina. Simplesmente não aceitaram essa minha vontade.
Tudo porque procurava um segmento C (no B isso é mais normal para eles).
Apenas isso está errado.

Pois tambem pensei nisso [:D]

Mas ainda bem, assim percebemos melhor como é que os cerebros deles raciocinam ahahahah
Nah, são questões boas de debater e atualizar, há sempre quem tenha outras opiniões [;)]

Cada um faz a escolha que quer.
O mercado tem produtos para todos os gostos.

Porém a maioria dos consumidores não perde muito tempo a pensar ou a fazer contas. É assim em tudo. Não é só carros.

O Diesel vende porque:
1) Há mais oferta nas variadas marcas
2) O combustível é mais barato na hora de abastecer
3) Gasta menos

Eu comprei a gasolina porque fiz contas.
Quase 2 anos e só levo 13 mil km. E sim gasto mais que o equivalente diesel. E sim podia poupar dinheiro todos os meses na bomba. Porém a diferença que poupei em novo dá ainda para muitos e bons km.

Depois também estudei e aconselhei-me sobre os FAP. Que na minha utilização poderia ser um problema. Faço muitos trajectos curtos (inferiores a 5 km) e imensa cidade.

Ter gasolina ou gasóleo não é uma questão de status nem de poder mais ou menos. Quem pensa assim anda enganado.

Nesta história só condeno alguns (não todos, felizmente) vendedores de automóveis.
Houve algumas marcas que parecia uma ofensa querer um carro a gasolina. Simplesmente não aceitaram essa minha vontade.
Tudo porque procurava um segmento C (no B isso é mais normal para eles).
Apenas isso está errado.

Lá está outra das coisas que condeno da parte de alguns stands e marcas... Parece que teem que impingir a toda a força...

Adaptar um charuto a GPL.... Vou escorregar [:)][:)][:)][:)]

Isso é um grande mito urbano. O mito que só se devem converter a GPL motores com grandes cilindradas.

Atualmente com os novos sistemas de GPL sequenciais, sejam gasosos ou líquidos, não existe qualquer perda de potência e em alguns casos, até existem afinações em que o motor a GPL ganha potência e binário.

O meu motor tem 875cc e tenho consumos de GPL/gasolina que me dão um custo por km próximo de um Smart CDI.

Agora, tal como o exemplo do "compro um Ibiza TDI ou Léon TSI?... o preço é o mesmo!", muitos utilizadores de GPL preferem comprar motores mais performantes e carros maiores mas com custos equivalentes a carros de gamas inferiores a diesel.

Lá está outra das coisas que condeno da parte de alguns stands e marcas... Parece que teem que impingir a toda a força...

Mas isso é verdade.

Quando encomendei o Panda 4X4, ao começar a encomenda perguntaram-me se era o 1.3 Multijet, ao que eu respondi que queria o 0.9 TwinAir Turbo. Olharam para mim como que estivesse a cometer um sacrilégio... ao ponto de durante alguns meses ter sido o único Panda 4X4 a gasolina a circular em Portugal.

Perguntaram-me porque não iria para o Multijet e apenas respondi que já tinha um (foi dado como retoma para este) e conhecia as limitações do motor. Concordaram...

Outra coisa era o preço... o Multijet era €2500 mais caro... isto num carro abaixo de €20000 (diesel já passa essa fasquia).

O que me levou a escolher o TwinAir em vez do Multijet? As performances, o menor preço, a agradabilidade de utilização e os inúmeros testes que li nacionais e internacionais... dos quais destaco um teste aqui da AH:

Diesel ou Twinair?
Para mim a resposta é Twinair, principalmente se não for para fazer mais de 10 000 km/ano. O Twinair tem mais 10 cv, é mais leve e uma caixa de seis velocidades, fatores que corrigem a falta de performance e fôlego manifestada pelo Diesel. Mas o fator decisivo é mesmo um preço 2500 euros inferior. Ou seja, por 17 000 euros temos um carro mais divertido e versátil, embora com consumos superiores e um ruído de funcionamento ao ralenti que não é do agrado de todos.

Quanto aos kms para quem faz mais que 10000km por ano... a conversão para GPL foi a cereja em cima do bolo... Custos de utilização reais abaixo dos anunciados pelo diesel.

Adaptar um charuto a GPL.... Vou escorregar [:)][:)][:)][:)]
Lá está a mentalidade que leva à abertura estes tópicos.
Um Panda é um veiculo como os outros, no segmento em que se insere é muito bom (especialmente este a GPL), mas para o Tuga é um carro pequeno, de pobre e que era melhor ir comprar um Beeme ou um Marcedes (mesmo com 20 anos) para dar nas vistas e andar pela estrada (e pelos fóruns automóveis) a ***** postas de pescada.
Triste a mentalidade de alguns...

Back