Ora bem, ora bem.. isto está-se a compor
Vamos por partes.
Caros Nuno Pratas e Force:
Puxamos a conversa para a "legalidade" ?
Ok.
- Então o que achariam se cada motociclo -sem excepção- ocupasse 1 lugar de estacionamento onde cabe um automóvel ? Lembrem-se que "legalmente", cada lugar de estacionamento é para uma e só uma viatura, e uma moto tem tanto "direito" ao lugar de estacionamento como um automóvel (ou ainda mais, veja-se o custo do IM para uma moto).
- Ou então que, em vez de "furar as filas", andassem todos em fila indiana, nas filas de transito e mantendo a distância de segurança entre eles ?
Ficariam "felizes da vida" por os motociclistas estarem a cumprir o código a 100% ou, pelo contrário, iriam "vociferar" porque umas coisas tão pequenas estavam a ocupar tanto espaço (e a não ser civilizados), fazendo com que a vossa deslocação demorasse ainda mais ?
O civismo na estrada não é cumprir o código, não é "não furar filas", não é "não andar entre filas de transito".
O civismo é toda a gente facilitar a vida a toda a gente, seja a "permitir" que um veículo mais ágil fure uma fila, seja a ceder a prioridade -mesmo se a mesma é nossa- para permitir a fluidez de transito, é facilitar uma ultrapassagem a um veículo mais rápido, é pensar que não é por 30s perdidos numa manobra que se vai chegar mais tarde a casa.
Agora substituam a imagem "moto/carro" por "carro/camião" na frase anterior para se libertarem de "anti-corpos" e vejam se não tenho razão ...
Caro "Terminator", outro dia, na 2a Circular, estando eu a circular na faixa do meio (na faixa, e não entre faixas), um automobilista que ia na da direita abriu a janela e mandou um daqueles apoflegmatismos amarelos e verdes que se veio alojar no meu blusão.
Conclusão ? Os automobilistas são TODOS e sem excepção uns valentes porcos mal-educados.
Embora a história do parágrafo anterior seja verdadeira, a conclusão é falsa. Porque não posso assumir que todos os automobilistas são como o energúmeno que me acertou com a dita.
Da mesma forma que há motociclistas que não pagam a portagem ... como os há automobilistas.
Se nos sinais "são raros os que não levam retrovisores atrás", devemos viver em países diferentes... ou então o caro "Terminator" viu isso acontecer uma vez (com um "pizzeiro", que não é exemplo de motociclista, como já referi) e então "são todos ! Vejo-os todos os dias fazerem isso !". Tenha dó. Se quer opinar, seja coerente.
Caro Boxer:
"as motas têm que se comportar como se fossem carros e, portanto, como
se tivessem as dimensões deles."
Sim, segundo o nosso C.E. Nos países civilizados, o C.E. já reflecte o facto de as motos serem parte da solução para o transito (principalmente nas grandes cidades). Assim, cá vamos sendo obrigados a contar com a boa-vontade, compreensão e civismo dos restantes utentes da estrada para fazer o que "lá fora" é legal fazer
Caro RedHeart:
O seu raciocionio até "bate certo" em tudo, só que se está a esquecer do seu próprio pressuposto:
"as leis da física são constantes e o espaço só pode ser ocupado por um corpo ao mesmo tempo"
É que no espaço ocupado por um automóvel "cabem" várias motos... e no espaço ocupado por 2 automóveis cabem mais motos que o dobro das anteriores (porque a "distância de segurança" habitualmente deixada entre automóveis -transito parado- é menor no caso das motos

)
E no espaço ocupado por 3 automóveis ... bem, acho que já compreendeu

Assim, é fácil entender que se o caro RedHeart tem -digamos- 500 automóveis a partilhar o seu trajecto casa-trabalho-casa, se passasse a ter 250 motos e 250 automóveis, o seu tempo de deslocação garantidamente iria diminuir. Talvez não para metade, mas substancialmente

(também sou "bom" a fazer reduções ao absurdo
Caro Baiones:
"Respeitam a ordem entre eles, mas não quer dizer que respeitem a ordem geral, incluindo carros também."
A minha comparação foi em resposta à "redução ao absurdo" do amigo RedHeart

De qq das formas, há um respeito/civilidade entre motociclistas de forma quase natural (cada um pensa que um "azar" entre 2 motos significa a pele de ambos

) enquanto entre automobilistas ou entre automobilistas e motociclistas esse "respeito" é por vezes esquecido ("se bater é chapa..." ).
Uf...
Cumprimentos,