E agora que está aí a chuva ...

citação:Originalmente colocada por Japh
Esperar pela vez na fila da portagem ? Caro KarmaCop, quem o ler ficará a pensar que o sr. é ultrapassado por largas dezenas de motociclistas diáriamente na fila da portagem e que isso tem um impacto forte no tempo que o sr. fica à espera :) Está -obviamente- a esquecer-se que essas motos que o ultrapassam na fila da portagem não vão ficar paradas à sua frente na próxima fila nem lhe vão "roubar" um lugar de estacionamento ;)

Isto nao faz sentido nenhum. O motociclista deve esperar como os outros. E' uma falta de respeito passar a frente.

citação:Originalmente colocada por jts

citação:Originalmente colocada por Tó Zé

citação:Originalmente colocada por Alpiger

Pedidos de um automobilista a todos os motociclistas

- Respeitem as faixas de circulação em vez de andarem a passar pelos buracos do transito.

- Quando fintarem os carros pela direita, lembre-se que pode ser a ultima vez.

- Respeitem os automobilistas como querem que estes os respeitem.

- Quando um automobilista facilitar a vossa passagem, não custa nada agradecer.

Apoiado! E que tal terem consciência que as estradas não são pistas públicas? E que tal tentarem cumprir (já não digo cumprir!) os limites de velocidade?
Sim, porque é isso que os carros fazem...
A ironia é um bom argumento sem dúvida....mas nada adianta à discussão!

citação:Originalmente colocada por Duro

entremos em reduçoes ao absurdo. Se todos comprarmos moto como é que vai ser nas portagens? as scooters podem passar à frente das harley porque ocupam menos espaço? ou aí a regra já nao vale?

é uma questao de respeito, por cada motociclista que passa à frente na fila os outros têm que esperar mais...

Caro Duro, não lhe sei responder como seria ... mas posso-lhe dizer que em 4 anos a andar de moto diáriamente vejo mais respeito/deferência/civismo entre motociclistas do que vi entre automobilistas em 14 anos a andar de automóvel.
Não sei se já reparou, mas em situações onde chegam várias motos (mesmo que não circulem em grupo), por norma respeitam a ordem de chegada uns dos outros... mas mesmo assim, na sua "redução" não faço ideia do que aconteceria. Talvez um movimento de abolição de portagens ? ;)

E sim, "por cada motociclista que passa à frente na fila os outros têm que esperar mais". Mas -e volto a frisar- cada motociclista que vos ultrapassa significa menos um automóvel nas filas e mais um lugar de estacionamento livre. Acho que isso, para quem não prescinde do automóvel, continua a ser uma mais-valia que justifica plenamente os 30s que perdem "a mais" por cada moto que "fura a fila" da portagem, não acha ?
E se o número de motociclistas que passa numa determinada portagem for assim tão elevado que cause "embaraço" ao transito, nada como pedir à concessionária que abra uma via exclusiva (ou "prioritária") para motociclos ;) Assim já não havia estes problemas ;)

Cumprimentos,

citação:Originalmente colocada por Alpiger

Pedidos de um automobilista a todos os motociclistas

- Respeitem as faixas de circulação em vez de andarem a passar pelos buracos do transito.

- Quando fintarem os carros pela direita, lembre-se que pode ser a ultima vez.

- Respeitem os automobilistas como querem que estes os respeitem.

- Quando um automobilista facilitar a vossa passagem, não custa nada agradecer.
Acrescento aqui a de "depois de ultrapassarem, não atravessem a mota na diagonal para passar o outro veiculo que segue à frente" e "nos semáforos, já que conseguem passar pelo lado, depois continuem ao lado e não à frente do carro" -> esta é gritante para as motas mais fracas, porque NÃO avançam mais depressa que o carro....

entremos em reduçoes ao absurdo. Se todos comprarmos moto como é que vai ser nas portagens? as scooters podem passar à frente das harley porque ocupam menos espaço? ou aí a regra já nao vale?

é uma questao de respeito, por cada motociclista que passa à frente na fila os outros têm que esperar mais...

Caro Duro, não lhe sei responder como seria ... mas posso-lhe dizer que em 4 anos a andar de moto diáriamente vejo mais respeito/deferência/civismo entre motociclistas do que vi entre automobilistas em 14 anos a andar de automóvel.
Não sei se já reparou, mas em situações onde chegam várias motos (mesmo que não circulem em grupo), por norma respeitam a ordem de chegada uns dos outros... mas mesmo assim, na sua "redução" não faço ideia do que aconteceria. Talvez um movimento de abolição de portagens ? ;)

E sim, "por cada motociclista que passa à frente na fila os outros têm que esperar mais". Mas -e volto a frisar- cada motociclista que vos ultrapassa significa menos um automóvel nas filas e mais um lugar de estacionamento livre. Acho que isso, para quem não prescinde do automóvel, continua a ser uma mais-valia que justifica plenamente os 30s que perdem "a mais" por cada moto que "fura a fila" da portagem, não acha ?E se o número de motociclistas que passa numa determinada portagem for assim tão elevado que cause "embaraço" ao transito, nada como pedir à concessionária que abra uma via exclusiva (ou "prioritária") para motociclos ;) Assim já não havia estes problemas ;)

Cumprimentos,

Esse argumento é o melhor... fora aqueles que tiram luvas, tiram carteira, procuram as moedas, esperam o troco, guardam carteira, calçam as luvas e finalmente arrancam.

Se querem furar as filas ao menos sejam rápidos.

Eu, por norma, nas portagens da Ponte não deixo furar 1 único. Se eu tenho de esperar eles também.

Desculpem lá,mas andar a furar filas de portagens é uma tremenda falta de respeito pelos automobilistas que não se podem valer do facto de ter um meio de transporte "reduzido"...

O civismo começa ai e se os motociclistas não dão o exemplo,então não esperem o mesmo dos outros "morcões" ( como se diz aqui na terrinha ) que ficam na fila a ver-vos passar,todos sorridentes e com a perfeita consciência que fizeram figura de burros.

O código é bem explicito no que refere às "dimensões" dos motociclos...dai que furos,só nas aulas ou pneus.;)

Acho que é a 1ª vez que assisto a uma discussão sobre este tema, de forma civilizada[^]

Contudo, algumas ressalvas... Já não é a 1ª vez que vou de moto, e chamo a atenção a outros motociclistas pelas asneiras que fazem (quando me dizem directamente respeito, claro), assim como chamo a atenção a qualquer automobilista, desde que, mais uma vez, me diga directamente respeito!

As filas, bem, em países civilizados, não é preciso andar entre faixas a furar o trânsito, e porquê, porque as motos utilisam as faixas do BUS. Mas cá na tugolândia, país DITO civilizado, tal não acontece...

Quanto ao passar à frente nas portagens, mais concretamente, no meu caso, nas pontes, passo à frente apenas se a fila justificar, ou seja se estiver de tal maneira entupido o trânsito que depois das portagens continue a rolar devagar/parado.

Caso isso não aconteça, como por exemplo hoje na 25 de abril, esperei.

Agora o tempo que levo a tirar as luvas, abrir o casaco e retirar as moedas, pois, sempre é algum, mas é inevitável. E mais, mesmo quando espero a minha vez, já cheguei a ouvir buzinadelas, deve ser pessoal que está atrasado e tal....[:p]

Há, também sou dos que sempre que pode agradece, mesmo quando implica ir a passar por vários carro levanto sempre a mão em sinal de apreço [8D]

O fundamental é haver respeito;)

Cump.

pois as portagens maior dos mtociclistas parte nem paga por isso.
e nos sináis são raros os que quase que não levam umas duzias de espelhos atrás, e ainda por cima se um motociclista não consegue passar é carªrªlhadas acima e abaixo é pontapés nas portas e por ai fora. e então os das telepizzas é demais.

citação:Originalmente colocada por Pedrocas

[^]

Por acaso, eu sou muito cuidadoso com os motociclistas, cedo-lhes prioridade sempre que posso, facilito a passagem... mas não sou motociclista... apenas compreendo os diferentes graus de perigo e é tão fácil ajudar.
x2

Eu continuo a dizer uma coisa, que explica (ou deveria explicar) tudo:

as motas têm que se comportar como se fossem carros e, portanto, como
se tivessem as dimensões deles.

Como já disseram, tudo o que é furar e passar no meio é para esquecer,
e se um automobilista facilita, está apenas a fazer um favor, que por
acaso até vai contra a lei vigente.

Não é por levantar dois dedos ou acenar com a cabeça que vamos perder
o controlo da mota, não é?

citação:Originalmente colocada por RedHeart
Pensei que cada mota que deixava passar era menos um "carro" ATRAS de mim e mais um "carro" à minha FRENTE !!!

Pensei que o pensamento fosse óbvio... mas eu explico:
Cada moto que deixa passar é menos um automóvel nas filas, porque o utente da via se desloca de moto (que como todos sabem, é mais pequena que um automóvel e dificilmente "encravará" o transito) [8D] Para lhe facilitar o raciocinio, faça uma redução ao absurdo e imagine que 50% dos carros que o acompanham diáriamente nas suas procissões (!) passavam miraculosamente a motos. 'Tá a ver como o transito ficava mais simplificado ?

(...)

O pensamento é apenas relativamente óbvio. É claro que eu percebi perfeitamente aquilo que querias dizer, mas entre aquilo que querias dizer e aquilo que escreveste - como podes ver pelo meu reply - ainda vai uma certa diferença. Repara que eu me limitei a comentar as tuas palavras usando o seu significado literal.

De qualquer maneira, sigamos agora com o teu raciocínio:

- Cada moto que EU deixar passar não é menos um automóvel na fila. De facto, é mais um automóvel na fila à minha frente. Isto coloca-nos duas possibilidades:
1 - estamos na fila de portagem ou semáforos e é mais um bocado que vou ter de esperar por cada mota que deixe passar;
2 - estamos numa fila de trânsito causada por um acidente ou por um abrandamento de saída/entrada de outras vias e só haverá redução efectiva se TODOS os condutores à minha frente também deixarem passar o motociclista que, eventualmente, acabará por sair mais rapidamente da resistência uma vez que tem um veículo mais pequeno;
2.1 - estamos, no ponto anterior a falar do caso de deixar passar 1 motociclista porque, se forem múltiplos motociclistas, poderei demorar ainda mais tempo porque, apesar de tudo, as leis da física são constantes e o espaço só pode ser ocupado por um corpo ao mesmo tempo!

Sabes como são as leis de Murphy: esse "dificilmente" fica muito bem no papel mas, quando se passa à prática, vê-se que não é bem assim. De resto é como já disse anteriormente: deixar passar uma mota até pode estar muito bem mas deixando passar várias, o ceto é que, por muito pouco espaço que ocupem, que ocupam espaço, ocupam!

Reduções ao absurdo é comigo... só é pena que a prática seja um bocadinho diferente da teoria ;)

Não, não estou a ver! É certo que poderia reduzir o volume efectivo de ocupação da estrada, mas não diminuia o volume de trânsito. Ganharia apenas alguns minutos... e isto se esses 50% de "transformers" estivessem à minha frente, porque se estivessem na minha traseira continuava com o problema de tráfego à minha frente ainda agravado por mais 50% de "motoqueiros" que me iam ultrapassar.

Não fiques com a ideia de que sou "motofóbico" porque na realidade facilito sempre que posso. Não podemos é tornar a excepção em regra, senão acaba por ficar tudo igual... ok, com vantagem para os motociclistas mas com clara desvantagem para os condutores "enlatados".

Não sei se já reparou, mas em situações onde chegam várias motos (mesmo que não circulem em grupo), por norma respeitam a ordem de chegada uns dos outros...</u> mas mesmo assim, na sua "redução" não faço ideia do que aconteceria. Talvez um movimento de abolição de portagens ? ;)

E sim, "por cada motociclista que passa à frente na fila os outros têm que esperar mais". Mas -e volto a frisar- cada motociclista que vos ultrapassa significa menos um automóvel nas filas e mais um lugar de estacionamento livre. Acho que isso, para quem não prescinde do automóvel, continua a ser uma mais-valia que justifica plenamente os 30s que perdem "a mais" por cada moto que "fura a fila" da portagem, não acha ?
E se o número de motociclistas que passa numa determinada portagem for assim tão elevado que cause "embaraço" ao transito, nada como pedir à concessionária que abra uma via exclusiva (ou "prioritária") para motociclos ;) Assim já não havia estes problemas ;)

Cumprimentos,

Respeitam a ordem entre eles, mas não quer dizer que respeitem a ordem geral, incluindo carros também. ;)

Ora bem, ora bem.. isto está-se a compor :)

Vamos por partes.

Caros Nuno Pratas e Force:
Puxamos a conversa para a "legalidade" ?
Ok.
- Então o que achariam se cada motociclo -sem excepção- ocupasse 1 lugar de estacionamento onde cabe um automóvel ? Lembrem-se que "legalmente", cada lugar de estacionamento é para uma e só uma viatura, e uma moto tem tanto "direito" ao lugar de estacionamento como um automóvel (ou ainda mais, veja-se o custo do IM para uma moto).
- Ou então que, em vez de "furar as filas", andassem todos em fila indiana, nas filas de transito e mantendo a distância de segurança entre eles ?

Ficariam "felizes da vida" por os motociclistas estarem a cumprir o código a 100% ou, pelo contrário, iriam "vociferar" porque umas coisas tão pequenas estavam a ocupar tanto espaço (e a não ser civilizados), fazendo com que a vossa deslocação demorasse ainda mais ? ;)

O civismo na estrada não é cumprir o código, não é "não furar filas", não é "não andar entre filas de transito".
O civismo é toda a gente facilitar a vida a toda a gente, seja a "permitir" que um veículo mais ágil fure uma fila, seja a ceder a prioridade -mesmo se a mesma é nossa- para permitir a fluidez de transito, é facilitar uma ultrapassagem a um veículo mais rápido, é pensar que não é por 30s perdidos numa manobra que se vai chegar mais tarde a casa.
Agora substituam a imagem "moto/carro" por "carro/camião" na frase anterior para se libertarem de "anti-corpos" e vejam se não tenho razão ... ;)

Caro "Terminator", outro dia, na 2a Circular, estando eu a circular na faixa do meio (na faixa, e não entre faixas), um automobilista que ia na da direita abriu a janela e mandou um daqueles apoflegmatismos amarelos e verdes que se veio alojar no meu blusão.
Conclusão ? Os automobilistas são TODOS e sem excepção uns valentes porcos mal-educados.

Embora a história do parágrafo anterior seja verdadeira, a conclusão é falsa. Porque não posso assumir que todos os automobilistas são como o energúmeno que me acertou com a dita.
Da mesma forma que há motociclistas que não pagam a portagem ... como os há automobilistas.
Se nos sinais "são raros os que não levam retrovisores atrás", devemos viver em países diferentes... ou então o caro "Terminator" viu isso acontecer uma vez (com um "pizzeiro", que não é exemplo de motociclista, como já referi) e então "são todos ! Vejo-os todos os dias fazerem isso !". Tenha dó. Se quer opinar, seja coerente.

Caro Boxer:
"as motas têm que se comportar como se fossem carros e, portanto, como
se tivessem as dimensões deles."
Sim, segundo o nosso C.E. Nos países civilizados, o C.E. já reflecte o facto de as motos serem parte da solução para o transito (principalmente nas grandes cidades). Assim, cá vamos sendo obrigados a contar com a boa-vontade, compreensão e civismo dos restantes utentes da estrada para fazer o que "lá fora" é legal fazer :)

Caro RedHeart:
O seu raciocionio até "bate certo" em tudo, só que se está a esquecer do seu próprio pressuposto:
"as leis da física são constantes e o espaço só pode ser ocupado por um corpo ao mesmo tempo"
É que no espaço ocupado por um automóvel "cabem" várias motos... e no espaço ocupado por 2 automóveis cabem mais motos que o dobro das anteriores (porque a "distância de segurança" habitualmente deixada entre automóveis -transito parado- é menor no caso das motos :) )
E no espaço ocupado por 3 automóveis ... bem, acho que já compreendeu ;)
Assim, é fácil entender que se o caro RedHeart tem -digamos- 500 automóveis a partilhar o seu trajecto casa-trabalho-casa, se passasse a ter 250 motos e 250 automóveis, o seu tempo de deslocação garantidamente iria diminuir. Talvez não para metade, mas substancialmente :)
(também sou "bom" a fazer reduções ao absurdo ;)

Caro Baiones:
"Respeitam a ordem entre eles, mas não quer dizer que respeitem a ordem geral, incluindo carros também."
A minha comparação foi em resposta à "redução ao absurdo" do amigo RedHeart :)
De qq das formas, há um respeito/civilidade entre motociclistas de forma quase natural (cada um pensa que um "azar" entre 2 motos significa a pele de ambos ;) ) enquanto entre automobilistas ou entre automobilistas e motociclistas esse "respeito" é por vezes esquecido ("se bater é chapa..." ).

Uf...

Cumprimentos,

(...)

Caro RedHeart:
O seu raciocionio até "bate certo" em tudo, só que se está a esquecer do seu próprio pressuposto:
"as leis da física são constantes e o espaço só pode ser ocupado por um corpo ao mesmo tempo"
É que no espaço ocupado por um automóvel "cabem" várias motos... e no espaço ocupado por 2 automóveis cabem mais motos que o dobro das anteriores (porque a "distância de segurança" habitualmente deixada entre automóveis -transito parado- é menor no caso das motos :) )
E no espaço ocupado por 3 automóveis ... bem, acho que já compreendeu ;)
Assim, é fácil entender que se o caro RedHeart tem -digamos- 500 automóveis a partilhar o seu trajecto casa-trabalho-casa, se passasse a ter 250 motos e 250 automóveis, o seu tempo de deslocação garantidamente iria diminuir. Talvez não para metade, mas substancialmente :)
(também sou "bom" a fazer reduções ao absurdo ;)

(...)

Concordo contigo... quanto mais não seja porque tu concordas comigo ;)

Vamos só trabalhar melhor o conceito de "no espaço de um automóvel cabem várias motos".
1 - Importa, antes de mais reparos, quantificar exactamente quantas motos é esse «vários». No espaço de um carro de um carro médio - pensemos num C4 - cabem quantas motos?? Eu atiro para as 4 (no máximo e muito bem arrumadinhas).
Pois bem, em vez de uma fila com cerca de 1300 metros a minha frente iria passar a ter uma fila de cerca de 300 metros!!!
2 - Agora vem a parte engraçada: para que o pressuposto anterior se verificasse as motos teriam de circular duas a duas e com uma distância muito reduzida entre as da frente e as de trás. Seria seguro??
...de qualquer maneira admito que ainda gostaria de ver os motoqueiros ali todos alinhadinhos, qual desfile, a passear-se alegremente nas congestionadas estradas portuguesas :)
2.1 - o mais engraçado ainda é que isto só funcionaria numa fila em que a resistência à circulação fosse causada por um acidente ou por uma entrada/saída de outra via porque, se fosse em portagem, continuavam a ser os mesmíssimos 250 utentes à minha frente!!!

- Então o que achariam se cada motociclo -sem excepção- ocupasse 1 lugar de estacionamento onde cabe um automóvel ? Lembrem-se que "legalmente", cada lugar de estacionamento é para uma e só uma viatura, e uma moto tem tanto "direito" ao lugar de estacionamento como um automóvel (ou ainda mais, veja-se o custo do IM para uma moto).
- Ou então que, em vez de "furar as filas", andassem todos em fila indiana, nas filas de transito e mantendo a distância de segurança entre eles ?

Ficariam "felizes da vida" por os motociclistas estarem a cumprir o código a 100% ou, pelo contrário, iriam "vociferar" porque umas coisas tão pequenas estavam a ocupar tanto espaço (e a não ser civilizados), fazendo com que a vossa deslocação demorasse ainda mais ? ;)

O civismo na estrada não é cumprir o código, não é "não furar filas", não é "não andar entre filas de transito".
O civismo é toda a gente facilitar a vida a toda a gente, seja a "permitir" que um veículo mais ágil fure uma fila, seja a ceder a prioridade -mesmo se a mesma é nossa- para permitir a fluidez de transito, é facilitar uma ultrapassagem a um veículo mais rápido, é pensar que não é por 30s perdidos numa manobra que se vai chegar mais tarde a casa.
Agora substituam a imagem "moto/carro" por "carro/camião" na frase anterior para se libertarem de "anti-corpos" e vejam se não tenho razão ... ;)

É bastante lógico que não vociferava,pelo simples facto de estarem a cumprir o código,evitando assim perigos quer para eles ( quedas e atropelamentos posteriores por exemplo ) quer para os outros ( espelhos danificados,riscos,etc ).Pagam IM como eu,logo têm os mesmo direitos como eu,dai que podem estacionar tal e qual como qualquer um de nós.

Se o código assim o diz,porque razão haveria de protestar??;)

Quanto ao facilitismo,nunca na vida um carro ou camião "fura o trânsito" na diagonal como bastantes motas que já vi,dai que nem vale a pena entrar em comparações...quanto muito pode-se facilitar a entrada,mas não os abusos que se vê constantemente,especialmente por parte de pessoal das "entregas".

Agora imaginando uma situação caricata:

Imagina que estás numa fila de uma cantina para almoçar.Gostavas que chegasse um bando de anões e te passassem à frente com o pretexto de caberam mais pessoas por m2 e assim facilitar a "fluidez" da fila??

A fila ficaria menor concerteza,mas não gostaria que me fizessem de parvo...;)

O civismo passa principalmente por cumprir o código.Pois cumprindo o código,o resto vem por acrescimo...especialmente se a educação das pessoas assim o incentivar.

Caros Nuno Pratas e Force:
Puxamos a conversa para a "legalidade" ?
Ok.

Sou civico quanto possivel. Nem sempre dá para facilitar. Regra geral facilito mas também gosto que me facilitem quando preciso. Não tolero o "furar" filas nas portagens. Nos sinais ainda vou tolerando excepto quando os motociclistas se atravessam à frente do carro, o sinal abre e nem se apercebem... e isso acontece frequentemente.

Tento ter o máximo cuidado possivel e sei que se sinalizar a manobra, em regra geral, os motociclistas esperam que eu termine a mesma. Esta situação verifica-se mais na Ponte 25 de Abril (deve ser o receio de ir parar lá abaixo num eventual toque com um carro).

Quanto aos foguetes e aos acrobatas (slalom entre carros e vias de rodagem) nada posso fazer. Aconteceu uma vez (que me lembre) em que queria retomar a direita na Ponte, abro pisca, olho para o espelho, e quando vou a iniciar a mudança de direcção ia levando com um acrobata... e ainda fui insultado!

Cmpts

citação:Originalmente colocada por Force
(...)

Agora imaginando uma situação caricata:

Imagina que estás numa fila de uma cantina para almoçar.Gostavas que chegasse um bando de anões e te passassem à frente com o pretexto de caberam mais pessoas por m2 e assim facilitar a "fluidez" da fila??

A fila ficaria menor concerteza,mas não gostaria que me fizessem de parvo...;)

O civismo passa principalmente por cumprir o código.Pois cumprindo o código,o resto vem por acrescimo...especialmente se a educação das pessoas assim o incentivar.

Ai estas generalizações... [:p]
Ok, vamos por a história dos anões na devida perspectiva:

Cenário habitual: A fila para a cantina tem habitualmente 500 pessoas. Cada pessoa tem que passar por 4 "postos" (sopa, prato principal, bebida, sobremesa) e demora 2 minutos a caminhar entre cada posto (a cantina é grande). Em cada posto só se consegue atender 1 pessoa de cada vez e o atendimento demora 2 minutos.

Cenário com Anões: A fila para a cantina tem 250 pessoas ditas "normais" e tem também 250 anões, que chegam à cantina em grupos mas não todos ao mesmo tempo. Cada anão demora 15 segundos a mover-se entre os postos. Como são mais "arrumadinhos", cada posto consegue atender 4 anões de cada vez, fazendo-o em 1m.

Acho que não afinal não ficava incomodado [:p]

Em relação ao "civismo = cumprir o código"... um motociclista a passar calmamente entre 2 faixas de transito parado, tomando as devidas precauções e os condutores dos automóveis a "chegarem-se um bocadinho pró lado" para facilitar a passagem do mesmo: nenhum está a cumprir o código, mas todos estão a ser cívicos ;)
Um automobilista apercebe-se de um outro condutor em "dificuldades" para fazer uma manobra (sair de um estacionamento complicado, por exemplo) e pára, "encravando" o transito, para permitir que o outro tenha espaço para completar a manobra: não estão a cumprir o código, mas estão a ser cívicos ;)

Regards,

Eu ando de moto todos os dias, e se poder passar entre os carros passo, se não, aguento. Além de ilegal é perigoso. Obviamente que agradeço que me deixem passar :), mas se não for possível... azar. Não é nenhum direito de quem anda de moto.

E quando reparo que alguém se afasta deliberadamente para eu passar tento sempre agradecer...se bem que não sei se reparam nos dois dedos ligeiramente levantados.

Quanto á questão das filas das portagens, raramente estive nessa situação pois uso a ViaVerde. Mas das vezes que estive parado na fila nunca passei á frente de ninguém. Aqui concordo quando dizem que é uma falta de respeito pelos outros condutores, porque as pessoas não estão paradas por o transito estar congestionado mas porque são obrigadas a parar para pagar a portagem.

...ah e também agradeço que mantenham os apoflegmatismos na proveniência :D

cumps,
Carlos

(...)

Ai estas generalizações... [:p]
Ok, vamos por a história dos anões na devida perspectiva:

Cenário habitual: A fila para a cantina tem habitualmente 500 pessoas. Cada pessoa tem que passar por 4 "postos" (sopa, prato principal, bebida, sobremesa) e demora 2 minutos a caminhar entre cada posto (a cantina é grande). Em cada posto só se consegue atender 1 pessoa de cada vez e o atendimento demora 2 minutos.

Cenário com Anões: A fila para a cantina tem 250 pessoas ditas "normais" e tem também 250 anões, que chegam à cantina em grupos mas não todos ao mesmo tempo. Cada anão demora 15 segundos a mover-se entre os postos. Como são mais "arrumadinhos", cada posto consegue atender 4 anões de cada vez, fazendo-o em 1m.

Acho que não afinal não ficava incomodado [:p]

(...)

Pois, o teu exemplo é muito bonito mas não é transponível para a estrada: as filas não se formam por os carros terem de passar obrigatórimente por X postos e demorarem Y tempo a fazer esse percurso ;) (cf. meu reply anterior)

Cumprimentos,

eu tento facilitar sempre

agora na questao das portagens podes dar-lhe as voltas que quiseres que nao tens razao.

nao me interessa se a fila se reduz 100 metros. Sao 500 pagamentos à mesma e o tempo que uma mota demora a pagar é no minimo igual ao do carro. E se eu estou há meia-hora à espera de pagar cada mota que chega entretanto e vai passando pra se meter à frente está na prática a "gozar com a minha cara" porque se chegarem 100 é como se tivesse mais 100 carros na minha frente....

o exemplo do anao está muito bem metido! só porque se consegue esgueirar pelo meio das filas da cantina pode passar à frente dos outros nao?! com algumas pessoas o mais certo era ir parar ao caldeirao da sopa!!! [}:)]

Back