Boas!
Pois também costumo andar por aqui a estas horas, que é quando deixo a maioria dos meus posts no fórum.
Eu devo ser caso único, ou quase, pois a maior parte das vezes trabalho à noite mas porque quero. Tenho um trabalho liberal, a partir de casa para uma empresa estrangeira, já há quase 10 anos. E dão-me liberdade de horários. Sou avaliado pelo volume de trabalho e não pela hora a que o faço. Para que tenham uma ideia, modero 15 forums internacionais de uma determinada temática, além de muitas outras tarefas tais como redacção de artigos, traduções, fotografia, apoio a redes sociais, etc.
Nem diria propriamente que sou avaliado pelo volume de trabalho, pois tenho a total confiança da gerência da empresa e não sou minimamente controlado, mais sabem eles que faço muito mais que o suficiente para aquelas que são as suas expectativas, por isso estou sempre à vontade. Portanto, aparte alguma viagem ao estrangeiro a cada 3 meses, em média, para feiras e conferências da empresa, tenho liberdade total.
E da forma como me vou organizando, acabo por trabalhar 70% do tempo "fora de horas". Que é quando consigo estar mais tranquilo e fazer mais coisas, mas também em função daquilo que eu identifico como um problema. Provavelmente um problema de sono. Psicológico ou psiquiátrico. Não sei, nem estou muito preocupado, pois já me habituei a viver assim. Já são muitos anos. Parece que o corpo não reconhece as diferentes fases do dia.
Acontece-me que quando estou acordado, só "consigo" ir-me deitar para dormir quando tenho mesmo muito sono. Ou seja, depois da hora a que me deitei no dia anterior. E depois para me levantar da cama (excepto quando tenho compromissos ou outros imprevistos que fazem ter que sair da cama sim ou sim) é igual, só me levanto da cama sem sacrifício depois de ter dormido as minhas horinhas todas muito bem, sempre levantando-me um pouco mais tarde que no dia anterior.
E assim a coisa vai andando, cada vez mais tarde, como se o dia tivesse 25 horas. Vai "andando" todos os dias 1 hora. Se ontem me deitei às 5h, hoje deito-me às 6h e por aí fora. Com tendência a permanecer depois mais tempo activo na fase nocturna. Mas dando a volta completa. Para que tenham uma ideia, hoje acordei agora ainda há pouco, às 3 da manhã. Devo deitar-me depois por volta das 19h. O que significa que mais 3 ou 4 dias e estarei no horário das pessoas "normais", acordando às 7-9h e deitando-me às 22h-24h, no qual me tentarei manter 1 ou 2 semanas, se houver sorte.
Por isso, em conclusão, trabalho de noite porque quero, ou porque tenho um distúrbio do sono, como preferirem. Mas durmo uma média de 9 horas por dia, ou seja, é um distúrbio do sono sem quaisquer insónias nem dificuldade para adormecer. 95% das vezes durmo muito e bem.
Boa noite [

]
-