Boa noite.
Como já se referiu anteriormente (embora existam pessoas que tenham imensa dificuldade ou nunca se habituem a horários nocturnos), o essencial é tentar criar rotinas.
As minhas consistem no seguinte:
- as refeições são tomadas de acordo com as horas em que acordo... exemplo... acordo às 4 da tarde - pequeno-almoço, 8 ou 9 da noite (dependendo se tenho o part-time no 2º hotel durante a tarde) é almoço, jantar - 3 ou 4 da manhã (comer cozinhado tal e qual fosse jantar a horas normais - hoje às 4 e 30 da manhã foi frango com arroz e salada) e ao chegar a casa, 1 iogurte ou uma maçã antes da cama;
- tapa-olhos para quando existe sol, pois apesar do meu estúdio está quase sempre escuro (não tenho cortinas black-out, mas anda lá perto), quando está sol aqui nos camones, tapa-olhos é essencial;
- telemóveis longe da cama (os meus, pt e uk, ficam na área da cozinha), para evitar tentações de acordar e olhar para redes sociais e chats de trabalho).
Por outro lado, tenho imensa sorte, pois quando troquei de residência à 3 anos e meio, sai de Bournemouth para ir à procura de sossego (os sítios onde vivi antes e tinha que partilhar casa foram um inferno) e vim para Ringwood que é uma vilazinha a 20 kms, onde resido num edifício de 4 estúdio flats, num bairrozinho nos arredores da localidade, e onde os meus vizinhos nem sequer se ouvem aqui em casa (apenas o meu vizinho a fechar a porta com alguma força, pois é meio mouco, mas apesar de camone é boa praça). A sensação que tenho é que estou num estúdio isolado sem ninguém ao pé e é um paraíso dormir aqui sem barulho.
Curiosamente o que me tem acontecido nas últimas semanas (para não dizer meses), é quase maratonas para dormir, do estilo saio de manhã para folga, durmo durante todo o dia, depois volto a dormir de noite (praticamente toda a noite), no dia seguinte faço as minhas rotinas de manhã... a meio da tarde dá-me o sono e só volto a conseguir acordar propriamente no 2º dia pela manhã. Se não tiver part-time vai mais uma sesta antes de pegar à noite no trabalho (se tiver part-time já não volto à cama). Esta cadeia de acontecimentos é recente e sinceramente não percebo porquê (mas lá que sabe bem, sabe) - como infelizmente não estou ao pé da minha filha, permite-me ter este tipo de rotina em relação ao sono.
Um abraço a todos os morcegos e bom trabalho (e descanso se for caso disso).