E os que trabalham de noite...

Já lá vão quase 4 anos a trabalhar sempre de noite.
As dificuldades em dormir aos fins-de-semana continuam, fui ao médico e receitou-me comprimidos para dormir. Para já só tomo aos fins-de-semana, ainda sou novo para criar dependência de comprimidos para dormir. Durmo mal na mesma, mas ao menos já não tenho aquelas dores de cabeça ao domingo pós-almoço.
Ele diz que é como se o meu corpo estivesse em jet lag todas as semanas e que há pessoas assim, que nunca chegam a habituar-se. Que o melhor é trocar de turno ou então de emprego (que novidade).

P.S.: chefe, estou na minha pausa
24 anos de noite por aqui, nunca usei comprimidos para dormir, o "truque" é um pouco o que o semilha disse, evitar a luz e o ruído. Posso te dizer que aqui há uns anos tive uma casa com um quarto interior e era um paraíso lá dormir.

Obrigado pelas dicas.

Eu durante a semana durmo bem durante o dia, o problema é ao fim-de-semana dormir de noite. Portanto não é problema de ruído ou luz, pois de noite não há nada disso.
Cada corpo é diferente e como o médico disse, há pessoas que nunca se habituam.
Por exemplo, muitos colegas saem do trabalho e vão logo dormir, eu para dormir em condições só vou para a cama por volta das 10h (saio às 06h). Se for logo para a cama adormeço, mas passado 2 ou 3 horas acordo e depois só adormeço quase na hora de levantar.
E sim, tenho um tapa-olhos e tapa-ouvidos daqueles que se usam na indústria em ambientes ruidosos. Às vezes é complicado pois moro num R/C e durante o dia há sempre gente a entrar e sair das casas... Mas como eu disse durante a semana, de dia durmo bem e raramente ando com sono.
Ao sábado durmo das 10h as 16h mais ou menos, tento não dormir muito que é para ter mais sono à noite. Depis deito-me a maioria das vezes à 01h ou 02h, adormeço logo e depois pimbas são 05h e acordo sem nunca mais conseguir adormecer.

Tenho essa "sorte" de ser fixo.
Por acaso ano passado tive de oportunidade de trocar de emprego e não aceitei por isso mesmo, por ser rotativo.
2 semanas das 08h às 16h, 2 semanas das 16h às 00h e 2 semanas das 00h às 08h.

Last edited:
Tenho essa "sorte" de ser fixo.
Por acaso ano passado tive de oportunidade de trocar de emprego e não aceitei por isso mesmo, por ser rotativo.
2 semanas das 08h às 16h, 2 semanas das 16h às 00h e 2 semanas das 00h às 08h.

que trabalhos são esses para ter esses horários horríveis ?

Quem me dera a mim trabalhar apenas de noite. Trabalho em 3 turno semanais, por vezes ainda vou ao sábado de manhã e no domingo vou a noite.

Obrigado pelas dicas.

Eu durante a semana durmo bem durante o dia, o problema é ao fim-de-semana dormir de noite. (...)

Ok não tinha percebido, eu ainda tenho isso, o que costumo fazer é não dormir durante o dia de folga para estar cansado à noite, geralmente resulta mas eu tenho síndroma de pobre, só consigo estar deitado 5 ou 6 horas no máximo, se passo disso levanto-me cheio de dores :sh)

No meu caso, o descanso antes de fazer a noite é quase nulo. A minha escala é assim:

Dia 1- 16:00-00H00
Dia 2- ou 08H00-16H00 ou 16h-00h00
Dia 3- 08h00-16h00
Dia 4- 00h00-08h00
Dia 5- Folga
Repete tudo novamente. Ou seja por norma só faço uma noite por semana, no entanto quando há falta de pessoal, posso ter que fazer duas.
Entre o dia 2 ( se estiver 16h00-00h00) e o dia 4, durmo "meia dúzia" de horas.
PS: Tenho horas de entrada, mas não de saída. Raro é o dia em que saio a horas do serviço. Por norma faço sempre mais 10/15 m, mas posso ter azar e fazer mais 1/2/3 ou 4 horas, que não são pagas.

Ok não tinha percebido, eu ainda tenho isso, o que costumo fazer é não dormir durante o dia de folga para estar cansado à noite, geralmente resulta mas eu tenho síndroma de pobre, só consigo estar deitado 5 ou 6 horas no máximo, se passo disso levanto-me cheio de dores :sh)
Nas folgas dormir 5 horas consecutivas é motivo de festa....e mais com miúdos em casa....

Nos dias de trabalho nem digo....

Uso a táctica do carregamento às "mijinhas" ....2....3 horas de manhã....2..3... horas antes de trabalhar....

Antes da primeira noite, por vezes durmo um pouco à tarde, mas a maior parte das vezes não durmo. Se for preciso, tento acordar mais tarde na folga.

No resto dos dias, se dormir pouco, tento voltar à cama mais tarde (com despertador) ou tento logo voltar a dormir.

Depois da última noite tento dormir apenas de manhã para à noite ter sono.

O problema é... quando não consegues dormir de dia porque tens outro trabalho e por má sorte acontece algo que não te deixa dormir antes de ir trabalhar...sei lá...por exemplo...um tremor de terra............

O problema é... quando não consegues dormir de dia porque tens outro trabalho e por má sorte acontece algo que não te deixa dormir antes de ir trabalhar...sei lá...por exemplo...um tremor de terra............

Podia ser pior se fosse a sério.

Como estão as taxas de ocupação. Nota-se alguma baixa devido ao vírus?

Podia ser pior se fosse a sério.

Como estão as taxas de ocupação. Nota-se alguma baixa devido ao vírus?
Foi serio...foi é de pouca duração...e claro 5 não é grande coisa mas como o epicentro foi próximo... O Guarda Florestal que estava na Deserta Grande deve ter apanhado um grande susto.

Tem existido alguns cancelamentos pontuais...ainda nada de grupos grandes....mas acho que tendo em conta que 85% do turismo da região é do escalão 55+ anos...isso inevitavelmente vai levar a cancelamentos.

Também (ainda) não temos casos aqui....

Gostava de chegar a casa e dormir umas 13 horas, no mínimo, seguidinhas, a minha vontade de agora é essa, hoje estou meio perdido e ainda faltam 2 horas, para acabar.

Boa noite.

Como já se referiu anteriormente (embora existam pessoas que tenham imensa dificuldade ou nunca se habituem a horários nocturnos), o essencial é tentar criar rotinas.

As minhas consistem no seguinte:
- as refeições são tomadas de acordo com as horas em que acordo... exemplo... acordo às 4 da tarde - pequeno-almoço, 8 ou 9 da noite (dependendo se tenho o part-time no 2º hotel durante a tarde) é almoço, jantar - 3 ou 4 da manhã (comer cozinhado tal e qual fosse jantar a horas normais - hoje às 4 e 30 da manhã foi frango com arroz e salada) e ao chegar a casa, 1 iogurte ou uma maçã antes da cama;
- tapa-olhos para quando existe sol, pois apesar do meu estúdio está quase sempre escuro (não tenho cortinas black-out, mas anda lá perto), quando está sol aqui nos camones, tapa-olhos é essencial;
- telemóveis longe da cama (os meus, pt e uk, ficam na área da cozinha), para evitar tentações de acordar e olhar para redes sociais e chats de trabalho).

Por outro lado, tenho imensa sorte, pois quando troquei de residência à 3 anos e meio, sai de Bournemouth para ir à procura de sossego (os sítios onde vivi antes e tinha que partilhar casa foram um inferno) e vim para Ringwood que é uma vilazinha a 20 kms, onde resido num edifício de 4 estúdio flats, num bairrozinho nos arredores da localidade, e onde os meus vizinhos nem sequer se ouvem aqui em casa (apenas o meu vizinho a fechar a porta com alguma força, pois é meio mouco, mas apesar de camone é boa praça). A sensação que tenho é que estou num estúdio isolado sem ninguém ao pé e é um paraíso dormir aqui sem barulho.

Curiosamente o que me tem acontecido nas últimas semanas (para não dizer meses), é quase maratonas para dormir, do estilo saio de manhã para folga, durmo durante todo o dia, depois volto a dormir de noite (praticamente toda a noite), no dia seguinte faço as minhas rotinas de manhã... a meio da tarde dá-me o sono e só volto a conseguir acordar propriamente no 2º dia pela manhã. Se não tiver part-time vai mais uma sesta antes de pegar à noite no trabalho (se tiver part-time já não volto à cama). Esta cadeia de acontecimentos é recente e sinceramente não percebo porquê (mas lá que sabe bem, sabe) - como infelizmente não estou ao pé da minha filha, permite-me ter este tipo de rotina em relação ao sono.

Um abraço a todos os morcegos e bom trabalho (e descanso se for caso disso).

Boa noite.

Como já se referiu anteriormente (embora existam pessoas que tenham imensa dificuldade ou nunca se habituem a horários nocturnos), o essencial é tentar criar rotinas.

- as refeições são tomadas de acordo com as horas em que acordo... exemplo... acordo às 4 da tarde - pequeno-almoço, 8 ou 9 da noite (dependendo se tenho o part-time no 2º hotel durante a tarde) é almoço, jantar - 3 ou 4 da manhã (comer cozinhado tal e qual fosse jantar a horas normais - hoje às 4 e 30 da manhã foi frango com arroz e salada) e ao chegar a casa, 1 iogurte ou uma maçã antes da cama;
- tapa-olhos para quando existe sol, pois apesar do meu estúdio está quase sempre escuro (não tenho cortinas black-out, mas anda lá perto), quando está sol aqui nos camones, tapa-olhos é essencial;
- telemóveis longe da cama (os meus, pt e uk, ficam na área da cozinha), para evitar tentações de acordar e olhar para redes sociais e chats de trabalho).

Por outro lado, tenho imensa sorte, pois quando troquei de residência à 3 anos e meio, sai de Bournemouth para ir à procura de sossego (os sítios onde vivi antes e tinha que partilhar casa foram um inferno) e vim para Ringwood que é uma vilazinha a 20 kms, onde resido num edifício de 4 estúdio flats, num bairrozinho nos arredores da localidade, e onde os meus vizinhos nem sequer se ouvem aqui em casa (apenas o meu vizinho a fechar a porta com alguma força, pois é meio mouco, mas apesar de camone é boa praça). A sensação que tenho é que estou num estúdio isolado sem ninguém ao pé e é um paraíso dormir aqui sem barulho.

Curiosamente o que me tem acontecido nas últimas semanas (para não dizer meses), é quase maratonas para dormir, do estilo saio de manhã para folga, durmo durante todo o dia, depois volto a dormir de noite (praticamente toda a noite), no dia seguinte faço as minhas rotinas de manhã... a meio da tarde dá-me o sono e só volto a conseguir acordar propriamente no 2º dia pela manhã. Se não tiver part-time vai mais uma sesta antes de pegar à noite no trabalho (se tiver part-time já não volto à cama). Esta cadeia de acontecimentos é recente e sinceramente não percebo porquê (mas lá que sabe bem, sabe) - como infelizmente não estou ao pé da minha filha, permite-me ter este tipo de rotina em relação ao sono.

Cumprimentos...espero esteja tudo bem por aí morcego :)

Boa noite.

É muito simples Paulo, estas a dormir menos durante a semana de trabalho, o corpo aguenta-se porque o hábito/rotatividade lhe diz que há x dias de esforço e x de descanso.
O corpo aceita e concentra o esforço para durante a semana e o descanso nas folgas.

Não dormi 13 horas, mas dormi 7h30 seguidas, até deu para treinar, sem me sentir cansado/exausto. Agora vou para o 4º café do dia, por vezes, é assim, outras nem tomo nenhum.

Já andava há uns dias a tentar postar, mas aparecia sempre uma cena da NOS a dizer que ganhei qualquer coisa...lol

Cumprimentos aos morcegos habituais e aos novos, caso seja o caso. [;)]

Acordado desde as 02.00 e estou de folga…

Maravilha. [8b]

Back