E39 + 25tds?

Porquê comparar motores Otto de 6cyl a tratores 4cyl como o 20d? [8b]

Porque não comparar esses 166 e S60 com versões diesel do mesmo modelo com as mesmas performances? Ah pois, não existem sequer.

Se o teu post original já tresandava a ridículo, o que dizer dessa posta de pescada? :)

Um 530d de 218cv facilmente acompanha um 166 V6 turbo e um Volvo T5, e não consome 13l...
Ridiculo, como já disse, és tu com as tuas afirmações da treta, baseadas no que dizem os teus amigos...

Curiosamente optei pelo GPL para fazer muitos quilómetros e evitar dores de cabeça... em relação ao Diesel claro.

Até hoje tive zero desafinações... mais de 100 mil km.

O segredo está no instalador... (e diria também um pouco no kit... mas isso já é mais controverso,é uma opinião e não um facto)

Não consegues dissociar uma coisa da outra.
Um bom instalador monta um kit que seja adequado ao motor.

Os GPL só compensam se for para fazer mais de 15km de cada vez que se pega no carro, pois se a maioria das viagens são de 10km ou menos não compensa. Mas de Qualquer forma o Diesel consegue ser sempre mais economico e pratico que o GPL.
Grizei-me. Este fórum é um espetáculo. [:D]

Quando falo em GPL falo de carros com motor, e não de triciclos com 1300 ou 1400cc... Experimenta um 6 cilindros, por exemplo um 23 ou 28i a GPL e vê lá se algum dia é mais económico que por exemplo um TDI ou um 20d... Já tive 2 carros a GPL, um Volvo S60T5 e um Alfa 166 V6 turbo e apesar do GPL ajudar, nunca na vida se aproximam de um diesel.
Não é nenhum mito, basta fazer contas! Tanto o 166 como o S60 faziam medias a gasolina de mais de 12l, a GPL se assumirmos 13l, estando o GPL a cerca de 0,80c/l ficas a fazer 10,40€ para 100km, com um diesel que faça medias de 6l ficas a fazer 8,52€ para 100km...
Em 1000km a GPL gastas 104€, a diesel gastas 85€... E nem estou a contar os 20€ de gasolina que tinha de meter de 2 em 2 semanas para o arranque! É difícil esta matemática?
Agora se tiverem um punto 1.2 a GPL aí acredito que fique equilibrado com o Diesel, e mesmo assim se compararem com um clio 1.5dci o GPL não chega lá.

Se queres que façamos contas, um amigo meu, que por acaso é user cá do fórum, tem um 528i E39 a GPL a gastar uma média de 12.5L/100km (a GPL).

0.70€ x 12.5L = 8.75€

Um 525tds E39 consome, em média, segundo o Spritmonitor (só conheço o motor no E34 e vai dar ao mesmo), 8.4L/100km.

1.35€ x 8.4L = 11.34€

Em 1000km o Diesel gasta 113€, e o GPL 87€. E podemos meter os tais 20€ a mais para a gasolina (que nem chegam a 20€): o GPL continua a ser mais vantajoso, gastando 107€.

Antes que alguém mande a boca, tenho um carro a GPL e sei perfeitamente as suas vantagens e desvantagens. [;)]

Isto sem falar do défice de potência do motor diesel relativamente ao gasolina.

Ok, se é para ser justo vamos ser justos... em tudo! Se metes GPL a 0,65€ também metes diesel muito mais barato que 1,42€(valor pelo qual me baseei nas minhas contas, do site dos combustiveis e preços da galp, assim como foi de onde tirei os 0,80€ do gpl)...
Aqui o carro em questão seria o 525tds de 143cv, ora o 520i tem 150cv... Parece-me justo, o 20i consome sempre acima de 10l o tds como referi, tendo a experiencia de ter tido um(lê o meu primeiro post) consome facilmente abaixo de 7l, faz as contas mais serão ela por ela com a vantagem de poupares os 20€ de 2 em 2 semanas para os arranques no GPL... Isto é a minha opinião, respeito as contrárias, apenas refiro que a minha opinião se baseia em experiencia propria e factos...

Ora bem, um 20i gasta sempre mais de 10 e um 25tds menos de 7?! [:)][:)][:)]

Übersicht: BMW - 5er - Spritmonitor.de 8,19

Übersicht: BMW - 5er - Spritmonitor.de 9,53

Isto para E39 entre 1996 e 2000.

Bem, já vi que cada um tem as suas contas.

20 euros de gasolina de 2 em e semanas?

:sh)

Meto 10 euros por mês...

Esta discussão não vai a lado nenhum, é demasiado argumentativa e pouco objectiva.

Ao user que pos a questão: compra o que mais gostares. E a cor também é importante [;)]

Grizei-me. Este fórum é um espetáculo. [:D]

Se queres que façamos contas, um amigo meu, que por acaso é user cá do fórum, tem um 528i E39 a GPL a gastar uma média de 12.5L/100km (a GPL).

0.70€ x 12.5L = 8.75€

Um 525tds E39 consome, em média, segundo o Spritmonitor (só conheço o motor no E34 e vai dar ao mesmo), 8.4L/100km.

1.35€ x 8.4L = 11.34€

Em 1000km o Diesel gasta 113€, e o GPL 87€. E podemos meter os tais 20€ a mais para a gasolina (que nem chegam a 20€): o GPL continua a ser mais vantajoso, gastando 107€.

Antes que alguém mande a boca, tenho um carro a GPL e sei perfeitamente as suas vantagens e desvantagens. [;)]

Isto sem falar do défice de potência do motor diesel relativamente ao gasolina.

Como já disse, um E39 525tds faz medias abaixo de 7l, mas a andar sem preocupar com o consumo pode-se falar em 7 redondos. Já que usaste o GPL mais barato, também podes fazer o mesmo ao diesel e fazer as contas a 1,25 por litro. E usando os 7l de media x 1,25 = 8,75l... E nas tuas contas inclui o valor de gasolina que tens de por para os arranques, pois se ligares o carro de 4 a 6 vezes ao dia podes ter certeza que gastas mais de 20€ de duas em duas semanas...
Se o 25tds tem defice de potencia, compra um 30d que chega e sobra para o 28i e consome o mesmo do 25tds...
É como digo, há gente que faz verdadeiros milagres, eu já tive vários carros a diesel, Gpl e gasolina e a minha experiência diz-me que em carros equivalente o diesel compensa em relação ao GPL, para não falar do ser mais pratico etc etc...
Cada um sabe de si, claro que entre um V6 ou V8 a gasolina e um V6 ou V8 a diesel, se calhar preferia o Gasolina/GPL mas nunca pelo ponto de vista da economia, pois isso é um erro.

Última edição:
Bem, já vi que cada um tem as suas contas.

20 euros de gasolina de 2 em e semanas?

:sh)

Meto 10 euros por mês...

Esta discussão não vai a lado nenhum, é demasiado argumentativa e pouco objectiva.

Ao user que pos a questão: compra o que mais gostares. E a cor também é importante [;)]

Qual o motor do teu carro?

O meu é 1.8 16v... geralmente comuta de gasolina para GPL enquanto saio do estacionamento (no verão), no maximo ao fundo da rua. No inverno demora um pouco mais, mas nada de substancial. Devo gastar um litro por semana, se tanto.

Mas pronto. Respeito todas as opiniões, experiências, etc. Tive e tenho diesel e GPL . Mil vezes o GPL, para mim claro.

Entre o 23i e o 25tds, iria sempre para o 23i mesmo que gastasse mais um pouco (o que não acho). Na minha opinião são motores imcomparaveis a todos os níveis. O 23i é um motor soberbo, o 25tds, enfim, é interessante, pouco mais. Para quem aprecia carros e experimente os 2...

Qual a marca do teu 1.8? Sabes que em consumos um 1.8 de quatro cilindros é muito diferente de um 2.3 ou 2.5 de 6 cilindros... Tanto o V6 como o T5 gastavam facilmente em gasolina cerca de 20€ a cada duas semanas, são cerca de 12l de gasolina para duas semanas e ligava o carro no máximo umas 8 vezes por dia, mas o normal era 6 vezes.
Depois há uma coisa que muita gente se esquece, nós falamos da media, mas em condução mais apressada eu chegava a fazer 18 ou 19l de media no V6 e no T5 pois esse tipo de motores para aumentar o andamento o consumo aumenta exponencialmente, já num diesel não é bem assim pois consumo aumenta, mas nunca para o dobro. Ainda sobre o TDS é um motor antigo, mas raçudo QB e com um som muito bom aliado a consumos muito razoáveis. Não sei se já experimentaste um 25tds(em bom estado), mas se calhar tinhas uma agradável surpresa como eu tive quando comprei o meu há uns anos, eu maioritariamente tive e tenho carros a gasolina e quando fui para o TDS vinha de um gasolina de 155cv e quando fui fazer o teste drive no TDS ia de pé atrás pois não gostava muito dos diesel e não sabia bem o que esperar do andamento, posso te dizer que fiquei muito surpreendido com a força, som e andamento do carro. Eram outros tempos e os motores a diesel mudaram muito, mas entre um 25tds e um diesel actual de 120 ou 130cv(esquecendo os consumos, que são um pouco mais altos no tds) podes crer que o tds é de longe muito mais "prazeroso"...

Há ainda aqui um pormenor que está a ser esquecido na minha opinião: o preço de aquisição dos carros.

Pegando no exemplo dos BMW...

Se formos para os mais antigos, um E34 por exemplo, entre um diesel e um gasolina os preços até se aproximam mas na grande maioria dos casos os diesel estão muito mais "gastos" e rodados que os a gasolina, para além de que na minha opinião os motores a gasolina desta época eram bem mais fiáveis que os diesel.
Se pegarmos em modelos mais recentes, a diferença de preço entre um 523i ou 528i e um 530d deve rondar os 5000€ (desmintam-me se estiver enganado pois não averiguei...) o que é um valor a ter em conta.

Isto é apenas uma generalização e no mercado dos usados cada carro é um caso diferente...

Eu já tive vários carros a GPL e gosto bastante porque prefiro carros a gasolina que a gasóleo, mas há quem prefira o contrário. Agora que se encontram grandes carros a gasolina com poucos kms a bons preços, encontram e não são poucos, o difícil é escolher.

o 25tds saiu no

serie 3
serie 5
serie 7

foi pau para toda a obra. Era o único motor a diesel da bmw. o 25td era igual mas sem intercooler e o 18tds partilhava 80% dos componentes e tinha menos 1 cilindro.
no teu caso iria para um a gasolina.

o 25tds saiu no

serie 3
serie 5
serie 7

foi pau para toda a obra. Era o único motor a diesel da bmw. o 25td era igual mas sem intercooler e o 18tds partilhava 80% dos componentes e tinha menos 1 cilindro.
no teu caso iria para um a gasolina.

O 18tds era completamente diferente do 25Tds, a começar no 25 ser um 6 cilindros e o 18 um 4 cilindros, a passar no turbo, na bomba injectora e tudo resto... A unica coisa em comum era a nomenclatura.

Há ainda aqui um pormenor que está a ser esquecido na minha opinião: o preço de aquisição dos carros.

Pegando no exemplo dos BMW...

Se formos para os mais antigos, um E34 por exemplo, entre um diesel e um gasolina os preços até se aproximam mas na grande maioria dos casos os diesel estão muito mais "gastos" e rodados que os a gasolina, para além de que na minha opinião os motores a gasolina desta época eram bem mais fiáveis que os diesel.
Se pegarmos em modelos mais recentes, a diferença de preço entre um 523i ou 528i e um 530d deve rondar os 5000€ (desmintam-me se estiver enganado pois não averiguei...) o que é um valor a ter em conta.

Isto é apenas uma generalização e no mercado dos usados cada carro é um caso diferente...

Eu já tive vários carros a GPL e gosto bastante porque prefiro carros a gasolina que a gasóleo, mas há quem prefira o contrário. Agora que se encontram grandes carros a gasolina com poucos kms a bons preços, encontram e não são poucos, o difícil é escolher.

Isto. apr:)

O 18tds era completamente diferente do 25Tds, a começar no 25 ser um 6 cilindros e o 18 um 4 cilindros, a passar no turbo, na bomba injectora e tudo resto... A unica coisa em comum era a nomenclatura.

Tens razão nos cilindros. Pensei que fosse 5 cilindros mas é um 6 cilindros.

Agora isto:
With the M41 engine the first four-cylinder diesel engine was introduced by BMW.
Then engine derived from the M51D25 engine and shared 86% of the components, resulting in only 14% being newly developed.

BMW M41 - Wikipedia, the free encyclopedia

24x1c79.jpg

O 525tds tem um consumo médio de 8,9L, não me parece que seja difícil encontrar um equivalente a gpl gastar menos de 16~17L...

[/QUOTE]O 525tds tem um consumo médio de 8,9L, não me parece que seja difícil encontrar um equivalente a gpl gastar menos de 16~17L...[/QUOTE]
Já tiveste algum? Eu fiz cerca de 50.000km a um 525 TDS de 98 e o CB nunca nesses 50.000km chegou sequer perto de 8, acreditem ou não andava sempre nos 6.2 ou 6.3, mas eu fazia principalmente o IC2 em viagens de 300km de cada vez, mas mesmo quando fazia mais cidade e misto ficava nos 7 e nunca acima disso. Essa média de 8.9l é absurda ou então o meu Cb andava avariado... alguem com 25tds que confirme os consumos, porque se não ninguem acredita em mim... lol

Essas condições em IC's e viagens longas são favoráveis a viaturas grandes/motores grandes. Em cidade a inercia é que não beneficia os consumos.

Imagino facilmente esse carro a fazer consumos baixos nessas situações, assim como o 23i também fará os seus consumos mínimos aí.

Atenção que pelo que li, e desconhecia, parece que esse CB não era lá muito fiavel, ora lê aí os 3 primeiros posts deste user:

http://forum.autohoje.com/diario-de-bordo/124408-bmw-525-tds-e39.html

Eu já vi um 523i, não a GPL e com o pé moderado, a fazer combinado de 8 e tais. E não foi em meia dúzia de kms.

Estes motores da BMW são relativamente económicos para aquilo que andam e para a suavidade e agradabilidade de utilização. Também seria a minha escolha, um 523i ou 528i a GPL.

O 525tds tem um consumo médio de 8,9L, não me parece que seja difícil encontrar um equivalente a gpl gastar menos de 16~17L...[/QUOTE]
Já tiveste algum? Eu fiz cerca de 50.000km a um 525 TDS de 98 e o CB nunca nesses 50.000km chegou sequer perto de 8, acreditem ou não andava sempre nos 6.2 ou 6.3, mas eu fazia principalmente o IC2 em viagens de 300km de cada vez, mas mesmo quando fazia mais cidade e misto ficava nos 7 e nunca acima disso. Essa média de 8.9l é absurda ou então o meu Cb andava avariado... alguem com 25tds que confirme os consumos, porque se não ninguem acredita em mim... lol[/QUOTE]

É tão absurdo dizer que o 525tds gasta 8,9 como dizer que um 290td gasta 7,2.... e não sou eu que digo.

Voltar
Superior