Edifício Transparente

Construiram-me mais estádios no Norte do que no resto do país, não entendo mais uma vez o vosso problema. Dragão, Braga, Aveiro e Coimbra, mais as obras no Bessa e em Guimarães. No centro foi só Leiria e os dois de Lisboa e no Sul o do Algarve.

Isso sim foi dinheiro mal gasto, não por ser no Norte mas por ser em estádios de futebol, muitos deles agora andam ás moscas.

Deve ter a ver com as estratégias de localização.

O de Aveiro está totalmente deslocado da cidade, é preciso pegar no carro e ir lá de propósito ver um jogo. Aquilo no dia a dia é um deserto.[8b]

Em Coimbra o estádio fica dentro da cidade, tem o Centro C. Dolcevita ao lado, piscinas, ginásio, lojas, etc. Ou seja, está numa zona central que lhe dá vida, sendo bem servido de transportes públicos. As pessoas em dias de jogos podem ir 4 horas antes que têm por onde se entreter (e também no fim do jogo).[;)]

O estádio com o custo por lugar mais elevado de longe é o de Braga! Pago por Lisboa e pela câmara de Braga [:D]

[:)][:)]

Ha alturas em que se deve tar mesmo calado..quando a fome por dizer qualquer coisa superior é tanta..

So faltou dizer que foram os lisboetas que pagaram o Estadio de Braga..

o novo estádio de braga também fica fora da cidade, é preciso ir de carro para lá. quando não há jogos, as estradas de acesso servem para o pessoal do tuning ir fazer as suas corriditas. até barracas de bifanas há lá durante a noite.

mas aqui tens users a dizer "não interessa quanto custou, é muito porreiro e não sei o quê"... como quem diz "ah e tal, em lisboa não interessa quanto derrapam as obras, as outras cidades que se lixem com as migalhas, as nossas obras podem custar 6x mais do que era orçamentado, que nós aplaudimos na mesma!!"

Se te referes a mim, deverás reparar que aquilo que mencionei relativamente ao CCB também o fiz relativamente à Casa da Música...portanto o me comentário não se limita a Lisboa e ao CCB...

Ha alturas em que se deve tar mesmo calado..quando a fome por dizer qualquer coisa superior é tanta..

E não foram também? Ou fez-se uma vaquinha em Braga á porta da igreja para se construir o estádio? O país não está regionalizado, logo todos pagam tudo.

A história do Edifício Transparente é bastante mais detalhada e interessante do que o que o edifício em si parece.

Foi projectado para servir de I/F entre o Parque da Cidade e a orla marítima.

Acontece que o objectivo Capital da Cultura 2001 foi largamente colocado em causa e está irremediavelmente fora de prazo e até de contexto.

Aquilo de modo isolado é um mamarracho. E enquanto não virmos aquilo integrado com o Parque da Cidade e o mar, vai saber sempre a um obcesso.

É pena.

Raistaparta se queres ir por aí, posso assegurar-te que o Norte fornece bastante mais dinheiro que o sul para os cofres do estado.

Não te esqueças onde está o principal tecido empresarial do pais, apesar de sermos menos em termos populacionais.

Estás a comparar norte com sul enquanto eu estava a falar de Lisboa e Porto, são coisas diferentes. O norte contribui mais porque tem mais habitantes que o sul, mas Lisboa cidade per si contribuirá mais que o Porto cidade per si (não tenho dados mas basta olhar para a população e para as empresas aqui sediadas), portanto é natural que se gaste mais dinheiro em Lisboa do que no Porto, e nestas duas cidades mais do que em Coimbra e Santarém por exemplo.

Fogo começo a ficar farto destas guerras Lisboa-Porto aqui no fórum.

Por favor acabem com essas divergências!

O CCB custou 200 milhões? Sim foi um exagero, mas já está feito e temos é de olhar para a frente! Devia ter-se responsabilizado os culpados, mas isso nunca acontece! A Casa da Musica quanto custou? Atrasou 5 anos! Tb é um absurdo. Mas ao fim de 3 ou 4 anos de atraso fazia-se o q? Deitava-se abaixo? Acabou-se e tornou-se num marco para o Porto!
Há de facto poucas oportunidades para as terras pequenas, sim! Sei-o bem! Mas tb não podemos atacar as coisas boas que foram sendo feitas! Ao menos há coisas feitas!
Perfiro gastar 200 milhões no CCB que despaarecerem 40 milhões na Braga Parques e ninguém saber pq...

O dinheiro mal gasto é o dinheiro que não se vê resultados! O que se vê por pior que tenha sido, pelo menos algo de bom sobrou!

Os lisboetas não..só aqueles que utilizam os estacionamentos da BragaParques...

Estás a comparar norte com sul enquanto eu estava a falar de Lisboa e Porto, são coisas diferentes. O norte contribui mais porque tem mais habitantes que o sul, mas Lisboa cidade per si contribuirá mais que o Porto cidade per si (não tenho dados mas basta olhar para a população e para as empresas aqui sediadas), portanto é natural que se gaste mais dinheiro em Lisboa do que no Porto, e nestas duas cidades mais do que em Coimbra e Santarém por exemplo.

Completamente de acordo, acho que para vocês que sempre viveram em Lisboa ou arredores é dificil perceber algumas coisas, mas é normal eu precisei de viver em varios sitios, Lisboa inclusivé, para perceber estas "guerrinhas norte-sul".

Abr

já que ninguém diz...
digo eu.

o centro comercial de belém era suposto custar, quando foi decidida a sua construção há 20 anos (!) 31.5 milhoes de euros. acabou por custar uns 200 milhoes. obra acabada em 1993.

acham que não é um absurdo para 3 salas de espectaculo e 6 ou 7 lojas mais um restaurante?
acham que valeu o dinheiro?

devem estar é tolinhos..

CASA DA MÚSICA

A obra pública mais emblemática no Porto, nos últimos anos, registou uma derrapagem financeira de 111,9 milhões de euros. Com uma fase crítica entre 2002 e meados de 2003, foi inaugurada em 2005, depois de vários atrasos na conclusão dos trabalhos de construção. O orçamento inicial apontava para um custo de 16,25 milhões de euros.

CENTRO CULTURAL DE BELÉM

Foi decidido em 1988 com um custo estimado de 31.5 milhões de euros tendo sido acabado em 1993 com um custo de quase 200 milhões de euros.

Ou seja o CCB custou mais 6,35x mais do que era previsto.
A casa da musica 6.88x mais.

Basicamente andam lá mto perto um do outro, mas qtas salas tem mesmo a casa da musica? Duas salas e 1 restaurante? O CCB sempre tem mais 1 sala, 3 ou 4 espaços de exposição, lojas, dois restaurantes...

Sendo que ambos foram obras ridiculamente caras para um país como o nosso, sempre são melhores que a quantidade de estádios de futebol que se fizerem para o Euro2004. Mas como este pais só vê bola à frente... :sh)

Os fins não justificam os meios.

O caso do Porto, Capital da Cultura 2001 foi um conjunto de trapalhadas e um delapidar de dinhieor público e da boa vontade da população da cidade, de bradar aos Céus.

Parece-me que este caso, como muitos outros deste País deveria ser investigado e os seus directos responsáveis, chamados à Justiça.

Já chega.

E o bairrismo bacoco que nos impede de ver a natural forma das coisas tem de acabar.

Por isso, gosto do Rui Rio.

CASA DA MÚSICA

A obra pública mais emblemática no Porto, nos últimos anos, registou uma derrapagem financeira de 111,9 milhões de euros. Com uma fase crítica entre 2002 e meados de 2003, foi inaugurada em 2005, depois de vários atrasos na conclusão dos trabalhos de construção. O orçamento inicial apontava para um custo de 16,25 milhões de euros.

CENTRO CULTURAL DE BELÉM

Foi decidido em 1988 com um custo estimado de 31.5 milhões de euros tendo sido acabado em 1993 com um custo de quase 200 milhões de euros.

Ou seja o CCB custou mais 6,35x mais do que era previsto.
A casa da musica 6.88x mais.

Basicamente andam lá mto perto um do outro, mas qtas salas tem mesmo a casa da musica? Duas salas e 1 restaurante? O CCB sempre tem mais 1 sala, 3 ou 4 espaços de exposição, lojas, dois restaurantes...

Capelo, embrulha lá isto.[:D]

A Casa da Musica para mim considerava uma "treta", depois fui com um grupo fazer uma visita para conhecer...e mudei um pouco a minha opinião...era só musicos a ensaiar, em salas com condições para isso, e uma boa sala de espectaculos, que na altura que visitei também estavam a ensaiar...e depois vários pormenores que nos foram explicados, que também são interessantes...para prática da musica é uma bela casinha [:D] [;)]

Voltar
Superior