Edifício Transparente

CASA DA MÚSICA

A obra pública mais emblemática no Porto, nos últimos anos, registou uma derrapagem financeira de 111,9 milhões de euros. Com uma fase crítica entre 2002 e meados de 2003, foi inaugurada em 2005, depois de vários atrasos na conclusão dos trabalhos de construção. O orçamento inicial apontava para um custo de 16,25 milhões de euros.

CENTRO CULTURAL DE BELÉM

Foi decidido em 1988 com um custo estimado de 31.5 milhões de euros tendo sido acabado em 1993 com um custo de quase 200 milhões de euros.

Ou seja o CCB custou mais 6,35x mais do que era previsto.
A casa da musica 6.88x mais.

Basicamente andam lá mto perto um do outro, mas qtas salas tem mesmo a casa da musica? Duas salas e 1 restaurante? O CCB sempre tem mais 1 sala, 3 ou 4 espaços de exposição, lojas, dois restaurantes...

Sendo que ambos foram obras ridiculamente caras para um país como o nosso, sempre são melhores que a quantidade de estádios de futebol que se fizerem para o Euro2004. Mas como este pais só vê bola à frente... :sh)

Não me parece que tenha grane interesse estas frase:sh)

Para acabar com todas estas guerras proponho a regionalização já apr:) ... e cada uma das regiões fica com o seu dinheiro para gastar da maneira como bem entender...

Vejam o exemplo da nossa vizinha Espanha... Ainda há duvidas que é um bom modelo?
E não me venham com a conversa de que o país é pequeno, essa já não cola...

Para acabar com todas estas guerras proponho a regionalização já apr:) ... e cada uma das regiões fica com o seu dinheiro para gastar da maneira como bem entender...

Vejam o exemplo da nossa vizinha Espanha... Ainda há duvidas que é um bom modelo?
E não me venham com a conversa de que o país é pequeno, essa já não cola...

A regionalização ao contrário do que pensas não acabava com guerra nenhuma, alteravam-se era os beligerantes. Ias ter Bragança ou Vila Real a reclamar que o Porto esbanjava o dinheiro todo da região norte e tu a defenderes o que criticas agora, que o Porto era a capital da região norte e tinha mais habitantes logo tinha de gastar mais dinheiro do que as outras cidades da região.[:D]

Isso da regionalização tinha de ser algo mt bem estudado, não apenas pelo número de habitantes (em que ficávamos na mesma)!

A regionalização ao contrário do que pensas não acabava com guerra nenhuma, alteravam-se era os beligerantes. Ias ter Bragança ou Vila Real a reclamar que o Porto esbanjava o dinheiro todo da região norte e tu a defenderes o que criticas agora, que o Porto era a capital da região norte e tinha mais habitantes logo tinha de gastar mais dinheiro do que as outras cidades da região.[:D]

Visto por esse prisma concordo, mas o modelo que defendo e acredito divide o pais em 6 zonas. Obviamente só duas não iam resolver absolutamente nada, bem pelo contrário...

Assim como Espanha.

mapa.jpg

Espanha tinha mesmo que ser assim, aquilo é um país feito á força, um galego não tem nada a ver com um catalão e este com um basco. Nem falam todos a mesma língua.

Mas eu até não sou contra a regionalização, muito pelo contrário, serviria para desmistificar muita gente que acha que a regionalização seria uma espécie de el dorado para a zona norte do país. Mas depois iam-se queixar do quê?

Espanha tinha mesmo que ser assim, aquilo é um país feito á força, um galego não tem nada a ver com um catalão e este com um basco. Nem falam todos a mesma língua.

Mas eu até não sou contra a regionalização, muito pelo contrário, serviria para desmistificar muita gente que acha que a regionalização seria uma espécie de el dorado para a zona norte do país. Mas depois iam-se queixar do quê?

Sim raistaparta de acordo, mas a situação tal qual ela está é que não pode continuar, e não falo do Porto ou Lisboa, falo de todas as regiões do interior que até de serviços básicos como a saude se estão a ver privadas.
O que é mto triste acontecer em pleno século XXI.

Não te esqueças que o terreiro do paço se mantinha no mesmo lugar, por isso a malta podia sempre queixar-se...[:D] [:D] [:D] [:D]

Sim raistaparta de acordo, mas a situação tal qual ela está é que não pode continuar, e não falo do Porto ou Lisboa, falo de todas as regiões do interior que até de serviços básicos como a saude se estão a ver privadas.
O que é mto triste acontecer em pleno século XXI.

Não te esqueças que o terreiro do paço se mantinha no mesmo lugar, por isso a malta podia sempre queixar-se...[:D] [:D] [:D] [:D]

Pois, isso é um problema real, mas não sei se a regionalização iria descentralizar esse tipo de decisões. É que não estamos própriamente a falar de um estado federal como os EUA, mas falta-me conhecimento aprofundado na matéria, talvez alguém se possa chegar á frente.

Mas vai lá perguntar a um alentejano se quer a regionalização, continuo a achar que o pessoal do Norte (o desenvolvido) continua a olhar muito para o seu umbigo pois estão bem, no interior é diferente, que receitas o Alentejo é capaz de gerar para encarar uma regionalização de forma confiante? Mais Madeiras do Alberto João, não obrigado![8b]

E não concordes com tudo o que eu digo senão não vale a pena estarmos a ter esta conversa.[:D] [;)]

Em Portugal não encontro razões para que a Regionalização se deva fazer.

É um País pequeno e os contrastes encontram-se mais em factores não determinantes, como o nível/estilo de vida.

Seria mais uns tantos cargos a distribuir pela classe política e mais umas notícias para os jornais e tvs.

Parece-me que há uma centralização excessiva em Lisboa, mas não conheço uma solução prática para resolver a curto prazo.

Ou seja o CCB custou mais 6,35x mais do que era previsto.
A casa da musica 6.88x mais.

Basicamente andam lá mto perto um do outro, mas qtas salas tem mesmo a casa da musica? Duas salas e 1 restaurante? O CCB sempre tem mais 1 sala, 3 ou 4 espaços de exposição, lojas, dois restaurantes...

foram ambas estupidamente caras.
mas não vês ninguém aí a dizer "ah e tal não interessa o dinheiro que se gastou, é lindo e mais não sei o que" como se vê o pessoal de lisboa.
já agora, uma sala, 3 espaços de esposição, umas lojas e um restaurante custam 100 milhoes de euros? é que o CCB, concluído 12 anos antes, custou praticamente o dobro.

falando da regionalização, é um absurdo. sou totalmente contra.
já temos regioes, as câmaras municipais deviam servir para alguma coisa. dividir o país às fatias não serve rigorosamente para NADA. alguém que defenda a regionalização que me explique como é que isso irá beneficiar quem quer que seja, para além dos novos cargos políticos (aka tachos) que se criariam.

Última edição:
foram ambas estupidamente caras.
mas não vês ninguém aí a dizer "ah e tal não interessa o dinheiro que se gastou, é lindo e mais não sei o que" como se vê o pessoal de lisboa.
já agora, uma sala, 3 espaços de esposição, umas lojas e um restaurante custam 100 milhoes de euros? é que o CCB, concluído 12 anos antes, custou praticamente o dobro.

Mas tens noção do tamanho do CCB comparado com o tamanho da casa da música? É que o CCB deve ter mais do dobro do tamanho. (n consegui encontrar as áreas, qdo descobrir meto aqui).

De qq forma são duas obras ridiculamente caras, tal como o pavilhao de portugal na expo que agora não serve para nada de jeito.

casamusicafl0.jpg

ccblz3.jpg

Essa imagem da Casa da Música está bastante desactualizada.

Agora, que é um equipamento de qualidade e com dinâmica própria para a cidade do Porto, não há mínima dúvida.

Aquilo mexe... [;)]

Pelo que encontrei as dimensões são as seguintes (não sei se estão mesmo correctas, mas a da Casa da Musica estava no site do Rem Koolhaas):

Centro Cultural de Belém: 140.000 m2
Casa da Musica: 22.000 m2

Diferença: 6,36x

Pelo que encontrei as dimensões são as seguintes (não sei se estão mesmo correctas, mas a da Casa da Musica estava no site do Rem Koolhaas):

Centro Cultural de Belém: 140.000 m2
Casa da Musica: 22.000 m2

Diferença: 6,36x

Isso deve ser a área de implantação e não a área útil... A Casa da Música tem vários pisos..

Pois, isso é um problema real, mas não sei se a regionalização iria descentralizar esse tipo de decisões. É que não estamos própriamente a falar de um estado federal como os EUA, mas falta-me conhecimento aprofundado na matéria, talvez alguém se possa chegar á frente.

Mas vai lá perguntar a um alentejano se quer a regionalização, continuo a achar que o pessoal do Norte (o desenvolvido) continua a olhar muito para o seu umbigo pois estão bem, no interior é diferente, que receitas o Alentejo é capaz de gerar para encarar uma regionalização de forma confiante? Mais Madeiras do Alberto João, não obrigado![8b]

E não concordes com tudo o que eu digo senão não vale a pena estarmos a ter esta conversa.[:D] [;)]

Não, definitivamente não concordo...[;)] Acho é que, não fazermos nada é continuar a afundar o barco, estamos cada vez mais na cauda da europa e do mundo. Mas se calhar é normal estamos perto de Africa [8b]

Caro Raistaparta, a situação assim é que não pode continuar, este país actualmente é um desastre... mas já se nota algma contestação popular, timida é certo, mas já se sente um certo borburinho no ar...apr:) apr:) apr:)

Voltar
Superior