Electrodomésticos

Eu não sei se é por falta de conhecimento, ou pelo hábito de que "sempre foi assim", ou porque o uso de gás em casa é uma realidade banal, mas um esquentador dos mais básicos tem uma potência considerável e, claro, queima combustível a condizer.

Exemplo:

Esquentador "pouco potente", preparado para 10 litros de água quente por minuto, tem "apenas" 19 kW de potência (qualquer coisa como 25 cv).
https://www.worten.pt/grandes-eletr...uentadores/esquentador-becken-bwh4028-6562509

Scooter 50cc básica, citadina, tem uma potência máxima de 2.2kW
https://www.kymco.pt/models/scooters-50/agility-50

Isso significa que um esquentador pequenito tem uma potência que equivale a mais de 8 scooters (19/2.2=8.63) a trabalhar à potência máxima.

Digam lá: se tivessem 8 motorizadas a trabalhar à potência máxima dentro de casa, iam ou não querer que a exaustão dos gases fosse tão perfeita quanto possível?

Última edição:
Eu não sei se é por falta de conhecimento, ou pelo hábito de que "sempre foi assim", ou porque o uso de gás em casa é uma realidade banal, mas um esquentador dos mais básicos tem uma potência considerável e, claro, queima combustível a condizer.

Exemplo:

Esquentador "pouco potente", preparado para 10 litros de água quente por minuto, tem "apenas" 19 kW de potência (qualquer coisa como 25 cv).
https://www.worten.pt/grandes-eletr...uentadores/esquentador-becken-bwh4028-6562509

Scooter 50cc básica, citadina, tem uma potência máxima de 2.2kW
https://www.kymco.pt/models/scooters-50/agility-50

Isso significa que um esquentador pequenito tem uma potência que equivale a mais de 8 scooters (19/2.2=8.63) a trabalhar à potência máxima.

Digam lá: se tivessem 8 motorizadas a trabalhar à potência máxima dentro de casa, iam ou não querer que a exaustão dos gases fosse tão perfeita quanto possível?

Desculpa que te diga mas o teu exemplo é despropositado.
Ambas as queimas produzem CO, aliás todas produzem, mas um equipamento a gás bem regulado e mantido produz emissões de CO baixissimas. Um motor de combustão produz provavelmente 30x mais e uma queima a lenha umas 100x mais. Quanto mais perfeita for a combustão menos CO vai sair do outro lado.

O CO é um assunto sério, talvez as pessoas não saibam mas é uma das principais causas de morte ou lesões graves nos acidentes por envenenamento. Dos tempos em que dei formações e investiguei acidente lembro-me perfeitamente que bastam 2,5 mn de exposição a uma elevada concentração de CO para se ter danos irreversiveis. Acrescenta a isto que a perda de sentidos não é gradual.

Os aparelhos a gás tão simples como um esquentador, cuja tecnologia tem quase 100 anos, apenas se acrescentou ignições automáticas e umas regulações mais sofisticadas, precisam de pouca manutenção. Eu diria que ir alguém competente a cada 5 anos tratar dele é suficiente e a maneira mais simples de sabermos de está com boa queima é olhar para a chama, quanto mais azul estiver melhor está a queimar. E isto é válido para qualquer queima de gás.
Os engenheiros de AVAC percebem puto desta *****, ou não fossem estes a maioria dos meus colegas de curso, para resolver isto é falar com bons profissionais do gás e os bons são os que vão perguntar se querem só passar na inspecção ou resolver o problema com segurança.

Os testes de CO nas inspecções passaram a ser mais tema do que as instalações de gás em si. O teste é realizado em situações irreais, os "profissionais" aproveitam para vender equipamentos mais caros, e a construção civil e fiscalização continua a olhar para o lado ignorando as normas técnicas de construção para condutas de exaustão. Tal como já disseram os equipamentos tÊm distâncias de montagem legais e técnicas que devem ser respeitadas.
Eu infelizmente participei em muitas investigações de acidentes de gás, tive formação em investigação de acidentes e já tive que lamber muita estatistica, e infelizmente a esmagadora maioria dos envenenamentos por CO não acontece por aparelhos a gás mas sim por queima de lenha em espaços fechados.

Atenção ás distancias dos equipamentos.

Nas cozinhas antigas era normal ter o exaustor encostado ao esquentador... Isso já nem é permitido.

Qual é a distância mínima entre ambos? Por acaso tenho os dois juntos.

Aqui no prédio já houve quem tivesse problemas com ventilação forçada.

O problema é que o prédio tem ventilação própria, mas pelo que sei está desligada grande parte do dia.

Ou seja uma confusão.

talvez seja mais papista que o papa, mas fico um bocado perplexo, com o teor de alguns posts, que parecem desvalorizar este tema. Parece-me óbvio que os testes são feitos na carga máxima e em situações extremas, mas afinal não é para isso que eles servem.
Como tive de aprender da pior maneira e à minha custa, este tema para mim é sério.

concordo em absoluto com o post do ClioII.

Os testes são o equivalente a fazeres a manobra do alce a 120 km/h quase tudo chumba e tu enquanto condutor sabes que se fores a 120 vale mais atropelar o alce. [:D]

Tu estás a levar isto muito a sério e eu a brincar, porque no caso do meu prédio os testes foram feitos a todos (+ de 30) e vi a forma como aquilo foi feito e a quantidade de chumbos ou inconformidade, eles próprios admitiam que os testes eram um exagero. Enfim é um caso em que se não houver bom senso, 99% chumba e não me parece como diz o Exprit que haja assim tantos acidentes.

A cozinha está nestes preparos hoje! Está bom para fazer testes

Como descubro a capacidade de extração através daquela referência?
fbff1a198142f62224161b66e8b123e6.jpg
97e66dab9d2db106cb71fb733ff05a9e.jpg
ed607fca49a636dd77d198980a9680f4.jpg

Os testes são o equivalente a fazeres a manobra do alce a 120 km/h quase tudo chumba e tu enquanto condutor sabes que se fores a 120 vale mais atropelar o alce. [:D]

Tu estás a levar isto muito a sério e eu a brincar, porque no caso do meu prédio os testes foram feitos a todos (+ de 30) e vi a forma como aquilo foi feito e a quantidade de chumbos ou inconformidade, eles próprios admitiam que os testes eram um exagero. Enfim é um caso em que se não houver bom senso, 99% chumba e não me parece como diz o Exprit que haja assim tantos acidentes.

Diria que em questões de segurança não facilito, em especial num local que se pretende bastante seguro e onde moro com a família.

Mas lá está cada um sabe de sim, se achas os testes absurdos, fica com a tua, não faço questão de ir usar a tua cozinha!

Mas acho curioso que há umas horas atrás, nem sabias o porquê de haver perigo com um exaustor demasiado potente (lá veio a piada brejeira do broche), mas agora és um grande entendido nos testes...

Muito bom

Qual é a distância mínima entre ambos? Por acaso tenho os dois juntos.

Aqui no prédio já houve quem tivesse problemas com ventilação forçada.

O problema é que o prédio tem ventilação própria, mas pelo que sei está desligada grande parte do dia.

Ou seja uma confusão.

Respondendo a mim próprio.

Creio que é distância mínima de 40cm entre fogão ou placa de gás e esquentador. Se for placa eléctrica, indução, o que for não me parece que haja problemas ou limites legais.

Última edição:
Desculpa que te diga mas o teu exemplo é despropositado.
Ambas as queimas produzem CO, aliás todas produzem, mas um equipamento a gás bem regulado e mantido produz emissões de CO baixissimas. Um motor de combustão produz provavelmente 30x mais e uma queima a lenha umas 100x mais. Quanto mais perfeita for a combustão menos CO vai sair do outro lado.

O exemplo não é despropositado: é uma analogia que, como todas as analogias, tem os seus defeitos e limitações (até consigo ver limitações mais graves que não apontaste, mas por agora vamos em frente).

Sim, claro que um "um equipamento a gás bem regulado e mantido" é menos propenso a produzir CO, especialmente se alimentado convenientemente com oxigénio em abundância para combustão completa (formando CO2 como é natural).

Como bem disseste, se "bem regulado e mantido". O que se ouve muitas vezes neste meio é "desaperta o sensor da chaminé e deixa-o pendurado" ou então "isso do arejamento é treta e eu nunca tive problema nenhum". E aí o aparelho não está bem regulado e mantido, está muitas vezes a trabalhar com privação parcial de oxigénio e com um exaustor a puxar gases de combustão para dentro da habitação!!

Por último, o exemplo pretendia alertar para uma coisa simples: um aparelho de queima de gás tem uma potência muito séria e de respeito, não equivale a uma dúzia de velinhas de cheiro acesas (às vezes parece que as pessoas os encaram como tal...).

Quanto aos aparelhos de biomassa, isso é outro problema ainda (e os exaustores mais uma vez podem ter um contributo grave, especialmente agora em que as casas tendem a ser muito mais isoladas, calafetadas e estanques do que há alguns anos).

Diria que em questões de segurança não facilito, em especial num local que se pretende bastante seguro e onde moro com a família.

Mas lá está cada um sabe de sim, se achas os testes absurdos, fica com a tua, não faço questão de ir usar a tua cozinha!

Mas acho curioso que há umas horas atrás, nem sabias o porquê de haver perigo com um exaustor demasiado potente (lá veio a piada brejeira do broche), mas agora és um grande entendido nos testes...

Muito bom

Quanto à cozinha se for caso disso poderias usar que é segura, com a adaptação feita passou o teste. [;)]

Quanto a piadas brejeiras, não houve qualquer intenção de ferir susceptibilidades.

Os testes são de facto extremos e se leres o que escreveu o Exprit (aparentemente o único aqui que parece um pouco mais dentro do assunto) ele também tem essa opinião.

Ainda não sei se percebi bem o efeito do exaustor, como referi na altura tinha um fraquinho. Supostamente um mais forte deveria promover uma renovação mais rápida do ar. Mas creio que cada caso será um caso como referiram, colunas do prédio com extração (meu caso) e esquentadores ou caldeiras com mecanismos de extração (não é o meu caso), etc. devem ter influência.

Quem te pode aconselhar não é o carpinteiro das cozinhas nem o designer que fez uns mockups pipis: esses não percebem nada de nada do foro técnico.

Precisas é de um engenheiro de AVAC que te vá ver a instalação existente.

No limite pode nem ser possível ter esquentador a gás em segurança!

Verdade, num apartamento simplesmente tive de retirar. Sempre que havia vento norte fazia refluxo... [:D] não havia volta a dar. O prédio em vez de uma coluna de extracção tinha grelhas individuais (por cada andar) bem dissimuladas porque era uma esquina interna.

Construções de edifícios à beira mar nos 80's. What else??

Como "engenheiro de avac" parece me que te posso aconselhar.

Consegues fazer um desenho de onde vai ficar o exaustor e a caldeira? (Com medidas da cozinha) e se as paredes exteriores dao acesso direto à cozinha?

Consegues dizer o tipo de janelas que tens ou entradas de ar e onde ficam nesse desenho?

Consegues saber o tipo de conduta de extração que tens? Se pvc, se alumínio (dentro da conduta, não o tubo) e qual o diâmetro?

Sent from my SM-G960F using Tapatalk

Comprei uma Bosch Série 2 de 7 kgs e 1200 rpms (ainda com motor de escovas e pás do tambor em metal) por 279 euros numa Worten da zona centro. Espero não me arrepender face a outra marca qualquer italiana ou marca branca com modelos mais recentes...

Como "engenheiro de avac" parece me que te posso aconselhar.

Consegues fazer um desenho de onde vai ficar o exaustor e a caldeira? (Com medidas da cozinha) e se as paredes exteriores dao acesso direto à cozinha?

Consegues dizer o tipo de janelas que tens ou entradas de ar e onde ficam nesse desenho?

Consegues saber o tipo de conduta de extração que tens? Se pvc, se alumínio (dentro da conduta, não o tubo) e qual o diâmetro?

Sent from my SM-G960F using Tapatalk

É pá, desculpa Illusion, perdi completamente o teu post!

A distância da caldeira ao exaustor, em linha recta, deve ser 1 metro.

Cozinha.jpg

Tenho umas janelas grandes (3 portas de correr) de aluminio para o terraço. Tem umas pequenas entradas de ar numa das portas para o exterior.

Consegues saber o tipo de conduta de extração que tens? Se pvc, se alumínio (dentro da conduta, não o tubo) e qual o diâmetro? -> Isto não faço a menor ideia. Não sei se pelas fotos dá para ver:

IMG-20200602-164059.jpg

IMG-20200602-164054.jpg

Tendo entradas de ar mais 3 janelas de correr na parte oposta à extração não terás problemas mesmo com ambos os equipamentos, por causa da permibilidade das janelas, mesmo que sejam as melhores de classe 4. No entanto não sobre dimensiones o exaustor, porque além de mais caro, apenas vai fazer mais barulho.

Mas o exaustor deve ter uma valvula anti retorno,(se não vier com uma incorporada), para os gazes da caldeira, no pior cenário, não seguirem o caminho com menos perda de carga.

obturador-sp-car-125.jpg

Voltar
Superior