Eu não sei se é por falta de conhecimento, ou pelo hábito de que "sempre foi assim", ou porque o uso de gás em casa é uma realidade banal, mas um esquentador dos mais básicos tem uma potência considerável e, claro, queima combustível a condizer.
Exemplo:
Esquentador "pouco potente", preparado para 10 litros de água quente por minuto, tem "apenas" 19 kW de potência (qualquer coisa como 25 cv).
https://www.worten.pt/grandes-eletr...uentadores/esquentador-becken-bwh4028-6562509
Scooter 50cc básica, citadina, tem uma potência máxima de 2.2kW
https://www.kymco.pt/models/scooters-50/agility-50
Isso significa que um esquentador pequenito tem uma potência que equivale a mais de 8 scooters (19/2.2=8.63) a trabalhar à potência máxima.
Digam lá: se tivessem 8 motorizadas a trabalhar à potência máxima dentro de casa, iam ou não querer que a exaustão dos gases fosse tão perfeita quanto possível?
Desculpa que te diga mas o teu exemplo é despropositado.
Ambas as queimas produzem CO, aliás todas produzem, mas um equipamento a gás bem regulado e mantido produz emissões de CO baixissimas. Um motor de combustão produz provavelmente 30x mais e uma queima a lenha umas 100x mais. Quanto mais perfeita for a combustão menos CO vai sair do outro lado.
O CO é um assunto sério, talvez as pessoas não saibam mas é uma das principais causas de morte ou lesões graves nos acidentes por envenenamento. Dos tempos em que dei formações e investiguei acidente lembro-me perfeitamente que bastam 2,5 mn de exposição a uma elevada concentração de CO para se ter danos irreversiveis. Acrescenta a isto que a perda de sentidos não é gradual.
Os aparelhos a gás tão simples como um esquentador, cuja tecnologia tem quase 100 anos, apenas se acrescentou ignições automáticas e umas regulações mais sofisticadas, precisam de pouca manutenção. Eu diria que ir alguém competente a cada 5 anos tratar dele é suficiente e a maneira mais simples de sabermos de está com boa queima é olhar para a chama, quanto mais azul estiver melhor está a queimar. E isto é válido para qualquer queima de gás.
Os engenheiros de AVAC percebem puto desta *****, ou não fossem estes a maioria dos meus colegas de curso, para resolver isto é falar com bons profissionais do gás e os bons são os que vão perguntar se querem só passar na inspecção ou resolver o problema com segurança.
Os testes de CO nas inspecções passaram a ser mais tema do que as instalações de gás em si. O teste é realizado em situações irreais, os "profissionais" aproveitam para vender equipamentos mais caros, e a construção civil e fiscalização continua a olhar para o lado ignorando as normas técnicas de construção para condutas de exaustão. Tal como já disseram os equipamentos tÊm distâncias de montagem legais e técnicas que devem ser respeitadas.
Eu infelizmente participei em muitas investigações de acidentes de gás, tive formação em investigação de acidentes e já tive que lamber muita estatistica, e infelizmente a esmagadora maioria dos envenenamentos por CO não acontece por aparelhos a gás mas sim por queima de lenha em espaços fechados.