Electrodomésticos

É também uma questão de sorte. Em 2009 comprei o microondas de encastrar em inox mais barato do mercado, marca Meireles. A bombar todos os dias ainda cá anda.

O único electrodoméstico que ainda sobrevive desde a inauguração da casa em 2004 é uma arca vertical Teka.

Toda a gente continua a pensar que a fiabilidade de um produto está directamente relacionada com o seu preço mas isso é dos maiores mitos de sempre.

O preço está relacionado com o desempenho e com a imagem de marca.

A nível de fiabilidade é precisamente o oposto, as coisas mais fiavéis tendem a ser as mais baratas.

Pode ter sido sorte, mas eu tenho a sensação de que os microondas são das coisas que menos avariam. De todos que me recordo de ter, não tive um único problema, a não ser em um display LCD neste da Bosch, e foram diversos ao longo de décadas, das mais variadas marcas.

O microndas inicial, da Teka, só durou 5 anos.

É também uma questão de sorte. Em 2009 comprei o microondas de encastrar em inox mais barato do mercado, marca Meireles. A bombar todos os dias ainda cá anda.

O único electrodoméstico que ainda sobrevive desde a inauguração da casa em 2004 é uma arca vertical Teka.

Esse Micro-ondas "Meireles" é de um OEM Asiático, provavelmente Chinês. A Meireles só fabrica fogões.

Depende. Tinha uma Nespresso das 1ªas durou uns 15 anos. Começou a ficar "perra" para fechar e abrir para meter as cápsulas. Mas continuava a tirar bons cafés.
Troquei-a por uma nova Xpto latissima da DeLongui, já avariou 2 x em garantia, [:D]

Eu vou sempre comprando entre Krups e Delonghi, mas mais dia menos dia o "motor" deixa de ter força para tirar cafés, ou ficam com fuga.

Esta última que tenho é uma Krups (talvez já tenha 3 anos), tem um sistema "tamping system" que faz tirar cafés bem cremosos, mas a zona do vapor (que nunca uso) já perde água de cada vez que tiro um café, e de vez em quando (raramente mesmo) o sistema não tem força para tirar um café.

As máquinas de café duram se tiverem manutenção regular, que ninguém faz.

Utilizo só água do garrafão e limpo logo em seguida depois de tirar o café, uma das coisas que mais acontece é a malta que deixa o café no doseador de um dia para o outro e depois o café vai solidificando e fechando os canais do filtro metálico do doseador, o que obriga a uma maior pressão de cada vez que tiram depois café.

Pessoal, talvez seja melhor aqui depois do tópico da máquina roupa, pergunto por algum sítio de assistência a máquina roupa Zanussi (acho que pertence ao grupo Electrolux) na cidade de Lisboa.
E pergunto porque consigo saber no site da marca ia representantes mas quero ter algum feedback positivo, se possível.

A razão é esta que mostro a seguir no vídeo.
Parece um dos apoios do tambor que está partido (?), solto, etc.
Agora dá última vez que trabalhou já fez um bater muito audível, principalmente na centrifugação.
A ver se não trabalha mais até resolver.

A ver se o som fica perceptível.

Agora, ainda não abri a máquina, mas será que estas peças se vendem separadamente?
E seria fácil de fazer a substituição?

Alguém já fez este tipo de manutenção?

Tive uma Bosch de 5 ou 6 kg, das mais baratas, entre 2011 e 2020. Foi muito abusada, porque começou a lavar roupa de 2 pessoas e acabou a lavar de 4 pessoas, sem qualquer cuidado nas quantidades. Acabou por morrer porque devia ter a cruzeta partida e ainda a resistência em curto circuito.

Em 2020 veio uma LG F4J6JY0W de 10 kg, que levou uma bomba de água há uns meses. Deu erro, fiz o diagnóstico com o telemóvel e chamei um amigo electricista para mudar a bomba.

Vai deixando feedback da máquina. Estou curioso com a longevidade da LG.

Comprei uma INDESIT e durou 5 anos. Paguei +- 350 paus.

Estou com uma nova indesit agora, estou convencido que vai durar tb 5 anos.

Vai deixando feedback da máquina. Estou curioso com a longevidade da LG.

Comprei uma INDESIT e durou 5 anos. Paguei +- 350 paus.

Estou com uma nova indesit agora, estou convencido que vai durar tb 5 anos.

Eu tenho uma LG de 10 Kg. Deve ter menos de 5 anos. Já teve uma reparação invulgar, um fecho da porta novo. E o trabalho que aquela merd.... deu pra substituir....

Por falar em máquinas de lavar roupa, com a treta da eficiência energética, lavam a roupa quase a seco... roupa suada sai no final com cheiro a suor na mesma, já não sei o que fazer, agora estou a experimentar colocar a pré-lavagem, lavar a 40º ajuda um pouco mas não será muito saudável para a roupa essa temperatura (nas etiquetas vem lá sempre "lavar no máximo a 30º), ou então começar a lavar duas vezes seguidas... (viva a eficiência...🤓)

Por falar em máquinas de lavar roupa, com a treta da eficiência energética, lavam a roupa quase a seco... roupa suada sai no final com cheiro a suor na mesma, já não sei o que fazer, agora estou a experimentar colocar a pré-lavagem, lavar a 40º ajuda um pouco mas não será muito saudável para a roupa essa temperatura (nas etiquetas vem lá sempre "lavar no máximo a 30º), ou então começar a lavar duas vezes seguidas... (viva a eficiência...🤓)

O bicarbonato de sódio é um desodorizante natural, podes fazer uma pré-lavagem à mão se estás com problemas de odores.

O bicarbonato de sódio é um desodorizante natural, podes fazer uma pré-lavagem à mão se estás com problemas de odores.

Certo, mas a máquina deveria resolver o problema dos maus odores, o que não está a acontecer.

Ou a malta pensa mudar este conceito absurdo de eficiência energética, ou não sei onde vamos parar.

Repara que eu tive anteriormente a esta Siemens, uma Electrolux que foi despachada em garantia pelo próprio reparador, porque não havia solução para o problema da formação de espuma em todas as lavagens até ao fim de cada ciclo, com as brincadeira da utilização de pouca (ou pouquíssima melhor dizendo) água, estão sujeitas depois a outros problemas mais profundos, para além de lavarem mal...

Pode ter sido sorte, mas eu tenho a sensação de que os microondas são das coisas que menos avariam. De todos que me recordo de ter, não tive um único problema, a não ser em um display LCD neste da Bosch, e foram diversos ao longo de décadas, das mais variadas marcas.

Bom, numa casa nova, tinha um micro-ondas zanussi que durou 5 anos...

Certo, mas a máquina deveria resolver o problema dos maus odores, o que não está a acontecer.

Ou a malta pensa mudar este conceito absurdo de eficiência energética, ou não sei onde vamos parar.

Repara que eu tive anteriormente a esta Siemens, uma Electrolux que foi despachada em garantia pelo próprio reparador, porque não havia solução para o problema da formação de espuma em todas as lavagens até ao fim de cada ciclo, com as brincadeira da utilização de pouca (ou pouquíssima melhor dizendo) água, estão sujeitas depois a outros problemas mais profundos, para além de lavarem mal...

Cá em casa sou eu que trato das minhas camisas. Lavo sempre a 40º graus. Uso o botão da pré-lavagem onde coloco oxi-action (ou o que seja que se chama agora) e o botão de enxaguamento extra. Não tenho problemas de roupa sem cheiro (uso amaciador, claro) e as camisas saem bem, com os colarinhos e os "sovacos" bem limpos.

Apesar destes cuidados, ocasionalemente, as camisas brancas ponho-as de molho à noite com água quente, oxi-action, bicarbonato e alcool e voltam a ficar bem brancas.

Ps. Lavo no ciclo de lavagem de algodão. No total, com a pré-lavagem e enxaguamento extra, são umas 3h30 (muito deste tempo, a máquina está parada - ficam as camisas de molho). Mas acho que vale a pena.

No meu apartamento os únicos eletrodomésticos que têm durado desde o inicio (fizeram agora 12 anos) são o frigorifico Hotpoint, microondas Samsung e as TV´s LG, a máquina de secar tb Hotpoint tb está desde inicio mas foi comprada meia duzia de meses depois daqueles 3 tem 11 anos e meio[;)]

Cá em casa sou eu que trato das minhas camisas. Lavo sempre a 40º graus. Uso o botão da pré-lavagem onde coloco oxi-action (ou o que seja que se chama agora) e o botão de enxaguamento extra. Não tenho problemas de roupa sem cheiro (uso amaciador, claro) e as camisas saem bem, com os colarinhos e os "sovacos" bem limpos.

Apesar destes cuidados, ocasionalemente, as camisas brancas ponho-as de molho à noite com água quente, oxi-action, bicarbonato e alcool e voltam a ficar bem brancas.

Ps. Lavo no ciclo de lavagem de algodão. No total, com a pré-lavagem e enxaguamento extra, são umas 3h30 (muito deste tempo, a máquina está parada - ficam as camisas de molho). Mas acho que vale a pena.

A minha Siemens não tem a opção enxaguamento extra para encaixar dentro de um programa, essa opção é mesmo um programa, tenho é a opção de pré-lavagem, e curiosamente, no programa algodão, o normal (mais longo) utiliza menos água que se seleccionar a opção "vario speed".

Mas enquanto na roupa normal não tenho queixa, na roupa suada o resultado final não é nada satisfatório, a roupa não sai com aquele cheiro a fresco.

Mas queria evitar usar os 40º, pois a médio prazo deve desgastar a roupa toda.

Voltar
Superior