Electrodomésticos

Acho que vou perder a cabeça e comprar um Dyson. Está o modelo animal pro 2 a 450€ na Amazon DE. Este modelo costuma estar a 600.

Uma pequena grande ajuda sff.

Tenho um frigorífico Indesit BIA 13F que aparentemente morreu. Veio cá um senhor que costuma reparar esse tipo de aparelhos e diagnosticou uma avaria na placa (seja lá o que isso for).

Ligou há pouco a dizer que não consegue arranjar uma placa nova! Tendo atenção que este frigorífico tem apenas 7 anos, isto parece-me surreal.

Onde é que consigo arranjar uma placa para aquilo? O que é a placa e qual a sua denominação em inglês?

Tenho um frigorífico Indesit BIA 13F que aparentemente morreu. Veio cá um senhor que costuma reparar esse tipo de aparelhos e diagnosticou uma avaria na placa (seja lá o que isso for).

Ligou há pouco a dizer que não consegue arranjar uma placa nova! Tendo atenção que este frigorífico tem apenas 7 anos, isto parece-me surreal.

Onde é que consigo arranjar uma placa para aquilo? O que é a placa e qual a sua denominação em inglês?

Se o homem nao arranja e porque ja nao se fabrica

A placa é a motherboard

Tenta ver no ebay

Experimenta PCB, Printed Circuit Board, control module, etc...

Exemplo: https://www.espares.co.uk/search/ma805pt1979/fridges-and-freezers/pcbs-and-modules/indesit

Melhor ainda: encontra a etiqueta com o modelo exacto e número de série e telefona para uma casa de peças que venda Indesit. Eu infelizmente tenho aprendido muito sobre máquinas de lavar à custa da minha Hotpoint (fabrico Indesit). Sou eu que conserto os meus próprios electrodomésticos e peças Indesit é fácil de encontrar. Tenho encontrado mais barato no retalho tradicional do que on line.

Exemplo: https://www.espares.co.uk/search/ma805pt1979/fridges-and-freezers/pcbs-and-modules/indesit

Melhor ainda: encontra a etiqueta com o modelo exacto e número de série e telefona para uma casa de peças que venda Indesit. Eu infelizmente tenho aprendido muito sobre máquinas de lavar à custa da minha Hotpoint (fabrico Indesit). Sou eu que conserto os meus próprios electrodomésticos e peças Indesit é fácil de encontrar. Tenho encontrado mais barato no retalho tradicional do que on line.

A Hotpoint tem avariado muito?

Desculpa, o que te passou pela cabeça para comprares material da Indesit? [:D]

Obrigado a todos pela ajuda!apr:)

Acabei de ligar para um agente Indesit e se for a placa eléctrica custa 80€ e demora 3 dias a chegar.

Agora é só falar com o senhor para confirmar se ele se referia a esta placa. Entretanto, como não podia estar sem frigorífico, e já estava nos planos a aquisição de um segundo equipamento, comprei um Candy no frost que começou a fazer gelo. [8b]

Acabei de ligar para um agente Indesit e se for a placa eléctrica custa 80€ e demora 3 dias a chegar.

Agora é só falar com o senhor para confirmar se ele se referia a esta placa. Entretanto, como não podia estar sem frigorífico, e já estava nos planos a aquisição de um segundo equipamento, comprei um Candy no frost que começou a fazer gelo. [8b]

Infelizmente são electrónicas "da tanga" e custam uma pipa de massa no mercado de peças sobressalentes.

Tenta certificar-te MESMO que é da placa, porque se o "senhor que costuma reparar esse tipo de aparelhos" é da velha guarda muitas vezes é tentado a atirar a culpa para a electrónica quando não dá com o problema (à semelhança do mecânico que diz logo que é da centralina quando não dá com o "gato").

A Hotpoint tem avariado muito?

Ela tem levado um bocado de coça, mas já tive que lhe trocar trinco eléctrico da porta, reparar cablagem e troca de cuba+tambor. Esta última reparação seria financeiramente inviável caso não fosse eu a fazer e tivesse de pagar mão de obra (tive de desmantelar a máquina quase por completo para trocar a cuba).

Tenho tb uma máquina de secar Hotpoint a que já tive de trocar a correia ao fim de uns 3 anos (e será uma reparação recorrente por causa de um pormenor estúpido de concepção).

Calma amigo.
Consegues tirar a placa?
Se sim, vê o estado dos condensadores.
Se não estas à vontade, posta aqui uma foto dos componentes.
O pessoal gosta de vender tudo quando por vezes basta trocar uma peça de 0.50€

Alguem com uma maquina de lavar samsung que teve de levar amortecedores??

Tenho aqui uma em casa com alguns meses e agora anda me a bater à frente ao comecar a centrifugacao

Calma amigo.
Consegues tirar a placa?
Se sim, vê o estado dos condensadores.
Se não estas à vontade, posta aqui uma foto dos componentes.
O pessoal gosta de vender tudo quando por vezes basta trocar uma peça de 0.50€

Eu nem sei onde fica a placa :confused:

Infelizmente são electrónicas "da tanga" e custam uma pipa de massa no mercado de peças sobressalentes.

Tenta certificar-te MESMO que é da placa, porque se o "senhor que costuma reparar esse tipo de aparelhos" é da velha guarda muitas vezes é tentado a atirar a culpa para a electrónica quando não dá com o problema (à semelhança do mecânico que diz logo que é da centralina quando não dá com o "gato").

É uma pessoa com bastante experiência e com óptimo feedback de familiares meus. Mas eu não tenho a mínima "bagagem" para conseguir discutir isto com ele.

A minha mulher entretanto falou com ele e ele pediu apenas para nos certificarmos que a placa nova dava para ligar ao ventilador. Epá, a partir do momento em que compro uma placa com base no seria number do meu frigorífico, na marca, presumo que essa questão esteja acautelada e que não seja uma peça "universal".

Voltar
Superior