Electrodomésticos

A ficha tira-se e liga-se directamente à instalação da casa. Num aparelho de grande consumo, que não seja móvel, como é o caso de um forno de encastrar essa é a forma correcta de o instalar. Se na parede existir uma tomada é só tirar, ligar tudo e meter uma tampa simples.

As fichas e tomada não são tão seguras como uma ligação directa com ligadores. Já vi muitas fichas que começaram a ter algum mau contacto e derreteram com o calor. Uma ficha escondida atrás dos móveis da cozinha, longe da vista durante anos, sujeita a gordura vapores e calor, na minha opinião não é o mais seguro.
OK, mas tenho quase a certeza de que se cortares a ficha de um Siemens ou Bosch, perdes a garantia do equipamento.

O sistema pirolítico aquece o forno a temperaturas muito elevadas, o que além de gastar muita energia, provoca um desgaste muito grande no forno. Eu não recomendo a sua utilização.
Há fornos que têm a limpeza pirolitica em vários modos. É usar sempre o mais económico de modo a evitar o desgaste e consumo excessivo de energia.

O sistema pirolítico aquece o forno a temperaturas muito elevadas, o que além de gastar muita energia, provoca um desgaste muito grande no forno. Eu não recomendo a sua utilização.

Mas tens e fizeste contas ou isso é só uma opinião sem grande fundamento?

Quanto ao desgaste do forno, é como tudo, quanto mais usares mais desgasta, seja a limpar seja em uso normal, mas conheço quem tenha isso há anos e sem stress. É um bocado como quando apareceram os carros com start & stop, também diziam que rebentava os motores de arranque, mas eles ainda ai andam... O meu é certo que só tem 4 anos, mas uso regularmente e está como novo, nada a apontar. Agora como é óbvio, um ciclo de limpeza puxa um bocado pelo forno, pelo que convém ser um forno bem construído para não haver problemas, de algumas marcas já ouvi alguns relatos menos abonatórios, mas até ver, do meu só posso dizer bem, não tem qualquer anomalia, não aquece os moveis, a porta mantém-se fria.

Quanto ao consumo, nem é preciso pensar que gasta muito ou que gasta pouco, basta fazer contas. O meu forno em concreto (classe A+), tem 3 modos de limpeza, no modo ECO gasta 2.5 kWh, no modo mais agressivo gasta 4.7 kWh. Ora, contas feitas, com tarifa simples o meu forno gasta entre 0,40EUR e 0,75EUR para fazer a limpeza, com tarifa bi-horaria de noite (que é como eu faço), o consumo é de 0,25EUR a 0,45EUR. Ou seja, na pior hipótese estamos a falar de um custo equivalente a um café tomado numa tasca qualquer, porque se for num café da moda 75 cêntimos não chegam.

Posso acrescentar, embora ai vá depender do uso de cada um, que pela minha experiência uma limpeza no modo ECO a cada 2 ou 3 meses é suficiente, pelo que o que tu defines como "gastar muita energia" no meu caso se resume a menos de 1,5 EUR por ano. Podes aqui comparar as alternativas: https://www.continente.pt/pt-pt/public/Pages/searchresults.aspx?k=limpeza forno e no meu caso o esforço resume-se a tirar os suportes laterais antes da limpeza, e no final passar um pano ou esponja humidos no fundo e voltar a encaixar os suportes, coisa para demorar no máximo 2 minutos...

OK, mas tenho quase a certeza de que se cortares a ficha de um Siemens ou Bosch, perdes a garantia do equipamento.

No manual de serviço diz que apenas os técnicos certificados devem fazer ligações sem ficha e que não se responsabilizam se a ligação for mal feita, que é uma posição expectável, embora um excesso de zelo porque estamos a falar de ligar 3 fios, não estamos a falar de ligar um switch de rede num datacenter. Não diz que perdes a garantia, nem podia dizer porque não faria sentido nenhum. Se falares com qualquer electricista com formação adequada vai-te dizer que um forno fixo deve ser ligado directamente à instalação.

Última edição:
Viva comprei uma TV LG UHD4K-SMTV-100H-55UK6500PLA https://www.lg.com/uk/tvs/lg-55UK6500PLA . Reparei que a luz branca de fundo (penso que se chama backlight) só se ilumina num terco do ecra consoante exista imagem nesse terco de ecra.

Fiz uns testes ligando o pc a essa TV com uma imagem preta só com o rato branco.
Essa cor branca de fundo demora uns 2 segundos a mover-se para outra parte do ecra se o ponteiro do rato se mover para outra parte do ecra. Nao devia de ser instantaneo? E a luz branca nao devia ser mais selectiva e iluminar ao pixel ou 'a coluna em vez de iluminar logo um terco de ecra (é que depois fica muita luz branca de fundo, num ecra que devia ser todo preto)? Estará a TV avariada?

Viva comprei uma TV LG UHD4K-SMTV-100H-55UK6500PLA https://www.lg.com/uk/tvs/lg-55UK6500PLA . Reparei que a luz branca de fundo (penso que se chama backlight) só se ilumina num terco do ecra consoante exista imagem nesse terco de ecra.

Fiz uns testes ligando o pc a essa TV com uma imagem preta só com o rato branco.
Essa cor branca de fundo demora uns 2 segundos a mover-se para outra parte do ecra se o ponteiro do rato se mover para outra parte do ecra. Nao devia de ser instantaneo? E a luz branca nao devia ser mais selectiva e iluminar ao pixel ou 'a coluna em vez de iluminar logo um terco de ecra (é que depois fica muita luz branca de fundo, num ecra que devia ser todo preto)? Estará a TV avariada?

Esse é um dos problemas dos LCD.
O teu é um painel IPS sme luz directa, pelo que a luz é gerada nos dois lados, o direito e o esquerdo.
Tens as opções de paineis com luz directa, que por norma têm 6 zonas iluminadas por trás.
Para teres ilumiado ao Pixel terias de comprar um OLED.

Máquina de secar por condensação.

Estava de olho num modelo da Bosch, mas entretanto encontrei um outro da Siemens.

Presumo que ambas me deixem descansado quanto à fiabilidade não?

Siemens, Bosch e Balay são do mesmo grupo. Por esse motivo, devem ser internamente muito parecidas (ou mesmo iguais) se as características forem as mesmas e o aspeto exterior não diferir muito (posições dos botões etc.).

Em termos de "importância", Siemens é tendencialmente a marca que recebe primeiro as inovações ("líder"), seguindo-se a Bosch e depois a Balay. Mas diria que a Siemens e a Bosch estarão muito próximas.

Desde que uma pessoa poupe umas boas dezenas ou centenas de euros, 1 ou 2 semanas de espera é normal.

A questão e por exemplo dizerem que a entrega é 2 a 5 dias úteis, e tu ficas naquela bem é só uma semana, mas depois afinal são duas...
Depois a comunicação é nenhuma tens de ser tu a tentar contacta-los.

Eu tive para lá comprar um esquentador mas depressa desisti da ideia, gosto sempre de contar com as coisas certas, uma coisa é dizer que tenho de esperar 2 semanas e o prazo é +/- cumprido, outra contares com uma semana e depois estares outra em stress à espera que chegue.

Acabei por comprar uma Siemens, cuja única diferença visível para a Bosch era um "tabuleiro" para secar lãs que se coloca no tambor da máquina.

Esses tabuleiros são muito úteis, principalmente para secar calçado.

A diferença entre 3 as marcas em modelos equivalentes pode não ser apenas estético. Por vezes, uma ou outra coisa funcional. Mas o "core" é o mesmo.

Voltar
Superior