O sistema pirolítico aquece o forno a temperaturas muito elevadas, o que além de gastar muita energia, provoca um desgaste muito grande no forno. Eu não recomendo a sua utilização.
Mas tens e fizeste contas ou isso é só uma opinião sem grande fundamento?
Quanto ao desgaste do forno, é como tudo, quanto mais usares mais desgasta, seja a limpar seja em uso normal, mas conheço quem tenha isso há anos e sem stress. É um bocado como quando apareceram os carros com start & stop, também diziam que rebentava os motores de arranque, mas eles ainda ai andam... O meu é certo que só tem 4 anos, mas uso regularmente e está como novo, nada a apontar. Agora como é óbvio, um ciclo de limpeza puxa um bocado pelo forno, pelo que convém ser um forno bem construído para não haver problemas, de algumas marcas já ouvi alguns relatos menos abonatórios, mas até ver, do meu só posso dizer bem, não tem qualquer anomalia, não aquece os moveis, a porta mantém-se fria.
Quanto ao consumo, nem é preciso pensar que gasta muito ou que gasta pouco, basta fazer contas. O meu forno em concreto (classe A+), tem 3 modos de limpeza, no modo ECO gasta 2.5 kWh, no modo mais agressivo gasta 4.7 kWh. Ora, contas feitas, com tarifa simples o meu forno gasta entre 0,40EUR e 0,75EUR para fazer a limpeza, com tarifa bi-horaria de noite (que é como eu faço), o consumo é de 0,25EUR a 0,45EUR. Ou seja, na pior hipótese estamos a falar de um custo equivalente a um café tomado numa tasca qualquer, porque se for num café da moda 75 cêntimos não chegam.
Posso acrescentar, embora ai vá depender do uso de cada um, que pela minha experiência uma limpeza no modo ECO a cada 2 ou 3 meses é suficiente, pelo que o que tu defines como "gastar muita energia" no meu caso se resume a menos de 1,5 EUR por ano. Podes aqui comparar as alternativas:
https://www.continente.pt/pt-pt/public/Pages/searchresults.aspx?k=limpeza forno e no meu caso o esforço resume-se a tirar os suportes laterais antes da limpeza, e no final passar um pano ou esponja humidos no fundo e voltar a encaixar os suportes, coisa para demorar no máximo 2 minutos...
OK, mas tenho quase a certeza de que se cortares a ficha de um Siemens ou Bosch, perdes a garantia do equipamento.
No manual de serviço diz que apenas os técnicos certificados devem fazer ligações sem ficha e que não se responsabilizam se a ligação for mal feita, que é uma posição expectável, embora um excesso de zelo porque estamos a falar de ligar 3 fios, não estamos a falar de ligar um switch de rede num datacenter. Não diz que perdes a garantia, nem podia dizer porque não faria sentido nenhum. Se falares com qualquer electricista com formação adequada vai-te dizer que um forno fixo deve ser ligado directamente à instalação.