Electrodomésticos

Não será do programa escolhido? Pouca roupa para a quantidade de detergente usada?

Na minha (uma Samsung tambor para 8kg) há programas em que dizem para não usar mais do que X ml de detergente (normalmente programas mais curtos). Acho que num deles dizem para não usar mais do que 20ml, mas seria para mais roupa do que vejo nas tuas fotos.

Eu para toalhas de algodão, prefiro usar programa para algodão (que normalmente são longos) e 40º ou 60º de temperatura.

Para uma máquina bem carregada (mas sem exagerar), uso +/- uns 50ml de detergente líquido (mais para menos).

Da quantidade de detergente não é, já fiz lavagens só com 15ml de produto.

E mesmo nos programas de 1h e 30m o resultado é igual.

Basicamente já fiz isso tudo, a questão de repetir ciclos na temperatura máxima sem roupa, já fiz 2 vezes e aí nunca aparece espuma, pois não coloquei lá detergente nenhum.

Assusta-me é isto:

Pelo sim, pelo não, eu metia uma embalagem do desentupidor pelo cano abaixo [:D][:D]. E se não for disso, pelo menos ficas com aquilo limpo

O ideal era um espigão na caixa de esgoto para.desobstruir as ligações. e tirar toda aquela porcaria com ajuda de água quente do outro lado de cada tubagem. Depois fechar a caixa de esgoto, algum Desktop, deixar atuar um bom tempo e depois água quente com fartura.

O detergente também contém gordura e forma obstruções na canalização.

Uso Persil liquido numa Bosch Serie 2 e doseio conforme instruções da marca e uso Persil pods com carga cheia (7 kg), mas também uso um pouco de amaciador, portanto mal vejo resíduos de detergente.

Cargas como a que o Diamondplus mostrou nem passo de meia tampa.

Skip faz muita espuma mesmo com amaciador.

Na minha opinião, estás a usar demasiado detergente para o tempo de lavagem do ciclo que escolhes e para a quantidade de roupa.
Já experimentaste reduzir os 15ml de detergente que estás a usar?
Talvez a água na tua zona seja mole o que faz ainda necessitar de menos detergente.
Já experimentaste fazer um ciclo de lavagem normal para algodão com a máquina cheia e ver se o problema se mantém?
Sinceramente não me parece que o problema seja a máquina e tenho a certeza que te vão dizer o mesmo caso chames a assistência.

Na minha opinião, estás a usar demasiado detergente para o tempo de lavagem do ciclo que escolhes e para a quantidade de roupa.
Já experimentaste reduzir os 15ml de detergente que estás a usar?
Talvez a água na tua zona seja mole o que faz ainda necessitar de menos detergente.
Já experimentaste fazer um ciclo de lavagem normal para algodão com a máquina cheia e ver se o problema se mantém?
Sinceramente não me parece que o problema seja a máquina e tenho a certeza que te vão dizer o mesmo caso chames a assistência.

Mais outra experiência, cerca de meia carga de roupa, 1 cápsula de Skip, programa de algodão com 3 tempos de duração + enxaguamento extra a 30º, deu 2h e 19m de duração.

O resultado da última passagem por água limpa antes da centrifugação final foi este:

l4H7sRz.jpeg

Começo a chegar à conclusão de que tanto faz escolher ciclo curto ou longo, mais ou menos detergente, uma ou outra marca ou tipo de detergente, a finalização é sempre a mesma.

O nível da água parece muito elevado. Se calhar não está a esvaziar completamente em cada mudança de água.

Enviado do meu Pixel 7a através do Tapatalk

Bem, estive a fazer umas contas. Isto tudo porque encontrei uma máquina de secar na Worten a um preço muito bom e fiquei tentado a comprar, a Hotpoint NT M11 82SK.

Actualmente até se encontra indisponível.

Não vos garanto que não exista algum erro, mas como é grátis acho que não levarão a mal.

A primeira tabela é para máquinas de lavar de 8kg e a segunda para máquinas de secar de 8kg.

De uma forma geral, quanto mais se utilizar a máquina e mais eficiente esta for, menor é o custo na vida útil da máquina comparativamente.

Até certo ponto, se calhar para uma máquina de lavar roupa isso não tenha assim tanto impacto, talvez o principal critério esteja mesmo ao nível da fiabilidade da máquina. Enquanto numa máquina de secar, devido ao diferente tipo de tecnologias de secagem. Isso já seja mais relevante.

maquina-custo.png

Embora esta máquina seja A++, como é de 12 kg tem um consumo energético um tanto mais elevado que uma máquina de 8kg, 2,81 kWh por ciclo.

https://www.radiopopular.pt/produto/...princess-pearl

Última edição:
Já tenho novidades, telefonaram-me hoje da assistência Electrolux:

. O técnico nem se desloca para ver o equipamento porque não vale a pena, não consegue fazer nada.

. Como estas máquinas novas utilizam pouca água nas lavagens, os restos do detergente vão-se incrustando no tambor e tubagem, daí vir referido no manual para fazer limpeza de manutenção (1 lavagem a 90º por mês).

. Mais facilmente cria resíduos no tambor e tubagens se não lavar-mos roupa suja.

Agora chegamos à solução:

. Disse-me para colocar alguns panos ou toalhas sujas propositadamente com óleo Fula mas sem colocar detergente na máquina, fazer o ciclo mais longo de algodão a 60º, depois verificar se passou ou continua a fazer espuma, se não resolveu fazer nova lavagem com os panos sujos com óleo Fula.

. Entretanto também disse-me que poderei fazer o Super Clean da Electrolux, limpa tudo e deve fazer-se a cada 6 meses, e já encomendei.

Agora vamos lá ver se o problema fica resolvido com os panos sujos com óleo ou se só vai lá com o Super Clean.

E a partir de agora vou começar a fazer uma lavagem de manutenção por mês a 90º, sem roupa lá dentro.

Em relação às máquinas de secar, reparei que a referência no preço/qualidade está no lado da Beko.

Também já vi falarem bem da Beko DH 9532 de 9 kg.

Calhou estar numa grande superfície comercial que tinha algumas máquinas de secar expostas e a nível de qualidade percebida dos materiais, a Beko mostrou-se num bom plano.

Por outro lado, a Indesit que vi tinha um aspecto mais "plástico".

Aparentemente parece que problema da espuma ficou resolvido, mas para além da lavagem dos panos sujos com óleo Fula, depois ainda fiz mais 2 lavagens usando produtos específicos de limpeza, o Lysol e o Skip.

Quando chegar o produto de limpeza da Electrolux vou logo fazer essa limpeza mais profunda (6 em 6 meses).

Nessa de manutenção que eles indicam de mês a mês, vou passar a fazer ou com o de limpeza da Skip ou do Lysol, não faz muito sentido colocar a máquina só a 90º sem nada lá dentro, tive a experiência de que não resolveu nada no meu caso com a espuma (cheguei a fazer 3 lavagens a 90º).

Outra decisão, é colocar a máquina a decidir o tempo da lavagem (já não vou fazer o ciclo mais curto), coloco no programa de algodão no máximo tempo, depois ela decide o tempo real, com opção de lavagem a 30º com enxaguamento extra, passa dos iniciais 2h55m para 1h48m, se retirar o enxaguamento extra fica em pouco mais de 1h30m, isto para menos de meia carga. E também ir alternando entre tipos de detergente, umas vezes em pó, outra vezes em líquido ou usar as cápsulas, já vi que o detergente em pó fixa e seca nas paredes da gaveta, imagino que aconteça o mesmo dentro do tambor e tubagens.

Para a manutenção vou começar a usar estes (sei a LG até indica usar 100g de bicarbonato de sódio para a limpeza/manutenção, também é uma alternativa):

ksbIBff.jpeg

Aparentemente parece que problema da espuma ficou resolvido, mas para além da lavagem dos panos sujos com óleo Fula, depois ainda fiz mais 2 lavagens usando produtos específicos de limpeza, o Lysol e o Skip.

Quando chegar o produto de limpeza da Electrolux vou logo fazer essa limpeza mais profunda (6 em 6 meses).

Nessa de manutenção que eles indicam de mês a mês, vou passar a fazer ou com o de limpeza da Skip ou do Lysol, não faz muito sentido colocar a máquina só a 90º sem nada lá dentro, tive a experiência de que não resolveu nada no meu caso com a espuma (cheguei a fazer 3 lavagens a 90º).

Outra decisão, é colocar a máquina a decidir o tempo da lavagem (já não vou fazer o ciclo mais curto), coloco no programa de algodão no máximo tempo, depois ela decide o tempo real, com opção de lavagem a 30º com enxaguamento extra, passa dos iniciais 2h55m para 1h48m, se retirar o enxaguamento extra fica em pouco mais de 1h30m, isto para menos de meia carga. E também ir alternando entre tipos de detergente, umas vezes em pó, outra vezes em líquido ou usar as cápsulas, já vi que o detergente em pó fixa e seca nas paredes da gaveta, imagino que aconteça o mesmo dentro do tambor e tubagens.

Para a manutenção vou começar a usar estes (sei a LG até indica usar 100g de bicarbonato de sódio para a limpeza/manutenção, também é uma alternativa):

ksbIBff.jpeg

Está a usar amaciador de roupa? Na minha máquina se não usar amaciador acontece isso.

Está a usar amaciador de roupa? Na minha máquina se não usar amaciador acontece isso.

Eu não uso amaciador, mas o amaciador piora, cria aquela gosma/pasta no interior da máquina, foi logo a primeira pergunta do técnico, se eu usava amaciador.

Nem o amaciador nem a lixívia são bons para a "saúde" da máquina, apesar da lixívia se usada com regularidade evitar um pouco o que me aconteceu.

E sempre fica mais barato usar o bicarbonato [;)]

Mas o que interessa é que esteja solucionado e ainda bem​​​​​​

Exacto, e a ironia destas máquinas é que se por um lado poupam, por outro tens de andar a gastar em produtos extra de limpeza e a fazer ciclos de manutenção compridos e com temperaturas elevadas onde o gasto de energia é maior.

Exacto, e a ironia destas máquinas é que se por um lado poupam, por outro tens de andar a gastar em produtos extra de limpeza e a fazer ciclos de manutenção compridos e com temperaturas elevadas onde o gasto de energia é maior.

https://en.wikipedia.org/wiki/Goodhart's_law

A pressão para atingir objectivos de consumos, etc. depois dá nestas coisas - passam os testes, mas precisam de manutenções extra como esta, o absurdo que são os FAP, vigarices como o Dieselgate da VW, etc.

https://en.wikipedia.org/wiki/Goodhart's_law

A pressão para atingir objectivos de consumos, etc. depois dá nestas coisas - passam os testes, mas precisam de manutenções extra como esta, o absurdo que são os FAP, vigarices como o Dieselgate da VW, etc.

Ora nem mais infelizmente. [s)]

Voltar
Superior