Desculpem que vos diga mas acho que muitos de vocês são uns grandes "meninos"...
Sabem que há muita boa gente a trabalhar e a estudar ao mesmo tempo? Conheço quem tenha tirado desde cursos de Engenharias, Matemática, Química pura, Física, Psicologia, História, Medicina, Direito... enfim é preciso é tê-los no sítio, e não engonhar!
Enquanto tirava um curso de química numa das faculdades mais exigentes do país, trabalhei 3 anos num laboratório de análises químicas, sabem que mais, às vezes custava, principalmente quando o pessoal ia para a praia e eu tinha de ir para o Lab.,mas sabem que mais, não o fiz por necessidade de mais €€, mas sim porque sabia que seria importante no meu CV, e não estava nada enganado.
Tenho amigos e amigas que por necessidade, tiraram o curso enquanto trabalhavam em lojas de pronto a vestir num shopping qualquer, no belo do Mac ou a fazer entregas na pizza Hut.
A minha irmã, tirou psicologia, e durante todo o curso trabalhou como voluntária na Cruz Vermelha Nacional, em centros de recuperação de toxicodependentes, em centros de acolhimento para crianças, etc., sabem que mais, não ganhou um único tusto com isso, mas mal acabou o curso choveram propostas de emprego em casa dela, só teve de escolher...
Um tipo que morou comigo durante 3 anos, tirou informática enquanto trabalhava em part-time numa loja de componentes electrónicos... Sabem que mais, custa, mas é possível!
E sim, neste aspecto, acho que o ministro tem toda a razão! Os estudantes do ensino superior em Portugal, quando comparados com os de outros países como Holanda, Bélgica, Dinamarca ou Suécia... são uns grandes meninos...
E sabem o que é mais giro, é que segundo um estudo feito pela minha irmã, os alunos que tenham uma actividade extra curricular muito forte, seja ela trabalho em part-time, voluntariado, algum desporto muito intenso, ou outro, têm 80% de maior probabilidade de serem melhores alunos e de tirarem melhores notas, e 90% de probabilidade de arranjarem um emprego mais rapidamente que os restantes...
Pensem nisto!