Ensino Superior

penso que com a redução dos cursos para 3 anos para bolonha esta medida não faz muito sentido.

no modelo anterior até fazia algum sentido. eu tirei o bacharelato e depois começei a trabalhar e continuei para a licenciatura. Claro que teve o seus custos, enquanto tirei bacharelato em 3 anos, nunca perdi ano nenhum, a licenciatura que eram só mais 2 anos demorei 4 anos para a concluir.

O que eles querem é que o pessoal trabalhe e vá fazemdo o curso, ou seja, vão pagando propinas ainda que com um sucesso escolar baixo.
Agora como já aqui disse alguém, se o trabalho fosse vocacionado para a sua área de ensino, aí sim, brilhavam.
Eu estudo em bragança, por aqui há muitos desempregados, e muitos malandros também, como é que vou ocnseguir arranjar um trabalho onde há falta de trabalho até para as pessoas que têm que trabalhar para sustentar a familia.
O Sr ministro teve uma boa ideia, mas muito infeliz nos termos em que a propôs.

Para pagar o curso pode não ser necessário trabalhar. Pode-se também contrair um empréstimo como fazem os alunos de outros países. E se a família é de poucos recursos há também as bolsas de estudo.

citação:Originalmente colocada por KarmaCop213

Para pagar o curso pode não ser necessário trabalhar. Pode-se também contrair um empréstimo como fazem os alunos de outros países. E se a família é de poucos recursos há também as bolsas de estudo.

Nem mais, nos EUA é o que fazem, e por exemplo um curso de Medicina pode chegar de muitos milhares de contos, os quais serão pagos depois de começarem a exercer, o que para eles nem é muito dificil.

Eu, durante o meu curso, cheguei a passar semanas seguidas a ficar na faculdade 12~14h por dia, incluindo fins de semana e feriados. Onde é que eu arranjava tempo para trabalhar?

citação:Originalmente colocada por Boxer

Uma boa ideia que li algures recentemente é começar a criar "faculdades"
dentro de empresas.
Imaginem, por exemplo, que o IST ou a FCUL criavam uma espécie de
departamento dentro da Microsoft ou da Siemens para o pessoal dos
cursos de LEIC ou LEEC (informática e electrónica). Tirar o curso
nestas condições seria, penso eu, muito vantajoso para todos.
Espero que esta ideia pegue.

Pois, mas o governo ficou mais contente com conseguir colocar uns 2 ou 3 no MIT e em mais algumas universidades americanas...

citação:Originalmente colocada por Luís Miguel

Eu, durante o meu curso, cheguei a passar semanas seguidas a ficar na faculdade 12~14h por dia, incluindo fins de semana e feriados. Onde é que eu arranjava tempo para trabalhar?

12-14h desde a saída dos enunciados dos trabalhos?

Só uma achega, existem muitos cursos superiores por esse país fora que não têm ponta por onde se lhe pegue, há pessoal a estudar coisa nenhuma durante 4 ou 5 anos e depois esperam maravilhas...o tempo da licenciatura=vida ganha já era!
Além do mais é como já escreveram acima, há muito boa gente que está à espera do emprego de sonho...para isso é preciso trabalho ou cunha!
Eu sou do Porto, trabalho a 65km de casa, é claro que quero mudar mas para 1º emprego a sério tive de me aguentar à bronca! Tive antes um estágio a 10 min. de casa mas depois não deu pra ficar (podia ser funcionário público, eheh).

citação:Originalmente colocada por KarmaCop213

citação:Originalmente colocada por Luís Miguel

12-14h desde a saída dos enunciados dos trabalhos?

Não exactamente, mas eu também não deixava tudo para o fim, como é óbvio! Muitas vezes a pressão era do género acabar o trabalho com x dias de antecedência para ter tempo para estudar para o teste dessa semana, ou começar tarde porque o prof. ainda não tinha dado a matéria que sai no trabalho, então tinha que a estudar sózinho, etc. Eu não sou de deixar para o fim, mas quando se tem muitos trabalhos, testes e exames, também não há milagres... Então no 5º ano, onde a somar a isso tudo, ainda fiz trabalhos extra-curriculares para ajudar no trabalho final de curso e no currículo.[xx(]

Eu tirei o meu curso todo a estudar à noite. Foram 5 anos difíceis. Trabalhar de dia, ir às aulas à noite, estudar e fazer trabalhos aos fins-de-semana. Não foi uma opção, fiz assim porque precisei, uma vez que não tenho pais ricos e não me saiu o totoloto... (por acaso até ja saíram mil contitos há uns anos)

Apesar do esforço, o resultado compensou largamente tanto em termos de realização profissional como no que respeita aos redimentos do trabalho. Valeu, portanto, a pena.

Eu durante os 4º e 5º anos do meu curso estive a trabalhar como encarregado de trabalhos de 3 laboratórios do Departamento de Eng. Informática e não me fez mal nenhum... Recebia bem (800#8364;) mas também tinha de dar o litro e muitas noitadas ainda tive de fazer para ter os labs funcionais no outro dia de manhã para as aulas! E no final de tudo ainda agarrava no carrinho todos os dias e lá tinha eu de fazer 30 Km para chegar a casa!! Não querendo ofender ninguém, depois de ler alguns comentários percebo em parte a situação em que o País está... muita gente não quer trabalho!

citação:Originalmente colocada por pjota

Eu tirei o meu curso todo a estudar à noite. Foram 5 anos difíceis. Trabalhar de dia, ir às aulas à noite, estudar e fazer trabalhos aos fins-de-semana. Não foi uma opção, fiz assim porque precisei, uma vez que não tenho pais ricos e não me saiu o totoloto... (por acaso até ja saíram mil contitos há uns anos)

Apesar do esforço, o resultado compensou largamente tanto em termos de realização profissional como no que respeita aos redimentos do trabalho. Valeu, portanto, a pena.

Ah, e depois disso, sempre a trabalhar, também já fiz um mestrado, mais três anitos a dar no duro. Curiosamente a defesa da tese ocorreu quase em simultâneo com o nascimento da minha primeira filha (dois stresses, portanto). E, qualquer dia, começo a pensar no doutoramento.

Se eu fui capaz, vocês também são, não tenho quaisquer dúvidas. Envolve sacrifícios? Certamente! Mas, como sabem, não há almoços grátis e quem tiver unhas é que toca viola.

Portanto, não vejo mal nenhum em estudar e trabalhar ao mesmo tempo.

citação:Originalmente colocada por Blackshadow
Eu estou no 2º ano de Direito, numa universidade pública, é considerada a melhor do pais, o nivel de exigência é muito alto (ainda que devido ao elevado numero de vagas de acesso entrem pessoas com 11/12, mas esses não chegam ao final do 1º ano por regra), tenho aulas das 14h às 18h, eu saio da faculdade, costumo jantar em Lisboa, chego a casa a Sintra e é pegar nos livros, fazer casos práticos, preparar trabalhos a apresentar, adiantar matéria futura, acompanhar a nova legislação que sai todos os dias, para tentar tirar um 15 ou um 16 visto que nesta faculdade há uma tradição de que a escala acaba no 16

[^] fabulástico :)

Um part-time não faria mto mal. O problema é a época de exames e alturas onde há 1001 trabalhos para fazer ao mesmo tempo.

De resto, a minha vida de estudante era mesmo um descanso (a comparar com a vida de trabalhador) e sempre fiz as cadeiras todas em 1ª época, acabando com média de 14 virgula qq coisa. Obviamente que estando a trabalhar, os estudos ressentem-se, acredito plenamente. Mas não deve ser por aí que o insucesso aumente em grande escala.

Comecei a trabalhar em part-time por volta do final do 2ºano inicio do 3º...depois interrompi o trabalho pra me dedicar aos estudos (mea culpa pq fui deixando mt coisa pra tras).
Entretanto e devido ao curriculo antigo do curso, no ultimo semestre do 5º ano, tive de estagiar numa empresa, e a partir dai nao deixei mais de trabalhar, mm com cadeiras em atraso.

Ou seja, trabalhava de dia...e la ia eu pro pos-laboral ter aulas mts vezes até às 24h, com projectos pra fazer, exames e etc.

Nao me fez mal nenhum, custa mt, sim senhor, mas faz-se. Tudo depende da força de vontade.
E acho que uma experiencia no mundo do trabalho quando se estuda nao faz mal algum, serve ate pra abrir os olhos.

citação:Originalmente colocada por AndreF

Mas já estás chumbado porquê? Só dependes de ti para passar e do teu esforço em passar. São poucos os exames lixadissimos de passar até ao 12º ano.

Se para entrar na Universidade é já o que é, imagina, isto falando das Universidades boas, o que é passar às disciplinas todas.

Como diria uma pessoa conhecida...

"O díficil não é entrar na Universidade... é sair dela"

Em relação à notícia, acho isso praticável em certas universidades onde a carga horária e de estudo não seja elevada, mas no meu exemplo, tentei trabalhar e estudar ao mesmo e simplesmente não conseguia conciliar ambas as coisas. Tentei durante 1 mês (até acabar contracto) e no final não renovei.

pois, um exame com matéria k eu nunca falei na vida!

O que parece é que as propinas irão aumentar e portanto o Ministro já está a tentar colocar esta ideia dos estudantes trabalharem em part-time para pagarem os seus próprios estudos, isto parece óbvio.

Pelo que li, ele nem sequer menciona alterações a nível curricular ou qualquer coisa parecida, somos 'subdesenvolvidos' porque os nossos estudantes não trabalham.

Ele esquece-se é que quando um estudante ingressa no Ensino Superior as suas qualificações são o 12ºano e portanto, invariavelmente, o seu part-time passará por trabalhar num Mcdonalds, telemarkting ou coisa parecida... não é nada de degradante, mas não sei qual é a lógica de dizer "os estudantes não podem ser só estudantes", cada um olha para a sua situação pessoal e faz a escolha de trabalhar ou não, não me parece que seja preciso vir um ministro de uma forma um pouco demagógica e gratuita falar nisso.

Desculpem que vos diga mas acho que muitos de vocês são uns grandes "meninos"...

Sabem que há muita boa gente a trabalhar e a estudar ao mesmo tempo? Conheço quem tenha tirado desde cursos de Engenharias, Matemática, Química pura, Física, Psicologia, História, Medicina, Direito... enfim é preciso é tê-los no sítio, e não engonhar!

Enquanto tirava um curso de química numa das faculdades mais exigentes do país, trabalhei 3 anos num laboratório de análises químicas, sabem que mais, às vezes custava, principalmente quando o pessoal ia para a praia e eu tinha de ir para o Lab.,mas sabem que mais, não o fiz por necessidade de mais €€, mas sim porque sabia que seria importante no meu CV, e não estava nada enganado.

Tenho amigos e amigas que por necessidade, tiraram o curso enquanto trabalhavam em lojas de pronto a vestir num shopping qualquer, no belo do Mac ou a fazer entregas na pizza Hut.

A minha irmã, tirou psicologia, e durante todo o curso trabalhou como voluntária na Cruz Vermelha Nacional, em centros de recuperação de toxicodependentes, em centros de acolhimento para crianças, etc., sabem que mais, não ganhou um único tusto com isso, mas mal acabou o curso choveram propostas de emprego em casa dela, só teve de escolher...

Um tipo que morou comigo durante 3 anos, tirou informática enquanto trabalhava em part-time numa loja de componentes electrónicos... Sabem que mais, custa, mas é possível!

E sim, neste aspecto, acho que o ministro tem toda a razão! Os estudantes do ensino superior em Portugal, quando comparados com os de outros países como Holanda, Bélgica, Dinamarca ou Suécia... são uns grandes meninos...

E sabem o que é mais giro, é que segundo um estudo feito pela minha irmã, os alunos que tenham uma actividade extra curricular muito forte, seja ela trabalho em part-time, voluntariado, algum desporto muito intenso, ou outro, têm 80% de maior probabilidade de serem melhores alunos e de tirarem melhores notas, e 90% de probabilidade de arranjarem um emprego mais rapidamente que os restantes...

Pensem nisto!

citação:Originalmente colocada por Rasec

E sabem o que é mais giro, é que segundo um estudo feito pela minha irmã, os alunos que tenham uma actividade extra curricular muito forte, seja ela trabalho em part-time, voluntariado, algum desporto muito intenso, ou outro, têm 80% de maior probabilidade de serem melhores alunos e de tirarem melhores notas, e 90% de probabilidade de arranjarem um emprego mais rapidamente que os restantes...

Pensem nisto!

Não acredito muito nessa estatística... :D

Mostra lá a ficha técnica desse trabalho.

;)

É possível, é questão de lhe pedir.

No fim de semana vou estar com ela, vou ver se não me esqueço.

Voltar
Superior