EPAL - cambada de ladrões!!!!

Ligações antes dos contadores? Como é que não me lembrei disso?
Aliás pq raio comprei um carro se podia roubar um?

Pensa antes de escrever!

Olha que nao é uma coisa nada invulgar...eu nao tenho, mas nao tenho porque nao quero mas sei fazer[;)] pago 2 contratos de agua, tb tenho um poço... mas pago a agua ate a agora a gente(até agora ) seria que é camara do seixal pago por mes 5euros e tal de agua por mes x 2 (visto serem 2 contratos)

Qdo se lida com gente seria devemos ser serios...[;)] o principio basicamente é este.

Olha que nao é uma coisa nada invulgar...eu nao tenho, mas nao tenho porque nao quero mas sei fazer[;)] pago 2 contratos de agua, tb tenho um poço... mas pago a agua ate a agora a gente(até agora ) seria que é camara do seixal pago por mes 5euros e tal de agua por mes x 2 (visto serem 2 contratos)

Qdo se lida com gente seria devemos ser serios...[;)] o principio basicamente é este.
Não é invulgar? Eu sie que não!

Mas ilegal diz-te alguma coisa?

Tu falas de alto pq não tens uma empresa. Imagina que tens uma loja de material de construção. Eu acho que és ladrão pq vendes caro, então roubo-te! Tu não fazias nada pois não? Pq de facto acho que és ladrão, por isso é minha opção roubar-te.

ilegal, só é fazer um ramal antes do contador, agua poços e furos nao sao ilegais, embora hoje em dia tenham que ser legalizado pelo menos os poços "visiveis"

Os furos não são ilegais? ok São legais desde que sejam acreditados. Os poços como dizes, há uma lei ja aqiu discutida sobre os mesmos, os que não são visiveis, pode-se dizer "ilegais"
Ligaçoes antes do contador nem é preciso falar.

Ahhh, sim sr., vou fazer um poço aqui no prédio...já sei, vou furar a garagem do prédio e tá a andar [:)][:)][:)]

Tal como já aqui foi dito, não está em causa discutir se 73€ é muito ou pouco para ligar a água -> é a PENALIZAÇÃO por falta de pagamento...faltou, não faltou? Não há muito mais a fazer!

A não ser soluções descabidas e de outro mundo aqui já ditas. Olha, podes sempre mudar de concelho/de casa e portanto não a ligar [:D]

Não é invulgar? Eu sie que não!

Mas ilegal diz-te alguma coisa?

Tu falas de alto pq não tens uma empresa. Imagina que tens uma loja de material de construção. Eu acho que és ladrão pq vendes caro, então roubo-te! Tu não fazias nada pois não? Pq de facto acho que és ladrão, por isso é minha opção roubar-te.

Sim por ser ilegal (neste caso um roubo)eu não o faço.[;)]

Mas isso sou eu...no entanto não tou a pensar por mim, e voces pensam por voces, no entanto a sociedade é mais que isso.

eu acho caro esses 73euros de multa , voves acham barato, acredito que paguei tal como eu pago e todos pagam , para um C Ronaldo se tiver casa em lisboa 73euros nao seria nada, para mim sao 73euros e para muitos de voces tb o sao. Mas para uma GRANDE fatia da população lisboeta 73euros é mto dinheiro, mta gente tem 200 e tal euros de reforma e pagam renda, medicamentos , consultas e mal ficam com dinheiro para comer, a esta gente 73euros é uma FORTUNA... e quem sou eu de julgar alguem que se nao tem para comer rouba agua á epal?
condeno sim quem faz estas trafulhices e tem dinheiro.

Isto de dizer que é caro ou barato pela nossa cabeça é sacil mas é sem pensar pois o preço a pagar nao é feito para nós mas para toda a gente, gente que pode nem ter 73euros para comer qto mais para pagar multas á epal.[;)]

Os furos não são ilegais? ok São legais desde que sejam acreditados. Os poços como dizes, há uma lei ja aqiu discutida sobre os mesmos, os que não são visiveis, pode-se dizer "ilegais"
Ligaçoes antes do contador nem é preciso falar.

eu tenho um poço e já me foi informar e tal legal , nem tenho nenhuma bomba a tirar agua.

Ahhh, sim sr., vou fazer um poço aqui no prédio...já sei, vou furar a garagem do prédio e tá a andar [:)][:)][:)]

Tal como já aqui foi dito, não está em causa discutir se 73€ é muito ou pouco para ligar a água -> é a PENALIZAÇÃO por falta de pagamento...faltou, não faltou? Não há muito mais a fazer!

A não ser soluções descabidas e de outro mundo aqui já ditas. Olha, podes sempre mudar de concelho/de casa e portanto não a ligar [:D]

a discusao , nao é a multa , pois isso é normal haver uma multa...agora a discusao é o preço altissimo da multa 73euros é um ROUBO e acredito que mta gente da população portuguesa nao tenha dinheiro para a pagar.

eu tenho um poço e já me foi informar e tal legal , nem tenho nenhuma bomba a tirar agua.

Se está legal, acho muito bem
Se me perguntares se é caro os 72 euros? Digo-te claramente que sim.
Se me perguntares o que o cliente deve fazer no caso de ter que se ausentar por um largo período de tempo? Eu digo-te que se deve informar antecipadamente.

a discusao , nao é a multa , pois isso é normal haver uma multa...agora a discusao é o preço altissimo da multa 73euros é um ROUBO e acredito que mta gente da população portuguesa nao tenha dinheiro para a pagar.

Faz tanto sentido como discutir que 250€ é carissimo para andar a 160km/h numa AE [;)] ou mais até...

Não estamos a discutir o pagamento de um serviço aqui...mas por um incumprimento básico (quando a mim) de um dever (se interessa saber, já me aconteceu, e até mais longe tive de me deslocar (casa antiga) e fui lá pagar).

Um roubo a valer é a empresa Águas do Planalto cobrar 2.80€ por enviar uma carta a avisar que a factura x não foi paga.
Isso é que é roubar e a coberto da lei, pois a entidade reguladora (IRAR) fez uma recomendação no sentido de imputarem esse tipo de custos aos clientes.

"A regulação tem como principal objectivo a protecção dos interesses dos utilizadores, através da promoção da qualidade de serviço prestado pelas entidades gestoras e da garantia do equilíbrio dos tarifários praticados...." [:D]

Não, o que estava em causa era a gestão dos clientes e o que o monopólio lhe faz.

Por acaso, o que estava em causa era a gestão da relação que o cliente tinha com a entidade prestadora de serviços.

A mera inversão da frase já sublinha o ónus da responsabilidade.

Que muitas entidades abusam, nos fazem perder a paciência, exageram nas tarifas cobradas, concordo, e se calhar não sou o único.

Que muitos clientes abusam, fazem perder a paciência às entidades e exageram no nível de "refilanço", também é um facto.

Se são condições estabelecidas no contrato assinado livremente, e se nem existiu nenhuma justa causa para justificar o esquecimento ou a falta de pagamento, então sujeitem-se.

Se querem outras regras, o Malawi é um óptimo país.

Por acaso, o que estava em causa era a gestão da relação que o cliente tinha com a entidade prestadora de serviços.

Por acaso o que EU estava a falar e' da gestao que as empresas monopolistas teem dos clientes.

Basta olhar para o contrato que toda a gente apregoa que o user aceitou: que remedio tinha ele!! Havia alternativa? Garanto que se houvesse a EPAL nao fazia o que fez, pelo preco que fez!

E e' isto que EU estou a discutir.

Por acaso o que EU estava a falar e' da gestao que as empresas monopolistas teem dos clientes.

Basta olhar para o contrato que toda a gente apregoa que o user aceitou: que remedio tinha ele!! Havia alternativa? Garanto que se houvesse a EPAL nao fazia o que fez, pelo preco que fez!

E e' isto que EU estou a discutir.

Havia.

Falar com a EPAL antes de se ausentar por 3 meses.

Se são condições estabelecidas no contrato assinado livremente, e se nem existiu nenhuma justa causa para justificar o esquecimento ou a falta de pagamento, então sujeitem-se.

Se querem outras regras, o Malawi é um óptimo país.

Tu e toda a gente que aqui interveio.

Não acho isso. Tenho visto aqui uns quantos posts precisamente ao contrário...posts que, tal como o MiguelMelodeCarvalho diz acima, parecem melhor para o Malawi!

O problema, e era isso que eu acho mais importante aqui discutir, é que este nosso "achismo" tuga é que nos faz sempre aproximar mais do Malawi mesmo do que a "nossa europa" :(

De facto vem no aviso de débitos em atraso:

"Salienta-se que a regularização do abastecimento implicará o pagamento do valor total em divida e do serviço de abertura, após fecho por incumprimento, no valor de 72 euros."

Lendo isto, não me parece que seja uma multa ou penalidade! pelo menos não é explicito. a mim parece-me um serviço de abertura de água que custa 72euros!!!
Se acham barato ou o valor justo para o tipo de facturas em divida de 7,40€ eu não acho. Acho que é legitimo cobrar juros pelo valor em divida, mas não este tipo de "taxas".

Chico espertismo é o que propicia a incoêrencia da EPAL que eu pagando o valor em divida e celebrando um novo contrato (talvez tivesse que ser noutro nome) pagaria 5€ para me irem ligar a água!!!

Viva malta,

Ausentei-me por uns meses por motivos profissionais da casa onde vivi nos ultimos tempos.

Voltei e tinha as contas da agua por pagar (o unico dos serviços que não tenho por debito directo)... Tinha 3 meses de contas em atraso no valor de 7,40x3. Cortaram-me a água. E agora exigem que eu pague o valor em divida (ok!) mais 72euros por incumprimento :| :|... FOGO!!! cambada de xupistas!!! 72euros são 14 contos!!! Alguem sabe se isto é legal??? um valor tão avultado?

Acho que no gás e na electricidade as multas são tipo 20 euros, e água q é 1 bem essencial mamo com 1 multa destas!!!

o q acham deste cena toda??? cambada de xupistas!"!!
Mas não te esqueças que a água em Portugal, especialmente em lisboa é praticamente de graça...
E' simples: fazendo como as outras empresas fazem.
Cobram despesas e juros e mandam para tribunal à primeira oportunidade. Há... espera ai despesas e juros não é o que a epal...

mesmo assim 25euros é um roubo, pois 25euros dava para comprar uma bilha de gas de 13kilos e ainda te sobravam 6 euros, alem disso devido ao superior poder calorifico do gas butano rende mto mais.
Mas não te esqueças 13 kg já com a bilha e não consegues gastar o gás todo, quando a pressão da bilha desde abaixo de um limite os teus aparelhos deixam de conseguir puxar e de fazer a mistura (com ar) rica o suficiente para queimar.

Faz tanto sentido como discutir que 250€ é carissimo para andar a 160km/h numa AE [;)] ou mais até...

Não estamos a discutir o pagamento de um serviço aqui...mas por um incumprimento básico (quando a mim) de um dever (se interessa saber, já me aconteceu, e até mais longe tive de me deslocar (casa antiga) e fui lá pagar).

não mistures as coisas nem tás a chegar ao que tou a falar.

Andar a 160 e pagar 250euros nao tem nada a ver com se pagar 73euros de multa para colocarem novamente a agua, pois eu nem tou a falar por mim mas nos pobres , nos reformados etc, eses nao andam a 160 mas gastam agua como bem essencial e se um dia se esquecerem de pagar e em pessoas idosas é normal devido a problemas variadas pagam 73euros de multa que podem nem os ter para comer, percebes onde quero chegar?
os 73 euros ser mto ou pouco é relativo depende do que se tem mas aqueles que nao tem nada e sao mtos 73 euros é mto dinheiro.

Back