Escalada da Potência

citação:Originalmente colocada por PePa

De facto tem-se vindo a subir bastante a potência dos carros, mas devido ao seu peso
hoje temos utilitários a pesar 1200kg que é quase o dobro de há uns anos valentes.

Mas apesar da pontência os consumos conseguem manter-se aceitáveis, e existem novas
leis anti emissões, não digam que é só potência.

Se isso faz os carros mais seguros, e agradaveis de conduzir ainda bem, desde que não
os encareça.

Também existe o problema de mentalidade, ainda no outro dia estava a falar com um colega
meu sobre o serie 1 e ele é fã do 120d, e eu disse ah e tal 116i e ele, eh pá isso arrasta-se.

Considerando que ainda aí muito boa gente com motores com menos de 80 cavalos, acho que 115 é
bastante bom, mas dada a oferta de mais potência algumas pessoas nem vêm outra coisa.

Na generalidade, concordo contigo: a potência aumenta, os consumos sobem pouco (e nalguns casos até baixam) e as normas anti-poluição estão cada vez mais apertadas, portanto os motores estão cada vez mais eficientes, ou seja, aproveitam melhor cada gota de combustível que lá metem.

Havendo evolução na eficiência dos motores, claro que conseguem obter mais potência. Depois os construtores podem obter esse ganho no rendimento para fazer duas coisas: muitos cavalos, baixos consumos; ou então ainda mais cavalos e um pouco mais de consumos. E aí nascem o 118d e o 120d :)

(e não me venham dizer que um motor de 170cvs a gastar 7l gasta muito... pode não ser um motor super-económico tipo 1.3CDTI, mas também não é nenhuma esponja... e terá umas prestações simpáticas, digo eu).

E não me admirava nada que daqui a uns anos aparecessem motores de 170cv a gastar 5l, mas para aparecer esses, primeiro tem que aparecer os de 170cv a gastar 7 ou 8 litros aos 100.

Só mais uma coisa, os carros têm toda esta potência, mas ninguém vos obriga a andar sempre de pé a fundo [:p]

Sim mas se eu compro 170cv, não é para andar devagar....quando posso, claro.

Bom mas mas quem pensa que um TDI/HDI 170cv faz 8l em cidade.... continuação de bons sonhos...

citação:Originalmente colocada por paulinhuu

citação:Originalmente colocada por eL niNo

citação:Originalmente colocada por PauloFVF

é verdade .....e é uma realidade!!

mas para mim as "novas" potências já nada têm a ver com as antigas!

...150cv cavalos hoje.....com todas as ajudas electronicas.....são 150cv bem domaveis!

enquanto que 150cv há 15 anos...era preciso ter mãozinhas pa coisa!

penso que é tudo uma questão de "domabilidade" :D , quando fizerem 300cv domaveis num GOLf, então toca a vê-los por ai!:D

;)

o problema aí nem é tanto a electronica... é o peso!

um carro com 800kg e 150cv é um foguete! hj em dia um com 1300kg e 150cv nem mexe! lol
porra tb não exageres......

110cv em 1450 Kg axo que já andam muito bem.....

Claro que depende do nível de exigência de cada um mas..

oh... anda o suficiente para se fazerem viagens tranquilas.

mas o que eu tava a dizer é que para domar os 150cv com pouco peso é mt diferente de os domar com o dobro. Mesmo sem electronica...

citação:Originalmente colocada por PauloFVF

é verdade .....e é uma realidade!!

mas para mim as "novas" potências já nada têm a ver com as antigas!

...150cv cavalos hoje.....com todas as ajudas electronicas.....são 150cv bem domaveis!

enquanto que 150cv há 15 anos...era preciso ter mãozinhas pa coisa!

penso que é tudo uma questão de "domabilidade" :D , quando fizerem 300cv domaveis num GOLf, então toca a vê-los por ai!:D

;)

o problema aí nem é tanto a electronica... é o peso!

um carro com 800kg e 150cv é um foguete! hj em dia um com 1300kg e 150cv nem mexe! lol
porra tb não exageres......

110cv em 1450 Kg axo que já andam muito bem.....

Claro que depende do nível de exigência de cada um mas..

oh... anda o suficiente para se fazerem viagens tranquilas.

mas o que eu tava a dizer é que para domar os 150cv com pouco peso é mt diferente de os domar com o dobro. Mesmo sem electronica...
ah claro.. logicamente :)

Conheço bem um vendedor de uma dada marca q me diz que bastantes clientes que entram no stand, a 1ª pergunta que fazem sobre um dado modelo é:

"Quantos cavalos tem?"

Eu ando montado em 160cv a gasolina e gasto pouco mais que 8 em cidade

Conheço de muito perto um tdi 150cv que faz médias de 7 em cidade. Tudo depende do pé.[:p]

Em relação à esclada de potência, lembro-me tão bem, aqui há 5 anitos atrás, quando o meu pai estava para comprar carro, indeciso entre um laguna 1.9 120cv e o toledo 110 cv.

Acabou por comprar o toledo 150cv, por meu conselho, e hoje anda todo feliz e já não se vê com carros menos potentes...

E de pensar que tantos diziam (ainda o fazem, mas pronto) que o motor não ía durar nada, que ía partir turbos de 10 em 10 mil, que bebia oleo como gasoleo, mafs...enfim... Certo é que até à data só levou um braço de transmissão (por defeito) faz revisões a cada 15 mil e não precisa de acrescentar oleo.

A meu ver, um motor mais potente, com mais cavalos é sempre uma mais valia ; )

Cump.

citação:Originalmente colocada por hc80

e n e so nos tdi. ve o exemplo da vw. ainda ha pouco tempo era o 1.4 tfsi de 140 cv, recentemente ja vai nos 170, daqui a pouco,...

Por acaso até foi mais o contrário ;)

Bom mas mas quem pensa que um TDI/HDI 170cv faz 8l em cidade.... continuação de bons sonhos...

Mas quem é que falou em cidade? [:p]
Estou a falar de uma maneira geral, consumo médio.

E volto a dizer, os 170cv não tem que para andar sempre a "assapar": experimenta pôr um carro de 1500kg e 11cov, com 5 pessoas, numa subida mais acentuada e compara com um de 170cv na mesma situação. Não quer dizer que o de 110cv se arraste, mas que o de 170cv será muito mais agradável e confortável, penso que isso será inegável.

citação:Originalmente colocada por ice

Conheço de muito perto um tdi 150cv que faz médias de 7 em cidade. Tudo depende do pé.[:p]

Desculpa lá, mas eu não consigo acreditar nesses consumos do teu VTI. Tendo eu um 1.4 e um 1.8, que nunca baixaram dos 8,5 não posso acreditar nesses consumos, pelos menos se tiveres a falar da cidade de Lisboa em hora de ponta. Sim, porque eu também consigo fazer 8 em cidade, se circular à noite.;)

Não depende só do pé, depende da cidade também e do tipo de percurso que se faz.
Mas a julgar pelo que se diz neste fórum vive tudo em cidades muito extra-urbanas..

Não se iludam, potência e consumos não se dão.

Só acredita que quer ; )

Neste momento anda em torno dos 9 (a minha maria tem o pé mais pesado que eu eheheh), e trabalha a 3 kms de casa, nem aquece o motor... mas fiz e faço várias vezes médias em torno dos 8, dentro de setúbal.

Cump.

citação:Originalmente colocada por Indigo

Não depende só do pé, depende da cidade também e do tipo de percurso que se faz.
Mas a julgar pelo que se diz neste fórum vive tudo em cidades muito extra-urbanas..

claro... eu em aveiro faço medias de 7 e tal.

quando vou para viseu faço 6 em hora de ponta... e já cheguei a fazer 4.2 sem transito! :D

citação:Originalmente colocada por DC_242

Mas quem é que falou em cidade? [:p]
Estou a falar de uma maneira geral, consumo médio.

E volto a dizer, os 170cv não tem que para andar sempre a "assapar": experimenta pôr um carro de 1500kg e 11cov, com 5 pessoas, numa subida mais acentuada e compara com um de 170cv na mesma situação. Não quer dizer que o de 110cv se arraste, mas que o de 170cv será muito mais agradável e confortável, penso que isso será inegável.
oh claro.. só que isso paga-se...[:p]

Preocupa-me mais a escalada do peso, que é em parte o que está na origem da escalada de potência.
O aumento de potência não incomoda desde que os carros continuem a ser eco-eficientes.

citação:Originalmente colocada por JGTB

citação:Originalmente colocada por ice

Desculpa lá, mas eu não consigo acreditar nesses consumos do teu VTI. Tendo eu um 1.4 e um 1.8, que nunca baixaram dos 8,5 não posso acreditar nesses consumos, pelos menos se tiveres a falar da cidade de Lisboa em hora de ponta. Sim, porque eu também consigo fazer 8 em cidade, se circular à noite.;)
eu também acho que 8l para 160cv em cidade é demasiado optimista... mas pronto...

citação:Originalmente colocada por McReis

Preocupa-me mais a escalada do peso, que é em parte o que está na origem da escalada de potência.
O aumento de potência não incomoda desde que os carros continuem a ser eco-eficientes.

Tb penso que seja este a principal causa pela subida da potência. Até porque muitos carros estão mais potentes, mas não estão mais rápidos , como se pode ver pelo teste da Top Gear, New vs Old..

Como já aqui disseram, depende muito da cidade.

Mas a verdade é que quantos mais cv houver, mais disponibilidade o motor vai ter...menos esforço precisa para fazer determinada velocidade.

Se vos contar que com uma admissão directa baixei os consumos em meio litro também não acreditam certo?

Mas o certo é que baixaram : )

Mas cada caso é um caso, cada motor é um motor, e cada pé e um pé eheh

Eu gosto de ser poupadinho em geral, para depois derreter o que poupei numa qualquer estrada conhecida...indelizmente cada vez menos há disponibilidade para tal...

Cump.

Em vez de andarem a fazer tdi xpto hdi xpto, qualquer coisa acabada em I se se preocupassem em manter a potência e baixar consumo do motor..

Voces são uns pata pesadas, depois queixam-se dos consumos.
Eu posso contar pelos dedos das mãos as vezes que o acelarador chegou ao fundo desde o inicio do ano. :D
Ah, não passou dos 6,5 na cidade de lisboa no transito (a media anda nos 6)

Só faço esta pregunta(s)...que racionalidade tem esta escala de potências quando a velocidade máxima permitida está onde está, as estradas não são pistas, as reservas de combustível estão a ter a evolução que se sabe, cada vez há mais carros, nós não somos pilotos de competição?
Só mais uma nota: cerca de 100cv chegam bem para levar um carro com 1300Kg a 180 e mais em poucos segundos. Fala a experiência.
Esta questão da escalada de potências é pura inveja das marcas e não somos as vítimas...
Tratem mas é de reduzir consumos e melhorar sempre e mais a segurança.
Cumprimentos.

Back