Escolas e Professores

Caro Renas mesmo assim tens sorte, pelos vistos não há aqui no forum funcionarios de secretarias, se não é que haviam de ser elas

Já me tinha comido vivo.

Daqui a pouco obrigam-me a frequentar uma reunião de anti-escolas e professores anónimos.

Depois tenho que contar a história vezes sem conta e dizer.

"Eu sou o Renas e errei." Ao pensar que lidava com profissionais competentes!

Eh pá, isso é mesmo mentalidade à funcionário público. [:)]

Se não tem formação pergunta e/ou aprende com quem sabe.

Mais fácil dizer que fazer. Sobretudo quando as próprias pessoas/instituições que fazem as portarias/dec. lei/despachos, etc... não sabem esclarecer.

Estamos a falar de questões muitas vezes, legais. Tudo é regulado por portarias/dec. lei/despachos. Vocês quando têm um assunto legal do qual não percebem, também se pôem a inventar, sujeitando-se a procedimento legal?[;)]

O aceitar um aluno numa escola não é apenas levar o processo e pôr um carimbo... embora muita gente possa pensar isso.

Atenção que ninguém ligou para a escola de origem. 2 semanas depois descobriram que ninguém sabia de quem era a responsabilidade e nem sabiam se tinha chegado. Liguei então para a escola de origem novamente e a resposta foi " está aqui num monte". Esta ultima matou-me!

Mas se quiseres achar normal!

E durante esse tempo todo tiveste com constantes telefonemas com o conselho executivo da escola de destino, que dizia que não sabia do processo, mas mexerem o rabo para tentarem saber o que se passava com ele, tá quieto.

Mas desses a culpa não pode ser de certeza.

Todas as ideias pré-feitas tem no fundo alguma verdade na sua origem.

Para mim, toda a gente e principalmente os funcionários públicos, são incompetentes até me provarem o contrario (leiam bem a parte final desta frase antes de cairem em cima de mim [:D])

se a sociedade tem uma ideia pré-feita de que os professores não fazem nada, alguma verdade tem que estar na sua origem, essa ideia pré-feita não pode ter sido inventada apenas para dizer mal.

Caros colegas, temos pena, são necessários muitas pessoas para dar uma boa imagem, mas bastam poucos para estragar essa boa imagem.

Não é preciso muito, realmente, para denegrir uma classe profissional. Basta usar do insulto fácil, de lugares comuns, de ideias feitas tacitamente aceites e pouco mais.

Acreditar, e construir dai uma argumentação, que ideias "pré-feitas" não podem ser inventadas para dizer mal é conhecer muito pouco deste país e do rumo que escolheu. Aqui a maledicência é uma arte.

Renas, se não queres saber de quem é a responsabilidade e preferes disparar em todas as direcções porque não te resolveram o problema, então lamento dizer-te que por mais que reclames ninguém te vai ouvir, porque para exercermos os nossos direitos é necessário escolher a forma mais adequada.

Tens aqui N pessoas qualificadas para te responder quem é responsável pelo atraso na transferência da tua filha, e insistes em culpar todos.

Ora isto não me parece a melhor forma de agir da tua parte. E com outras ilacções extrapoláveis para a tua atitude face aos professores no geral fico, mas que para mim guardo.

Quando finalmente perceberes que numa empresa (ou escola) existem funções definidas para cada pessoa/secção, vais entender de quem é a culpa.

Quando vou a um hipermerado comprar alguma coisa, e não está em condições, não vou reclamar com a moça da caixa a dizer "É tudo Continente, não quero saber de quem é a culpa!" Há o local próprio para o fazer.

Mais fácil dizer que fazer. Sobretudo quando as próprias pessoas/instituições que fazem as portarias/dec. lei/despachos, etc... não sabem esclarecer.

Estamos a falar de questões muitas vezes, legais. Tudo é regulado por portarias/dec. lei/despachos. Vocês quando têm um assunto legal do qual não percebem, também se pôem a inventar, sujeitando-se a procedimento legal?[;)]

O aceitar um aluno numa escola não é apenas levar o processo e pôr um carimbo... embora muita gente possa pensar isso.

Concordo,

Mas qual é a função que não tem regulamentação. Eu trabalho numa área que tem muito mais regulamentação de certeza absoluta. Será mesmo das piores. Se não souber, obrigam-me a descobrir. Se errar levo nas orelhas. Ou pior!

E não acho que seja colocar apenas um carimbo. Mas um mês e tal depois está num molho de papéis?

Renas, se não queres saber de quem é a responsabilidade e preferes disparar em todas as direcções porque não te resolveram o problema, então lamento dizer-te que por mais que reclames ninguém te vai ouvir, porque para exercermos os nossos direitos é necessário escolher a forma mais adequada.

Tens aqui N pessoas qualificadas para te responder quem é responsável pelo atraso na transferência da tua filha, e insistes em culpar todos.

Ora isto não me parece a melhor forma de agir da tua parte. E com outras ilacções extrapoláveis para a tua atitude face aos professores no geral fico, mas que para mim guardo.

Quando finalmente perceberes que numa empresa (ou escola) existem funções definidas para cada pessoa/secção, vais entender de quem é a culpa.

Quando vou a um hipermerado comprar alguma coisa, e não está em condições, não vou reclamar com a moça da caixa a dizer "É tudo Continente, não quero saber de quem é a culpa!" Há o local próprio para o fazer.

Concordo contudo excepto com a reclamação. Essa ainda está para vir. Isto é informação e discussão. E parece-me um bom local para o fazer.

E como não vi ninguém a apresentar soluções. Mas já vi imensos indignados por se falar em professores.

Cada um que tire as suas "ilacções", ou deverei dizer ilações?

Não é preciso muito, realmente, para denegrir uma classe profissional. Basta usar do insulto fácil, de lugares comuns, de ideias feitas tacitamente aceites e pouco mais.

Acreditar, e construir dai uma argumentação, que ideias "pré-feitas" não podem ser inventadas para dizer mal é conhecer muito pouco deste país e do rumo que escolheu. Aqui a maledicência é uma arte.

Vocês conseguem fazer isso por vós mesmos, deixo-vos esta pérola, que espero que tenha sido eu a fazer mal a interpretação do texto [8b]

Pelo que acabei de ler, eu como professor de Matemática, sou um incompetente...

Infelizmente, quase sempre, sou o que tenho mais negativas nas turmas.

Por favor, um pouco de bom senso e respeito quando se fala do trabalho dos outros!!!

O que vemos é que atacas em todos os sentidos, com ou sem razão, isso não interessa, o que te importa é atacar todos os que achas que têm culpa, e mais uma vez, sem verificares se tens razão ou não.

Um encarregado de educação com um patrão exigente, uns professores hiper ocupados... e o tópico já vai em 5 páginas.

Continuem ... a trabalhar [:)]

E como não vi ninguém a apresentar soluções. Mas já vi imensos indignados por se falar em professores.

Ou estás desatento ou de má fé.

Já te disse para apresentares reclamação na escola de origem, junto da chefe dos serviços administrativos. Por teres o processo da tua filha num monte d epapeis duas semanas, e por te darem uma falsa informação. E também por te fazerem perder tempo a ir lá resolver o problema.

Qual é a tua dúvida?

Ou estás desatento ou de má fé.

Já te disse para apresentares reclamação na escola de origem, junto da chefe dos serviços administrativos. Por teres o processo da tua filha num monte d epapeis duas semanas, e por te darem uma falsa informação. E também por te fazerem perder tempo a ir lá resolver o problema.

Qual é a tua dúvida?

Fazerem perder tempo! Tens aqui o problema.

Vocês conseguem fazer isso por vós mesmos, deixo-vos esta pérola, que espero que tenha sido eu a fazer mal a interpretação do texto [8b]

Aguardo a sua interpretação desse excerto. Essa sim, a sua interpretação, deve ser uma bela "pérola".

Uma pequena nota: talvez seja altura de começar a corrigir os erros ortográficos e de sintaxe que vou lendo e que atribuo à pressa de escrever. Pouco elegante fazê-lo mas como adoptou tal atitude sobranceira, vamos prolongá-la, não?

Concordo,

Mas qual é a função que não tem regulamentação. Eu trabalho numa área que tem muito mais regulamentação de certeza absoluta. Será mesmo das piores. Se não souber, obrigam-me a descobrir. Se errar levo nas orelhas. Ou pior!

E não acho que seja colocar apenas um carimbo. Mas um mês e tal depois está num molho de papéis?

Excelente. É o que todos fazem.

E se um dia de manhã te dizem:

- "Sr. Renas, hj o sr. vai estar na secretaria a atender os alunos para matrículas!"

Que informações é que tu vais prestar ao gajo que te aparece lá 5 minutos depois? Arriscas-te a dar informações erradas às pessoas? Quando se lida com "público" as coisas são diferentes, dás uma informação errada e no dia seguinte tens o gajo à perna. Aposto que no teu trabalho podes tirar uma horinha ou duas para ler e interpretar a legislação, não te poem uma fila de pessoas a fazer-te perguntas acerca deste ou daquele detalhe.

Ah!, é verdade... Sim, estas coisas de convocarem professores de um dia para o outro acontecem com frequência ...

Um encarregado de educação com um patrão exigente, uns professores hiper ocupados... e o tópico já vai em 5 páginas.

Continuem ... a trabalhar [:)]

Estiveste bem! Já tive uma boa dose de amanhã. Além disso o meu trabalho, parte é feita atrás do PC. É só ir espreitando!

Excelente. É o que todos fazem.

E se um dia de manhã te dizem:

- "Sr. Renas, hj o sr. vai estar na secretaria a atender os alunos para matrículas!"

Que informações é que tu vais prestar ao gajo que te aparece lá 5 minutos depois? Arriscas-te a dar informações erradas às pessoas? Quando se lida com "público" as coisas são diferentes, dás uma informação errada e no dia seguinte tens o gajo à perna. Aposto que no teu trabalho podes tirar uma horinha ou duas para ler e interpretar a legislação, não te poem uma fila de pessoas a fazer-te perguntas acerca deste ou daquele detalhe.

Ah!, é verdade... Sim, estas coisas de convocarem professores de um dia para o outro acontecem com frequência ...

As pessoas que me atenderam pessoalmente poderiam ser minhas avós. As que me atenderam pelo telefone também não me pareciam novatas. Até poderia concordar mas parece-me que poderia ser apenas uma razão entre muitas. E esta para mim desculpável. Não saber é mau, não querer saber é péssimo.

Back