ESP : Sim ou não ?

citação:Originalmente colocada por eL niNo

citação:Originalmente colocada por mario_renato

isso é vingança do esp por teres falado mal dele ;)

nao terá velocidade minima para actuar? nunca vi isso, mas pode ser..

pois n sei, mas acho que n faria sentido... é que mesmo à pouca velocidade que ía podia mt bem ter ali um belo de um acidente... vinha um carro em sentido contrario se n conseguisse retomar o controle... cabum! :x

alguem sabe entao se o ESP só entra a partir de uma certa velocidade?

Sim: Velocidade excessiva :)

citação:Originalmente colocada por João Dias

pois n sei, mas acho que n faria sentido... é que mesmo à pouca velocidade que ía podia mt bem ter ali um belo de um acidente... vinha um carro em sentido contrario se n conseguisse retomar o controle... cabum! :x

ah?!

essa agora deixou.me parvo..

entao se eu for numa autoestrada, a 100kmh, sem ninguem por perto, e aparec-me como infelizmente é comum nas AE's da brisa, uma vaca a coorer no meio da AE.. o piso esta escorregadio para a manobra de fugir da vaca, e o esp actua.. onde é q esta aqui a velocidade excessiva?

nao foi uma curva q ja la estava e eu ia rapido demais.. foi um imponderavel..

citação:Originalmente colocada por João Dias

ah?!

essa agora deixou.me parvo..

entao se eu for numa autoestrada, a 100kmh, sem ninguem por perto, e aparec-me como infelizmente é comum nas AE's da brisa, uma vaca a coorer no meio da AE.. o piso esta escorregadio para a manobra de fugir da vaca, e o esp actua.. onde é q esta aqui a velocidade excessiva?

nao foi uma curva q ja la estava e eu ia rapido demais.. foi um imponderavel..
;):)[8)]

citação:Originalmente colocada por chasdegua

ESP? claro!

só kem n usa e abusa dos carros, n sabe o jeito k isso da!

kem n leva o seu carro aos limites, n precisa disso... nem mxmo em caso de emergencia... lol
Com o ESP NÃO o levas aos limites..duh....ele não deixa [:p] :D

Tiveste um comprotamento muito efiiente, ao ponto de fazeres um pouco de contra brecagem e estabilizar o carro. A verdade é que nao rte despistaste. Logo, é porque nao foi uma situaçao limite. Se controlaste o carro ele nao teve necessidade de activar o ESP. QUando forças os limites propositadamente nao o controlas como controlaste na situaçao referida, exactamente porque queres ver o ESP actuar.

Quem tiver fisica explica melhor, mas o ESP faz calculos da posiçao do carro, 20x por segundo. E por contas fisicas avalia a sua intervençao. Possivelmente a tua reaçao foi bastante precisa, e como a velocidade era bastante moderada, o controlo do carro foi quase imediato. As tantas se fosses um individuo com caracteristicas de conduçao mais inferiores e nao tivesses feito o que fizest, o carro ia fugir um pouco mais, e o ESP ia actuar..

É uma teoria..

citação:Originalmente colocada por paparazzi_

Tiveste um comprotamento muito efiiente, ao ponto de fazeres um pouco de contra brecagem e estabilizar o carro. A verdade é que nao rte despistaste. Logo, é porque nao foi uma situaçao limite. Se controlaste o carro ele nao teve necessidade de activar o ESP. QUando forças os limites propositadamente nao o controlas como controlaste na situaçao referida, exactamente porque queres ver o ESP actuar.

Quem tiver fisica explica melhor, mas o ESP faz calculos da posiçao do carro, 20x por segundo. E por contas fisicas avalia a sua intervençao. Possivelmente a tua reaçao foi bastante precisa, e como a velocidade era bastante moderada, o controlo do carro foi quase imediato. As tantas se fosses um individuo com caracteristicas de conduçao mais inferiores e nao tivesses feito o que fizest, o carro ia fugir um pouco mais, e o ESP ia actuar..

É uma teoria..

hmmm é engraçada a teoria, mas se eu n fizesse nada, o carro ficava atravessado no meio da estrada com toda a certeza! porque das vezes que o levei a actuar ele n deixa a traseira fugir por nada... controla imediatamente a trajectoria... se a frente até a deixa alargar um pouco, a nivel da traseira ele actua à minima coisa.

n sei é o pq... será que apanhei oleo? aquilo sao paralelos já antigos e gastos... mas depois disto já lá fui passar à mesma velocidade e nada se passou! :x

hmmm é engraçada a teoria, mas se eu n fizesse nada, o carro ficava atravessado no meio da estrada com toda a certeza! porque das vezes que o levei a actuar ele n deixa a traseira fugir por nada... controla imediatamente a trajectoria... se a frente até a deixa alargar um pouco, a nivel da traseira ele actua à minima coisa.

n sei é o pq... será que apanhei oleo? aquilo sao paralelos já antigos e gastos... mas depois disto já lá fui passar à mesma velocidade e nada se passou! :x
Desculpem-me o off-topic, mas esta faz-me lembrar a anedota do gajo que ouviu no rádio a notícia de que ia haver uma enchente. Como ele acreditava em Deus, decidiu ficar em casa e não fazer nada. A enchente veio e a casa foi arrastada. Ele foi para o telhado e lá ficou. Veio o salvamento num barco, mas ele disse que não queria ajuda porque confiava em Deus. Passado um tempo a àgua foi subindo e veio um helicóptero mas ele também recusou, porque confiava em Deus para o ajudar. Às tantas a àgua subiu tanto que ele acabou por morrer afogado. Foi para o céu e pediu justificação a Deus por não o ter ajudado. Deus respondeu-lhe "mandei-te um aviso via rádio, um barco e um helicóptero, morreste porque quiseste" (ok, na anedota acho que ele não responde assim tão irónicamente, mas não interessa). Assim estás tu; foste avisado uma vez, e voltas lá para repetir. Aceita o aviso, pá! [:p] :D

citação:Originalmente colocada por Torres

Desculpem-me o off-topic, mas esta faz-me lembrar a anedota do gajo que ouviu no rádio a notícia de que ia haver uma enchente. Como ele acreditava em Deus, decidiu ficar em casa e não fazer nada. A enchente veio e a casa foi arrastada. Ele foi para o telhado e lá ficou. Veio o salvamento num barco, mas ele disse que não queria ajuda porque confiava em Deus. Passado um tempo a àgua foi subindo e veio um helicóptero mas ele também recusou, porque confiava em Deus para o ajudar. Às tantas a àgua subiu tanto que ele acabou por morrer afogado. Foi para o céu e pediu justificação a Deus por não o ter ajudado. Deus respondeu-lhe "mandei-te um aviso via rádio, um barco e um helicóptero, morreste porque quiseste" (ok, na anedota acho que ele não responde assim tão irónicamente, mas não interessa). Assim estás tu; foste avisado uma vez, e voltas lá para repetir. Aceita o aviso, pá! [:p] :D

lol aquilo foi uma situaçao anormal... n foi a primeira vez que lá passei, nem há-de ser a ultima! Ali até a 60km/h se faz a curva!

se tivesse passado lá a abusar nem sequer achava estranho o comportamento do carro... mas como n foi o caso é que relatei o que se passou aqui no forum!

Confesso que nao consegui le as 10 pagianas....

A minh opiniao é: Se tiver tem se ano tiver paciencai.

O meu 307 nao tem, nunca prescisei felizemente, mas tb sei adequar a minha velocidade as condicoes da estrada, tanto ando a 200 como a 80 , tudo depende....

Mas prefiro confiar em mim do que no esp...

43d0416daa640180d5572a230e27e4c2_1.jpg

Será que este precisa de ESP ????

Alguém vai dizer que não ! :)

Nos EUA as autoridades preparam-se para tornar obrigatório a inclusão do ESP, muitas marcas já o fazem em todos os seus modelos.

The National Highway Traffic Safety Administration is expected this week to propose making electronic stability control standard on all U.S. light vehicles, according to USA Today.

NHTSA usually sets a safety standard and lets automakers decide how to meet it. But numerous studies showing that stability control saves lives prompted Congress in August 2005 to order NHTSA to specifically require the technology. OEMs aren#8217;t expected to oppose the regulation, which could be made final early next year.

The Insurance Institute for Highway Safety says stability control reduces fatal crashes by 43%. The institute has estimated that 70% of new SUVs and 40% of new cars come with standard stability control already, and another 15% offer it as an option.

Stability control helps avoid spinouts during emergency maneuvers by cutting engine power, applying the brakes on a wheel-by-wheel basis and, in some cases, influencing steering control.

citação:Originalmente colocada por SilverArrow

Muitos têm a mania de ESP, ARS e etc desligáveis.

Só se for para um track day. Pq para andar normalmente nas estradas o sinalzinho ESP nem devia ligar, pq se liga é pq já vais em excesso na estrada.

Andem devagar e com calma.

É a mesma coisa, 2 carros um FWD e um RWD, o Rear é sempre melhor pq dá para slides...

Eu tenho carta a apenas 5 anos e tenho 3 carros RWD em casa e nunca andei a fazer slides.

Pois tb é sempre melhor pa t espetares numa curva ou numa retunda...

Voltar
Superior