ESP : Sim ou não ?

citação:Originalmente colocada por Zen

citação:Originalmente colocada por SilverArrow

Por acaso este é amis um tópico como a inutilidade do ABS.

Já reparei que aqui é só pilotos de corrida, e que o ESP só atrapalha.

Digam-me uma situação em que o ESP vai fazer mais danos.

Um dia peçam a soma do peso de todos esses auxílios para a condução e depois pensem no lastro que levam embarcado...

??

citação:Experimentem, quem puder, passar na rotunda que fizeram aqui para os lados da Alta de Lisboa, na estrada que liga a antiga Musgueira à Av. do Brasil: atravessei um carro sem ESP a 40km/h, pois o piso é manteiga da mais pura.
sou apenas condutor e sou apenas humano.

conheço bem a zona em causa, mas nao culpo a falta de ESP ou a falta de pneus de qualidade ou falta de qualidade de conduçao, culpo o verdadeiro culpado, quem fez a estrada.

que tal fazer queixa às autoridades respectivas?
o alcatrao de qualidade nao é mt mais caro que o alcatrao que eles poem, ja a alteraçao da inclinaçao de uma curva pode ser bastante cara...mas na maioria das rotundas é mesmo por falta de vontade e pela liberdade de saberem que ninguem vai abrir a boca, pois é tudo devido À velocidade e afins.

exprimenta encontrar uma situaçao dessas num pais como inglaterra. antes de mais sao poucas as que aparecem assim porque sao logo bem feitas...e qd nao sao bem feitas, o construtor está em apuros! ninguem s cala:D
as construtoras sabem disso, fazem as coisas bem logo de inicio.
basta ver que à chuva tens mt mais aderencia que em muitos locais em portugal com piso seco. passa na costa da caparica por exemplo...

claro, como as situaçoes em inglaterra sao excepçao, as pessoas dao-se ao trabalho de reclamar. ainda por cima sao ouvidas!!
em portugal as situaçoes de perigo obvias sao regra, nao excepçao. um condutor que faça 20kms num dia em lisboa depois fica 2 semanas ao telefone so a apresentar queixas[}:)]
se todos contribuir-mos com um pouco, nem que seja apresentando as que nos "impressionam" mais, ja é qqr coisa. nem que seja pra xatear e pra ficar registado.

o ESP nao existe pra resolver situaçoes de má construçao.....

citação:Originalmente colocada por Nightlord_CTR

citação:Originalmente colocada por octavia
Experimentem, quem puder, passar na rotunda que fizeram aqui para os lados da Alta de Lisboa, na estrada que liga a antiga Musgueira à Av. do Brasil: atravessei um carro sem ESP a 40km/h, pois o piso é manteiga da mais pura.
Ah! e os pneus sao novos (goodyear eagle F1).
Mas como alguem referiu e bem, palmas aos pilotos.. [8][8][8]
Como diria o outro, desde que nao venham pra cima de mim, estou tranquilo.

Se tivesses o ESP provavelmente o desfecho era igual...aquilo não muda as leis da fisica. Se a aderência é perto de 0, travar (o que o ESP faz) não adianta muito.

Por outro lado, se o peso for menor (ou seja a massa a deslocar-se...perdoem-me mas fisica não é comigo) a deslocação lateral devido à fraca aderência pode ser menor e mais facilmente controlável...seja com ou sem ESP.

Mas a principio também concordo com o uso do ESP...pode numa situação de distracção salvar de maiores apuros, mas NÃO para disfarçar maus chassis, pesos anafados, pneus Savas/Nankang/Carrefour/Matador e outros que pelo burgo vejo.

Em suma, é melhor ter do que não ter (a única desvatagem que vejo em tê-lo é minima que seria o peso a mais do sistema, que me parece pouco...é claro com a possibilidade de o desligar totalmente...nem que seja para usar 1 vez por ano)...mas 1º venham de lá esses carros com comportamentos ágeis, pouco pesados, etc.

Sim, física tambem nao é comigo, nao sei se tinha o mesmo efeito ou nao. Quis apenas demonstrar que nao é preciso ir depressa para correr riscos. Desculpem se não me fiz entender.:)

citação:Originalmente colocada por Eliselotus

citação:Experimentem, quem puder, passar na rotunda que fizeram aqui para os lados da Alta de Lisboa, na estrada que liga a antiga Musgueira à Av. do Brasil: atravessei um carro sem ESP a 40km/h, pois o piso é manteiga da mais pura.

Nao foi criado para isso, mas pode ajudar a resolve.las ;)

Posso tar errado mas a ideia k tenho é k o ESP das 2 uma:

Ou é para dar maior estabilidade a carros em curva em alta velocidade...(o k aki em portugal vai ser caba vez mais dificil devido aos novos radares multas etc)

ou é colocado de serie em carros logo a prior marados para os corrigir...:D como foi o caso do mercedes classe A k capotava facilmente [:o)]e com o ESP ficou mais razoavel...:D

e agora pergunto eu:

nunca carro normal e bem feito para andarmos normalmente acho k nao necessitamos de um ESP ,alem disso qtos custará a manutenção de um brinkedo desses? ou novo caso se estrague?
é k é mais uma treta electrica para avariar...[:o)][:o)]

Um dia peçam a soma do peso de todos esses auxílios para a condução e depois pensem no lastro que levam embarcado...

????

entao n ponhas nada dentro do carro assim ele vai mais leve...e com cada argumento.

Pelo preço do ESP devem comprar pneus, suspenções, travões e molas de primeira categoria.
O meu tem, é muito raro actuar, sem ser provado actuou numa situação de piso escorregadio e se ele nao estivesse lá provavelmente tinha ido visitar os rails. Mas realmente num Kart não deve dar muito jeito....

Claro que pude...mas o que o Eliselotus está a alertar, é o facilistismo que ele pode trazer a algo que não deve ser encarado como fácil ou de ânimo leve.

O exemplo da culpabilização da velocidade que ele deu, e a desculpabilização de quem fez essas rotundas mal concebidas e com alcatrão abaixo de merda é uma das consequências que começamos a ver.

É dizer...ah e tal, espetei-me na rotunda x, por falta do ESP...mas devia-se apontar 1º a péssima concepção desta.

eu nao sei em que pais vives, mas aqui nestas bandas a esmagadora maioria dos carros nao tem ESP. os carros com ESP so serao maioria daqui a uns 20/30 anos...
o parque automovel nao se renova assim do ar. cada vez ha mais condutores encartados, e quem compra carros novos tem que se ver livre dos anteriores!! so que, obviamente, nao vao pra sucata que sao carros perfeitamente bons.....

até deixar de haver carros sem ESP,ou la perto, vais continuar a ter que planear as estradas com isso em mente. teem que ser para TODOS e nao pode apresentar perigo para a circulaçao. so em portugal é que......

citação:Originalmente colocada por Nightlord_CTR

É dizer...ah e tal, espetei-me na rotunda x, por falta do ESP...mas devia-se apontar 1º a péssima concepção desta.

ah sim! nao podia concordar mais com isso, aliás dar uma justificação dessas é absurdo.

o ESP serve por ex. para justificar situaçoes estilo "ia a 120 na AE e um maluco baldou-se para cima de mim e eu pra me desviar andei ali aos papeis mas felizmente o carro acabou por se controlar"

mas acho que nem deviamos ter o trabalho de apontar a má concepçao das vias. aliás, essa linha que criaram para denuncias nao serve pra nada. quem está atras do telefone nao devia esperar por chamadas, basta irem para a rua e verem com os seus olhos.

eu nao sei em que pais vives, mas aqui nestas bandas a esmagadora maioria dos carros nao tem ESP. os carros com ESP so serao maioria daqui a uns 20/30 anos...
o parque automovel nao se renova assim do ar. cada vez ha mais condutores encartados, e quem compra carros novos tem que se ver livre dos anteriores!! so que, obviamente, nao vao pra sucata que sao carros perfeitamente bons.....

até deixar de haver carros sem ESP,ou la perto, vais continuar a ter que planear as estradas com isso em mente. teem que ser para TODOS e nao pode apresentar perigo para a circulaçao. so em portugal é que......

LOL cada vez mais me convenço que nao devo falar portugues.
o que eu quis dizer desta vez foi que o ESP nao resolve as mas condiçoes das vias (concordo), mas ajuda.nos a ultrapassá-las e a seguir em frente sem nos espetarmos.

citação:Originalmente colocada por mekinhux

O ESP está na cabecinha e pé direito de cada um de nós...

Juizinho ;):)

Nem mais!

Mas muita gente cai no síndroma de que a fada electrónica é que lhe vai resolver a negligência e as capacidades insuficientes para circular a certo nível.

Nem o VW Corrado tinha um comportamento verdadeiramente eficaz quanto mais o Golf...

LOL cada vez mais me convenço que nao devo falar portugues.
o que eu quis dizer desta vez foi que o ESP nao resolve as mas condiçoes das vias (concordo), mas ajuda.nos a ultrapassá-las e a seguir em frente sem nos espetarmos.
entao é um sistema fundamental, mas apenas em portugal[:P]

citação:Originalmente colocada por dysplay21

????

entao n ponhas nada dentro do carro assim ele vai mais leve...e com cada argumento.

Por alguma coisa a condução deve ser adaptada em função da carga que transportas. Se achas o acréscimo consecutivo do peso já de si significativo nos automóveis coisa de somenos importância...

Experimentam um dia conduzir um automóvel potente (>120 cv) de 1000 kg, em bom estado e com um bom chassis, e depois experimenta conduzir um carro actual da mesma potência: a um sente-lo perfeita e naturalmente ligado à estrada, ao outro sabes que está lá mas pareces que vais a pairar numa nuvem...

o Zen tem razao naquilo que diz.

o peso influencia bastante na forma como o carro se comporta, principalmente na suavidade com que escorrega caso a situaçao assim o provoque e na suavidade e facilidade com que se agarra de novo.

influencia o desgaste dos pneus, suspensoes, travoes, altera o conforto (que força os construtores a alterarem as suspensoes para o manterem), aumenta o nivel de poluiçao (é preciso sempre mais acelerador para o mesmo resultado) e piora bastante a situaçao em caso de impacto, ja que a massa em movimento é enorme.

o peso da massa nao suspensa (roda, pneu, partes da suspensao, travoes, etc) tem AINDA mais influencia no comportamento, facilidade de conduçao, controlo, conforto e desgaste que o peso total propriamente dito.

por isso é que ha marcas que começaram a combater o peso de alguma forma, nao é apenas pra mostrar.

Eliselotus, a propósito de massas não suspensas: cada conjunto jante-pneu (em 23' polegadas) do Maybach Exelero pesa 46 kg!!!
O Exelero pesa no total 2600 kg... Esse bem precisa de ESP e muito mais...

Ali o ladrão de rodas é bom que pratique musculação profissional e esteja em perfeita forma e bem alimentado...

Olha se lhe dá para gamar as 4 rodas... Bem tem que comer um carneiro...

http://www.streetdream.de/cars/maybach/exelero/exelero_04.jpg

http://www.streetdream.de/cars/maybach/exelero/exelero_06.jpg

Eu considero o ESP um sistema fantástico, quer tecnicamente com pela sua utilidade em situações de risco.

E não me venham dizer que conseguem fazer com os pedais e volante o que o ESP faz em situações de risco. É só condutores ...

citação:Originalmente colocada por smithico

Eu considero o ESP um sistema fantástico, quer tecnicamente com pela sua utilidade em situações de risco.

E não me venham dizer que conseguem fazer com os pedais e volante o que o ESP faz em situações de risco. É só condutores ...

Bom bom era ter o carro limitado a 120 km/h, permanentemente ligado a uma base de controlo, a partir da qual um super-computador gestor de tráfico assumiria o controlo do automóvel a 100%...

citação:Originalmente colocada por smithico

Bom bom era ter o carro limitado a 120 km/h, permanentemente ligado a uma base de controlo, a partir da qual um super-computador gestor de tráfico assumiria o controlo do automóvel a 100%...

[^][^][^][^][^][^]
Eu pa mim qd menos tretas o carro tiver mais fiavel é...:D:D:D essa tretas só servem é pa avariar e depois custam um balurdio a sua reparação...[:o)]

Back