citação:Originalmente colocada por Zen
citação:Originalmente colocada por SilverArrow
Por acaso este é amis um tópico como a inutilidade do ABS.
Já reparei que aqui é só pilotos de corrida, e que o ESP só atrapalha.
Digam-me uma situação em que o ESP vai fazer mais danos.
Um dia peçam a soma do peso de todos esses auxílios para a condução e depois pensem no lastro que levam embarcado...
sou apenas condutor e sou apenas humano.citação:Experimentem, quem puder, passar na rotunda que fizeram aqui para os lados da Alta de Lisboa, na estrada que liga a antiga Musgueira à Av. do Brasil: atravessei um carro sem ESP a 40km/h, pois o piso é manteiga da mais pura.
citação:Originalmente colocada por Nightlord_CTR
citação:Originalmente colocada por octavia
Experimentem, quem puder, passar na rotunda que fizeram aqui para os lados da Alta de Lisboa, na estrada que liga a antiga Musgueira à Av. do Brasil: atravessei um carro sem ESP a 40km/h, pois o piso é manteiga da mais pura.
Ah! e os pneus sao novos (goodyear eagle F1).
Mas como alguem referiu e bem, palmas aos pilotos.. [8][8][8]
Como diria o outro, desde que nao venham pra cima de mim, estou tranquilo.
Se tivesses o ESP provavelmente o desfecho era igual...aquilo não muda as leis da fisica. Se a aderência é perto de 0, travar (o que o ESP faz) não adianta muito.
Por outro lado, se o peso for menor (ou seja a massa a deslocar-se...perdoem-me mas fisica não é comigo) a deslocação lateral devido à fraca aderência pode ser menor e mais facilmente controlável...seja com ou sem ESP.
Mas a principio também concordo com o uso do ESP...pode numa situação de distracção salvar de maiores apuros, mas NÃO para disfarçar maus chassis, pesos anafados, pneus Savas/Nankang/Carrefour/Matador e outros que pelo burgo vejo.
Em suma, é melhor ter do que não ter (a única desvatagem que vejo em tê-lo é minima que seria o peso a mais do sistema, que me parece pouco...é claro com a possibilidade de o desligar totalmente...nem que seja para usar 1 vez por ano)...mas 1º venham de lá esses carros com comportamentos ágeis, pouco pesados, etc.
citação:Originalmente colocada por Eliselotus
citação:Experimentem, quem puder, passar na rotunda que fizeram aqui para os lados da Alta de Lisboa, na estrada que liga a antiga Musgueira à Av. do Brasil: atravessei um carro sem ESP a 40km/h, pois o piso é manteiga da mais pura.
o ESP nao existe pra resolver situaçoes de má construçao.....
Um dia peçam a soma do peso de todos esses auxílios para a condução e depois pensem no lastro que levam embarcado...
citação:Experimentem, quem puder, passar na rotunda que fizeram aqui para os lados da Alta de Lisboa, na estrada que liga a antiga Musgueira à Av. do Brasil: atravessei um carro sem ESP a 40km/h, pois o piso é manteiga da mais pura.
Nao foi criado para isso, mas pode ajudar a resolve.las![]()
eu nao sei em que pais vives, mas aqui nestas bandas a esmagadora maioria dos carros nao tem ESP. os carros com ESP so serao maioria daqui a uns 20/30 anos...citação:Originalmente colocada por octavia
citação:Originalmente colocada por Nightlord_CTR
É dizer...ah e tal, espetei-me na rotunda x, por falta do ESP...mas devia-se apontar 1º a péssima concepção desta.
eu nao sei em que pais vives, mas aqui nestas bandas a esmagadora maioria dos carros nao tem ESP. os carros com ESP so serao maioria daqui a uns 20/30 anos...citação:Originalmente colocada por octavia
o parque automovel nao se renova assim do ar. cada vez ha mais condutores encartados, e quem compra carros novos tem que se ver livre dos anteriores!! so que, obviamente, nao vao pra sucata que sao carros perfeitamente bons.....
até deixar de haver carros sem ESP,ou la perto, vais continuar a ter que planear as estradas com isso em mente. teem que ser para TODOS e nao pode apresentar perigo para a circulaçao. so em portugal é que......
citação:Originalmente colocada por mekinhux
O ESP está na cabecinha e pé direito de cada um de nós...
Juizinho![]()
entao é um sistema fundamental, mas apenas em portugal[citação:Originalmente colocada por octavia
o parque automovel nao se renova assim do ar. cada vez ha mais condutores encartados, e quem compra carros novos tem que se ver livre dos anteriores!! so que, obviamente, nao vao pra sucata que sao carros perfeitamente bons.....
até deixar de haver carros sem ESP,ou la perto, vais continuar a ter que planear as estradas com isso em mente. teem que ser para TODOS e nao pode apresentar perigo para a circulaçao. so em portugal é que......
LOL cada vez mais me convenço que nao devo falar portugues.
o que eu quis dizer desta vez foi que o ESP nao resolve as mas condiçoes das vias (concordo), mas ajuda.nos a ultrapassá-las e a seguir em frente sem nos espetarmos.
citação:Originalmente colocada por dysplay21
????
entao n ponhas nada dentro do carro assim ele vai mais leve...e com cada argumento.
citação:Originalmente colocada por smithico
Eu considero o ESP um sistema fantástico, quer tecnicamente com pela sua utilidade em situações de risco.
E não me venham dizer que conseguem fazer com os pedais e volante o que o ESP faz em situações de risco. É só condutores ...
citação:Originalmente colocada por smithico
Eu considero o ESP um sistema fantástico, quer tecnicamente com pela sua utilidade em situações de risco.
E não me venham dizer que conseguem fazer com os pedais e volante o que o ESP faz em situações de risco. É só condutores ...
Bom bom era ter o carro limitado a 120 km/h, permanentemente ligado a uma base de controlo, a partir da qual um super-computador gestor de tráfico assumiria o controlo do automóvel a 100%...