ESP : Sim ou não ?

citação:Originalmente colocada por worldtiki

citação:Originalmente colocada por Boxer

Comprei carro em Outubro. Tinha ESP como opcional, e o vendedor tentou
vender-mo a um preço "record".
Não o quis, e não tenho ESP no carro.

Próximo carro? Sem ESP. Se vier de série em todos os carros, compro o
carro que dê para desligar o ESP.
Se não der em nenhum, compro o carro que mais me encher as medidas e
mando o fusível do ESP pastar.

Que mania essa de que o que é bom para mim, é bom para todos... porra.
Prefiro investir o dinheiro em boas suspensões, travões e pneus.
wtf?

Retirar o fusível?

O ESP actua somente em situações extremas... os travões são os mesmos, as suspensões também, os pneus também, mas quando chegar ao limite, por casmurrice de ter desligado esta medida de segurança um outro condutor vai ver uma luzinha a acender e com alguma sorte apanha apenas um cagaço, e o xico esperto que o desligou vai com o carro para as couves...

Desligar em track days? Óptimo!

Nas estradas nacionais? Geeeez...

De facto: Geeeez...para certos pensamentos.

Nem todos encaram um carro e a condução da mesma maneira, ok? E há espaço para todos! Desde que é claro respeitando o próximo. Às vezes fazia bem a muita gente;)

citação:Originalmente colocada por Boxer

Comprei carro em Outubro. Tinha ESP como opcional, e o vendedor tentou
vender-mo a um preço "record".
Não o quis, e não tenho ESP no carro.

Próximo carro? Sem ESP. Se vier de série em todos os carros, compro o
carro que dê para desligar o ESP.
Se não der em nenhum, compro o carro que mais me encher as medidas e
mando o fusível do ESP pastar.

Que mania essa de que o que é bom para mim, é bom para todos... porra.
Prefiro investir o dinheiro em boas suspensões, travões e pneus.
wtf?

Retirar o fusível?

O ESP actua somente em situações extremas... os travões são os mesmos, as suspensões também, os pneus também, mas quando chegar ao limite, por casmurrice de ter desligado esta medida de segurança um outro condutor vai ver uma luzinha a acender e com alguma sorte apanha apenas um cagaço, e o xico esperto que o desligou vai com o carro para as couves...

Desligar em track days? Óptimo!

Nas estradas nacionais? Geeeez...
Tens toda a razão, há atitudes ... sem comentários

citação:Originalmente colocada por Eliselotus

:D

ha aqui quem diga que o ESP se acende bastantes vezes enquanto conduz!
será este um condutor SEGURO??
Claro que não.

Um condutor experiente já o tinha desligado [}:)]
é obvio que é um condutor seguro!
confia inteiramente na electronica para corrigir os seus erros, erros esses que sao frequentes[^][^][^]

muito mais seguro que aquele condutor que, independentemente do carro, consegue evitar que as rodas escorreguem[8]

citação:Se todos os veículos na Europa até 2010 estivessem equipados ESP, 20 mil pessoas que estariam condenadas a morrer em acidentes de viação, poderiam salvar-se. Os números são da Bosch, construtor que desenvolve este dispositivo de segurança

Ou seja: os numeros são de quem tem mais a ganhar com eles...

O meu próximo carro terá ESP (infelizmente não desligável)... porque necessito de outros itens que poucos carros podem preencher e esse é o que melhor os preenche a todos... de outra forma não teria um carro com ESP...

Boas curvas
Carlos Vaz

Pergunto eu:

Se são assim tão bons a conduzir, se conhecem tão bem o carro, como a própria palma da mão, por que raio vão desligar algo que (a ser verdade o que dizem) nunca vai "piscar" na vida?

É que se pelo contrário, estão sempre a activá-lo, se calhar o melhor era repensarem a vossa condução e mentalidade de fangio...

Não se trata de pagar mais ou menos para o ter no carro, ou de ter que optar entre esp ou discos ventilados. Trata-se do xico espertismo de alguns em desligar algo que já vem no carro. Isto custa-me a perceber...

Pergunto eu:

Se são assim tão bons a conduzir, se conhecem tão bem o carro, como a própria palma da mão, por que raio vão desligar algo que (a ser verdade o que dizem) nunca vai "piscar" na vida?

Isso é que é uma teoria de xico-espertismo.

Humildemente digo e admito que não sou nenhum grande condutor...mas procuro ser o melhor possível, constantemente...e é isso que acho que muito boa gente deveria procurar sempre!

Se não conheço o carro, se não conheço a estrada...em resumo se não domino minimamente (aqui entram outros factores...mas tal como em tudo na vida, tudo é um trade-off entre risco de ocorrer algo que não se pretenda na busca de algo que se pretende...cada um avalia onde está o seu "risco") como dizia se sinto que não domino não abuso -> logo indo bastante abaixo das possibilidades (seja do carro, minhas, da estrada) o ESP não funcionará ;)

citação:
É que se pelo contrário, estão sempre a activá-lo, se calhar o melhor era repensarem a vossa condução e mentalidade de fangio...

Não se trata de pagar mais ou menos para o ter no carro, ou de ter que optar entre esp ou discos ventilados. Trata-se do xico espertismo de alguns em desligar algo que já vem no carro. Isto custa-me a perceber...

O problema é que ele funciona muitas vezes por defeito...ou seja em alturas que não é pretendido.

Até vejam lá que os construtores que pensam no prazer de condução propõem a opção de o desligar...porque será?!

Será só por meia-duzia de tugas malucos que gostam de carregar no botãozito só por carregar julgando que ficam melhores condutores assim?!

Quanto à minha opção, mantenho a minha ideia:
Um carro não é um ESP, tal como não é um motor, não é uma carroçaria...é um conjunto que tem de funcionar em harmonia e funcionar para o seu condutor!!!

Por isso não digo que compro ou deixarei de comprar um carro com ESP. Que tiro ou deixo de tirar fusível.

Simplesmente digo que experimentarei o carro nas mais diversas situações de modo a ver se as vantagens em relação ao meu actual carro são maiores do que as desvantagens...e depois decido por o melhor conjunto :)

O ESP é de facto uma mais-valia numas situações...mas tem de melhorar noutros aspectos. E mais importante tem de estar adaptado ao carro em questão e ainda mais -> o carro em questão tem de estar adaptado a mim [}:)]

Tive uma Scénic da anterior geração que tinha esse "artefacto"... acendia a luz nas situações mais incriveis... e... o pior é que isso provocava reacções estranhissimas no carro, ao ponto de atrapalhar as manobras de correcção necessárias...
Foi das coisas mais desgradáveis que encontrei em termos de condução... já anteriormente tinha tido a mesma sensação com um classe A.
Mas isto sou eu que devo ser extraterrestre.

Boas curvas
Carlos Vaz

citação:Originalmente colocada por João Dias

Aproveitando o tópico:

Será que as seguradoras, em Portugal, deviam establecer um sistema de bonificações para os veículos equipados com ESP ?

Concordo.

Mas então primeiro temos de ter um sistema de bonificação também para quem com ou mesmo sem ESP, não tem acidentes ;) -> não é esse o objectivo?! :D

É que parece que aqui o objectivo é só mesmo ter ESP!!!

E isso seria um bocado o mesmo de sempre na PRP -> dar mais importancia aos meios do que aos fins, perdendo tanto o rumo que nem sequer se aproveitam os meios.

citação:Originalmente colocada por carlosvaz75

citação:Se todos os veículos na Europa até 2010 estivessem equipados ESP, 20 mil pessoas que estariam condenadas a morrer em acidentes de viação, poderiam salvar-se. Os números são da Bosch, construtor que desenvolve este dispositivo de segurança

Ou seja: os numeros são de quem tem mais a ganhar com eles...

O meu próximo carro terá ESP (infelizmente não desligável)... porque necessito de outros itens que poucos carros podem preencher e esse é o que melhor os preenche a todos... de outra forma não teria um carro com ESP...

Boas curvas
Carlos Vaz
Não é só a Bosch a dizer, outros organismos governamentais e não governamentais também dizem, quem tem a ganhar mais, são as pessoas cujas as vidas podem ser salvas.

Tive uma Scénic da anterior geração que tinha esse "artefacto"... acendia a luz nas situações mais incriveis... e... o pior é que isso provocava reacções estranhissimas no carro, ao ponto de atrapalhar as manobras de correcção necessárias...
Foi das coisas mais desgradáveis que encontrei em termos de condução... já anteriormente tinha tido a mesma sensação com um classe A.

Boas curvas
Carlos Vaz
Sim parece que deves ser um extra-terrestre, ou então tens uma condução muito esquisita.

citação:Originalmente colocada por WH

Boas curvas
Carlos Vaz
Sim parece que deves ser um extra-terrestre, ou então tens uma condução muito esquisita.
quem será o ET?
o CarlosVaz75 que exprimentou uma reacçao conhecida E NORMAL dos ESP's? ou quem lhe chama mentiroso?

por Toze Dias:
citação: O meu ja deu acendeu muitas vezes.
Nas curvas e no piso molhado!!Acho importante o esp....
haverá diferença entre má conduçao e "mentalidade de fangio"?

é que gostava de saber se a falta de capacidade de percepçao das condiçoes do carro e estrada sao tipicas de um mau condutor ou de um "fangio"....

por Toze Dias:
citação: O meu ja deu acendeu muitas vezes.
Nas curvas e no piso molhado!!Acho importante o esp....
haverá diferença entre má conduçao e "mentalidade de fangio"?

é que gostava de saber se a falta de capacidade de percepçao das condiçoes do carro e estrada sao tipicas de um mau condutor ou de um "fangio"....
Engraçado que em ambos os casos o esp concerteza evitará despistes...

Não cabe ao carro ensinar o condutor a conduzir, se é trengo a culpa é do sistema de ensino.

Que os coloquem em carros sem abs, ebd, esp, sem qualquer tipo de ajuda electrónica.

Mas que façam para que quando lhes derem a carta não sejam uns imbecis ao volante...

Nightlord, não avalio um carro pelo facto de ter esp ou não.

O carro é todo o conjunto, chassis, suspensões, pneus, etc.

Não compreendo é quando o esp já vem de série haja quem o inutilize...

Se reparares as críticas que mais se houvem quando o esp não é desligável é em OPCs, RSs, ... carros com uma vertente mais desportiva, mais virados para track days, e para andar mais perto dos limites.

<s>Ninguém</s> Quase ninguém critica uma Scénic ou uma Espace por não poder desligar este sistema.

worldtiki, e será que o ESP vem resolver os problemas do sistema de ensino?

será mais importante criar um ensino decente, fazer com que as pessoas começem a respeitar umas as outras, ou forçar todos os carros a ter ESP para disfarçar?

falta aí a opção: ESP sim, mas desligável. eu votava nessa. e porquê? porque há situações em que o condutor não consegue reagir ou não tem capacidade de reacção à altura e muitas vezes o ESP é uma ajuda importante porque ajuda a equilibrar o carro. O eexemplo de uma curva sem visibilidade, de repente damos conta que há qualquer coisa na estrada e temos de travar e virar ou algo do género para evitar algum obstáculo, nesse caso pode ser uma ajuda importante, porque há situações em que o condutor se precipita e não tem a calma necessária para agir como deve ser (às vezes nem dá). o que eu sei é que há muita gente que não precisa de nada pelo que estou a ver...

worldtiki, e será que o ESP vem resolver os problemas do sistema de ensino?

será mais importante criar um ensino decente, fazer com que as pessoas começem a respeitar umas as outras, ou forçar todos os carros a ter ESP para disfarçar?
E a culpa das deficiências do sistema de ensino recai no esp? [8)]

O esp é uma ajuda que não deve ser utilizada (mas que deve existir), assim como o abs e outras.

Por mais experiência que o condutor tenha, pode chegar o dia em que o esp, tal como o abs, venha a salvar o carro (e o corpo).

Se formos a ver pelo prisma de todos serem condutores experientes e exemplares, nem cintos de segurança eram necessários... mas acidentes acontecem...

Voltar
Superior