ESP : Sim ou não ?

Já me tinha comprometido a não responder a tópicos com este tema, mas... é difícil resistir. ;)

Numa coisa estamos todos de acordo. O ensino da condução tem que ser melhorado, de modo a que o instruendo possa saber como reagir a um conjunto muito vasto de situações.

Mais. Pessoas com carros assucatados, onde não existe a mínima preocupação com as ligações ao solo (pneus e suspensão), antes de falar em ESP, deveriam tomar consciência do real perigo que eles representam para os outros.

Falando só sobre o ESP. Cada vez estou mais convencido que o ESP é parte integrante da segurança activa de um carro.

Especialmente para quem como eu passou de um FWD para um RWD.
A diferença é abismal, acreditem. :)

Não é por ser RWD que tens um carro com mais ou menos controlo!

Há muitos outros aspectos que vão para além do tipo de tracção que um carro tem.

Em relação ao ESP sou claramente a favor. Até a BMW o defende! [:p] :D

Mas mais a favor sou de uns bons amortecedores, travões e pneus. ;)

citação:Originalmente colocada por Jacare

Há muitos outros aspectos que vão para além do tipo de tracção que um carro tem.
Claro que há outros aspectos. Mas este é essencial! ;)
Em relação ao ESP sou claramente a favor. Até a BMW o defende! [:p]
E daí? Tb deixaram de fazer carros! [:p]

citação:Originalmente colocada por Julius Caeser

Claro que há outros aspectos. Mas este é essencial! ;)

Não há um aspecto essencial. Nem mesmo no tipo de tracção!
Podes ter RWD muito melhores que FWD, mas tb tens FWD mais ágeis e rápidos que muitos supostos bons e ágeis RWD.

É importante, até pode ser preferível, mas não é essencial!

citação:Originalmente colocada por Julius Caeser

Em relação ao ESP sou claramente a favor. Até a BMW o defende!
E daí? Tb deixaram de fazer carros!

Não exageres... Estás demasiado exigente! ;)

Mas já agora quem é que ainda faz "carros"? (de preferência de 5 lugares para levar a famelga completa... :D)

Não há um aspecto essencial. Nem mesmo no tipo de tracção!
Podes ter RWD muito melhores que FWD, mas tb tens FWD mais ágeis e rápidos que muitos supostos bons e ágeis RWD.
Claro que há!;)

Até o Carlos.L o reconhece! :D:D:D:D

Tirando os casos em que os FWD são significativamente mais curtos e leves e as estradas particularmente estreitas, indica um só caso em que isso aconteça...[:p]

Não exageres... Estás demasiado exigente! ;)

Mas já agora que é que ainda faz "carros"? (de preferência de 5 lugares para levar a famelga completa... :D)
Já sei que sou "demasiado exigente" para este forum![:p]

Alfa; Lexus, Honda, to name but a few... ;)
A BMW tb os faz quando quer (CSL). Infelizmente, há algum tempo que não parece apostada nisso![:p]

Fala-se aqui de FWD e RWD...
Lembrem-se que há 30 anos atráz a generalidade dos carros era RWD e tinham eixo rigido e molas de folhas...
Além dos carros FWD... conduzi nos ultimos anos alguns RWD com muita regularidade e sempre a dar-lhe bem: Alfa Romeo 1300 Gt junior (com motor 1750) de 1969, Alfa Romeo 75 TS de 1990 (te4m autoblocante de série), Alfa Romeo Giulia 1300 Super (com motor 1600 e autoblocante), Alfa Romeo 1750 Gtv (com autoblocante) e BMW 323 i de 1982 (e21)...
Sempre imaginei a bosta que estes carros ficariam se tivessem essas ajudas electrónicas...
e isso por comparação com o gozo que dáva conduzi-los!

Boas curvas
Carlos (ET) Vaz

Em relação ao ESP sou claramente a favor. Até a BMW o defende! [:p] :D
Que remédio tiveram eles. O pessoal desprovido de dotes de pilotagem andava todo a espetar-se na 1ª curva e com as 1ªas gotas de água...

O pipal que sabe conduzir nao precisa desse entroxo men.. isso é pra quem nao tem kit d´unhas pá.. só anda com isso os broncos que nao sabem andar na estrada á homem.. e tal como airbags e ABS´s .. tirei isso tudo, ficou mais leve e rápido.. pronto pá Vasco da Gama e outros campionatos de GT plo pais fora..[8)][8)][8)][8)][8)][8)][8)][8][8][8][8][8][8][8][8][8][8][8]

daaaaaaaaaaaaaaaaaaasss

O primeiro carro que conduzi com ESP foi o golf IV 110, e atirei com ele, sacudi-o, escuchinei-o, e não consegui pô-lo a fazer um curva com segurança. Por isso é à radical, alicate na mão e cortar logo os fios, trec, trec, trec.
Claro que não fiz isso, mas também não quero o carro se não der para desligar.
Ao passar do meu saxo 1.5d eibach/koni para o golf pensei: como é possível estragar um carro com um bom chassi e com tanto peito.
Só falta o carro andar sozinho.

Pior ainda foi não ter os pedais sprarco para ir sempre com o pé no meio e cada vez que tocava no travão sem largar completamente o acelerador a electrónica cortava o gasóleo.
Pensei: tanto dinheiro e não serves para nada, vou comprar um passe de autocarro.

Só quem já conduziu um carro com ESP, e simultâneamente já tenha passado por uma situação para a qual aquele equipamento foi concebido, pode dar valor ao mesmo.
O resto, são opiniões de quem não sabe bem o que está a dizer, ou entende que na estrada se deve conduzir como num autodromo.

Eu tenho ABS e ESP no meu carro, mas conduzo sempre como se não tivesse, ou seja, de modo a que nunca precise deles. Pratico o k se chama uma condução defensiva (também pratico a ecológica).

Dispenso-os? Não! Se depender de mim acho k não devo precisar destes sistemas, mas posso precisar por causa de factores alheios à minha vontade. E quando isso acontecer, espero k funcionem.

Já tve, noutros carros, e por culpa minha, saídas de traseira em curva, não propositadas, saídas essas, k na minha opinião se tivesse uns pneus melhores (é verdade) e se tivesse a ajuda do ESP.

Acho é k muitos condutores que têm estas ajudas, levam um pouco mais longe os seus limites, confiando em demasia. Mas depois a física não perdoa...

Depois de ler tantos comentários estranhos em relação ao ESP decidi pesquisar no Google por ESP, um dos primeiros links é este

http://skepdic.com/esp.html
citação:
Most of the evidence for ESP is anecdotal and is dismissed by skeptics as based on one or several of the following:

incompetence or fraud by parapsychologists or believers in psi
trickery by mentalists
cold reading
subjective validation
selective thinking and confirmation bias
poor grasp of probabilities and of the law of truly large numbers
shoehorning, retrospective clairvoyance, and retrospective falsification
gullibility, self-deception, and wishful thinking

Agora já percebi alguns dos comentários ...:)

citação:Most of the evidence for ESP is anecdotal and is dismissed by skeptics as based on one or several of the following:

incompetence or fraud by parapsychologists or believers in psi
trickery by mentalists
cold reading
subjective validation
selective thinking and confirmation bias
poor grasp of probabilities and of the law of truly large numbers
shoehorning, retrospective clairvoyance, and retrospective falsification
gullibility, self-deception, and wishful thinking

:D:D:D[}:)]

Creio que é um dispositivo que tal como um simples ABS já evitou muitos acidentes.

Claro que para os puristas, o ESP é algo que está a mais, e recordo agora um amigo meu, que sempre que saio com ele para "apertar um pouco" a primeira coisa a fazer é desligar o "milagroso" ESP.

Na minha opinião, também depende dos modelos, há modelos mais e menos eficientes, mais ou menos bruscos, mas creio que numa situação limite todos ajudam! Uma vez que nem todas as pessoas possuem o Kit de unhas.

Acho que é daqueles extras que deveria ser implementado de série em todos os carros, mas deveria ser também desligavel em todos!

Voltar
Superior