Espanhóis

Tenho um colega que trabalha há cerca de 3 anos em portugal para uma empresa espanhola, e tem um carro com matrícula espanhola desde então. Nunca teve problemas...

Andavam a multar os médicos espanhóis que têm residência em Espanha mas trabalham nas zonas de fronteira - alguns, até ao Porto - que traziam diariamente os seus carros espanhóis para Portugal.

Como até agora o critério era 183 dias de permanência no pais e a fonte de rendimentos - se tivessem rendimentos declarados em Portugal, tinham que pagar ISV - os xulos da BFiscal andavam à caça de carros espanhóis, que apreendiam até ao pagamento do imposto.
Muitos casos estão em tribunal.

Só a pedido do Zapatero é que o Sócrates se disponibilizou para corrigir a lei.

Aqueles aquem chamas de "xulos", não faziam mais do que o seu dever, faziam cumprir a lei que vigora até a presente data no País!

O portugues é mesmo mesquinho, se os homens fazem cumprir a lei, é porque fazem e são "xulos", se não fazem são uns vendidos e corruptos que vivem a conta do orçamente.

Afinal o que querem, haja lei ou não?

Que se cumpra a mesma ou não?

Curioso como existem pessoas que gostam de ser assaltados pelo Estado.

Mais curioso ainda o facto de um 320d custar menos 10 mil euros ou um freelander II menos 14 mil euros em Espanha, e os nuestros hermanos não se chatearem por isso [;)] :confused:

Parece que por aqui há pessoal que não se importa de ser "chulado" porque são as leis e os impostos que se praticam por cá. Ok temos de nos sujeitar mas...temos de concordar? E se não concordarmos temos de emigrar? Que raio de pensamento é este. Já agora isto não é uma democracia? Liberdade de expressão conhecem? Por muito que goste de ser português nada me "castra" o poder de criticar por não concordar ou de comparar com outros países. É normal está na nossa essência a comparação com. Então se poder aproveitar este novo escape estarei a incumpri com alguma coisa? Desde que seja bem feito...

Parece que por aqui há pessoal que não se importa de ser "chulado" porque são as leis e os impostos que se praticam por cá. Ok temos de nos sujeitar mas...temos de concordar? E se não concordarmos temos de emigrar? Que raio de pensamento é este. Já agora isto não é uma democracia? Liberdade de expressão conhecem? Por muito que goste de ser português nada me "castra" o poder de criticar por não concordar ou de comparar com outros países. É normal está na nossa essência a comparação com. Então se poder aproveitar este novo escape estarei a incumpri com alguma coisa? Desde que seja bem feito...

A questão é que o tuga gosta de comer e calar. E mesmo quando não cala, gosta de comer. Só assim se explica que se queixem contra os impostos, fecho disto, fecho daquilo, aumento disto, aumento daquilo, salários miseráveis, etc, e ainda assim continuem a votar há décadas no bloco central. No entanto, a culpa é sempre "deles", que só querem poleiro, e nunca de quem os pôs lá!

Aqueles aquem chamas de "xulos", não faziam mais do que o seu dever, faziam cumprir a lei que vigora até a presente data no País!

O portugues é mesmo mesquinho, se os homens fazem cumprir a lei, é porque fazem e são "xulos", se não fazem são uns vendidos e corruptos que vivem a conta do orçamente.

Afinal o que querem, haja lei ou não?

Que se cumpra a mesma ou não?

Por mim, podem xular-te a ti.
Eu dispenso. Já me basta o resto.

Vou estar atento à alteração da lei.
Se houver abertura, até ao final do ano terei orgulhosamente carro com matrícula espanhola.
Já tenho a morada, é só "empadronar-me" e pedir o nº fiscal - demora pouco tempo.

Não percebo o que é que voçês estão a falar.

A actual lei permite que um cidadão português que trabalhe em Espanha compre um carro espanhol e circule livremente em Portugal e Espanha, ou estou enganado?

Se estão à espera que os portugueses residentes e empregados em Portugal possam livremente comprar carro em Espanha, acho que mais vale esperarem sentados. Ou será que vão comprar casa em Espanha para poderem andar de carro espanhol em Portugal.

Fiquei sem perceber...

Não percebo o que é que voçês estão a falar.

A actual lei permite que um cidadão português que trabalhe em Espanha compre um carro espanhol e circule livremente em Portugal e Espanha, ou estou enganado?

Se estão à espera que os portugueses residentes e empregados em Portugal possam livremente comprar carro em Espanha, acho que mais vale esperarem sentados. Ou será que vão comprar casa em Espanha para poderem andar de carro espanhol em Portugal.

Fiquei sem perceber...

se tiveres trabalho e residencia em espanha es emigrante la.. logo podes andar com um carro espanhol.

para trabalhares la tens que ter uma residencia la pelo menso domicilio fiscal e declarar la os impostos.

ai podes ter um carro de la..

o que se passa e que para evitar o pessoal que tinha la casa ou um simples apartado para comprar um carro mais barato e andar ca com ele arranjaram a lei que vigora. que diz que a fonte de rendimentos proncipal nao pode ser a portuguesa e nao podes andar ca com o carro masi de 180 dias seguidos..

como os medicos trabalham ca recebem de ca e andam com carro de la os " xores guardas do bigode " encontraram uma maneira facil de arranjarem patrocinios...

a questao é que os medicos nao tem residencia ca.. ou se tem nao compram carro ca.. logo ao abrigo da lei estao a incorrer em infracçao..

Por mim, podem xular-te a ti.
Eu dispenso. Já me basta o resto.

Vou estar atento à alteração da lei.
Se houver abertura, até ao final do ano terei orgulhosamente carro com matrícula espanhola.
Já tenho a morada, é só "empadronar-me" e pedir o nº fiscal - demora pouco tempo.

Mais um interessado em novos desenvolvimentos. Quando a lei sair quero saber detalhes...a ver se há vazios como a lei do tabaco[:)] [:)] [:)]

Nessas dos médicos há qq coisa que me está a passar ao lado... Se são espanhois e residem em Espanha (e com certeza devem lá ir todas as semanas), não estavam fora de Espanha os tais 180 dias, ou como é que era feito esse controle pela policia?

A lei fiscal é das mais complexas, no entanto não faz sentido que se tenha que ter carro Portugues, so porque recebo cá o meu ordenado. Isto apesar de ser Espanhol e a minha residencia ser lá e se for preciso só cá vir trabalhar, tal como vice versa (apesar de ser mais vantajoso)

isto dito por quem paga mais pela gasolina "premium" [:)]

Acho que tens um grave problema com o facto de eu usar gasolinas premium..
Já te tinha dito antes, mas repito:

"Eu posso pagar gasolinas premium!!!"

e gosto de usar o melhor no meu carro, não preciso de por gasóleo de 2ª para poupar 2 euros na factura.

Nessas dos médicos há qq coisa que me está a passar ao lado... Se são espanhois e residem em Espanha (e com certeza devem lá ir todas as semanas), não estavam fora de Espanha os tais 180 dias, ou como é que era feito esse controle pela policia?

A lei fiscal é das mais complexas, no entanto não faz sentido que se tenha que ter carro Portugues, so porque recebo cá o meu ordenado. Isto apesar de ser Espanhol e a minha residencia ser lá e se for preciso só cá vir trabalhar, tal como vice versa (apesar de ser mais vantajoso)

Por um lado, se têm actividade profissional em Portugal, significa que passam cá mais que os 181 ou 183 dias.

Mas como é dificil controlar os 180 e não sei quantos dias, o critério é o da fonte de rendimentos - simplesmente, se o condutor tiver a sua actividade profissional em Portugal, tem que pagar imposto.

Isto já foi discutido aqui no fórum.
Não encontro o tópico na pesquisa, mas a discussão foi interessante, com informação relevante.

Exactamente por trabalharem em Portugal, têm segundo a lei de ter carro de matrícula portuguesa. Se o domicílio fiscal fosse em Espanha não havia problema.

Exactamente por trabalharem em Portugal, têm segundo a lei de ter carro de matrícula portuguesa. Se o domicílio fiscal fosse em Espanha não havia problema.

É um exemplo gritante de que a legislação em vigor não é compatível com os objectivos definidos para uma Europa unida.

http://portal.iefp.pt/portal/page?_pageid=257,1&_dad=gov_portal_iefp&_schema=GOV_PORTAL_IEFP

http://europa.eu.int/eures/home.jsp?lang=pt

Será que se formos para Espanha trabalhar e levarmos o nosso carro eles fazem-nos o mesmo? :rolleyes:

E espero que abram a caixa de pandora.
Se os espanhóis têm direito a circular aqui com o seu carro, porque motivo - tendo um português residência em Espanha - somos obrigados a pagar o imposto para circular com um carro espanhol?

É que se o espanhol comprar um carro em Portugal, pode justificar a circulação em Espanha com a origem fiscal dos seus rendimentos (se bem que tenho dúvidas que o policia espanhol o multe, alegando insanidade ou incapacidade mental por circular com carro português).

Se o grau de discriminação aumentar ainda mais com esta alteração à lei, sai uma queixa para o Tribunal Europeu já de seguida.

País de mansos...

Os automoveis não são um bem mas sim uma fonte de receitas muito grande, que leva a que todas as filosofias de base da união europeia, de livre circulação de bens (alguns), serviços (alguns) e pessoas, sejam mandadas ás couves.
Por alguma razão, nunca nenhuma comissão europeia conseguiu impor uma harmonização fiscal dos impostos sobre os automoveis na EU.
Afinal, só somos europeus e só temos de cumprir as leis da CE quando é para aumentar os impostos ou preços e nunca para os baixar.

Tambem fico á espera de ver com muita atenção o que vai ficar na nova lei [;)]
Se puder comprar mais barato não vou deixar tambem de aproveitar

So o facto de nos pagarmos um imposto sobre um imposto diz tudo.

O facto da Comissão Europeia ter ameaçado o governo português por causa da dupla tributação, de o governo ter feito um manguito à Comissão e de a Comissão se ter calado diz ainda mais...

Back