Espanhol ou Francês

Espanhol
O francês só quase é usado por eles mesmo.
O espanhol está-se a expandir e muito em vários continentes

Eu reformulava a frase para "O francês que aprender agora, será provavelmente a ultima vez em anos que o vai fazer, e quando precisar não sei vai lembrar de algo".

não podia estar mais de acordo, aprendi francês durante 3 anos e considero o tempo gasto em aprendizagem mais inútil de toda a minha vida.

Espanhol sem dúvida, será mais útil para a vida que o francês, infelizmente na minha altura não houve gente suficiente para haver uma turma de espanhol.

Espanhol (castelhano) claramente.

E essa história de que em qualquer altura aprende Espanhol não é bem assim. Tens algumas parecenças com o Português, mas também tens muitas diferenças no vocabulário e é uma língua cuja escrita é dificil de assimilar. Eu por exemplo falo quase fluentemente o castelhano mas tenho sérias dificuldades em escrevê-lo.

Também aprendi francês durante o preparatório e hoje em dia de pouco ou nada me serve porque me esqueci completamente do que aprendi e actualmente o peso do França no mundo é mais ilusório do que outra coisa qualquer.

Depois do Espanhol recomendo o Alemão (cada vez mais o centro económico da Europa).

Isso do aprender espanhol na TV é muito bonito.
Até se pode perceber, mas depois falar já é outra conversa...então escrever...

Que isto de os portugueses pensarem que sabem falar espanhol dá pérolas do género:

garfio; peissigo, ananiás; coilhier...

Isso do aprender espanhol na TV é muito bonito.
Até se pode perceber, mas depois falar já é outra conversa...então escrever...

Que isto de os portugueses pensarem que sabem falar espanhol dá pérolas do género:

garfio; peissigo, ananiás; coilhier...
Ou os míticos "carton", "talhieres", "cotoniete", "maracuya" [:D]

O Francês que aprender agora será provavelmente o único que vai aprender da vida e será certamente útil.

O Espanhol em qualquer altura da vida dele aprende sozinho, em 2 semanas em Espanha fica-se a falar Espanhol 90% fluente. Com um curso no Cervantes de 10 aulas fica-se a falar 98%.

Acima de tudo, ele que escolha o que quiser!

Eu tenho 23 anos, tive 3 anos de francês e hoje em dia nem uma única palavra sei dizer, o ano passado fui passar férias a frança e só ia lá com o inglês porque francês não me lembro nem dos números, acho uma perda de tempo aprender francês no ciclo, se não se practica depois vai ser igual a 0!

Quanto ao espanhol estás enganado, essa é a opinião dos portugueses para os quais espanhol não é mais que português com sotaque. Se o objectivo do espanhol fôr ir lá passar umas férias e comunicar com os locais para pedir umas cañas depois da siesta então é suficiente, para o resto assim não se aprende espanhol suficiente.

Eu reformulava a frase para "O francês que aprender agora, será provavelmente a ultima vez em anos que o vai fazer, e quando precisar não sei vai lembrar de algo".

É exactamente isto.

Na minha opinião espanhol sempre, cada vez mais se utiliza.

Há muitos cursos livres dados nas Universidades e em regime de formação profissional. Creio que não seja determinante porque só a utilização da língua é que permite não te esqueçeres dela. Onde já vai o meu francês :rolleyes:

O castelhano no contexto actual pode ser mais útil. Mas isso também pode-se aplicar ao mandarim [:p]

EU tive frances do 7º ao 12º e do 10º ao 12º tec de trad de francês. Depois disso nunca mais estudei. Não entendo um filme pq a pronuncia não é clara, pq usam regionalismos etc, mas entendo bem um telejornal frances, pq usam uma dicção clara e pausada.

O espanhol aprendi a ver o barrio sesamo com o espinete, o verano azul, precio justo... e percebo bem o que se diz no canal andaluzia com sotaque bastante cerrado.

Escrever espanhol claro que não é tão limpinho como falar, mas o que interessa é entender e responder.

Se não tivesse tido frances , não pescava um boi daquilo.

Mas tb depende do ouvido de cada.

Eu tenho 23 anos, tive 3 anos de francês e hoje em dia nem uma única palavra sei dizer, o ano passado fui passar férias a frança e só ia lá com o inglês porque francês não me lembro nem dos números, acho uma perda de tempo aprender francês no ciclo, se não se practica depois vai ser igual a 0!

Quanto ao espanhol estás enganado, essa é a opinião dos portugueses para os quais espanhol não é mais que português com sotaque. Se o objectivo do espanhol fôr ir lá passar umas férias e comunicar com os locais para pedir umas cañas depois da siesta então é suficiente, para o resto assim não se aprende espanhol suficiente.

Estou a fazer quote ao teu post mas serve para responder a todos os outros! [;)]

Eu tive 3 anos de Fracês no liceu, hoje não sou fluente mas sou capaz de ir a França e ir a um restaurante e pedir comida, ou pedir um quarto no hotel, ou pedir direcções na rua, etc. Sou capaz de perceber o contexto de um texto ou perceber o sentido de uma conversa. Já escrever, esqueçam. Se é útil, para mim, é! Se era capaz de aprender Francês sozinho... é pá, nunca na vida me meteria nisso!

Quanto ao Espanhol, considero-me fluente, falo e escrevo (além de que estudei por muitos livros Espanhóis com zero dificuldade). Fiz um curso no Cervantes (tirei 10 em 10) e muitas férias no Sul de Espanha. De quando em vez lá dou um prego... mas nada de grave! Sou capaz de vender em Espanhol se for preciso. E nunca aprendi Espanhol na escola (no liceu).

Cada pessoa é diferente, e o meu caso não pode ser extrapolado para toda a gente, mas acho muito mais fácil aprender Espanhol sozinho do que Francês. Mas claro que concordo que o Espanhol é uma língua com muito mais futuro (até para trabalhar nos EUA em muitos sítios já pedem pessoas bilingues).

Acima de tudo, deixa o puto escolher! [;)]

Já agora, quando dou um prego tipo Portunhol a falar Castelhano e me corrigem, digo sempre que é Galego! [:D]

Dois terços dos Madrilenos não percebem Galego de qualquer forma!! [:p][:p][:p]

Ó que c****** a mim sempre me disseram que era "Instituto"[:D]:sh)

E não está mal, os liceus são normalmente chamados Institutos. Algumas universidades também.

Escuela é mais referente à primária e à instituição "Escola" enquanto local de aprendizagem.

Mas na Latam pode ser ligeiramente diferente.

E não está mal, os liceus são normalmente chamados Institutos. Algumas universidades também.

Escuela é mais referente à primária e à instituição "Escola" enquanto local de aprendizagem.

Mas na Latam pode ser ligeiramente diferente.

Ensinaram-me que "Instituto" era escola fosse ela primária, liceu ou universidade. Já aprendi alguma coisa contigo hoje.

«caramba», fiz ontem a pré-matícula dos meus alunos para o 7º ano e só 1 deles escolheu Francês.

Embora seja apenas uma opinião (e vale o que vale) lembrava-te que o castelhano poderá ser-lhe muito útil se um dia o teu filho só conseguir média para entrar numa universidade espanhola.

Depois, é bom quea s pessoas se vão convencendo que a conjuntura internacional vai obrigar Portugal e Espanha a ficarem cada vez mais juntos.

O facto de estares preocupado já auspicia que, seja qual for a escolha, irá ser boa por ser ponderada. Fossem todos os pais assim...[;)]

Back