"Esperas" da BT e GNR

Sabes bem que se fazem centenas de quilómetros no país sem ver um carro da BT. Chega a ser ridículo de tão contraditório depois ver tantos meios empregues num controlo de velocidade em sítios que nem são perigosos mas propiciam ultrapassar os limites, apenas para multar e não para fomentar a segurança.

Todos os dias vemos asneiras mais perigosas sem controlo nenhum, bastava fazer controlo dos que passam amarelos "maduros" o que quanto a mim é bem mais perigoso do que andar determinados valores acima do limite. E isto é só um exemplo, de mota vejo cada coisa dentro dos carros...

pois sei que é raro.
mas se eles deixassem de controlar velocidade e pusessem esses carros a andar, continuava a ser raro. teres 10 ou 20 ou 50 carros a andar no país todo não adianta grande coisa. só no natal e ano novo, quando poem 1000 agentes de serviço (imagino a quantidade deles que está a fazer horas extraordinárias) é que se vê alguma coisa, e mesmo assim só nas vias principais.

para controlar os semáforos todos, só se for com câmaras, a não ser que queiras ter um polícia por cada semáforo.
e as câmaras não afectam em nada o controlo rodoviário.

bom... em relação ao controlo de velocidade camuflado sou completamente contra e acho patético.

De resto, em relação ás operações stop são muito bem vindas...

Eu tb não estou de acordo, mas pela forma de actuar de muitos deles... uma vez ia a 130km/h a ultrapassar e um Subaru COLOU-SE à minha traseira.
A minha tendência foi acelerar e ele continuou colado. Passei para a faixa do meio e ele.... colado a mim. Qd olhei pelo retrovisor reparei que tinha 2 espelhos retrovisores... manti-me entre os 130 - 140km/h, não mais e passado um pouco desistiram e ultrapassaram-me.

Eles estavam a controlar ou a ver se me "picavam"?!??!
Isto é extremamente estúpido além de ser condução perigosa!

vejamos:
não é obvio que numa descida de 2km vai haver gente a "esticar-se"?
assim como é obvio que às 3 da manhã à saída de zonas de bares vai haver muita gente bebada ao volante?

o controlo deve ser feito onde realmente as pessoas falham, e não onde toda a gente cumpre.

Achas comparável em termos de atentado à segurança andar bêbado com 0,51 % ou a mais de 20 km/h acima do limite?

Acho é que estão a confundir uma Operação Stop com Operação de Controlo de Velocidade.

Bah. Depois das duas uma: fica uma filinha de totós a 120 atrás deles cheios de medo, ou passam por eles uns gajos marados a 160 sem problemas nenhuns. Quanto a mim deviam ter câmara como os outros, só aumentava o respeito por eles.

Boas

Completamante a favor da fiscalização e contra a pura e simples caça á multa!!!!!(Caça á multa como acontece nos cabos D'Avila) mesmo que isso seja o que lhes mandam fazer.

Como sempre os moralistas do quem não deve não teme, o costume!!!

E sim já li algures num publicação automóvel (não me recordo qual) que se pensa em instalar se já não estiver instalado os radares nos veiculos identificados.

Abraços

pode ser estúpido, mas só te podem multar se te picares... e se te picares estás a ter um comportamento errado.

quem não deve não teme.

Achas comparável em termos de atentado à segurança andar bêbado com 0,51 % ou a mais de 20 km/h acima do limite?

não percebi o que querias dizer com isso. controlo é para tudo, seja velocidade ou alcool ou qualquer outra coisa. lá por haver crimes maiores que outros, não quer dizer que se deixe de controlar os pequenos crimes.

pode ser estúpido, mas só te podem multar se te picares... e se te picares estás a ter um comportamento errado.

quem não deve não teme.

Não tem nada a ver com isso... andar a mais de 120km/h (ou a que velocidade for!!) colado à traseira do veículo da frente É CONDUÇÃO PERIGOSA!!!!
Deviam dar o exemplo e não "picar" as pessoas a terem comportamentos.

vejamos:
não é obvio que numa descida de 2km vai haver gente a "esticar-se"?
assim como é obvio que às 3 da manhã à saída de zonas de bares vai haver muita gente bebada ao volante?

o controlo deve ser feito onde realmente as pessoas falham, e não onde toda a gente cumpre.

Só me estás a dar razão...multa, multa, multa!!!!
Não encontro outra justificação. Acho muito mais importante mandar parar para controlo de existência de seguros (esse sim, um grave problema), documentação (veículos roubados, condutores sem carta), inspecções...e não com este aparato. Isso sim, são acções de fiscalização!
cumps

Last edited:
não percebi o que querias dizer com isso. controlo é para tudo, seja velocidade ou alcool ou qualquer outra coisa. lá por haver crimes maiores que outros, não quer dizer que se deixe de controlar os pequenos crimes.

Concordo, mas se o objectivo é aumentar a segurança - e se não é devia ser - deve-se controlar o que mais aumenta a perigosidade.

Se é com 10 ou 100 carros não me interessa, tem que se pôr todos os meios à disposição para controlar prioritariamente o que é mais perigoso. Logo, o controlo de velocidade como é feito, em sítios de pouca perigosidade e pela quantidade absurda de meios e de agentes que emprega para uma operação tão localizada não é definitivamente uma dessas prioridades.

" Com certeza não será pelo efeito disuasor, pois se não os vemos..."

quantas pessoas fogem quando vêem as operações stop "bem visíveis"? muitas. até eu conheço quem faz isso... seja porque vão com alcool, carros com anomalias na inspecção, etc.
só fazendo operações surpresa é que se apanha essa gente. e acredita que esses são os piores.

novamente: quem não deve, não teme.

Luis, desculpa lá...mas se forem bem feitas as Operações STOP não dão muitas (ou nenhumas) hipoteses de fuga! Pelo que tenho visto!

Quanto à caça à multa é lamentável que em vez de se fazer prevenção, de se mostrar presença na estrada, se façam caçadas e por vezes com provocações à mistura!
Por acaso nunca fui apanhado, não devo nada, mas temo, por acaso! [:)]

lol "caça à multa" não existe. só podem multar quem transgride... logo a falha é de quem não cumpre o código. tão simples quanto isso.
e ainda eles são fixes e só multam quando são infracções graves...
se multassem os outros todos das leves, aí é que era uma festa LOL

Boas

Isto é tudo bonito uns são resposaveis os outros irresposaveis incumpridores e mais não sei o quê!!!
Mas quando os veijo escondidos a trás da moita nas EN e bem escondidos!! Isso para mim não é prevensão e essa é a primeira função das forças de segurança sim!!!! Prevenir para se evitar que a prevaricação aconteça seja na estrada seja nas variadas vias publicas e mesmo nas nossas casas!!!!!
E só não vê quem não quer ver que esse tipo de Operações "depois da curva e da rotunda" não são prevensão e sim hangariação de fundos.
E não me digam que quem deve paga.

Moralismos........

Todos nós somos incumpridores, seja no transito seja no resto e parem de dar lições de pseudo moral.

Abraços

Que mal pergunte, não é essa mesma a função deles???

Há coisas muito estranhas de facto!!:sh)

Acho que não...Não desta forma!
Talvez por as funções destas forças da "ordem" não estarem bem definidas ou desenquadradas da realidade vão ser extintas.
Relembro que De acordo com a sua lei orgânica, a GNR tem por missão , velar pelo cumprimento das leis e disposições em geral, nomeadamente, as relativas à viação terrestre e aos transportes rodoviários.
Para o efeito dispõe de uma Brigada de Trânsito, unidade especial responsável pelo cumprimento da missão da Guarda em todo o território continental, competindo-lhe prioritariamente a fiscalização do cumprimento das disposições legais e regulamentares sobre viação terrestre e transportes rodoviários e o apoio aos utentes das estradas.

Mais uma vez digo que a BT deveria incidir a sua actuação fora das auto AE´s, nos itinerários secundários, com deficiências no seu traçado, pavimento e sinalização, sendo por isso mais propícios à prática de infracções e à sinistralidade.
cumps

Boas

Isto é tudo bonito uns são resposaveis os outros irresposaveis incumpridores e mais não sei o quê!!!
Mas quando os veijo escondidos a trás da moita nas EN e bem escondidos!! Isso para mim não é prevensão e essa é a primeira função das forças de segurança sim!!!! Prevenir para se evitar que a prevaricação aconteça seja na estrada seja nas variadas vias publicas e mesmo nas nossas casas!!!!!
E só não vê quem não quer ver que esse tipo de Operações "depois da curva e da rotunda" não são prevensão e sim hangariação de fundos.
E não me digam que quem deve paga.

Moralismos........

Todos nós somos incumpridores, seja no transito seja no resto e parem de dar lições de pseudo moral.

Abraços

ora pensa lá 2 segundos:
- vais pela estrada fora e pensas: "hummm é capaz de haver polícia aí escondida a controlar a velocidade - vou andar mais devagar."
- vais pela estrada fora e pensas: "humm ainda que que a polícia agora não anda escondida, porque agora posso andar sempre À velocidade que quero e basta abrandar quando os vir, que também só acontece de 2 em 2 meses."

qual destas abordagens achas que é a mais educadora?
qual destas abordagens existe actualmente?

AH! já me esquecia.
quem não deve, não teme [:)]

ora pensa lá 2 segundos:
- vais pela estrada fora e pensas: "hummm é capaz de haver polícia aí escondida a controlar a velocidade - vou andar mais devagar."
- vais pela estrada fora e pensas: "humm ainda que que a polícia agora não anda escondida, porque agora posso andar sempre À velocidade que quero e basta abrandar quando os vir, que também só acontece de 2 em 2 meses."

qual destas abordagens achas que é a mais educadora?
qual destas abordagens existe actualmente?

AH! já me esquecia.
quem não deve, não teme [:)]

Boas

Não uso nenhuma das 2 se calha é por isso que já paguei e por isso não devo e não temo!!!

Não sei se fazes muita estrada ou não eu acho que faço muita sem ser comercial quase todas as semanas faço entre 400/500 km e vejo muita trampa na estrada mas policia..... quase nunca....

De notar que eu não venho aqui instigar ao incumprimento das regras de transito, mas sim apontar o dedo a certos comportamentos também dos condutores, mas não é escondidos que se faz prevenção mas sim á vista.

Posso te dar um exemplo de prevenção:

Se numa estrada vires um sinal (mesmo numa AE nos placards de informação) a indicar "zona de velocidade controlada pela GNR-BT" como já vi, isso sim é prevenção e só é multado quem quer.
E vens dizer que não se pode fazer isso em todas as estradas porque não há pessoal suficiente, eu digo o sinal pode lá estar e não haver controle nenhum!!! e vais arriscar???? não e se arriscares um dia está lá e pronto!!

Quanto a operações Stop pode-se fazer em todas as estradas e com um numero inferior ao visto basta fazer esperar.

Quanto a fugas elas existem sempre!!!!
Abraços

vinheiras, se vais por um sinal em todas as estradas a dizer "zona controlada pela GNR", para que serve o sinal? é um denominador comum!
é como por placas nas ruas a dizer "zona controlada pela policia". tipo... havia de ser controlada por quem? pelo zé das bifanas? LOL

vinheiras, se vais por um sinal em todas as estradas a dizer "zona controlada pela GNR", para que serve o sinal? é um denominador comum!
é como por placas nas ruas a dizer "zona controlada pela policia". tipo... havia de ser controlada por quem? pelo zé das bifanas? LOL

Isso em parte concordo...lembra um pouco as placas do "Tolerância Zero" que de eficácia passou a ignorância! Mas existem outras formas

Back