Estás em forma?

• Iniciador de tópicos Iniciador de tópicos Pastis
  • Data de início Data de início

Estás em forma?

• Estou 100%

Votos: 113 21,0%
  • Muito bem mas chego a 6ª feira cansado

Votos: 46 8,5%
  • Regular com altos e baixo

Votos: 181 33,6%
  • Um pouco cansado a precisar de descanso

Votos: 65 12,1%
  • Bastante cansado

Votos: 27 5,0%
  • Exausto fisica e mentalmente.

Votos: 107 19,9%

• Total de eleitores
    539
Nos últimos 3 meses adicionei 1.8Kg de massa magra (uma média de 600g por mês) estando neste momento com 72Kg e 12.4% de BF.
A ver se nos próximos 3 meses adiciono mais ~2 Kg de músculo.

Natural ou enhanced?

2 kgs de músculo, natural, em 3 meses é uma expectativa demasiado alta.

eu se ganhar 0.5kg de músculo num ano já acho muito bom e tenho uma genética razoável.
apr:)

Estrutura magra sim, muito pouca BF sendo que é da minha genética, não tenho gordura praticamente.

Actualmente não estou a treinar mas voltarei em fevereiro, tive fora do ginásio uns 2 meses mas treinava em casa.

Realmente como poucos legumes e devia comer. Tomo suplemento multivitaminico (daily formula da universal) e tomo whey pos-treino.

Então olha, com o teu tipo de corpo, supermagrinho, tens de comer muito se quiseres alguns ganhos de força e de músculo.

No tempo que foste ao ginásio, conseguiste aumentar o peso?

Então olha, com o teu tipo de corpo, supermagrinho, tens de comer muito se quiseres alguns ganhos de força e de músculo.

No tempo que foste ao ginásio, conseguiste aumentar o peso?

Sim, mas na altura não foi "clean". Aumentei cerca de 7kg em 1 ano a BF na altura subiu ligeiramente. Com a última crise que tive perdi esses 7kg num instante, agora é voltar a recuperar.

O mal de comer muito é eu não conseguir comer muito de uma só vez devido aos problemas de digestão [:D] coisas da vida... [8b]

Natural ou enhanced?

2 kgs de músculo, natural, em 3 meses é uma expectativa demasiado alta.

eu se ganhar 0.5kg de músculo num ano já acho muito bom e tenho uma genética razoável.
apr:)

Natural.

São dados falíveis porque foram medidos por bioimpedância, mas como foram medidos sempre na mesma balança e na mesma altura do dia e também por aquilo que vejo no espelho creio que os dados reais sejam esses ou semelhantes.

Depende de há quantos anos treinas, quantos dias treinas por semana, que métodos de treino usas, que alimentação tens, descanso etc etc etc, depende de tanta coisa...

Última edição:
Pmna qual é a melhor proteina do mercado pra ti? MuscleTech? ON?

Há várias é difícil eleger uma apenas e depende do objetivo dessa protiena, não existe apenas Whey, existe Caseína, Albumina, Blend, proteínas de carne e até de ervilha.

Pessoalmente não gosto da muscletech.

Marcas seguras e de confiança para mim são
-Scitec
-Reflex
-ON
-MyProtein
-Xcore (tem uma Whey hidrolisada muito boa)
-GN

Existem outras, mas as que eu mais gosto são essas.

Natural.

São dados falíveis porque foram medidos por bioimpedância, mas como foram medidos sempre na mesma balança e na mesma altura do dia e também por aquilo que vejo no espelho creio que os dados reais sejam esses ou semelhantes.

Depende de há quantos anos treinas, quantos dias treinas por semana, que métodos de treino usas, que alimentação tens, descanso etc etc etc, depende de tanta coisa...

Tomas creatina?

Natural.

2 kgs de massa magra em 3 meses custa-me a crer, mas ok, se calhar tens uma genética à Ronnie Coleman.

Por estas e por outras já deixei de ligar à balança. Flutuações de peso corporal são uma coisa muito artificial e enganadora.

Por exemplo, como já tive períodos da vida que a isso obrigaram, às vezes estava dois meses sem mexer palha e perdia dois quilos (gordura corporal na mesma). Começava a treinar e em duas semanas recuperava-os. Curiosamente logo no primeiro dia de treino, ainda tinha +90% da força. Claramente esses 2Kg não tinham sido tecido contrátil (o que interessa) senão notava-se a falta de força, mas alguma outra coisa (provavelmente fluidos retidos no músculo em resposta ao treino - há quem lhe chame "hipertrofia sarcoplasmática").

Às vezes mudo de treino para um mais leve e à base de volume/repetições, e não é preciso muito tempo para notar que ando todo "inchado". Voltando a um treino mais pesado em pouco tempo desaparece logo esse inchaço.

Na minha opinião a melhor forma de "medir" o ganho de massa muscular seca propriamente dita é pelo ganho de força, mantendo tudo o resto igual. Ou seja se estou a fazer um treino há bastante tempo, não há alterações na rotina ou na dieta, não estou a "aprender" nenhum exercício para poder atribuir o aumento de carga a adaptações neurológicas, nem estou a inventar e a alterar a mecânica do exercício para levantar mais peso (a fazer "batota"), vou medindo o meu progresso pelo ritmo a que consigo ir aumentando o peso.

Na balança temos gordura, massa óssea, água, glicogénio, sangue, órgãos internos (que também podem variar de tamanho), comida na tripa, há muita coisa que pode atrapalhar a leitura.

Última edição:
É apenas um indicador no meio de muitos.
Como na questão da gordura, valores concretos é dentro de uma ressonância magnética ou algo do género.

Mas penso que a força muscular é o indicador mais directo e menos enganador da massa muscular real. A força que um músculo é capaz de exercer é função directa da área de secção de tecido contrátil, sem grande variação nesse aspecto.

Com atenção a fazer comparação entre coisas comparáveis. Não se pode fazer como muitos que à medida que vão adicionando peso à barra vão arqueando mais as costas e encurtando a distância do movimento, aí é perfeitamente possível aumentar a carga sem haver aumento nenhum de força física, apenas se alterou o exercício para um que permite usar mais peso.

A coisa que mais ouço de pessoas novas a treinar é:

- "em 1 mês já perdi 5kg de massa gorda e ganhei 4 de massa magra"...

e eu: [:)][:)][:)][:)][:)]

Mas o mais triste é eu não ter como lhes explicar que aquilo é impossível.

Obviamente há sempre flutuações de peso, eu de manhã peso menos que á noite.

Mas se for sempre á mesma atura do dia com o mesmo numero de refeições, é possível obter um valor com menos erros.

Além disso 2KG é notoriamente mais do que uma flutuação, se bem que eu não diria 2KG de massa magra, pois pelo menos uma pequena percentagem desse valor é gordura, resultado do excesso calórico que é preciso para ganhar massa magra.

A coisa que mais ouço de pessoas novas a treinar é:

- "em 1 mês já perdi 5kg de massa gorda e ganhei 4 de massa magra"...

e eu: [:)][:)][:)][:)][:)]

Mas o mais triste é eu não ter como lhes explicar que aquilo é impossível.

Eu já ouvi pior.

«« Eu não posso tomar creatina porque uma vez tomei e ganhei 5KG numa semana, ganho peso muito facilmente»»

Eu ganhei 1.8Kg de massa magra, não disse que o aumento de peso global na balança foi de 1.8Kg. Isso seria ganhar massa magra de forma completamente limpa o que é praticamente impossível de forma natural. O peso adicional na balança foi superior.

Voltar
Superior