Estás em forma?

• Iniciador de tópicos Iniciador de tópicos Pastis
  • Data de início Data de início

Estás em forma?

• Estou 100%

Votos: 113 21,0%
  • Muito bem mas chego a 6ª feira cansado

Votos: 46 8,5%
  • Regular com altos e baixo

Votos: 181 33,6%
  • Um pouco cansado a precisar de descanso

Votos: 65 12,1%
  • Bastante cansado

Votos: 27 5,0%
  • Exausto fisica e mentalmente.

Votos: 107 19,9%

• Total de eleitores
    539
Agora é preciso enquadrar, simples!

Tu não podes fazer comparações sem sentido, com os níveis de testosterona que eles têm e com alimentação que fazem conseguem treinar mais do que uma vez no mesmo dia e recuperar bem e ganhar força.

É o erro de muita gente, fazem o que os profissionais do desporto fazem mas com armas diferentes e depois não conseguem ter os resultados pretendidos.

No tempo do Arnold a malta treinava 4 horas por dia, vai tu treinar esse tempo durante 6 dias por semana e depois vem dizer à malta os resultados. [:D]

Achas que têm mais testosterona e se alimentam melhor que um cuturista do mesmo nível? (seja amador ou profissional, natural ou supercharged) Achas que a malta do tempo do Arnold tinha mais droga na veia a ajudá-los a recuperar que os actuais?

De facto é preciso enquadrar. É preciso ter noção que não é obrigatório ter um dia de "pernas" para desenvolver as ditas cujas, onde se faz uma dúzia de exercicícios até ficar de rastos (que depois metade deles acabam normalmente por ser supérfluos) e depois se anda uma semana a coxear. Pode-se perfeitamente desenvolver um bom par de pernas simplesmente indo ao ginásio todos os dias, fazer três ou quatro séries de agachamentos e vir embora, por exemplo. E aí podes perfeitamente "treinar pernas" todos os dias, e com outros grupos musculares, sem qualquer problema.

Última edição:
Achas que têm mais testosterona e se alimentam melhor que um cuturista do mesmo nível? (seja amador ou profissional, natural ou supercharged)

De facto é preciso enquadrar. É preciso ter noção que não é obrigatório ter um dia de "pernas" para desenvolver as ditas cujas, onde se faz uma dúzia de exercicícios até ficar de rastos (que depois metade deles acabam normalmente por ser supérfluos) e depois se anda uma semana a coxear. Pode-se perfeitamente desenvolver um bom par de pernas simplesmente indo ao ginásio todos os dias, fazer três ou quatro séries de agachamentos e vir embora, por exemplo. E aí podes perfeitamente "treinar pernas" todos os dias, e com outros grupos musculares, sem qualquer problema.

E alguém aqui falou em treinar pernas todos os dias?
O que se falou aqui é do treino de pernas em conjunto com outros músculos (1 dia por semana), quando na verdade e pela anatomia dos músculos das pernas a proporção de treino vs outros músculos não é equivalente em muitos planos de treino. Just it... não vale a pena divagares...

Última edição:
Além disso quando falas em powerliftes ou halteofilistas eles estão-se a c@g@r para a estética, simetria e proporções, eles têm objetivos bem definidos e que nada têm haver com isso.

Achas que alguém que queira melhorar a sua composição corporal vai estar a fazer perna todos os dias? Pensa lá um bocadinho: faz sentido?

Depois como faz a gestão dos restantes músculos? Faz 1 exercício para cada músculo por dia? Num conjunto de 5-6 exercícios compostos?

Sim e depois quando precisar de estímulos diferentes? Vai mudar os exercícios? Sobrecarga progressiva? Ou é melhor mesmo mudar o esquema de treino ?

Falamos de fazer musculação num público recreativo que acima de tudo quer melhorar a composição corporal numa proporção equilibrada e vens falar de powerlifters e halterofilistas... é daquelas coisas que o objetivo visa apenas confundir e não tem sentido, mas se quiseres continuar a dar exemplos desses força!! :sh)

Última edição:
E alguém aqui falou em treinar pernas todos os dias?
O que se falou aqui é do treino de pernas em conjunto com outros músculos (1 dia por semana), quando na verdade e pala anatomia dos músculos das pernas a proporção de treino vs outros músculos não é equivalente em muitos planos de treino. Just it... não vale a pena divagares...
Não é divagar, é apenas comentar que quando a ser ou não boa ideia treinar pernas com outros grupos musculares, a resposta é sempre "depende"!

Se por qualquer motivo for treinar pernas uma vez por semana, de facto tinha que ser um dia muito duro e não ia sobrar muita energia para outras coisas. Por outro lado se fosse treinar os grupos musculares das pernas apenas uma vez por semana (o que não faço), provavelmente até preferia dividir em dois treinos, um para quadríceps e um para isquiotibiais. E aí se calhar já dava para treinar mais qualquer coisa no mesmo dia não era?

Não treinando pernas apenas uma vez por semana, à partida o volume por sessão pode ser bem mais reduzido, e posso sempre treinar outra coisa com pernas.

Achas que alguém que queira melhorar a sua composição corporal vai estar a fazer perna todos os dias? Pensa lá um bocadinho: faz sentido?
Eu apenas dei o exemplo para chamar à atenção que há muita gente que aguenta treinar pernas todos os dias e com outros grupos musculares, mas de qualquer das formas, responde-me tu à tua pergunta: porque não?

Não é divagar, é apenas comentar que quando a ser ou não boa ideia treinar pernas com outros grupos musculares, a resposta é sempre "depende"!

Se por qualquer motivo for treinar pernas uma vez por semana, de facto tinha que ser um dia muito duro e não ia sobrar muita energia para outras coisas. Por outro lado se fosse treinar os grupos musculares das pernas apenas uma vez por semana (o que não faço), provavelmente até preferia dividir em dois treinos, um para quadríceps e um para isquiotibiais. E aí se calhar já dava para treinar mais qualquer coisa no mesmo dia não era?

Não treinando pernas apenas uma vez por semana, à partida o volume por sessão pode ser bem mais reduzido, e posso sempre treinar outra coisa com pernas.

De acordo! Mas o que se estava a falar aqui era de um 1 treino de pernas por semana e nesse sentido fazer por exemplo 4 exercícios (3-4 séries) para perna é insuficiente ainda para mais quando muitas dessas pessoas fazem mais exercícios para músculos bem mais pequenos - desproporção. Não é por acaso que se vê muito cornetto.

Agora há pessoas que dividem o treino de quadricep/gémeo e isquiotibiais e glúteos por exemplo, nesse caso é possível reduzir o volume de treino e adicionar mais um músculo. Mas ninguém aqui estava a falar nisso, aliás arrisco-me a dizer que normalmente quem faz isso tipo de treino é pessoal profissional ou algumas mulheres que dão mais atenção a essa parte do que os homens.

Última edição:
De acordo! Mas o que se estava a falar aqui era de um 1 treino de pernas por semana e nesse sentido fazer por exemplo 4 exercícios (3-4 séries) para perna é insuficiente ainda para mais quando muitas dessas pessoas fazem mais exercícios para músculos bem mais pequenos - desproporção. Não é por acaso que se vê muito cornetto.

Agora há pessoas que dividem o treino de quadricep/gémeo e isquiotibiais e glúteos por exemplo nesse, caso é possível reduzir o volume de treino e adicionar mais um músculo. Mas ninguém aqui estava a falar nisso, aliás arrisco-me a dizer que normalmente quem faz isso tipo de treino é pessoal profissional ou algumas mulheres que dão mais atenção a essa parte do que os homens.
Gostei do adjectivo [:D]

4 exercícios de 3-4 séries uma vez por semana de facto é pouco para pernas. Mas pessoalmente também preferia fazer apenas quatro exercícios e fazer mais séries, do que estar a fazer muitos exercícios. No fundo de pernas só me interessa desenvolver mesmo os quadríceps e isquitibiais (tirando gémeos que é um caso à parte) por isso é pegar em exercícios que treinem bem esses e fazer muitas séries. Não é bem como treinar tronco/braços onde há mutos músculos "pequeninos" que interessa desenvolver e que são facilmente negligenciados, obrigando a uma maior variedade para crescer proporcionalmente.

Interessante esta questão !

De facto os treinos de halterofilia tendem a ser menos localizados e portanto mais vezes repetidos numa semana.

Depois diria que habitualmente as capacidades aeróbicas de um halterofilista são superiores às de um culturista !? e não sei se isso pode contribuir para uma recuperação mais rápida !? dos músculos !?

E nas poucas refeições que fazias, quanto é que ingerias? Vai na volta e simplesmente estavas a comer muito pouco ao todo...

Comer tudo de uma vez ou de 3 em 3 horas, para as mesmas calorias/macros diários, não é 100% a mesma coisa, mas é tipo 90 e tal.

Eu desde o início do ano que faço quase sempre 3 refeições por dia durante a semana, e a ganhar massa muscular.

claro que concordo, mas já não entro nesse tipo de discussões.
Já estou naquela fase zen em que cada um sabe de si e se resulta tem mais é de continuar.

Interessante esta questão !

De facto os treinos de halterofilia tendem a ser menos localizados e portanto mais vezes repetidos numa semana.

Depois diria que habitualmente as capacidades aeróbicas de um halterofilista são superiores às de um culturista !? e não sei se isso pode contribuir para uma recuperação mais rápida !? dos músculos !?
Diria que treinar à base de movimentos de corpo inteiro promove uma melhor forma cardiovascular, sim, mas não não penso que seja esse o "segredo". Simplesmente foram aumentando gradualmente a sua carga semanal ao longo do tempo, deixando o corpo adaptar-se gradualmente (invés de fazerem sempre a mesma coisa porque alguém lhes disse que iam entrar em "overtraining"), e dividem o volume pelo maior número de sessões possível de maneira a minimizar a acumulação de fadiga de cada uma. Por exemplo para um dado exercício invés de fazerem 30 repetições de uma vez fazem 5 repetições seis vezes por semana (claro que para eles 5 repetições podem ser 5 séries). Se fizessem as 30 num só treino no dia seguinte também estavam todos rotos, mas ao fazer só 5 uma noite chega para recuperar e no dia seguinte podem estar lá outra vez.

Depois ao fazer 6 treinos de 5 repetições treinam sempre "frescos" e levantam sempre em todas a repetições/séries tudo o que podem. Se fizessem as 30 de uma vez levantavam esse peso nas primeiras 5, se calhar 10, e depois nas outras 20 tinham que treinar com menos peso que já estavam cansados. Ao final da semana, fizeram o mesmo volume total de treino, mas levantaram mais peso.

Última edição:
claro que concordo, mas já não entro nesse tipo de discussões.
Já estou naquela fase zen em que cada um sabe de si e se resulta tem mais é de continuar.

Eu gosto do principio do que tu fazes, principalmente pela liberdade que proporciona.

No fundo um Leão come se for preciso de 3 em 3 dias e tem uma massa muscular invejável.

E os ursos hibernam... [:D]

Isto para dizer que nós estamos perfeitamente preparados para fazer jejuns de várias horas e que isso do ponto de vista da saúde e bem estar não é mau, sendo compativel com uma boa forma fisica, aliás como o Display21 ou o Cuto têm vindo a testemunhar.

Provavelmente não dá para objectivos muito ambiciosos em termos de massa muscular, mas esses são por definição efémeros, como demonstra a experiência recente do BadJo.

Eu gosto do principio do que tu fazes, principalmente pela liberdade que proporciona.

No fundo um Leão come se for preciso de 3 em 3 dias e tem uma massa muscular invejável.

não podes comparar com animais. Mas sim acredito, porque o experimento todos os dias, que não é preciso nada comer de 3 em 3 e viver obcecado com o catabolismo.
Lógico que se uma pessoa precisar de uma quantidade enorme de calorias/nutrientes/macros, como é o caso de um culturista de topo, torna se dificil ingerir tudo em 3 refeições, muito menos em 6 ou 8 horas. Mas isso são extremos que pouco têm de relação com nós comuns mortais.

minha humilde opinião.

não podes comparar com animais. Mas sim acredito, porque o experimento todos os dias, que não é preciso nada comer de 3 em 3 e viver obcecado com o catabolismo.
Lógico que se uma pessoa precisar de uma quantidade enorme de calorias/nutrientes/macros, como é o caso de um culturista de topo, torna se dificil ingerir tudo em 3 refeições, muito menos em 6 ou 8 horas. Mas isso são extremos que pouco têm de relação com nós comuns mortais.

minha humilde opinião.

Isto para dizer que nós estamos perfeitamente preparados para fazer jejuns de várias horas e que isso do ponto de vista da saúde e bem estar não é mau, sendo compativel com uma boa forma fisica, aliás como o Display21 ou o Cuto têm vindo a testemunhar.

Provavelmente não dá para objectivos muito ambiciosos em termos de massa muscular, mas esses são por definição efémeros, como demonstra a experiência recente do BadJo.

Globalmente concordo.

O jejum intermitente tem algumas lacunas IMHO principalmente quando precisamos de ingerir uma quantidade elevada de macronutrientes, a metabolização dos mesmos não é distribuída por vezes da melhor forma o que em comparação com uma periodicidade mais frequente acaba por ser menos eficaz.
Agora é verdade que esse "menos eficaz" em termos práticos para a generalidade das pessoas não é suficiente para abdicarem do método de 3 refeições por dia. É perfeitamente válido fazer menos refeições por dia.

A questão aqui prende-se com o seguinte, alguém que seja ambicioso (chamemos-lhe assim) que já treina algum tempo e que seja natural vai dar importância às migalhas e são essas migalhas que no fim vão fazer com que essa pessoa se consiga destacar por pouco que seja.

Se eu puder fazer algo que melhore os meus resultados 2% faço-o, todavia compreendo perfeitamente que esses 2% podem não justificar a mudança para várias pessoas, ainda para mais quando se muda para algo mais "chato" e menos prático.

O caso do Badjo é complicado de avaliar, perder 17Kg de massa magra custa-me a crer sinceramente (é muita fruta), talvez alguma retenção hídrica à mistura.
Depois apesar de ele ter feito TPC nem sempre o mesmo é eficaz ou pelo menos da forma desejada, existem pessoas que estão ainda algum tempo com o perfil hormonal de rastos (durante o período de recuperação), algumas nem conseguem treinar e isso reflete-se em perdas dos ganhos conseguidos. Além disso esteve muito tempo sem treinar com uma alimentação desadequada por aquilo que dá a entender e tudo isto resulta em perdas acentuadas.

Uma pessoa que pare um ciclo de EA´s a meio (quando está numa fase ascendente) e deixa de treinar e de se alimentar da melhor maneira acaba de fazer um excelente cocktail para perder tudo...

Última edição:
Muita gente faz treinos de corpo inteiro, incluindo powerlifters, com sucesso. Muitos powerlifters de topo (Westside) fazem costas nos dias de pernas. Halterofilistas olímpicos treinam pernas todos os dias, às vezes mais que uma vez ao dia.

E agora?

Na minha humilde opinião tudo depende daquilo que estás a tomar... Um treino bom para um tipo "suplementado" vai rebentar com o melhor dos naturais.

Última edição:
Na minha humilde opinião tudo depende daquilo que estás a tomar... Um treino bom para um tipo "suplementado" vai rebentar com o melhor dos naturais.
Essa é sempre uma desculpa conveniente mas neste caso não pega porque como referi tal como no culturismo há powerlifters, halterofilistas, strongmen etc amadores e profissionais, naturais e não. Aplica-se a todos.

Aliás sou da opinião que os atletas naturais são os que mais beneficiam de treino de alta frequência/baixo volume por sessão. A força tem também uma grande componente neurológica, a "técnica" de levantar o peso, que sai muito negligenciada quando se treina um movimento apenas uma vez por semana. Um atleta a usar esteróides pode ***** nisso e continuar a levantar cada vez mais peso, pelo simples ganho rápido de massa muscular (daquele que um natural nunca vai ter).

Para mim não dá para fazer treinos intensos de perna. Há cerca de 3 semanas tive a infelicidade de o fazer, logo numa segunda. Estava a treinar perna (já a meio) e chega uma amiga e propus-lhe treinar perna juntas. Ela até tem curso de PT, puxou bem por nós. O resultado foi assim: 5 dias a coxear. E ela também diz que já há muito tempo que não ficava assim... (e eu ainda levava avanço) Até faltei 1 dia ao ginásio nessa semana.

É meio caminho andado para me estragar 1 semana de treino. Como também faço hiit na passadeira, naquela semana não fiz. Elíptica a muito custo...

Para mim não dá para fazer treinos intensos de perna. Há cerca de 3 semanas tive a infelicidade de o fazer, logo numa segunda. Estava a treinar perna (já a meio) e chega uma amiga e propus-lhe treinar perna juntas. Ela até tem curso de PT, puxou bem por nós. O resultado foi assim: 5 dias a coxear. E ela também diz que já há muito tempo que não ficava assim... (e eu ainda levava avanço) Até faltei 1 dia ao ginásio nessa semana.

É meio caminho andado para me estragar 1 semana de treino. Como também faço hiit na passadeira, naquela semana não fiz. Elíptica a muito custo...
O problema também passa muito por aqui. Será que esse treino super intenso vai dar melhores resultados, ao final da semana, do que se tivesses feito dois ou três treinos mais moderados?

Eu acho que não. Sobretudo porque normalmente quando o pessoal faz assim um dia de pernas, a última metade do treino já é a fazer extensões, ou a treinar o bumbum e a vagina (máquina de aductores/abductores). Treinos mais curtos obrigam (a quem tiver dois dedos de testa) a fazer mais à base dos exercício simples e intensos, como agachamentos, prensa, levantamento morto etc. No final da semana, para as mesmas séries totais feitas, por este segundo método fez-se mais exercícios a sério e menos festinhas.

O problema também passa muito por aqui. Será que esse treino super intenso vai dar melhores resultados, ao final da semana, do que se tivesses feito dois ou três treinos mais moderados?

Eu acho que não. Sobretudo porque normalmente quando o pessoal faz assim um dia de pernas, a última metade do treino já é a fazer extensões, ou a treinar o bumbum e a vagina (máquina de aductores/abductores). Treinos mais curtos obrigam (a quem tiver dois dedos de testa) a fazer mais à base dos exercício simples e intensos, como agachamentos, prensa, levantamento morto etc. No final da semana, para as mesmas séries totais feitas, por este segundo método fez-se mais exercícios a sério e menos festinhas.

Eu acho que os resultados dos culturistas profissionais e amadores falam por si... treinam 1 - 2 vezes no máximo pernas e quando são 2 normalmente dividem! E não andam a fazer festinhas às pernas.

Última edição:
Voltar
Superior