Estás em forma?

• Thread starter Thread starter Pastis
  • Start date Start date

Estás em forma?

• Estou 100%

Votes: 113 21.0%
  • Muito bem mas chego a 6ª feira cansado

Votes: 46 8.5%
  • Regular com altos e baixo

Votes: 181 33.6%
  • Um pouco cansado a precisar de descanso

Votes: 65 12.1%
  • Bastante cansado

Votes: 27 5.0%
  • Exausto fisica e mentalmente.

Votes: 107 19.9%

• Total voters
    539
Esse é realmente um princípio válido, mas é preciso contextualizar.

Sendo um principiante, e principalmente uma mulher a fazer máquinas (sim estou a esteriotipar, mas é 99% do que vejo), o que vai acontecer é andar para lá empurrar o ar em vez levar cada exercício até à exaustão.

Já para não falar que o risco disto acontecer, dada a monotonia do treino, é capaz de ser ainda maior imensa.

Ou seja, de que valem os conceitos teóricos, se a prática ficar aquém.

Além de que estar sempre a estimular as mesmas fibras, da mesma maneira, por muita energia que se possa gastar, não me parece benéfico.

Se fosse eu a passar o treino, seria algo tipo:

- 15m de bicicleta 5 a velocidade cruzeiro + 10 com aumento de força progressivo,
- 4 séries de prensa de peito 15 x 12 x 10 x 8 a meter carga, sendo que a última terá de ser de língua de fora, com < 30seg de descanso entre cada 1 e < de 120 segudos até iniciar o exercício seguinte
- Abdominais
- 4 séries de remada horizontal (o mesmo princípio)
- Flexões
- 4 séries de prensa de pernas horizontal
- Dorsais
- 4 séries de prensa de ombro
- Lunges
- Bicipete
- Tricipete
- 15m Eliptica / Escadas 10 com intensidade progressiva + 5 a diminuir essa mesma intensidade.

Da vezes seguintes, em vez de prensa / remada / prensa / prensa, podia fazer:

2 - abertura/ puxada à nuca / leg curl / extensão frontal + abdominais, flexões, dorsais e gémeo
3 - inclinada / abertura / leg extension / extensão lateral + abdominais, flexões, dorsais e trapézio

Muito obrigada a todos, efectivamente um treino em circuito é muito mais entusiasmante, eu aquando da avaliação disse que não tinha medo de treinar, que podia carregar no treino que eu não me importava, só tinha que ter em consideração uma hérnia inguinal que de vez em quando me dá chatices mas que a partir do momento em que a zona abdominal ficasse mais tonificada até adutores podia fazer forte e feio.

Doctor, obrigada pelo treino e tempo despendido com o mesmo, é este o meu estilo de treino.

Vou ter de perder algum tempo a olhar para as máquinas no ginásio e fazer um treino parecido ao que tinha e que me dava prazer e obtinha bons resultados.

Mais uma vez obrigada a todos [;)]

Tricipete !?[:p]

Eu não poria alguém que está a começar e ainda para mais mulher a fazer esses musculos "pequenos", bem como 4 series de cada exercicio. Parece-me suficiente 3, começaria com um bom aquecimento e continuaria com exercicios generalistas para os grandes musculos, terminando depois com 15 minutinhos de cardio de intensidade moderada

Isto ao principio, quase qualquer coisa surte efeitos.

É verdade, em português chama-se mesmo tricipete. [;)]

Compreendo o que dizes, é verdade que na prática, nesta altura do campeonato da Danone, interessa mais a relação entre o aporte e gasto de calorias que propriamente a especificidade do exercício.

No entanto, repara que ela queixou-se da monotonia.

Acho que um treino deste género, sempre a "correr", com exercícios tradicionais entre máquinas, daqueles em que não consegues roubar (ou fazes ou não fazes), vai precisamente quebrar essa monotonia e obrigar a usar energia que tenha poupado no movimento anterior, pois será sempre difícil ir à exaustão sem que haja alguém por perto a dar 1 ou 2 dedos nas últimas rep, pois os períodos de descanso são curtos.

Coloquei 4 séries, porque sendo alguém que só lá vai 3 vezes por semana, provavelmente pouco dada a "ferro", é provável que a 1ª série seja praticamente com o mínimo da máquina, como tantas vezes vejo. Assim é uma forma de obrigar a fazer 3 progressões, em vez de apenas das tradicionais 2 com uma primeira série a ir para o lixo.

Os músculos pequenos estão lá pois, no final do treino, se realmente a coisa tiver sido feita a suar, com um bom recrutamento destes ao longo dos restantes movimentos, vão custar o suficiente para que algum benefício seja tirado.

Muito obrigada a todos, efectivamente um treino em circuito é muito mais entusiasmante, eu aquando da avaliação disse que não tinha medo de treinar, que podia carregar no treino que eu não me importava, só tinha que ter em consideração uma hérnia inguinal que de vez em quando me dá chatices mas que a partir do momento em que a zona abdominal ficasse mais tonificada até adutores podia fazer forte e feio.

Doctor, obrigada pelo treino e tempo despendido com o mesmo, é este o meu estilo de treino.

Vou ter de perder algum tempo a olhar para as máquinas no ginásio e fazer um treino parecido ao que tinha e que me dava prazer e obtinha bons resultados.

Mais uma vez obrigada a todos [;)]

Tenta fazer todos os exercícios, quando a posição for executável, com as pernas flectidas sobre o tronco (tipo posição de conchinha na cama [:D]). Tem só em atenção que são as pernas a dobrar e subir e não as costas a curvarem.

Relativamente aos abdominais, não convém fazeres nenhum que isole especificamente o baixo ventre ou que coloque muita tensão sobre este (usualmente aqueles que também usam pernas ou nas quais elas estão esticadas).

(...)

(...)

É mesmo isto!

E o que te queria dizer ontem, mas estava no telemóvel, é que devias fazer treinos tipo tabata ou hiit. Pesquisa sobre isso, porque foi assim que comecei a perder mais gordura. Custa mas resulta.

Podes fazer nas máquinas cardio (fazes sprints de 30 segundos, descansas outros 30, nunca mais de 15 minutos) ou enquanto agachas (ou outro exercício qualquer que notes que te corte o folego).

As máquinas são um bocado boring mas se fizeres bem feito ganhas algum músculo, vais começar a notar.

Tens de começar a pensar em optar por mais exercícios para as pernas. Treina perna até à exaustão... Hip Thrust, agachamento sem peso e mais rápido, agachamento com peso, good mornings, subir tipo uma espécie de degrau com pesos nas mãos (não sei como se chama, um género de step up's?!), leg extension, lunges (que tanto odeio), peso morto...

Um que eu gosto muito e faço imenso, são os globlet squat! Abres bem as pernas e agachas até ao fundo, com o peso apoiado no peito. Fazes o máximo que conseguires, até doer.

O que eu também costumo fazer, já no fim e para ver eu própria analisar como vai a coisa (se ainda posso esforçar mais a perna ou não) é fazer squats juntamente com saltos, só para analisar se estou muito cansada e se as pernas já estão a "falhar".

PS: Eu costumo fazer peso morto na kinesis. Se tiveres essa máquina no gym excelente, até podes lá fazer agachamentos.

Last edited:
A SBT no Brasil decidiu fazer uma reportagem sobre esteróides anabolizantes e musculação, depois da reportagem ter ido para o ar na quarta-feira passada muita polémica tem gerado, não só pela forma como foi passada a informação mas sim porque algumas pessoas ligadas à musculação no Brasil foram visadas como o caso do Scarpelly.

Segundo o próprio ele tinha sido contactado pela SBT e rejeitou o convite para participar nessa reportagem e então decidiram passar algumas partes dos vídeos dele sem nenhum contexto.

Léo Stronda foi o convidado dessa reportagem e fizeram-lhe uma "armadilha", aqui fica a explicação dele:

https://www.facebook.com/leostronda...41825.191518627560956/760590177320462/?type=1

Outras pessoas já se pronunciaram sobre a reportagem como foi o caso do Léo Araújo:

https://www.youtube.com/watch?v=SG_YzXljY2o

Aqui fica a reportagem:

Exatamente Rotary. Cada caso é um caso.

Eu por exemplo treino um músculo por semana e dou-lhe uma coça valente (não quer dizer que vá a exaustão, o facto de ficar a doer ou completamente exausto não quer dizer que tenha esgotado por completo o glicogénio muscular, ATP e tenha dado cabe do SNC) isso não é a única forma de se ter resultados. Aliás o que não falta aí são métodos de treino que resultam, uns mais do que outros.

O mais importante para quem está a começar é efetivamente fazer um treino que lhe dê prazer, mesmo que para isso se comprometa um pouco a eficiência.
Além disso valorizar o treino com exercícios compostos, barras e halters e evitar máquinas.

Estas só retardam a aprendizagem técnica dos exercícios e envolvem sempre menos músculos. Deves ter o apoio de alguém experiente para que te possa ajudar na execução desses exercícios e de preferência que supervisione para retificar postura, cadências e controlo de movimento.

@Danone uma sugestão, se exercícios de musculação forem aborrecidos para ti, ou seja se não gostas deste tipo de treino procura outro desporto, a sério.

Fazer exercícios de forma contrariada é caminho para mais tarde ou mais cedo desistires, e para que isto funcione é preciso consistência.
Eu digo isto porque cada vez mais vejo pessoas a querem fazer musculação para ficarem com uma boa aparência física mas fazem-no sem gosto, paixão e acabam por desistir.

Há muita coisa em alternativa que te pode ajudar a melhor a composição física, desportos de combate, natação, ginástica, danças etc... encontra algo que gostes de fazer, que te dê prazer.

Last edited:
@Danone uma sugestão, se exercícios de musculação forem aborrecidos para ti, ou seja se não gostas deste tipo de treino procura outro desporto, a sério.

Fazer exercícios de forma contrariada é caminho para mais tarde ou mais cedo desistires, e para que isto funcione é preciso consistência.
Eu digo isto porque cada vez mais vejo pessoas a querem fazer musculação para ficarem com uma boa aparência física mas fazem-no sem gosto, paixão e acabam por desistir.

Há muita coisa em alternativa que te pode ajudar a melhor a composição física, desportos de combate, natação, ginástica, danças etc... encontra algo que gostes de fazer, que te dê prazer.

Pmna não é de todo o caso, por gostar de musculação é que achei o treino um bocado básico, quando treinava, ia ao ginásio todos os dias e passava lá hora e meia/duas horas e não era frete nenhum [;)] Obviamente que agora ainda tenho de apanhar o ritmo, mas assim que encontrar o meu treino tudo irá rolar normalmente.

Já vi que falaram muito na dor, não sei se foi pelo post que eu fiz.

Assim de repente parece que quiseram romantizar o bodybulding... Eu acho que é preciso algum esforço para se ver resultados, resultados a sério.

É preciso sofrer um bocado, sentir o músculo a doer. Não é necessário talvez, em todos os treinos, treinar de forma a mal conseguir descer as escadas ou, no próximo dia, não conseguir quase se mexer, mas é importante que consigamos treinar de forma a sentir que demos o nosso melhor.

Acontece às vezes não sentir dor porque N motivos, mas é importante saber chegar perto do nosso limite máximo ou de vá, pelo menos ir lá marcar ponto em vez de ficar a ver a novela da TVI.

Mais triste que se ver no ginásio pessoas que não gostam daquilo que estão a fazer, é ver pessoas a fazer fisioterapia e a enganar-se a si próprias de que estão a fazer grande coisa. Por isso é que vejo imensas pessoas que nunca mudam... (Talvez seja o objectivo delas, não sei.)

Ainda ontem vi um rapaz da minha idade a fazer step a ritmo de caracol, sem pesos... Apenas subia para o step e descia. A sério... [8b]

Amigos, algo associado ao desporto running.

Usam relógio para controlar a velócidade instantánea/média, bpm, distancia percorrida, etc?

Se sim, quais as vossas sugestões até 100/150 paus?

Garmin ou outra marca qualquer que tenha sistema "ant+"

Para correr costumo usar um Garmin com footpod e monitor de frequência cardíaca da adidas. São marcas diferentes mas como têm todos o sistema ANT+, posso sincronizar tudo sem qualquer problema.

Também uso SonyEricsson xperia mini, compativel com ant+, especificamente para estas situações onde posso ligar o monitor de frequência cardíaca ao software Edmundo e ainda usar o telefone como leitor de mp3. (é o mais pequeno android do mercado)

A Dechatelon tem uns relógios da marca deles compatíveis com este sistema a preços interessantes. [;)]

Last edited:
Esse teu discurso é fruto de tu andares muito agarrado ao youtube e fóruns, quer-me parecer que tens mais experiência na musculação de net do que de ginásio.

Falas em "basta mudares" as tuas crenças como se fosse simples, quando alguém vai para o ginásio com a mente e a crença que o seu limite genético são mais 10Kg de massa magra, ele próprio já está a criar uma limitação mental e isso também pode ser desmotivador para quando lá chegar.

Uma coisa é a expetativa desmesurada, outra completamente diferente é atingir um valor teórico de limite genético e depois não trabalhar para o ultrapassar, é impossível alguém afirmar qual o limite genético de cada um, isso é pura ingenuidade e ser fundamentalista.

Meu caro, existem teorias, estimativas, cálculos que nos dão uma ideia da capacidade humana, mas servem para isso mesmo dar uma ideia não que dizer que seja impossível de ultrapassar essas marcas.

Qual é o meu potencial genético? | Musculacao.net

Esse artigo expõem algumas das teorias e fórmulas sobre o limite genético, que como já disse ele existe, mas o fundamental que as pessoas se devem agarrar é à aquilo que está a negrito na citação.

Por muita coisa lenga lenga que escrevas nem tu nem eu vamos chegar aos 80kgs 10%BF sem usar esteróides.

Por muita coisa lenga lenga que escrevas nem tu nem eu vamos chegar aos 80kgs 10%BF sem usar esteróides.

Encravaste nos 80Kg, fonix até parece que ouviste alguém aqui a dizer que um gajo de 1.68m chega aos 80Kg com uma percentagem de BF baixa de forma natural, por acaso alguém aqui disse isso?

A única pessoa que começou a atirar esses valores para a praça foste tu, mas mais ninguém falou nesses valores.
O que se colocou em causa é que nem tu nem ninguém pode definir a capacidade genética de cada um, como dizeres que uma pessoa de 1.68m com 68Kg e 10% de bf está no seu limite genético.

Agora, atirar logo valores estapafúrdios para a praça é lógico que fica fácil acertar.

Mas podes-me responder à pergunta que fiz anteriormente (nem que seja um não)?

Há quanto tempo treinas musculação? Quais são as tuas medidas (peso, altura, bf)?

Last edited:
Fui medir a percentagem de BF numa balança de bioimpedância (Tanita TBF-310) e deu-me 14%. Já pelo método das pregas deu-me cerca de ~6,8% tanto pelo método Jackson/Pollock (3 pregas) como pelo método "Yuhasz" (6 pregas)...

Se num caso parece um erro por excesso, no outro parece um erro por defeito.... de qualquer forma qual o método aconselhável para medir a bf%?

Não desejo ter uma % de BF inferior a 10% e por isso tenho interesse em perceber para onde me devo virar.

Fui medir a percentagem de BF numa balança de bioimpedância (Tanita TBF-310) e deu-me 14%. Já pelo método das pregas deu-me cerca de ~6,8% tanto pelo método Jackson/Pollock (3 pregas) como pelo método "Yuhasz" (6 pregas)...

Se num caso parece um erro por excesso, no outro parece um erro por defeito.... de qualquer forma qual o método aconselhável para medir a bf%?

Não desejo ter uma % de BF inferior a 10% e por isso tenho interesse em perceber para onde me devo virar.

Considerando as variações diárias, acho que poderias encaixar perfeitamente entre 9 e 10.

Bioimpedância / pregas, dependendo do biótipo, podem dar valores completamente desajustados com me parece ser o e teu caso.

No entanto só uma ressonância magnética tiraria as teimas.

Penso que o exame mais rigoroso é uma densitometria ossea:

10530945_10152573391514524_3350994681490249514_n.jpg

Tenho de partilhar isto convosco lol [:D][:D][:D]

Perguntaram ao Jason Blaha: (um dos gajos mais ANTI BROSCIENCE da comunidade fitness)

"Qual a coisa mais BRO que já fizeste na tua carreira?"

O Jason Blaha durante quatro anos, religiosamente mamava um post workout shake, cheio de glutamina, outros aminoácidos, vários tipos de açucar, whey isolado etc...

lol é incrível como todos nós na altura fomos naquele barco. [:D]

Mesmo os gajos mais respeitados na comunidade caíram na armadilha. :sh)

Back