Estás em forma?

• Thread starter Thread starter Pastis
  • Start date Start date

Estás em forma?

• Estou 100%

Votes: 113 21.0%
  • Muito bem mas chego a 6ª feira cansado

Votes: 46 8.5%
  • Regular com altos e baixo

Votes: 181 33.6%
  • Um pouco cansado a precisar de descanso

Votes: 65 12.1%
  • Bastante cansado

Votes: 27 5.0%
  • Exausto fisica e mentalmente.

Votes: 107 19.9%

• Total voters
    539
A idade está muito mais na cabeça. É clichê mas é verdade.
Conheço pessoas entre os 35 e os 40 que já se acham demasiado velhos para ir a um ginásio ou fazer outra actividade fisica que mude o corpo. não percebo.
Hoje em dia no mundo ocidental dá para ter "boa forma" e bom aspecto bastante tempo.

O problema são as lesões nas articulações, etc..

Ha gente com genética mais favorável a não ter lesões deste tipo e portanto podem treinar ad aeternum. Invejo-as.

Eu por exemplo, adorava treinar sempre, ter 70 anos e ainda treinar; eu era um defensor disto.
Este ano infelizmente já tive algumas lesões que me mostraram que tenho de ter calma, senão chego aos 50 sem uma única articulação em condições. :( :(

Ha gente com genética mais favorável a não ter lesões deste tipo e portanto podem treinar ad aeternum. Invejo-as.

Eu por exemplo, adorava treinar sempre, ter 70 anos e ainda treinar; eu era um defensor disto.
Este ano infelizmente já tive algumas lesões que me mostraram que tenho de ter calma, senão chego aos 50 sem uma única articulação em condições. :( :(

Mais cuidado com as cargas e execucao das mesmas...
Não és tu que colocas cargas brutais ?

Para estimular os musculos quando estiverem mais parados devido a lesao compra um electroestimulador de jeito. Eu tenho uma coisa dessas e consigo levar um musculo ate à exaustao (e fica terrivelmente inchado). E sem lesoes de articulações. Consigo inchar mais os braços assim do que com exercicios.

Mas se o problema sao as cargas ... de algum modo tens de contornar valores tao altos ou entao exercicios similares mas menos perigosos às articulaçoes

Esse foi o meu "problema" antes de decidir experimentar esta área de forma um pouco mais séria. Mas a realidade é que eu vinha também de alguns treinos de judo e tenho a sensação que este é mais propício a lesões do que a ginástica... Claro que tudo tem a ver com o esforço e carga que se dá aos treinos, é preciso ter noção dos nossos limites e não querer ir além daquilo que o corpo aguenta. Entre o pessoal mais velho (35 ou mais) costumamos comentar isso, por vezes é fácil esquecer que já não temos 20 anos e as lesões já não se recuperam com a mesma velocidade que antigamente.

Nestes treinos temos trabalho específico de reforço de articulações com o objectivo de minorar lesões que mais cedo ou mais tarde acabam por aparecer... Tenho tido alguma atenção a isso e noto que esse aspecto é um dos motivos que não me leva a progredir tão rápido. Existe algum trabalho, principalmente em paralelas, dos quais eu tenho algum receio de fazer... não me falta a força mas sei que são movimentos muito agressivos para os ombros e que requerem flexibilidade extra nesta articulação. E por isso tenho feito algum trabalho de adaptação antes de me lançar de cabeça. É um processo lento aquilo que os bifes chamam de "trial and fail" e só quando (e se) não sentir esforço e o movimento for natural é que progrido e apenas dentro daquilo que é alcançável de forma segura.

Mas a realidade é que a ginástica é boa para qualquer idade! Assim como a musculação. Temos é de saber e respeitar os nossos limites e não querer dar um passo maior que a perna.

E por falar em velhos:

:sh)apr:)

Velhos são os trapos! [:)]

Last edited:
Mudei ligeiramente o meu treino para tratar mais dos ombros. Então juntei com os dias em que treino pernas e assim faço mais trabalho.
Estou a conseguir treinar 6 dias por semana e quero ver se continuava assim até janeiro. Depois no começo do ano logo via melhor onde estava.

6 dias de treino? Então e no Domingo não se treina???? [:)]

Não será demasiado treino? Risco de overtraining?

Já agora, que exercícios usas para fortalecer os ombros?

A idade está muito mais na cabeça. É clichê mas é verdade.
Conheço pessoas entre os 35 e os 40 que já se acham demasiado velhos para ir a um ginásio ou fazer outra actividade fisica que mude o corpo. não percebo.
Hoje em dia no mundo ocidental dá para ter "boa forma" e bom aspecto bastante tempo.

Eu comecei com 35. [:cool:] e ainda estou para as curvas...[;)]

(...)

A pergunta não era para mim mas de qualquer forma deixo a dica.

Eu uso rotações internas e externas a seguir aos treinos... Mais umas rotações que faço em pé e de lado com o braço completamente esticado sobre uma parede ou vidro liso. Segurando uma toalha vai-se rodando o braço sobre essa superfície. Também substitui o supino com barra por supino com alteres, (isso já há bastante tempo) promovem mais a força e trabalham de uma forma mais saudável os estabilizadores dos ombros.
Estes exercícios devem ser feitos após os treinos e não antes.

De qualquer forma dá uma vista de olhos nestes 2 vídeos:

https://www.youtube.com/watch?v=cMVVBUVBa3g

NO 2º video, aos 1m53s, aconselho a fazer o movimento de forma um pouco mais lenta e em vez de usar um elástico, ficamos de pé e de lado a uma superfície lisa (vidro, espelho, etc) e usar uma toalha contra essa superfície. Fazer o movimento de forma controlada cerca de 10 reps por braço... mais tarde então usa-se a banda como está a ser mostrado no vídeo.

Last edited:

Eu também treino atualmente 6 dias por semana, 2 vezes o mesmo músculo por semana.

Penso que já cheguei a falar nisto aqui, mas no fundo o que importa é volume de treino final (semana).

Por exemplo antes treinava um músculo por semana, agora treino o mesmo músculo 2 vezes por semana mas o volume de treino aumentou apenas um pouco (falamos de mais 1 exercício por grupo muscular).

Desde que o volume de treino (e intensidade) esteja em sintonia com à tua alimentação e estilo de vida não entras em overtraining. [;)]

Parece-me que estou a conseguir melhor resultados agora do que antes, no fundo tenho mais vezes o meu corpo em estado anabólico do que antes.

Ha demasiado medo de treinar demais. Entrar em over é mais difícil do que se pensa e de qualquer maneira não ando a tentar puxar carros, já tenho a força que quero não preciso andar a estoirar articulaçoes.
Para fortalecer os ombros faço o normal, diferentes tipos de press de aberturas laterais, nada de revolucionário mas se normalmente é preciso executar os movimentos muito bem, para mim nos ombros isso é ainda mais importante. Em aberturas então podes estar a fazer com peso X e obteres mais resultados se passares a fazer menos que X mas de forma controlada e lenta e mantendo sempre a pressão sem descansares os braços encostados ao corpo como tanta gente faz.

Boas,

Na minha opinião e fruto da minha experiência ao longo dos anos, qualquer pessoa que queira treinar a sério musculação, deve treinar o mesmos grupo muscular 2 vezes por semana.

Mudei ligeiramente o meu treino para tratar mais dos ombros. Então juntei com os dias em que treino pernas e assim faço mais trabalho.
Estou a conseguir treinar 6 dias por semana e quero ver se continuava assim até janeiro. Depois no começo do ano logo via melhor onde estava.

Estavas a fazer ombro juntamente com que grupo?

Boas,

Na minha opinião e fruto da minha experiência ao longo dos anos, qualquer pessoa que queira treinar a sério musculação, deve treinar o mesmos grupo muscular 2 vezes por semana.

E para tonificar os músculos, ficar mais firme, tb é assim?

Esse gajo é completamente sobrehumano.

Congelem-no, cortem às fatias e mandem para diversos laboratórios para ser estudado.

Charles Poliquin que estava lá, escreveu o seguinte:

"Dmitry is a a freak...how many people can have a breakfast of Coke from the mini bar then proceed 40 minutes later to snatch 10 kg of the World Record..."

[;)]

E para tonificar os músculos, ficar mais firme, tb é assim?

Boas,

Presumo que te estejas a referir a indivíduos que querem perder peso?

Se for esse o caso, na minha opinião o que muda é o estio de treino, agora a assiduidade tem que ser a mesma, pois para ganhar massa ou perder gordura é preciso treinar com regularidade.

A pergunta não era para mim mas de qualquer forma deixo a dica.

Eu uso rotações internas e externas a seguir aos treinos... Mais umas rotações que faço em pé e de lado com o braço completamente esticado sobre uma parede ou vidro liso. Segurando uma toalha vai-se rodando o braço sobre essa superfície. Também substitui o supino com barra por supino com alteres, (isso já há bastante tempo) promovem mais a força e trabalham de uma forma mais saudável os estabilizadores dos ombros.
Estes exercícios devem ser feitos após os treinos e não antes.

Vi os vídeos e tirei alguns apontamentos de valor. Obrigado pela info.

Vou tentar adaptar à minha condição os exercícios que são apresentados, pois considero que os meus ombros são um dos pontos fracos que apresento.

Para além de me ficarem a doer após exercícios mais pesados...se calhar tenho de apostar mais em exercícios com movimentos complexos em vez de isolados.

Tenho experimentado levantamentos com o corpo a fazer o pino e até tenho tido bons resultados. O pior é manter o equilíbrio sem ajuda, considero que estou ainda muito verde e fraco em determinados músculos do braço e ombro.

Custa-me muito fazer um simples levantamento de peso frontal ou lateral com os braços, por isso a necessidade de os reforçar.

Vi os vídeos e tirei alguns apontamentos de valor. Obrigado pela info.

Vou tentar adaptar à minha condição os exercícios que são apresentados, pois considero que os meus ombros são um dos pontos fracos que apresento.

Para além de me ficarem a doer após exercícios mais pesados...se calhar tenho de apostar mais em exercícios com movimentos complexos em vez de isolados.

Tenho experimentado levantamentos com o corpo a fazer o pino e até tenho tido bons resultados. O pior é manter o equilíbrio sem ajuda, considero que estou ainda muito verde e fraco em determinados músculos do braço e ombro.

Custa-me muito fazer um simples levantamento de peso frontal ou lateral com os braços, por isso a necessidade de os reforçar.

Mas dói-te em termos musculares ou a nível da articulação? É que se for a nível da articulação acho que não devias fazer mais.

Com os ombros é preciso ter algum cuidado, é das articulações mais complexas e propícias a lesões. Há que apostar numa boa base, principalmente em termos de estabilizadores, para minimizar os riscos de lesão.

Ao fazer o pino sem teres uma base algo sólida poderás estar a sacrificar demasiado essa articulação e a arriscar um acidente algo chato de recuperar. Eu aconselhava a ires fazendo mais musculação específica para ombros, como press militar com alteres, levantamentos laterais etc etc ... ou então a fazeres uma progressão para as flexões em pino. Há imenso videos bons no youtube que mostram essas progressões... por exemplo este:

https://www.youtube.com/watch?v=Vlzb1BBA9t4

E depois apenas ires mudando para um modo mais difícil quando te sentires totalmente confortável com o exercício.

No final do treino de ombros não se perde nada em fazer umas rotações internas e externas.

Caso optes por fazer calisténicos, não deixes de incluir trabalho com pesos (são mais seguros). Eu tenho feito alguns exercícios calisténicos mais avançados para os ombros, como as flexões em pino assim como rotação de tronco ao nínel dos ombros, no entanto não deixei de incluir treinos com alteres. Faço por exemplo 2 a 3 séries de 10 reps de flexões em pino seguidos de 2 a 3 séries de press militar com alteres.... Ou seja, faço primeiro os exercícios correspondentes em calisténicos e depois os mesmos em alteres. O volume de treino vai depender muito da maneira como o teu corpo irá reagir... Poderás fazer apenas a primeira série em calisténico e apenas 2 em alteres.

Acima de tudo deves começar pelos calisténicos (que são sempre exercícios mais compostos) e de seguida alteres.

Back