Estás em forma?

• Thread starter Thread starter Pastis
  • Start date Start date

Estás em forma?

• Estou 100%

Votes: 113 21.0%
  • Muito bem mas chego a 6ª feira cansado

Votes: 46 8.5%
  • Regular com altos e baixo

Votes: 181 33.6%
  • Um pouco cansado a precisar de descanso

Votes: 65 12.1%
  • Bastante cansado

Votes: 27 5.0%
  • Exausto fisica e mentalmente.

Votes: 107 19.9%

• Total voters
    539
Eu sou desses que mencionas ai em cima...

Não dispenso proteina, creatina e um bom Pré-workout!

A proteina e a creatina viciam? Claro que não.

O pré-workout vicia? Eu diria que não vícia mais moi.... Depois de a pessoa se habituar a treinar com pré-workout (red bull tem o mesmo efeito) nos dias em que treina sem este tipo de suplemento estranha logo, já não consegue "dar" aquelas repetições extra.

Serão estas substâncias nocivas para a saúde? Não acredito, especialmente a proteina e a creatina, mas mesmo fazendo mal á saude a longo prazo, penso que não haverá comparação possível com os maleficios causados pelo uso dos EA.

https://labdoor.com/rankings/pre-workout

Vê lá se o teu pré-workout é mesmo "bom".

A proteína e creatina não viciam....mas também não passas sem elas.
O efeito é real ou placebo? Bem na creatina é real, retèm mais água no músculo dando a percepção de maior, de aumento muscular.
Proteína se não houver cuidado pode prejudicar os rins, obriga-te a beber bastante mais água do que beberias se não ingerisses suplementos.

Fazes pausas nessa ingestão ou é sempre a andar?

O redbull é mais para energia mas tem algumas vitaminas em quantidades industriais...
https://labdoor.com/review/red-bull

Os americanos adoram esta fonte de energia que em cafeína mete o redbull num canto:
https://labdoor.com/review/5-hour-energy

As análises deste laboratório têm alguns factos interessantes, nomeadamente na proteínas.

Numa frase consegues auto anular uma convicção tua...
"Serão estas substâncias nocivas para a saúde? Não acredito, especialmente a proteina e a creatina, mas mesmo fazendo mal á saude a longo prazo, penso que não haverá comparação possível com os maleficios causados pelo uso dos EA."

Entre um individuo que faça um ciclo de EA's num ano e um que durante o ano inteiro faça uso de creatina e proteína em doses elevadas e continuamente...não sei...não sou médico, mas lá por ser legal na venda não quer dizer que seja 100% seguro...não é a toa que a maioria dos pré-treinos atualmente já vão na versão 2.0 ou 3.0....

Dizer que tomar dois batidos de proteína faz mal é basicamente dizer que comer mais um peito de frango por dia faz mal. Proteína é comida.

Creatina é ligeiramente diferente, mas já foi estudada à exaustão e não há nenhum motivo para se pensar que faz mal.

Pré-treinos são outra história, às vezes é com cada cocktail...e muitas vezes têm as últimas modas em substâncias que nunca ninguém ouviu falar, muito menos ter sido estudadas.

Mas concordo plenamente com isso de muita gente fazer a confusão entre os conceitos de legal e natural/saudável. É uma questão que já foi debatida aqui, há muitos suplementos no mercado com ingredientes exóticos cujos efeitos são uma incógnita, e há muito pouco controlo na indústria tendo já por muitas vezes sido encontradas substâncias banidas em suplementos legais quando testados por laboratórios independentes (incluindo esteróides anbolizantes - depois não admira que esses suplementos "naturais" funcionem).

Aliás, há esteróides que são ainda hoje legais e vendem-se em lojas de suplementos. Pouca gente sabe disto, e muita gente compra-os sem saber no que se está a meter.

Last edited:
https://labdoor.com/rankings/pre-workout

Vê lá se o teu pré-workout é mesmo "bom".

A julgar pela lista está entre os melhores... Fazem mal á saúde? Fumar também faz e eu fumo...

A proteína e creatina não viciam....mas também não passas sem elas. Nunca vi ninguem a ressacar por elas.
O efeito é real ou placebo? Bem na creatina é real, retèm mais água no músculo dando a percepção de maior, de aumento muscular.
Proteína se não houver cuidado pode prejudicar os rins, obriga-te a beber bastante mais água do que beberias se não ingerisses suplementos.
Em mim o efeito é real, se não fosse não gastava um dinheirão todos os meses.
A creatina por aquilo que já li, só trás beneficios, não preciso de estar aqui a repeti-los até por que aposto que o saibas melhor que eu.

Proteina são já 8 anos seguidos a tomar ineterruptamente, água nem sempre bebo a quantidade devida no entanto os rins estão bem e recomendão-se.
Fazes pausas nessa ingestão ou é sempre a andar? Dependa da creatina que estou a tomar, certas creatinas não precisam nem da fase de "load" nem de fazer interrupções. A creatina que estou a tomar agora aconcelha a descontinuar ao fim de oito semanas pelo periodo de uma semana. Assim o farei.

O redbull é mais para energia mas tem algumas vitaminas em quantidades industriais... Red bull foi apenas um exemplo.. tomo esporádicamente.
https://labdoor.com/review/red-bull

Os americanos adoram esta fonte de energia que em cafeína mete o redbull num canto:
https://labdoor.com/review/5-hour-energy

As análises deste laboratório têm alguns factos interessantes, nomeadamente na proteínas.

Numa frase consegues auto anular uma convicção tua...
"Serão estas substâncias nocivas para a saúde? Não acredito, especialmente a proteina e a creatina, mas mesmo fazendo mal á saude a longo prazo, penso que não haverá comparação possível com os maleficios causados pelo uso dos EA."

Não existem provas de que façam mal á saúde se tomadas corretamente. Nunca ninguem morreu por tomar proteina ou creatina, quanto aos EA já não podemos dizer a mesma coisa. Não anulei convicção nenhuma, acho que toda a gente percebeu o que eu quis dizer.

Entre um individuo que faça um ciclo de EA's num ano e um que durante o ano inteiro faça uso de creatina e proteína em doses elevadas e continuamente...não sei...não sou médico, mas lá por ser legal na venda não quer dizer que seja 100% seguro...não é a toa que a maioria dos pré-treinos atualmente já vão na versão 2.0 ou 3.0....
Mais tarde posto aqui um video de alguem que se diz entendido na matéria e que não partilha da mesma opinião.
Mas lá está, não passa apenas de mais uma opinião entre tantas que se vê por ai..

Esta discussão entre suplementos vs EA já é velha e portanto cabe a cada um saber escolher o que é melhor para si.

Para mim o grande problema da indústria dos suplementos é a imagem publicitária que passa cá para fora e que é enganosa. Aquelas latinhas todas bonitas com a imagem de grandes "bestas" passa uma ideia errada aos consumidores menos informados.
Ninguem fica assim só com proteina.

Depois vem o lado pior que é a relação custo/beneficio... é com cada arrombo na carteira..

Mas lá está, só compra quem quer e eu compro porque considero que no meu caso compensa.

Já foi muito dito mas na minha opinião:

Pré-treinos: Muitos deles estão cheios de "porcaria" até dizer chega, com 1001 ingredientes, em que a maioria deles, a eficácia não está comprovada. Depois metem lá pelo meio cafeína a pontapé ou até outras substâncias que têm vindo a ser banidas ultimamente. Um dos problemas é que os estimulantes de facto, "viciam" e quando se deveria tomar 1 scoop umas semanas, depois aumentar para 2 e fazer uma pausa, algum pessoal quando já pouco nota, vai continuando a aumentar. Mas aí há que ter juízo.

Proteina, creatina, beta-alanina e por aí fora estão presentes na alimentação diária de quase toda a gente. O problema é que para quem pratica desporto, está sujeito a ter mais carências nutricionais e existe a "necessidade" da suplementação extra.

Vitaminas: Por norma, essas grandes quantidades de vitaminas, são vitaminas hidrossolúveis, pelo que não apresentam grandes riscos para a saúde. Para "piorar" a situação muitas das vitaminas e minerais que se vendem por aí, tem uma biodisponíbilidade ridícula, pelo que o corpo nem consegue absorver quase nada. Por isso é que eles metem quantidades exageradas. Um dos casos que mais se vê por aí é o magnésio, em forma de óxido, cuja biodisponibilidade é de apenas... espantem-se... 4%!

A suplementação faz sentido em alguns casos. O problema é que há muita porcaria no mercado e nem toda a gente sabe filtrar.

Esses Centrum´s e afins por exemplo, que se vendem nas farmácias que muita gente acredita ser seguro e eficaz, é das maiores porcarias que por aí andam... Cheios de fillers e ingredientes com uma bio-disponibilidade baixíssma.

Estive agora mesmo a ver uma entrevista com o Francisco Macau em que jura a pés juntos que não toma/tomou EA.

Por outro lado fala numa "abrupta" perca de 11 kg e com menos esses 11 kg está um animal !? quanto é que ele pesava então ?

Se for verdade que não toma EA é mesmo um fenómeno.

Estive agora mesmo a ver uma entrevista com o Francisco Macau em que jura a pés juntos que não toma/tomou EA.

Por outro lado fala numa "abrupta" perca de 11 kg e com menos esses 11 kg está um animal !? quanto é que ele pesava então ?

Não tem a ver com o Macau, mas uma planta pode desenvolver-se só com água, se lhe colocares adubo natural desenvolve-se, se usares os adubos químicos o crescimento dispara.

Ele pode jurar a pés juntos. Umas análises ao sangue com os vários indicadores para avaliar os parâmetros fazem prova suficiente.
11kg a menos...o rapaz deve estar nos 90kilos mais coisa menos coisa.

Onde está essa entrevista?

Eu gosto da Kre-Alkalyn, mas muita gente dá-se melhor com a simples Monohidrato. Opta é por Monohidrato com selo da Creapure. A outra, a maior parte das vezes é oriunda da China, com um controlo de qualidade duvidoso.

Esta por acaso vem direta dos EUA.
Mas obrigado pela sugestão.

Esta por acaso vem direta dos EUA.
Mas obrigado pela sugestão.

Não falo da marca em sim mas da origem da matéria prima e isso é complicado saber.

Na monohidrato por exemplo, existem 2 tipos principais. A Creapure e a não-Creapure. Independentemente da marca, por norma, a não-Creapure, a matéria prima é quase sempre chinesa. A creapure é Alemã.

Nunca experimentaste Creatina? Se nunca, eu se fosse a ti, começaria por uma Creapure em pó. Fica-te muito mais barato, de longe. Se não obtiveres resultados, então começava a pensar noutros tipos de Creatina.

Alguém devia informar o pessoal que a creatina já é estudada em humanas tipo há bués e os níveis de fosfocreatina nos músculos (que é o que realmente interessa) saturam com uma dose de apenas ~2.5g de monohidrato de creatina por dia.

Os níveis não vão passar da saturação, nem tomando mais, nem tomando um "tipo" de creatina diferente (qualquer um deles é apenas um método de entregar a fosfocreatina aos músculos). É como ter uma esponja completamente encharcada, e vir uma empresa de água dizer que a sua nova água xpto consegue encharcar mais.

Por isso é que muita gente é "non-responder" à creatina. Antigamente falava-se em números muito baixos, tipo 3-5%. Da última vez que li, já se apontava para cerca de 20% salvo erro.

Por exemplo, quem tem uma dieta muito rica em carne, está mais susceptível a não "responder" à creatina.

Vê-se claramente que é uma pessoa muito mal resolvida.

1º- Toma jarda e não é pouca.

2º- Espetou-se com o carro porque anda a excesso de velocidade na estrada e inventou a história mais mirabolante de sempre. Podia ir para realizador.

3º- É demasiado parvo para com as pessoas que não lhe lambem os pés.

4º- Faz vídeos ridículos para as pessoas verem.

[:vm)]

Está longe de ser uma referência para o fitness em Portugal. É uma personagem.

Last edited:
O gajo de facto disse para lá umas bacoradas jeitosas... Mas tirando a parte hipócrita, concordo plenamente com ele, relativamente à dieta, treino e suplementação.

A maioria não sabe treinar, não sabe comer e gasta rodos de dinheiro na suplementação a pensar que é isso que lhes vai adiantar de algo.

Destaque também para:

As pessoas não se preocupam em apreender e aprender. É o que está à vista. É a loja de suplementos, é o gajo grande do ginásio, o amigo do gajo grande que disse que o gajo grande toma isto, eu vou tomar, eu vou sou grande como ele.

Eu vejo isto quase diariamente. Para piorar, as pessoas nem os melhores exemplos sabem escolher. Por norma, o gajo "grande" é o gajo que anda balofo com tanta retenção hídrica, que não sabe comer nem treinar.

Back