Estás em forma?

• Iniciador de tópicos Iniciador de tópicos Pastis
  • Data de início Data de início

Estás em forma?

• Estou 100%

Votos: 113 21,0%
  • Muito bem mas chego a 6ª feira cansado

Votos: 46 8,5%
  • Regular com altos e baixo

Votos: 181 33,6%
  • Um pouco cansado a precisar de descanso

Votos: 65 12,1%
  • Bastante cansado

Votos: 27 5,0%
  • Exausto fisica e mentalmente.

Votos: 107 19,9%

• Total de eleitores
    539
Imc

Com 1,78m e 79,5kg era considerado overweight

claro que é preciso algum bom senso a usar o IMC ,por exemplo algumas aplicações que calculam o imc mesmo que passes os 25 indicam que podes ter um peso normal dependendo do teu nível de exercício físico e massa muscular mas concordo que em algumas situações o IMC está longe de ser um bom indicador

Bom, vou dar entrada no tópico. Num outro fórum fui um pouco "insultado" de fraco e de sem vontade.

Compreendo a posição de quem faz do ginásio ou da musculação uma forma de vida. Assim como respeito, acho que os que terão outra forma de ver as coisas devem ser também respeitados.

Confesso que sempre fui alguém com excesso de peso, genético, na família quase toda a gente o tem. Tentei sempre manter-me activo, mas nem sempre houve motivação/vontade.
Entendo também que o meu problema com excesso de peso vem da alimentação. E é fácil fazer esta afirmação pois após passar vários ginásios e nutricionistas, a perca de peso acontecia sempre com os segundos e menos com os primeiros. Após me ter casado, com 23 anos, onde o meu peso médio era de 85kg para 1,72m, cheguei a pesar perto de 115 kg.

Após dizer que chegava de uma vida sedentária, depois de um regime Naturhouse (que não aconselho a ninguém, apesar dos resultados), estive com 87Kg. No entanto, como estava a ficar saturado e cansado de gastar dinheiro, acabei por desistir sem chegar à parte mais importante.

Manutenção de peso. E voltei aos 105 kg. Depois disso fiz ginásio durante cerca de 2 anos.

Não via perca de peso. Acabei por me inscrever numa nutricionista e, com uma alimentação equilibrada, cheguei aos 88kg novamente. Ela própria dizia-me que, apesar de não serem os valores indicados por tabela, para a minha fisionomia, também não achava que tivesse de vir abaixo dos 80Kg, que seria um bom patamar tendo em conta todos os restantes indicadores.

Em 2014, num futebolada habitual, num movimento de rotação por cima da bola em corrida em velocidade, a bola acabou por ceder por estar um pouco vazia, torci no movimento e acabei por partir o perónio em 3 partes, bem como ficar com os dedos dos pés a apontar para as costas.

Depois de quase 2 anos de tratamentos, 4 cirurgias, muito antibiótico porque estava a fazer rejeição do material cirúrgico (placas e parafusos), só em pequenos intervalos é que consegui fazer fisioterapia. Apesar de conseguir deslocar-me normalmente, não consigo correr ou fazer movimentos de impacto com o pé. E depois de todo esse tempo parado, a desmotivação para qualquer exercício foi grande. Ainda assim, em Setembro de 2017 decidi que estava na altura de voltar a mexer-me, fazer algo pela saúde.

Foi quando nasceu o meu filho. Apesar de ter tentado, em Fevereiro acabei por deixar, porque as noites mal dormidas, juntando ao trabalho e muitas horas extras de trabalho por fora, acabei por não me sentir bem nem ter energia para tudo.

E senti que as prioridades no momento eram outras.

Depois de um tempo parado novamente, em Agosto, olhei para mim e senti que apesar de ter um peso que já tive anteriormente, 105Kg, esse peso reflectia-se mais agora na roupa e no espelho do que há uns anos atrás.

Decidi voltar a inscrever-me num ginásio, desde dia 14 de Agosto. Objectivo de fazer 3x por semana. Aqui, surge um outro problema que costuma "arrumar-me para canto". A saúde.

Desde miúdo que, suando, banho, no dia a seguir lá está uma constipação a bater à porta. Fiz as primeiras 2 semanas, na semana seguinte parei porque me senti com dores de garganta, ouvidos, dores de cabeça e alguma febre.

Andei uma semana a deixar que resolvesse, mas acabei por ter de ir ao médico e, antibióticos que era suposto serem para 3 dias foram para 6. Voltei Mais algum tempo e na semana passada voltei outra vez a sentir-me doente. Os mesmos sintomas. Ontem (até deixei o relato no tópico da Saúde aqui do fórum), decidi ir a um otorrino para verificar se estava tudo em ordem, porque isto não é normal.

Por outro lado, sou professor de Música, Cantor (2 bandas, 1 de animação de eventos, bailaricos e afins, outra de Covers de temas Pop Rock dos anos 80, regente de um grupo coral, professor de canto), a voz é a minha ferramenta de trabalho e não me posso dar ao luxo de andar constipado e afónico.

Após ver o que se passava, tubo pelo nariz abaixo, tubo pela garganta abaixo, o médico disse que notavam-se resquícios de otites porque os ouvidos estavam com bastantes cicatrizes. A nível de cordas vocais, o termo que ele utilizou foi "impecáveis", o que é uma vitória, visto que nódulos nas cordas vocais atingem uma grande percentagem dos professores do mundo inteiro.

Ainda assim, passou-me um tratamento para aumentar o sistema imunológico e uma vacina para a vertente respiratória/pulmonar/garganta...

Voltando à temática dos ginásios, o maior defeito do ginásio onde estou é que só abre às 10h da manhã. Por sorte, é a 500 metros de casa.

Gostei também de um PT que lá está que tem muita atenção aos alongamentos e tem-me dado exercícios para aumentar a mobilidade no tornozelo.

Dado que não tenho tido um seguimento no exercício ainda não notei grandes diferenças, embora tenha perdido 3KG até ao momento. Não é muito, porque sei que a boca manda mais e estou numa família (a da minha esposa incluída) que faz uma jantarada só porque alguém "tinha uma unha encravada e curou"... estão a ver mais ou menos como será.

Os 3 treinos vão sendo divididos entre parte superior num dia, parte inferior no outro e uma mistura de ambos no 3º dia, com um pouco mais de cárdio. Esse PT é um chato de primeira nestes exercícios... não se importa de mandar a malta sair do ginásio e passar ali 10 minutos a subir e a descer escadas em corrida, por exemplo. H

á dias recomendaram-me um multivitamínico para ajudar nestas questões, mas estando agora a fazer o tratamento acho que não faz sentido. Por outro lado, por tudo o que li, acho que não é algo muito unânime.

Vi no site da Prozis também vários produtos para queimar gordura e acelerar o metabolismo.
Acham que poderá valer a pena, ou dieta mais equilibrada juntamente com o exercício poderão ser suficientes? Não digo uma toma regular, mas algo que, pelo menos, possa acelerar o primeiro processo para ver uns resultados um pouco mais "animadores".

PS: Desculpem o testamento!
[:D]

Uffff pronto, pelo menos já te ajudei nesta parte! [:D]

Em relação ao resto, parece-me que sabes muito bem o que fazer. Com tanta consulta de nutricionista e experiência que tens.

Creio que precisas é mesmo de disciplina nesta área. :)

E análises tens feito? Magnésio, Zinco, B12's, D? etc etc?

Ou seja, dos nutricionistas que foste algum deles é mais "funcional" e te passou análises?

Há vários nutricionistas virados também para uma vertente funcional, o Sérgio Veloso ou o André Matias são dois excelentes exemplos, mas cada vez há mais.

Nem sei bem o que te dizer para te ajudar mais... como disse e pelo uqe escreves, parece que tens a informação necessária. Apenas acho que deves esquecer os suplementos "mágicos". A maior diferença que podes fazer é na disciplina, que te vai potenciar a motivação. Um bom PT por vezes poderá ajudar e muito.

E tenta ir às aulas todas e fazer o melhor, mesmo quando não te apetece nada. Disciplina acima de tudo.

De resto depende da tua cabeça, das tuas prioridades e da tua força de vontade. A motivação vem por acréscimo.

Olha é como teres um aluno que até poderá ter um jeito nato para a música mas não tem disciplina e por isso não pratica. Depois sente-se desmotivado porque não consegue tocar ou cantar tão bem como poderia, e por esse motivo ainda pratica menos... O que lhe falta? Disciplina, prioridades... talvez tenha demasiado medo de falhar, mesmo que tenha muito jeito. Enfim, se calhar já tiveste um aluno assim? :)

Pronto tu és esse aluno, apenas te falta aquilo que tu sabes! [:D]

Última edição:
25,1 atenção!

f69a9575b634fc685cb87819fdf13330.png

Imc é um mau indicador, basta teres alguma massa muscular a mais que o normal que a fórmula assume tudo como gordura
Já me foi dito por médicos que o IMC que mais saudável é a tender para os 23-25 mas vale o que vale. Funciona para a maioria da população.

Boas, pessoal.
Algum expert pode por favor tirar-me uma duvida.
Recentemente comecei a fazer exercício com elásticos para tonificar os braços e reduzir a gordura no peito, acontece que com o passar do tempo sinto uma clavícula a estalar e a doer.
Alguém me sabe dizer se isso é "ferrugem" de estar parado, ou se estou a cometer algum erro que poderá no futuro piorar.
O exercício que faço é ligeiro, pois comecei à pouco.

A técnica é muito importante. Vai tentando um posicionamento/rotação/movimento do ombro, a ver se consegues completar o exercicio sem dores.

Poderá ser algum problema na articulação. É normal estalarem, mas doer não, especialmente se for uma dor aguda/picada. Não te esqueças de aquecer bem as articulações antes de começares.

A técnica é muito importante. Vai tentando um posicionamento/rotação/movimento do ombro, a ver se consegues completar o exercicio sem dores.

Poderá ser algum problema na articulação. É normal estalarem, mas doer não, especialmente se for uma dor aguda/picada. Não te esqueças de aquecer bem as articulações antes de começares.
É uma dor ligeira, parece que vem do osso, quase que passa assim que para o exercício.
E só dói com este movimento:
02249a358a92c04e104fa9daf4981559.jpg

Com 46, 170cm e 80kg o meu IMC dá me 27.7, ou seja, com excesso de peso. Mas a verdade é que vestido até pareço magro. Tenho boa massa muscular mas muito pouca definição.

As articulações também fortalecem, ou seja, também se treinam, tal como os musculos.

Se a dor não for desconfortavel (nem durante, nem depois) é ir progredindo com calma e cuidado. Se persistir ou piorar, é consultar um medico.

O nosso corpo não é 100% simétrico, basta por vezes ajustar ligeiramente um movimento para que as articulações funcionem melhor. Como disse, é ir devagar, sempre com atenção à tecnica para evitar lesoes.

Se estás a iniciar, complementa esse exercicio com umas flexoes/elevações/agachamentos há moda antiga. Conseguires contigo proprio é o melhor começo possivel [;)][:D]

Hoje tentas fazer 1, amanha 2, e por aí fora. Pequenas rotinas de exercicios com o peso do corpo já fazem alguma diferença. Tens no youtube milhares de videos com treinos caseiros.

As pessoas têm muita tendencia em procurar aparelhos, quando o proprio peso é um treino muito eficaz.

Por exemplo, para se treinar costas, não há exercicio mais completo que fazer elevações. Tal como as flexoes/fundos são excelentes para peito e ombros.

Os agachamentos/lunges puxam imenso pelo corpo, quando feitos em sequencias "a doer".

Última edição:
Boas, pessoal.
Algum expert pode por favor tirar-me uma duvida.
Recentemente comecei a fazer exercício com elásticos para tonificar os braços e reduzir a gordura no peito, acontece que com o passar do tempo sinto uma clavícula a estalar e a doer.
Alguém me sabe dizer se isso é "ferrugem" de estar parado, ou se estou a cometer algum erro que poderá no futuro piorar.
O exercício que faço é ligeiro, pois comecei à pouco.

Tux, dois pontos:

- Tonificar é apenas uma palavra fofa para “perder gordura”.
- Perder gordura localizada é praticamente impossível. Terás de perder gordura como um todo e rezar para que a zona do peito não seja das últimas a querer ir embora.

Quanto às dores/estalos. Se isso acontece, faz outro exercício. É absolutamente indiferente no teu caso usar elásticos ou não. Eu também tenho os tendões todos lixados da natação e hoje tenho problemas com alguns exercícios - evita esses.

Foca-te na dieta, lê os posts anteriores ao teu para mais detalhes.

Já agora aconselham algum tempo ou numero de movimentos para que iniciou agora?

Epa treina 3 ou 4 exercícios por músculo grande (costas, pernas) e 2 a 3 por músculo pequeno (tudo o resto). Faz algo do género 2 a 3 x 6-12 reps. Se estás a começar, não adianta complicar, quase qualquer coisa vai servir.

No entanto, se estás a começar, vê se te alimentas bem e esqueces a perde de gordura, deveras aproveitar os “noob gains” que acontecem no primeiro ano. A seguir a isso podes secar. Ah, e neste caso recomendo fazeres algo tipo 5x5 strong lifts.

Estou a reiniciar as corridinhos de fim de semana, hoje foram 10,5 km em trail para desenferrujar.

Já falta pouco para o Wild Challenge Cascais, alguém daqui vai ?

Ora bem, pode parecer uma coisa mínima, mas no último treino consegui correr 3 minutos. Quando há uns meses, após 20/30 segundos de impacto com o pé no chão ficava logo cheio de dores. Na semana passada perdi 3 kg. Encontrei algum neste fim de semana [8b][8b][8b] o habitual. Fim de semana em família numa casa alugada e comeu-se bem... mas siga. Hoje já corrigi e compensei com um intake calórico muito menor. Na próxima sexta-feira vou fazer avaliação ao peso e restantes parâmetros. Daqui até lá vai ter de desaparecer mais algum peso. Pelo menos sinto a roupa ligeiramente mais larga. Uma coisa mínima, mas nota-se.

Ora bem, pode parecer uma coisa mínima, mas no último treino consegui correr 3 minutos. Quando há uns meses, após 20/30 segundos de impacto com o pé no chão ficava logo cheio de dores. Na semana passada perdi 3 kg. Encontrei algum neste fim de semana [8b][8b][8b] o habitual. Fim de semana em família numa casa alugada e comeu-se bem... mas siga. Hoje já corrigi e compensei com um intake calórico muito menor. Na próxima sexta-feira vou fazer avaliação ao peso e restantes parâmetros. Daqui até lá vai ter de desaparecer mais algum peso. Pelo menos sinto a roupa ligeiramente mais larga. Uma coisa mínima, mas nota-se.

Que raio !? tens aí uma coisa muito mal curada, não fizeste fisioterapia ? como é possível achar que correr 3 minutos já é alguma coisa ?

No último fds não comeste "bem" para teres engordado comeste foi "mal", toca a perder 20 kg e a chegar aos 30 minutos de corrida.[;)]

Tens de aprender a ser moderado e a nao estragar muito. Coisas faceis e que ajudam muito é cortar no pao às entradas (ou comer menos, ou sem miolo) e comer so um bocado de uma sobremesa, em vez de provar todas.
Outra dica é comeres em casa algo quete saceie e seja pouco calorico antes de ires almocar.
Outra dica será tentares ficar cheio com proteinas magras antes de atacares o resto, pois estando mais cheio pode ser que nao consigas comer tanta porcaria.

Anda la, forca de vontade, nao deixes agora 1 dia da semana arruinar tudo.

Que raio !? tens aí uma coisa muito mal curada, não fizeste fisioterapia ? como é possível achar que correr 3 minutos já é alguma coisa ?No último fds não comeste "bem" para teres engordado comeste foi "mal", toca a perder 20 kg e a chegar aos 30 minutos de corrida.[;)]
Fiz fisio, mas como tive de ir fazendo várias cirurgias, na altura em que estava a começar tinha de parar novamente algum tempo. Só após um ano e meio pude começar a sério. Na última vez que fui a um fisioterapeuta disse me que tinha o tendão preso até à lombar. Basicamente o tendão ficou mais curto.

Tens de aprender a ser moderado e a nao estragar muito. Coisas faceis e que ajudam muito é cortar no pao às entradas (ou comer menos, ou sem miolo) e comer so um bocado de uma sobremesa, em vez de provar todas.Outra dica é comeres em casa algo quete saceie e seja pouco calorico antes de ires almocar.Outra dica será tentares ficar cheio com proteinas magras antes de atacares o resto, pois estando mais cheio pode ser que nao consigas comer tanta porcaria.Anda la, forca de vontade, nao deixes agora 1 dia da semana arruinar tudo.
Eu sou moderado quando estou sozinho. Em família ou com os amigos complica um bocado. Mas sim, sei que está aí o grande defeito. Mas também corrijo bem nos dias seguintes e uma nutricionista que tive ensinou me a corrigir os trash-day para serem menos prejudiciais.

Voltar
Superior