Somos praticamente da mesma idade mas eu ao contrário de ti, tenho sentido nestes últimos dois anos uma grande quebra a nível de força. Os pesos estão cada vez mais pesados e o tempo de recuperação cada vez mais longo. As lesões, essas tambem não ajudam... dores na lombar. ombro que estala, joelho que doi... enfim..
Tens uns números muito, muito bons, podes partilhar o teu plano de treinos, suplementos (com vitamina ou sem...?) treinas sozinho ou com orientação, etc..
Era porreiro se partilhasses aqui uns videos do agachamento e do levantamento terra, podiam servir como uma boa motivação.[

]
Pois, a parte das dores é tramado, principalmente na nossa idade que "parecem" durar uma eternidade a passar quando comparado com outros tempos.
Tento treinar sem dores e acho que nunca como agora respeitei tanto o corpo. Se doer (também depende da dor e do tipo de dor) simplesmente não faço.
Outras coisa que noto desde que comecei a apostar neste exercícios (agachamentos, DL, etc) é que sinto o corpo muito mais preso. Por exemplo, fazia pistols com muita facilidade. 100 pistols de uma vez se fosse preciso. Agora, primeiro que sinta as pernas "soltas" para fazer isso é uma carga de trabalho. Tenho que aquecer bem, e mesmo assim não me sinto tão solto.
Mas a realidade é que também deixei de fazer pistols quando antes fazia pelo menos 2x por semana, mesmo com peso acrescido.
---
Em relação ao treino começo quase sempre com técnica de Arranco que é onde sinto muitas dificuldades e Arremesso. Fico quase 45 a 60 minutos apenas nisto.
Primeiro só com a barra, faço snatch pull, snatch drop, OverHead Squat, full snatch e vou acrescentando peso aos poucos...
O máximo que faço são 62,5kg o que é muito pouco para o meu peso, mas como valorizo a técnica nem estou muito preocupado. Vejo miudas muito mais levezinhas que eu a fazer quase com 80 kg ou mais. O que acaba por ser motivante. O meu problema com o Snatch é falta de confiança no OverHead devido às lesões que tenho nos ombros e que nunca hão-de passar se não for à faca. Enfim, o objectivo é ir curtindo e subindo como um caracol.
Depois treino Clean and Jerk. O meu máximo de Clean é 110 kg e com jerk de 85 kg... Mais uma vez o OH está algo limitado devido ao receio de aleijar, principalmente o ombro direito.
Depois desta parte faço por exemplo agachamentos. Vou subindo com pouco peso e gradualmente. Quando chego aos 70% da RM reduzo o número de reps para 5 e vou subindo gradualmente até aos 90%. Por exemplo Front Squat:
5 x 90 kg
5 x 105 kg
Y x 117 kg -> Várias Séries com 2 minutos de descanso.
Sendo que Y é o número máximo de reps que consigo com aquele peso menos uma. Ou seja se com 117 kg apenas consigo fazer 4 reps então apenas faço 3. Se tiver num dia bom e conseguir fazer 6, então faço 5. Neste caso temos de ter alguma noção de perceber que em determinada rep apenas conseguimos fazer mais uma e poupar....
Claro que isto é uma fórmula que funciona para mim e um pouco inventada. Não é de nenhum manual ou protocolo específico...
No peso morto tenho uma estratégia diferente. Vejo qual é o meu máximo de 10 reps. Por exemplo 165 kg.
Então faço 10 séries de 4 reps de 165kg com 45 segundos de descanço... Um pouco usando o método de "cluster". Mas vou variando e não me mantendo sempre no mesmo tipo de treinos. Treinando assim consegui um bom progresso no peso morto.
------------
Em relação a suplementação eu e a minha mulher tentamos fazer com que a "suplementação" venha sobretudo dos alimentos.
De resto tomo GLucosamina e Condroitina há muitos anos (mesmo que hajam estudos que digam que pouco ou nada fazem). Whey da myprotein, Omega 3, Vitamina D3 no inverno, Vitamina K2 MK7, Zinco de manhã e Magnésio à noite antes de dormir. Por vezes tomo um reforço de B6 e B12.
Já tomei Creatina mas acho que não me faz nada.
Não ligo muito ao pós treino... ou melhor ligo mas não estou preocupado em beber logo um batido de proteina a seguir. Por vezes não o tomo e simplesmente ingiro mais quantidade de proteína à refeição. Por exemplo faço mais bifes ou pescada e acrescento 2 ovos...
Onde tomo sempre proteina é no pequeno almoço de manha com a minha papa de aveia. Mas podia ser outra coisa, ovos, claras, abacate e banana por exemplo.