Acham melhor um cut do que um bulk limpo ? Custa-me um bocado fazer cut porque vou ficar magrissimo e eu tenho alguns complexos com isso de quando era mesmo muito magro. Tou com 78kgs se fizer pos 74kgs fico com 1.87m e 74kg..
Acham melhor um cut do que um bulk limpo ? Custa-me um bocado fazer cut porque vou ficar magrissimo e eu tenho alguns complexos com isso de quando era mesmo muito magro. Tou com 78kgs se fizer pos 74kgs fico com 1.87m e 74kg..
Estão a falar chinês, não entendi nada.
Mas não é DOMS, é fadiga muscular
Agacho 4x por semana de momento, sei bem o que isso é
Eu sinceramente não sei bem quanta BF tou, tambem acho demasiado 19% . Eu meço com a balança da xiaomi mas não me parece nada fiável, porque tenho um colega que tem seguramente a BF à volta dos 10% e a maquina diz que ele tem 19 tambem. Alguma forma de medir isso sem ser desta? Olhando para o meu corpo não me parece que começar a perder gordura primeiro seja o ideal, mas não sei. Eu tenho um corpo "magro" com uma parte superior bem constituida e depois tenho algum acumulo de gordura nas laterais das costas.
Eu sinceramente não sei bem quanta BF tou, tambem acho demasiado 19% . Eu meço com a balança da xiaomi mas não me parece nada fiável, porque tenho um colega que tem seguramente a BF à volta dos 10% e a maquina diz que ele tem 19 tambem. Alguma forma de medir isso sem ser desta? Olhando para o meu corpo não me parece que começar a perder gordura primeiro seja o ideal, mas não sei. Eu tenho um corpo "magro" com uma parte superior bem constituida e depois tenho algum acumulo de gordura nas laterais das costas.
Eu quando comecei a treinar tinha 1,87m e 60kg, com alguns complexos por isso mesmo. Custa-me um bocado sentir-me magro porque fico psicolgicamente afetado.@Tridente, honestamente não tentes ganhar peso estando com essa condição física. Não estou a dizer que estás mal, não me interpretes mal, mas se o teu objetivo é conseguir uma condição física mais equilibrada (boa relação massa magra/gorda) e estética, ganhar peso nesta fase não te vai trazer nada disso. Além de quanto mais gordura tiveres mais o perfil endócrino tende a piorar.
Conselho: Tenta baixar o percentual de gordura (não tenhas medo de ficar mais magro) tentando preservar ao máximo a massa muscular que tens, e depois sim pensa em ganhar massa muscular mas com calma, pois se és natural a coisa além de levar muito tempo nunca será algo muito acentuado. É preferível 1Kg "limpo" num ano que ganhar 5kg num ano e só um deles ser massa magra, se assim for depois para perderes os 4kg de gordura que ganhaste vais sacrificar em parte aquele 1kg de massa magra.
Sublinho que isto tudo se aplica a pessoas naturais , com o uso de EA´s o processo já é diferente apesar de a lógica base ser a mesma.
E como aconselhas fazer isso? Eu treino os musculos todos por igual, nãop faço skip leg day nem nada que se pareça [Pela foto nao deve fugir muito dos 19 senao for um pouco mais...
Como ja indicado ai, nao apostava num bulk. Apostava sim em construir uma base simetrica do corpo e tentar manter o peso ( o peso nem é o mais importante)
Depois sim talvez ir para um bulk ja com boas bases feitas para um crescimento bom. Senao arriscas a ficar com um corpo feio
Quando eu digo bulk não é aumentar brutalmente as kcals diárias. É só tipo 10% mais do que aquilo que preciso (ou seja, umas 2900kcals dia tendo em conta que trabalho sentado à frente do PC). Quantas kcals achas que devo ingerir então? Treino 5x na semana e trabalho sentado, 1.87m, 78kg, 25 anos.Acho que é um disparate pensares em Bulks e afins nesta fase do campeonato. Em mais de 30 anos de desporto com os últimos 15 anos a treinar de forma mais intensa nunca fiz "Bulks" ou "Cuts" e sempre achei que é um disparate fazê-lo para a grande maioria das pessoas. Hoje em dia, aos 46 anos estou no limiar de parecer um bombado sem nunca me ter bombado na vida nem fazer ideia de como o fazer.
Pessoalmente se fosse a ti tentava manter ou ajustar o porte calórico para acompanhar um aumento da intensidade de treinos.
Principalmente perdia menos tempo com exercícios de isolados para braços (tanto tótó iniciante a perder tempo com isto) e mais trabalho de costas, peito/ombros e pernas.
Vais ver as gorduras a desaparecer com mais facilidade e a tua massa magra a aumentar mais facilmente.
A fórmula é relativamente simples mas o pessoal tem pressa para tudo
Quando eu digo bulk não é aumentar brutalmente as kcals diárias. É só tipo 10% mais do que aquilo que preciso (ou seja, umas 2900kcals dia tendo em conta que trabalho sentado à frente do PC). Quantas kcals achas que devo ingerir então? Treino 5x na semana e trabalho sentado, 1.87m, 78kg, 25 anos.
Quanto aos braços, eu sinceramente quase não treino bicep, os meus braços é que têm tendência para crescer desproporcionadamente em relação ao corpo, quando tou alguns periodos sem treinar é o que noto logo é os braços a inchar :sh). Faço quase sempre exercicios compostos, supinos, agachamentos e peso morto em todos os treinos de cada musculo.
Qual a "fórmula simples" que me aconselhas então? O que eu queria era ter um corpo normal, disfarçando a diferença que existe na minha anca/cintura, que é o que me incomoda mais. Eu pressa não tenho nenhuma, tenho 25 anos e comecei a treinar já há 7 anos, com várias pausas pelo meio, principalmente nos periodos de faculdade. Agora que comecei a trabalhar é que voltei com mais regularidade.
Quando eu digo bulk não é aumentar brutalmente as kcals diárias. É só tipo 10% mais do que aquilo que preciso (ou seja, umas 2900kcals dia tendo em conta que trabalho sentado à frente do PC). Quantas kcals achas que devo ingerir então? Treino 5x na semana e trabalho sentado, 1.87m, 78kg, 25 anos.
Quanto aos braços, eu sinceramente quase não treino bicep, os meus braços é que têm tendência para crescer desproporcionadamente em relação ao corpo, quando tou alguns periodos sem treinar é o que noto logo é os braços a inchar :sh). Faço quase sempre exercicios compostos, supinos, agachamentos e peso morto em todos os treinos de cada musculo.
Qual a "fórmula simples" que me aconselhas então? O que eu queria era ter um corpo normal, disfarçando a diferença que existe na minha anca/cintura, que é o que me incomoda mais. Eu pressa não tenho nenhuma, tenho 25 anos e comecei a treinar já há 7 anos, com várias pausas pelo meio, principalmente nos periodos de faculdade. Agora que comecei a trabalhar é que voltei com mais regularidade.