Eu quando comecei a treinar tinha 1,87m e 60kg, com alguns complexos por isso mesmo. Custa-me um bocado sentir-me magro porque fico psicolgicamente afetado.
Quanto ao bold, não percebi.
O perfil endócrino é a tua produção hormonal, testosterona total, livre, LH, FSH, SHBG, Hormona de crescimento, estrogénio, progesterona... etc. E ter um bom equilibrio hormonal é fundamental para ganhar massa magra e evitar ganhos excessivos de gordura. É sabido que quanto maior for a %BF mais o equilibrio hormonal tende a piorar, porque a tendência é produzir mais estrogénio que suprime a produção de testosterona.
Em rigor tu precisas das duas (ambas são extremamente anabólicas), mas na proporção certa, se o estrogénio estiver muito elevado e a testosterona estiver baixa, aumentando de peso os ganhos irão ser tudo ou quase tudo, gordura.
Quanto à ultima parte como é que eu em um ano vou ganhar 1kg se tiver em déficit calórico? Não consigo ganhar musculo com deficit calórico, penso eu.
EA's estão fora de questão, porque não é de todo o meu objetivo. Só quero ser um gajo normal [

] 84g com 14% de gordura por mim estaria óptimo.
Não vais, apenas te dei um exemplo daquilo que eu faria. O que estou a dizer é, se começares agora a tentar ganhar massa magra muito desse peso vai ser mais gordura de que outra coisa, depois vais querer perder gordura mas não queres perder massa magra mas o que vai acontecer é que possivelmente voltas à estaca zero.
O que sugiro é:
1. Baixa o teu percentual de gordura (parece-me que até tens um pouco mais que 19% BF)
2. Quando tiveres uma base mais "limpa" começa a aumentar o teu intake calórico e vê como o teu corpo reage e o teu foco terá de ser sempre "ganhar massa magra", se vires que começas a ficar muito tapado tens de reduzir. Algum ganho de gordura irá sempre acontecer quando se quer ganhar massa magra, mas é algum, não é como alguns que fazem bulk para ficarem "obesos". Não ganhas nada com isso, só vais dar cabe do teu equilíbrio hormonal e sistema metabólico.
Custa-me também um bocado tar a cortar agora porque daqui a dois meses tá ai o natal e já sei que vou lixar a dieta toda. A minha ideia era tentar o bulk limpo (+10% apenas de kcals apenas) até março/abril e depois cortar. Mas com isso que estão a dizer já não sei que fazer. Se cortar agora vou fazer bulk quando, fevreiro/março? Depois já fica muito perto do Verão..Não sei sinceramente. Obrigado pela ajuda de todos.
Não vejo problema algum! o Natal é 1 dia e meio e é possível passar o Natal a comer doces, bacalhau, broa e tudo mais mas sem comer tudo que está na mesa. [

]