Estás em forma?

• Iniciador de tópicos Iniciador de tópicos Pastis
  • Data de início Data de início

Estás em forma?

• Estou 100%

Votos: 113 21,0%
  • Muito bem mas chego a 6ª feira cansado

Votos: 46 8,5%
  • Regular com altos e baixo

Votos: 181 33,6%
  • Um pouco cansado a precisar de descanso

Votos: 65 12,1%
  • Bastante cansado

Votos: 27 5,0%
  • Exausto fisica e mentalmente.

Votos: 107 19,9%

• Total de eleitores
    539
Alguém que se interesse por fitness e dieta?

Boas.

Ontem comi bastante num buffet de pequeno-almoço (bastante mesmo e não propriamente saudavel😅) , mas também treinei bastante, ginásio e sessão de cardio, com 50 de corrida e muitos passos depois. .

Hoje é o meu dia de descanso do ginásio e já estou em jejum há 24 horas. Devo simplesmente continuar em jejum e só comer amanhã, ou não há problema se eu sair para dar uns passos, com 1 ou 2 horas de caminhada, e voltar a comer saudável como faço quase sempre? O que fariam?

Sei que é um pouco paranóico, mas não quero engordar depois de ontem, mesmo que seja com verduras, fibra e muita proteína.

Obrigado

A nossa capacidade de engordar de uma vez é muito limitada e nada proporcional ao que se come.

Uma coisa é fazer muitas e repetidas refeições repletas de calorias, outra é uma pontualmente.

10635834_10152517472547167_2741493925697861682_n-3737424.jpg

[:D]😁

Eu ando há 2 meses a fazer sessões de jejum intermitente de 24h, cerca de 2x por semana. E não vou negar que há dias que custa bastante.
Além disso, reduzi bastante os doces (é o meu vicio) e hidratos. Perdi cerca de 7 kg.

Neste tempo, o que ficou absurdamente evidente para mim, é que o stress/pressão com timings do trabalho, faz que a dieta/jejum se leve mais ou menos bem, ou então descarrila. Se tenho de fazer noitadas, não há chá ou água das pedras que me faça aguentar tantas horas...

Desporto para já é zero. É o próximo hábito a tentar mudar.

Tenho enorme dificuldade em perder peso, mas também não ganho. Ando há anos pelos 89 kg. Devia perder uns 10 kg. Faço jejum de manhã. Isto é, não como nada (apenas bebo café) entre o final do jantar e o almoço. Não me custa. Almoço com cuidado (saladas, muitas vezes com leguminosas, proteína- geralmente ovos ou conservas de peixe, rarissimos hidratos). Ao final do dia é que é tramado. Estou cheio de fome e devia jantar às 19H, mas janto quase sempre às 21H. Nesse período é que faço algumas asneiras. Pouco tempo para desporto...passo muito tempo no carro. Mas a minha profissão exige bastante actividade.

Jejum na teoria é forte, na prática é dificil nao fazer asneira. Claro que quando se fica com uma fome tremenda o corpo come tudo o que aparece à frente.

Gosto de fazer precisamente o contrario. Pequeno-almoco que me deixe cheio durante o maior periodo de tempo possível e depois almocar às ~13, qualquer coisa simples as 16-17, jantar 19/20 e fechou o tasco.

PS: saladas é uma trap gigante, os temperos sao hiper densos em calorias. E hidratos nao sao nenhum monstro, nao ha problema nenhum em comê-los.

Jejum funciona lindamente, há é que ter força mental para conseguir fechar a boca e saber quando parar quando chega à hora de comer. O que não é de todo fácil.

Jejum nao é nada mais que reducao de calorias forcada.
Que como dizes, funciona à base de forca mental, que mais tarde ou mais cedo vai quebrar. É muito melhor algo flexivel e facil de seguir do que um plano que funciona à base de disciplina e forca de vontade.

Última edição:
Jejum não é só uma questão de corte nas calorias, tem benefícios como o aumento da sensibilidade à insulina e também na redução da inflamação. Não vou dizer que é a coisa mais agradável do mundo porque quando se entra ali na casa das 18h em jejum o apetite começa a aumentar bastante mas das 20 às 12 ao fim de algum tempo torna-se banal, mesmo indo treinar de manhã.

Comer a toda a hora é uma hábito recente.

Jejum nao é nada mais que reducao de calorias forcada.
Que como dizes, funciona à base de forca mental, que mais tarde ou mais cedo vai quebrar. É muito melhor algo flexivel e facil de seguir do que um plano que funciona à base de disciplina e forca de vontade.

Não há plano mais fácil de seguir do que deixar de comer; não tens de andar a planear refeições xpto, amendoas aqui, iogurtes acolá, peitos de frango, ovos, etc.

Eu tenho-me dado muito melhor a seguir o plano de jejuns (com pequenos descuidos, levo já quase 2,5 meses a seguir isto) e tenho tido mais resultados que quando andava a contar calorias - ao fim de umas semanas andava já farto de andar a pesar pratos e a andar à procura dos alimentos/códigos barra no MyFitnessPal para registar a kcal por 100 g... Dava azo a ser muito mais indisciplinado (porque na minha cabeça assumia que podia comer tudo, desde que contasse calorias abaixo do target, além de que em refeições com várias entradas, pratos, etc torna-se dificil andar a registar tudo e basicamente dava o dia como perdido).

Qualquer dieta/plano funciona à base de força mental, até ao momento que se torna hábito e deixas de pensar nisso.

Falta-me perder 1 a 1.5 kg para chegar à minha meta, depois disso acho que deixo os jejuns de 24 h, mas estou a pensar tomar pequeno-almoço e depois não almoçar. Com o trabalho acho que é mais fácil ocupar-me e não pensar em comida, do que acordar de manhã esganado. Faria mais sentido não jantar, mas essa é a refeição que não posso abdicar porque é o momento de estar em famíla com o miudo e a esposa.

PS: saladas é uma trap gigante, os temperos sao hiper densos em calorias. E hidratos nao sao nenhum monstro, nao ha problema nenhum em comê-los.

Sim, os temperos (ou seja, aqueles processados) são perigosos. A maionese tem imensaaaaas calorias. O Ketchup menos, mas tem à mesma outras coisas que fazem mal.

Sobre os hidratos não serem monstro nenhum, percebo o que queres dizer, mas tem de se ter noção que hidratos = açucar (pode até parecer estupido, mas eu só recentemente fiz a associação quando nos rotulos nutricionais aparece a dizer "hidratos de carbodo xx, dos quais açucares yy").

Portanto não é preciso diabolizar os hidratos, mas tem de se ter consciência que hidratos é o pior inimigo de perder peso.
Aqui há uns meses foi um médico àquele podcast do Diary of a CEO, que mostrou que uma pequena taça de arroz tem mais açucar que um chocolate Snickers :sh)

Jejum não é só uma questão de corte nas calorias, tem benefícios como o aumento da sensibilidade à insulina e também na redução da inflamação. Não vou dizer que é a coisa mais agradável do mundo porque quando se entra ali na casa das 18h em jejum o apetite começa a aumentar bastante mas das 20 às 12 ao fim de algum tempo torna-se banal, mesmo indo treinar de manhã.

Corrigir a sensibilidade à insulina é o essencial para perder peso e barriga, passando para o estado keto (o corpo passa a ir buscar a energia à gordura armazenada) e se jejum for longo, passar para fase de autofagia (regeneração e limpeza celular).

O jejum não é mera teoria de influencer de instagram. Em 2016 um médico japonês ganhou o Nobel da Medicina (por investigação que já fazia desde os anos 90).

Em forma sim. Tenho um físico esguio e esbelto. Mas sou sedentária. Eu tenho esse defeito. Detesto fazer exercícios. Só tenho feito alongamento quando canso de ficar deitada. Ou sentada. Ou estou engordando. Até baixei um aerohit para fazer. E coloquei no pen drive. Mas não faço sempre. Eu fico tão cansada de limpar casa que é muito grande. Embora eu não limpe todo dia claro. Mas tenho 3 gatos, dois cães. Eles sujam muito. Solta pelo. Bem cansativo

Em forma sim. Tenho um físico esguio e esbelto. Mas sou sedentária. Eu tenho esse defeito. Detesto fazer exercícios. Só tenho feito alongamento quando canso de ficar deitada. Ou sentada. Ou estou engordando. Até baixei um aerohit para fazer. E coloquei no pen drive. Mas não faço sempre. Eu fico tão cansada de limpar casa que é muito grande. Embora eu não limpe todo dia claro. Mas tenho 3 gatos, dois cães. Eles sujam muito. Solta pelo. Bem cansativo

Eu não solto pêlo não.[:D]

Não há plano mais fácil de seguir do que deixar de comer; não tens de andar a planear refeições xpto, amendoas aqui, iogurtes acolá, peitos de frango, ovos, etc.

Eu tenho-me dado muito melhor a seguir o plano de jejuns (com pequenos descuidos, levo já quase 2,5 meses a seguir isto) e tenho tido mais resultados que quando andava a contar calorias - ao fim de umas semanas andava já farto de andar a pesar pratos e a andar à procura dos alimentos/códigos barra no MyFitnessPal para registar a kcal por 100 g... Dava azo a ser muito mais indisciplinado (porque na minha cabeça assumia que podia comer tudo, desde que contasse calorias abaixo do target, além de que em refeições com várias entradas, pratos, etc torna-se dificil andar a registar tudo e basicamente dava o dia como perdido).

Qualquer dieta/plano funciona à base de força mental, até ao momento que se torna hábito e deixas de pensar nisso.

Falta-me perder 1 a 1.5 kg para chegar à minha meta, depois disso acho que deixo os jejuns de 24 h, mas estou a pensar tomar pequeno-almoço e depois não almoçar. Com o trabalho acho que é mais fácil ocupar-me e não pensar em comida, do que acordar de manhã esganado. Faria mais sentido não jantar, mas essa é a refeição que não posso abdicar porque é o momento de estar em famíla com o miudo e a esposa.

Nao me leves a mal, mas a tua primeira frase mostra-me a tua inexperiência na area. Perigoso.

Como tu proprio acabas por dizer, hoje nao fazes algo que seja sustentável para ti, se nao nao voltavas a pensar tomar PA. O que é ok, mas nao é o mais simples e geralmente resulta no efeito yoyo.

Sim, os temperos (ou seja, aqueles processados) são perigosos. A maionese tem imensaaaaas calorias. O Ketchup menos, mas tem à mesma outras coisas que fazem mal.

Sobre os hidratos não serem monstro nenhum, percebo o que queres dizer, mas tem de se ter noção que hidratos = açucar (pode até parecer estupido, mas eu só recentemente fiz a associação quando nos rotulos nutricionais aparece a dizer "hidratos de carbodo xx, dos quais açucares yy").

Portanto não é preciso diabolizar os hidratos, mas tem de se ter consciência que hidratos é o pior inimigo de perder peso.
Aqui há uns meses foi um médico àquele podcast do Diary of a CEO, que mostrou que uma pequena taça de arroz tem mais açucar que um chocolate Snickers :sh)

Corrigir a sensibilidade à insulina é o essencial para perder peso e barriga, passando para o estado keto (o corpo passa a ir buscar a energia à gordura armazenada) e se jejum for longo, passar para fase de autofagia (regeneração e limpeza celular).

O jejum não é mera teoria de influencer de instagram. Em 2016 um médico japonês ganhou o Nobel da Medicina (por investigação que já fazia desde os anos 90).

Nao há problema nenhum inerente ao acucar. Há problema em excesso de acucar com pouca atividade física.

E o acucar é absolutamente irrelevante no que toca a perder peso, é pouco saudavel, mas perdes peso de qualquer forma.

Como o máximo de hidratos possíveis, uma data deles acucares, quando quero perder peso.

As duas ultimas linhas sao coisas broscience, do passado. A sensibilidade à insulina só é de relevância se comeres sempre hc sem qualquer outro macronutriente a acompanhar, o que é raramente o caso. Nao vou estar a explicar fisiologia, primeiro porque nao é a minha area de formacao, segundo porque tudo isto está mais do que disponível pela net fora, mas o corpo está constantemente a usar e a armazenar gordura, o que interessa é o efeito net.
Para além disso, a ÚNICA vantagem do jejum intermintente é o (mais provavel) defice calorico.

Já me tinhas dado a entender desde o teu primeiro comentario, e nao leves isto a mal, mas a grande parte do que dizes ou é bullshit ou sao coisas em que se acreditavam no passado e que se vieram a desmentir com o avanco da ciencia. Aconselho-te muito vivamente a mudares as tuas fontes, comeca aqui:

- Lyle McDonald
- Eric Helms
- Alan Aragon

Última edição:

O que tem ser um habito recente?
Tomar banho diariamente e com sabao etc é um habito recente... e daí?

Eu também era apologista dessas teorias... em 2012 lol. Também já fiz muito jejum intermitente, e ajudou, mas hoje sei que foi só por cortar calorias. Emagreco de forma tal e qual e tao rapida a comer 6x por dia no mesmo nível de calorias.

E, já agora, e simultaneamente de 80kg a fazer 240kg de deadlift ou a fazer 22 rondas de Cindy em 20 minutos (ou 2k row em 6:50, etc etc).
Tou curioso para ver o value added dessa resistência à insulina :)

Última edição:
O que tem ser um habito recente?
Tomar banho diariamente e com sabao etc é um habito recente... e daí?

Eu também era apologista dessas teorias... em 2012 lol. Também já fiz muito jejum intermitente, e ajudou, mas hoje sei que foi só por cortar calorias. Emagreco de forma tal e qual e tao rapida a comer 6x por dia no mesmo nível de calorias.

E, já agora, e simultaneamente de 80kg a fazer 240kg de deadlift ou a fazer 22 rondas de Cindy em 20 minutos (ou 2k row em 6:50, etc etc).
Tou curioso para ver o value added dessa resistência à insulina :)

Sim porque metabolismo e higiene pessoal são exactamente a mesma coisa.

Eu não ligo a teorias nenhumas, faço jejum intermitente desde o secundário porque simplesmente preferia ficar mais 15 minutos na cama em vez de me levantar para tomar o pequeno almoço. Começou como preguiça e ficou até aos dias de hoje em que se tornou hábito.

Nunca fui gordo nem nunca cortei porque não sou bombado do gym mas se o interesse for cardio também posso partilhar as stats para receber validação da internet.

Voltar
Superior