Estás em forma?

• Thread starter Thread starter Pastis
  • Start date Start date

Estás em forma?

• Estou 100%

Votes: 113 21.0%
  • Muito bem mas chego a 6ª feira cansado

Votes: 46 8.5%
  • Regular com altos e baixo

Votes: 181 33.6%
  • Um pouco cansado a precisar de descanso

Votes: 65 12.1%
  • Bastante cansado

Votes: 27 5.0%
  • Exausto fisica e mentalmente.

Votes: 107 19.9%

• Total voters
    539
o kiwi é um bocado irritante para os intestinos, deves compensar bebendo mais água
de qualquer modo pelo que tenho lido uma dieta pobre em hidratos de carbono (que é o contrário do que fazem atletas de alta competição de resistencia) tem o risco de provocar depressão.

Beber água não é problema comigo. [:D] Até porque sede não me falta.

É possível, os hidratos actuam no sistema límbico. A mim, não noto nada disso com a dieta que tenho feito. Notei, sim, muito mais agressividade e irritabilidade quando tentei cetogénica.

O que não deixa de ser estranho. Ok, teoricamente os hidratos são a fonte primordial de energia, e que mantém a insulinémia e glicémia. No entanto, não deixa também de ser verdade, já que há aminoácidos glucogénicos que também ajudam "à festa". É certo que bioquimicamente são diferentes, e o metabolismo idem, mas mesmo assim...

Os Hidratos sendo dos 3 macros ( juntando proteina, gordura) o único ''não essencial'' também não tenho dúvidas que têm um peso importante no factor psicológico. Energia, sono (há quem tenha dificuldades em dormes se não ingerir HC's de noite), etc, já depende da pessoa.
Bem mas no fundo depende sempre da pessoa... eu ajustava os HC's de acordo com isso. Mesmo que intenção fosse reduzir ao máximo, se notasse alguns prejuízos mudava a ingestão.

Para mim ainda assim o pior é a ingestão de gorduras. A maior parte das pessoas não ingere nem de perto os minimos. Ou se o faz são da pior origem possível e perdidos/camuflados entre certos alimentos.

Como é que é possível alguém escrever que os hidratos é o único não essencial?

Será que ninguém se lembra do cérebro? Ou andam mesmo a comer tão poucos hidratos para dizerem uma coisa dessas? [:D]

Será que ninguém se lembra do cérebro? Ou andam mesmo a comer tão poucos hidratos para dizerem uma coisa dessas? [:D]

O booster, em parte, tem razão. Se por um lado, os hidratos, nas quantidades certas, são importantes, as fontes tradicionais de hidratos na população portuguesa, o que têm de essencial ao organismo/saúde?

Se falarmos de legumes, frutos pouco doces (em moderação), como os citrinos e os frutos vermelhos, alguma batata doce e algumas leguminosas, aí sim, estamos a falar de hidratos saudáveis. De resto, os restantes, de essenciais não têm nada.

Edit: A única parte que não concordo, é o facto da redução prolongada e drástica de hidratos, contribuir para diminuir metabolismo, prejudicar produção de hormonas tiróideias, e até testosterona.

Então se não ingerires Hidratos o teu cérebro morre? Sempre a aprender [:D]

Porque existem dietas low carb, keto? Já ouviste falar em algo como ''0 protein'' ou ''0 fats'', para além de eventualmente algum maluco da internet?

O cérebro precisa de glicose. E há outras formas de a obter.

O booster, em parte, tem razão. Se por um lado, os hidratos, nas quantidades certas, são importantes, as fontes tradicionais de hidratos na população portuguesa, o que têm de essencial ao organismo/saúde?

Se falarmos de legumes, frutos pouco doces (em moderação), como os citrinos e os frutos vermelhos, alguma batata doce e algumas leguminosas, aí sim, estamos a falar de hidratos saudáveis. De resto, os restantes, de essenciais não têm nada.

Edit: A única parte que não concordo, é o facto da redução prolongada e drástica de hidratos, contribuir para diminuir metabolismo, prejudicar produção de hormonas tiróideias, e até testosterona.

Tens noção do que escreveste? Tu, uma pessoa que estuda saúde? Todos os macros são essenciais à nossa vida. A não ingestão de glicose ou a sua má absorção pode causar deficiência mental no desenvolvimento de uma pessoa, por exemplo. A frutose não substitui a glicose.

Não há nenhum macro não essencial, até porque são esses os 3 ingredientes dos constituintes das nossas células, cada um com a sua percentagem. Cuidado com o que escrevem.

tento pelo menos. Tem pequenas variações normais do dia a dia, mas anda por ai.
Já são uns bons meses a fazer isto. Continua a ser estranho.

Provavelmente já terás falado disso lá para trás, mas podes explicar o que é isso que andas a fazer e qual a finalidade?

Bem verdade seja dita, eu não sou pró ''0 hidratos''... longe disso. Mas acho que faz sentido ter atenção aos que se consumem e em que quantidade.

Agora do ponto de vista objectivo a verdade é que essenciais só existem gorduras e aminoácidos. Mas até pelo que disse em cima concordo contigo, não digo que não seja benéfico manter alguma moderação como em tudo.

Eu sinceramente tento reduzir para níveis aceitáveis os que provêm de ''açucares'' e tento não me esticar muito, porque os HC's como se sabe são demasiado viciantes. E eu gosto de comer muito [:D] [;)] Resumindo, até nem sou o melhor exemplo. Mas normalmente uso boas fontes e que me permitem abusar um pouco sem chegar a 200 ou 300g num piscar de olhos

Tens noção do que escreveste? Tu, uma pessoa que estuda saúde? Todos os macros são essenciais à nossa vida. A não ingestão de glicose ou a sua má absorção pode causar deficiência mental no desenvolvimento de uma pessoa, por exemplo. A frutose não substitui a glicose.

Não há nenhum macro não essencial, até porque são esses os 3 ingredientes dos constituintes das nossas células, cada um com a sua percentagem. Cuidado com o que escrevem.

Tu é que me interpretaste mal.

Desde quando é que eu disse que os hidratos não são fundamentais?

O que eu disse, é que os hidratos tradicionais,não são fundamentais, São coisas diferentes.

Já a minha prof de Bioquímica,dizia: "Pão = veneno empacotado". Pão branco, arroz branco, massas, produtos processados, bolos e doces, o que têm de fundamental?

Além de não serem fundamentais, contribuem para a subida da pressão arterial (sim, todos os santos médicos e enfermeiros dizem para reduzir o sal. E o resto???), resistência à insulina, aumento do tamanho das particulas pequenas de LDL logo, mais aterogénicas), além do efeito da inflamação e oxidação a nível da íntima vascular.

Procura no medscape, no pubmed, na universidade de harvard.

Tens hidratos de qualidade (os que referi) e outros que são, essencialmente, lixo.

EDIT: Mas continuem com a ideia que os hidratos são a 7ª maravilha do mundo, e as gorduras o demónio que desceram à terra.

Afinal de contas, quanto mais pessoas doentes houver, mais trabalho em tenho! [:D]:sh)

Edit 2: À lista, admito que ainda podemos juntar mais alguns hidratos, como os fibrosos e integrais. De resto...

Last edited:
Bem verdade seja dita, eu não sou pró ''0 hidratos''... longe disso. Mas acho que faz sentido ter atenção aos que se consumem e em que quantidade.

Agora do ponto de vista objectivo a verdade é que essenciais só existem gorduras e aminoácidos. Mas até pelo que disse em cima concordo contigo, não digo que não seja benéfico manter alguma moderação como em tudo.

Eu sinceramente tento reduzir para níveis aceitáveis os que provêm de ''açucares'' e tento não me esticar muito, porque os HC's como se sabe são demasiado viciantes. E eu gosto de comer muito [:D] [;)] Resumindo, até nem sou o melhor exemplo. Mas normalmente uso boas fontes e que me permitem abusar um pouco sem chegar a 200 ou 300g num piscar de olhos

Basicamente, é isso.

O problema da redução drástica e prolongada de hidratos, está no facto de reduzir metabolismo,aumentar produção de cortisol, e prejudicar ganhos de massa magra.

Moderação, como tudo.

Provavelmente já terás falado disso lá para trás, mas podes explicar o que é isso que andas a fazer e qual a finalidade?

É algo que chamam Intermittent fasting. É apenas um horário e não uma dieta, onde ingeres o total das calorias do dia numa janela de 8horas e durante o resto do dia, as outras 16, não comes absolutamente nada.

Vá não seja mauzinho, tens alguns cereais que do ponto de vista nutricional são interessantes e com benefícios no perfil lipídico. [;)]

Sabes que existe uma forma de obteres glicose sem ser através de hidratos de carbono?

Do ponto de vista metabólico não é funcional e fica caro, mas é possível.

Quando existe insuficiência de glicose no sangue o corpo converte proteína em glicose até certo ponto, chama-se a isso gliconeogênese.

Last edited:
Vá não seja mauzinho, tens alguns cereais que do ponto de vista nutricional são interessantes e com benefícios no perfil lipídico. [;)]

Os fibrosos. De resto...

É claro que, mesmo assim, não é por meter 2 colheres de arroz branco que se vai morrer de enfarte [:D], mas a quantidade enorme de hidratos de péssima qualidade, que nos dias de hoje se recomenda às pessoas, é assustadoramente preocupante. Para não dizer, criminoso.

Então aquelas pseudo-dietas, de pseudo-dietistas que têm mostrado por aqui, só mostra aquilo que afirmo.

Enquanto não meterem na cabeça, que substituir drasticamente lípidos por hidratos, e proteína por hidratos (sim, porque a proteína dá cabo da figadeira e dos rins [:D]), é do pior para a saúde, mais gente vai morrer ainda.

É algo que chamam Intermittent fasting. É apenas um horário e não uma dieta, onde ingeres o total das calorias do dia numa janela de 8horas e durante o resto do dia, as outras 16, não comes absolutamente nada.

Não aguentava fazer isso. 8 horas passo eu no trabalho. Comer aí as 3 refeições por exemplo e depois andar a apanhar bonés?? [:D] Grande desafio. Já agora, qual a vantagem disso?

Não aguentava fazer isso. 8 horas passo eu no trabalho. Comer aí as 3 refeições por exemplo e depois andar a apanhar bonés?? [:D] Grande desafio. Já agora, qual a vantagem disso?

para mim primeiro é o simplificar da alimentação, não preciso de andar a pensar o que comer, faço as 3 refeições muito semelhantes e está feito. Segundo controlo melhor o meu peso, nomeadamente a parte do peso que ninguém gosta.

Eu tambem trabalho, normalmente mais que 8 horas e por isso é que gosto deste sistema.

Assim de cabeça uma vantagem até poderia ser fazeres as tuas refeições todas em casa e dispensar a hora de almoço, e assim poupar tempo e dinheiro todos os dias.

A nossa sociedade é que não está muito virada para isso e o meu patrão não iria muito à bola se eu decidisse trabalhar na hora de almoço e sair uma hora mais cedo, se fosse mais praticável eu não me importava.

Back