De facto na pesquisa desse medicamento encontrei o Tribulus. Que pelo que pesquisei no google tem de facto quem o tome e com efeitos pro hormonais. Tambem destacam o facto de haver varias origens geograficas e a qualidade variar bastante...
Num dos foruns onde fui cair ao pesquisar por essa substancia indica q certos potenciadores de hormonas (possivelmente acontece mesmo com a injectavel) tem tendencia a atrufiar a producao de testosterona nos testiculos pq esta já é admistrada de modo artificial , ou seja, parando de tomar seja o que fôr o corpo nao vai voltar a produzir a testosterona na mesma quantidade em q o fazia. Ou seja quando se começa a tomar tem de ser para toda a vida com o risco do corpo ficar totalmente dependente de testosterona externa ou potencializadores? Esta é uma pergunta (sou totalmente ignorante ao tema). Qual vossa opiniao sobre isso ? Tenderá a ter-mos um corpo que vai ficar "dependente" de agentes externos?
Aproveito para perguntar entao quais os de toma mais simples conhecem com efeciencia no sistema hormonal. Meu obectivo é ter melhoras apenas suaves .
Olá Fernando,
Vou te contar um pouco da minha experiência com suplementos potenciadores da Testosterona.
Apenas usei Tribulus, dois diferentes:
- Mega Tribus-X da Scitec - 1200mg com um mínimo de 480mg de saponinas
- Tribulus 2000 da Scitec - 2000Mg com um mínimo de 800mg de saponinas
Apesar de não existir um único estudo que comprove que extrato de tribulus consiga aumentar a LH ou FSH quando tomei Tribulus 2000 senti efeitos na libido, de facto essa aumentou. Ganhos de massa muscular ou força, nada mesmo. Existem fármacos que estimulam a libido mas não têm nenhuma ação na produção da testosterona, pode se o caso do Tribulus. Para a mocada o 2000mg é porreiro.
Ácido-D-aspártico (DAA), é um aminoácido não essencial e funciona como neurotransmissor, atua na região central do cérebro e estimula a libertação da hormonas LH e FSH.
Conheço 3 estudos em humanos.
O primeiro foi publicado em 2009, a amostra era de 23 homens e o consumo de daa foi de 3,2g durante 12 dias. No final dos 12 dias os níveis plasmáticos de LH e Testosterona aumentaram 33% e 42% respetivamente. (
The role and molecular mechanism of D-aspartic acid in the release and synthesis of LH and testosterone in humans and rats)
Mais tarde realizaram novo estudo desta vez em 60 indivíduos com problemas de fertilidade. Durante 90 dias consumiram 2,66g de DAA. Novamente bons resultados - aumento dos níveis de testosterona entre 30 a 60% (
D-Aspartate, a Key Element for the Improvement of Sperm Quality)
Em Agosto de 2013 foi feito novo estudo, foi combinado um grupo que consumia 3g de DAA e outro um placebo e ambos os grupos realizaram um treino de resistência durante 4 vezes por semana. No final de 28 dias não haviam diferenças significativas entre os dois grupos e não existiram diferenças dignas de nota nos níveis hormonais (
Elsevier)
Este estudo acaba por colocar alguma reticência sobre os dois primeiros que por acaso usaram DAA da marca que financiou os estudos (2 primeiros).
De referir também que em nenhum dos estudos houve efeitos colaterais negativos o que pressupões que é um suplemento seguro.
Anyway, haviam evidências que podia de facto resultar. Um amigo meu tomou DAA recentemente por um período de 60 dias.
Efeitos que ele sentiu (mantendo o mesmo plano de treino e alimentar), mais libido, mais acne e aumentou um pouco o seu índice de força. Alterações na composição corporal foram aparentemente poucas, ou pelo menos as mesmas que seriam sem DAA.
Existe uma combinação de suplementos meio que milagroso da Driven Sports:
Activate Extreme + Triazole
É conjunto de extratos e mais não sei o quê que promete aumentar a testo de forma semelhante a uma dose leve de EA´s.
Existem relatos muito positivos com fotos e inclusive testes sanguíneos a acusar 1000ng/dl de testo total.
Podes confirmar nestes links:
Activate Xtreme Blood Results - Bodybuilding.com Forums - este com análises ao sangue.
Activate Extreme / Triazole Review [w/pics] 19yrs - Bodybuilding.com Forums
[ Relato ] Impressionado Com Triazole + Activate Xtreme + Lean Xtreme - Relatos de Suplementos - Fórum Hipertrofia.org
Vamos dizer que até acredito na potencialidade do produto, não acredito é que não tenhas uns pózinhos lá para o meio pois essa marca Driven Sports, é a mesma que foi apanhada a usar N-alfa-dietilfeniletilamina um composto da família das metanfetaminas no seu pre-workout. Regra geral não confio muito nas marcas americanas de suplementos, prefiro as europeias.
Deixa-me apenas enquadrar esta história dos suplementos, alguns fazem mesmo efeitos o problema aqui está relacionada com duas situações.
- A forma como a marca publicita o seu produto
- Expetativa do consumidor
Ou seja, as marcas dizem produto X aumenta testosterona até X porcento, no meio disto pode existir verdade mas podemos estar a falar de percentagens pequenas e que sofrem variações de pessoa para pessoa e no final de contas os resultados não são propriamente notórios. Provavelmente até ajudou a pessoa a ganhar um pouco mais de massa muscular mas não de um forma que seja visível aos olhos das pessoas.
Suplementos são e serão sempre um pequeno complemento não mais do que isso e honestamente para mim os suplementos que funcionam mesmo são as proteínas, BCAA´s, Creatina e algumas vitaminas e minerais, até posso experimentar mais um ou outro mas por vezes mais por curiosidade que outra coisa.
O meu conselho para ti é, se queres mesmo usar um suplemento que potencie a produção da testo eu apostava no DAA, 3g dia durante 30 a 60 dias.
Mas o que eu faria era alinhar tudo para potenciar a minha testo, nomeadamente:
- Se tiveres excesso de gordura procura perdê-la pois esse excesso é inibidor da produção de testo
- Boa alimentação, retira comidas processadas do cardápio. Ingere boas fontes de proteína, hidratos e boas gorduras estas últimas são essenciais para regular o perfil hormonal.
- Exercício físico, exercícios compostos são os que libertam mais testo.
- Descansar é fundamental, criar uma rotina consistente nesse aspeto, tentar dormir entre 7-8 horas bem.
- Vitamina D3 e Zinco é importante que esta Vitamina e Mineral estejam no teu corpo nas doses certas. É muito comum as pessoas terem défice de Vitamina D principalmente durante o inverno, aconselho a sua suplementação principalmente durante esse período.
O Zinco sugiro que ingiras cerca de 30mg por dia (através da alimentação ou/e suplementação), principalmente para quem faz desporto. Não descartar a importância dos restantes micronutrientes estarem em dia.
- Evita o stress no dia-a-dia, estados de stress produzem mais cortisol que é antagonista da testosterona.