SRLA
New member
Para maximizar os ganhos de massa muscular tens que comer ligeiramente acima do que queimas e a comer "pouco" também vais ter muita dificuldade em crescer, mas é mesmo ligeiramente acima porque como aprendeste da maneira difícil, "gainers" e "bulks" para pessoal natural (sem asteróides) só servem para o engorda. Tens uma capacidade limitada de desenvolver massa muscular e não te adianta comer tudo o que aparece à frente para tentar forçar os músculos a crescer que o excesso só vai acabar como gordura.Bom tópico este!
Já agora para quem quiser dar uma opinião:
Faço ginásio há sensivelmente 1 ano tenho 1.77 com 71kg. O único suplemento que tomo é proteína e andei numa fase que queria engordar e comprei um balde que diz "Jumbo". Passei dos 69kg para os 74kg a tomar isso e a comer muuuito bem (nada de mcdonalds ou porcaria). Há um mês atrás comecei a fase de "secar" e já emagreci estando estabilizado nos atuais 71kg. Resumindo, acho que estou magro, sem grande massa muscular e ainda com um pneuzito. Gostava de chegar aos 75kg sem barriga e um pouco mais de volume
Faço 3 dias de ginásio por semana e mais um dia só de cardio!
Tenho um amigo que faz ginásio há 4 anos, também só toma protaína, está pouco maior que eu e toma muito cuidado com a alimentação.
Isto só com proteína e a comer pouco (embora com bons alimentos) não vai lá pois não?
A treinar três dias por semana aconselho-te fortemente a fazer treinos de corpo inteiro, a escolher meia dúzia dos exercícios mais básicos e dar neles forte e feio. Nesta fase exercícios como curls, extensões de braços ou aberturas de peitorais deves ver como "sobremesa", não faz mal um bocadinho no final do treino mas também passas bem sem eles.
Última edição: