Estás em forma?

• Iniciador de tópicos Iniciador de tópicos Pastis
  • Data de início Data de início

Estás em forma?

• Estou 100%

Votos: 113 21,0%
  • Muito bem mas chego a 6ª feira cansado

Votos: 46 8,5%
  • Regular com altos e baixo

Votos: 181 33,6%
  • Um pouco cansado a precisar de descanso

Votos: 65 12,1%
  • Bastante cansado

Votos: 27 5,0%
  • Exausto fisica e mentalmente.

Votos: 107 19,9%

• Total de eleitores
    539
Muito sinceramente não creio que o sinto te vá ajudar para já e parece-me que poderás estar a fazer o movimento com uma técnica errada o que é meio caminho para te lesionares. Tens alguém que possa ver o movimento e corrigir caso seja necessário? Outra coisa, reduz o peso até teres o movimento 100% correcto sem falhas depois vai fazendo o movimento mais lentamente e acrescentando pouco peso, sempre dando prioridade à forma.

pessoalmente, tanto no peso morto como no agachamento faço com pesos mais reduzidos mas com movimentos excêntricos lentos (cerca de 5s) e um movimento completo. Dou também prioridade a repetições superiores a 10. Mas como os meus treinos não são de musculação "pura e dura" talvez haja alguém que te possa dar mais umas dicas.

Desde já obrigada pela tua resposta. Sim tenho quem o possa fazer e por isso mesmo também já fiz o que referiste, melhorei a execusao do exercicio e agora utilizo cargas mais pesadas visto que controlo o movimento, no entanto a dor continua e pensei que o uso do cinto podesse de alguma forma atenuar.

Desde já obrigada pela tua resposta. Sim tenho quem o possa fazer e por isso mesmo também já fiz o que referiste, melhorei a execusao do exercicio e agora utilizo cargas mais pesadas visto que controlo o movimento, no entanto a dor continua e pensei que o uso do cinto podesse de alguma forma atenuar.

Uma das regras para qualquer desporto mas mais especificamente para musculação é, se sentes dor num determinado exercício, não o faças.

A utilização do cinto não me parece que seja o indicado para disfarçar alguma dor ou problema que estejas a ter. O cinto normalmente é usado para estabilizar toda a zona abdominal e lombar quando se usam cargas bem pesadas, não é usado para disfarçar alguma dor que se possa estar já a sofrer. E a menos que sejam powerlifters, o seu uso mesmo entre atletas de topo, não é de todo consensual.

Dito isto não recomendo nada o uso do cinto para o teu caso enquanto não souberes a causa dessa dor. A dor pode até ficar disfarçada (o que até duvido...) mas o problema continuará a existir, a dor é sinónimo que algo está mal e muito provavelmente irá piorar com o tempo.

- Faz o exercício com carga que não te doa, mesmo que seja só com barra! Simplesmente não pode doer. Se doer, não faças e tenta perceber porque motivo te dói. Fala com um instrutor de musculação e pede ajuda.
- Se não doer com pouca carga e se o movimento está feito correctamente, aposta em movimentos excêntricos lentos em vez do aumento de carga e ir aumentando muito devagar de forma bastante progressiva, mas sempre apostando nos movimentos lentos sem qualquer tipo de dor!
- Podes em alternativa fazer agachamentos com um cinto com pesos lastrados, lê este artigo sobre mais informação: Agachamento com cinturão lastrado
- Mais uma vez, pede ajuda no teu ginásio a quem perceba do assunto e se dói simplesmente não faças!

Outro artigo que te poderá ajudar: Um treino de pernas menos prejudicial para as costas - Musculacao.net

Última edição:
Uma das regras para qualquer desporto mas mais especificamente para musculação é, se sentes dor num determinado exercício, não o faças.

A utilização do cinto não me parece que seja o indicado para disfarçar alguma dor ou problema que estejas a ter. O cinto normalmente é usado para estabilizar toda a zona abdominal e lombar quando se usam cargas bem pesadas, não é usado para disfarçar alguma dor que se possa estar já a sofrer. E a menos que sejam powerlifters, o seu uso mesmo entre atletas de topo, não é de todo consensual.

Dito isto não recomendo nada o uso do cinto para o teu caso enquanto não souberes a causa dessa dor. A dor pode até ficar disfarçada (o que até duvido...) mas o problema continuará a existir, a dor é sinónimo que algo está mal e muito provavelmente irá piorar com o tempo.

- Faz o exercício com carga que não te doa, mesmo que seja só com barra! Simplesmente não pode doer. Se doer, não faças e tenta perceber porque motivo te dói. Fala com um instrutor de musculação e pede ajuda.
- Se não doer com pouca carga e se o movimento está feito correctamente, aposta em movimentos excêntricos lentos em vez do aumento de carga e ir aumentando muito devagar de forma bastante progressiva, mas sempre apostando nos movimentos lentos sem qualquer tipo de dor!
- Podes em alternativa fazer agachamentos com um cinto com pesos lastrados, lê este artigo sobre mais informação: Agachamento com cinturão lastrado
- Mais uma vez, pede ajuda no teu ginásio a quem perceba do assunto e se dói simplesmente não faças!

Outro artigo que te poderá ajudar: Um treino de pernas menos prejudicial para as costas - Musculacao.net

Vou por de lado a ideia do cinto. Talvez tenha que deixar de fazer o achamento enquanto a dor persistir, e se assim continuar ir ao médico para ter a certeza do que se passa. O movimento é feito de forma correta e não sinto qualquer dor na execução dos exercícios, só mesmo depois do treino. Obrigada por esses artigos não tinha qualquer conhecimento.

boas ultimamente tenho sentido algumas dores nas costas nos dias a seguir ao treino de costas e de pernas(por fazer o agachamento), até agora nunca usei cinto até porque ainda não trabalho com pesos que na minha opinião o justifique , no entanto recomendam?

Eu uso continuamente o cinto em diversos exercícios e as minhas costas melhoraram drasticamente. De momento não apresentam qualquer dor, ao contrário do antigamente.

Relativamente ao dia de hoje, voltei à minha marca anterior no peso morto, os 170kg. Consegui 3 reps na mesma série, o que me deixa bastante satisfeito.

Tenho notado alguma evolução desde que mudei a forma do treino para ter mais ênfase nas cargas e menos nas reps, bem como a utilização extensiva de dropsets.

Curiosamente desde que iniciei os dropsets o restante pessoal que treina no mesmo ginásio começou a replicar o mesmo método...

Relativamente ao peso, tenho aumentado ligeiramente para os 70 (chegou a estar nos 66 Kg), mas continuo relativamente definido.

Relativamente ao dia de hoje, voltei à minha marca anterior no peso morto, os 170kg. Consegui 3 reps na mesma série, o que me deixa bastante satisfeito.

Tenho notado alguma evolução desde que mudei a forma do treino para ter mais ênfase nas cargas e menos nas reps, bem como a utilização extensiva de dropsets.

Curiosamente desde que iniciei os dropsets o restante pessoal que treina no mesmo ginásio começou a replicar o mesmo método...

Relativamente ao peso, tenho aumentado ligeiramente para os 70 (chegou a estar nos 66 Kg), mas continuo relativamente definido.

Isso é um peso brutal. Parabens.
Eu nos agachamentos procuro fazer norma com menos peso mas execucao correcta. Depois na prensa levo mais ao limite a minha capacidade...
Hoje tenho as pernas todas duridas e por isso satisfeito. Nos agachamentos coloco apenas 70+barra (mas faço uma execução completa bem feita e consciente que aguento mais )e na prença fazendo os 90º uns 150kg.

Tambem noto que nos agachamentos tenho tendencia a "pisar suavemente" as costas mesmo colocando almofada na zona da barra !!! Sugestoes ?

É um bom texto. Ja faz algum tempo q faço independentes similar ao video (cada perna isolada mas respeito o angulo de 90º para evitar problemas joelhos enquanto no video eles nao) mas nao tem o efeito catalizador hormonal do agachamento... Alias independentes consigo bom nivel de carga. Acho preferivel fazer agachamento com menos carga e depos nestes forçar ao limite a força das pernas. Uso muito o agachamento como catalizador hormonal assim como o peso terra... Nem que seja com menos carga um pouco, tento colocar o suficiente de modo a fazer correctamente sinta os musculos a doer e aquela sensacao "estranha" de estarmos a ganhar força (nao sei se psicologico mas as vezes sinto que algo esta e entrar nos musculos e faz um efeito de power que apenas exercicios compostos me criam). Eu sei que no limite é que se ganha volume e producao testosterona, mas acho que correctamente feitos, explosivos e menos carga (para quem tem problemas joelhos ou costas) tambem se chega a essa producao .

Última edição:
Isso é um peso brutal. Parabens.
Eu nos agachamentos procuro fazer norma com menos peso mas execucao correcta. Depois na prensa levo mais ao limite a minha capacidade...
Hoje tenho as pernas todas duridas e por isso satisfeito. Nos agachamentos coloco apenas 70+barra (mas faço uma execução completa bem feita e consciente que aguento mais )e na prença fazendo os 90º uns 150kg.

Tambem noto que nos agachamentos tenho tendencia a "pisar suavemente" as costas mesmo colocando almofada na zona da barra !!! Sugestoes ?

Obrigado. Não é todos os dias que apresento tanta energia para fazer peso-morto à vontade. Hoje felizmente foi um dia sim. (para além de ter escapado por pouco de um acidente de manhã)

Nos agachamentos ando agora pelo 80kg+20kg da barra. Sinto que consigo ir além disso, mas não me arrisco. Tipicamente necessito de 1 semana para recuperar completamente das pernas, tal é a força que faço...

Com este peso já sinto alguma dor na parte superior das costas, onde assenta a barra. Faço o exercício sem a toalha enrolada na barra, é ferro na pele directamente.

Costumo é usar o cinto nos agachamentos e com isso consigo uma melhor execução do exercício, para além de aguentar mais peso sem sofrer das costas.

Na prensa...200kg (reais) não chegam para as necessidades. :sh)

Passei também a usar straps para efectuar elevações na máquina, hoje cheguei aos 100kg bem puxados.

Desta forma concentro a força máxima nos braços e deixo de me preocupar tanto com a pega da mão, que por vezes dá sinais de querer abrir a meio do exercício.

Última edição:
Eu nunca irei fazer peso morto de 170 kg... :) tenho algum receio de fazer estes exercícios com demasiado peso, tanto no peso morto como no agachamento. Faço só com pesos "plumas" com mais reps e movimentos lentos. De qualquer forma já percebi que dificilmente me irei aleijar a fazer estes exercícios mas vou acabar por me aleijar a fazer outras coisas. [:D]

Por exemplo, hoje (dia de treino de pernas) acordei a doer-me ligeiramente as costas devido a um salto que mandei ontem numa aula de Ginástica no trampolim onde fiz mal a chamada, não flecti as pernas como deve ser... enfim... "noob"! Ao deitar-me já sabia que ia acordar com esta mazela.

De qualquer forma o meu treino de pernas de hoje consistiu no seguinte:

-Agachamento até bem abaixo com o rabo quase a tocar no chão e movimentos excêntricos de 5s
12x40kg -> 10x60kg -> 8x80kg ->16x40kg

-Agachamentos a uma perna: (total de duas pernas) 24xBW -> 20xBW+8kg -> 16xBW+12kg -> 20xBW com salto para plataforma a 30cm de altura.
Acho curioso que este exercício pareça ser tão difícil, mesmo para pessoal forte. Pessoalmente acho que é só uma questão "psico-motora" mas vejo imensa gente a ter grandes dificuldade em realizar este movimento de forma correcta... É dos exercícios que eu mais gosto.

-Saltos para plataforma a 1 m de altura, 3x15 reps

-Walking Lunges: 24x24kg -> 24x28kg -> 24x32kg

- Peso morto, excêntricos 5s -> 15x40kg -> 12x60kg -> 10x90kg -> 15x40kg (sim eu sei, sou um menino [:D])

Mais uns para o core e acabou. O meu treino é mais virado para exercícios calisténicos. De qualquer forma e apesar de aparentemente ser um dia com poucos pesos sei que amanha vou ter as pernas feitas num 8 :)

Última edição:
Obrigado. Não é todos os dias que apresento tanta energia para fazer peso-morto à vontade. Hoje felizmente foi um dia sim. (para além de ter escapado por pouco de um acidente de manhã)

Nos agachamentos ando agora pelo 80kg+20kg da barra. Sinto que consigo ir além disso, mas não me arrisco. Tipicamente necessito de 1 semana para recuperar completamente das pernas, tal é a força que faço...

Com este peso já sinto alguma dor na parte superior das costas, onde assenta a barra. Faço o exercício sem a toalha enrolada na barra, é ferro na pele directamente.

Costumo é usar o cinto nos agachamentos e com isso consigo uma melhor execução do exercício, para além de aguentar mais peso sem sofrer das costas.

Na prensa...200kg (reais) não chegam para as necessidades. :sh)

Passei também a usar straps para efectuar elevações na máquina, hoje cheguei aos 100kg bem puxados.

Desta forma concentro a força máxima nos braços e deixo de me preocupar tanto com a pega da mão, que por vezes dá sinais de querer abrir a meio do exercício.

Deves ter umas pernas do carr***o [:D] . Possivelmente consigo mais na prensa num dia sim e tambem mais no agachamento...Alias no agachamento devo fazer uma seria completa com 80+barra. Mas nesta vida nunca conseguirei tanta carga... Tambem tenho receio de lesoes e aparecimento de varises nas pernas . Infelizmente nao é das zonas do meu corpo mais fortes, mas tenho vindo a compensar com treino... Nao quero ficar descompensado

Mas os meus parabens... Agachamento é preciso suportar muito bem a dor...

Última edição:
Eu nunca irei fazer peso morto de 170 kg... :) tenho algum receio de fazer estes exercícios com demasiado peso, tanto no peso morto como no agachamento. Faço só com pesos "plumas" com mais reps e movimentos lentos. De qualquer forma já percebi que dificilmente me irei aleijar a fazer estes exercícios mas vou acabar por me aleijar a fazer outras coisas. [:D]

Por exemplo, hoje (dia de treino de pernas) acordei a doer-me ligeiramente as costas devido a um salto que mandei ontem numa aula de Ginástica no trampolim onde fiz mal a chamada, não flecti as pernas como deve ser... enfim... "noob"! Ao deitar-me já sabia que ia acordar com esta mazela.

De qualquer forma o meu treino de pernas de hoje consistiu no seguinte:

-Agachamento até bem abaixo com o rabo quase a tocar no chão e movimentos excêntricos de 5s
12x40kg -> 10x60kg -> 8x80kg ->16x40kg

-Agachamentos a uma perna: (total de duas pernas) 24xBW -> 20xBW+8kg -> 16xBW+12kg -> 20xBW com salto para plataforma a 30cm de altura.
Acho curioso que este exercício pareça ser tão difícil, mesmo para pessoal forte. Pessoalmente acho que é só uma questão "psico-motora" mas vejo imensa gente a ter grandes dificuldade em realizar este movimento de forma correcta... É dos exercícios que eu mais gosto.

-Saltos para plataforma a 1 m de altura, 3x15 reps

-Walking Lunges: 24x24kg -> 24x28kg -> 24x32kg

- Peso morto, excêntricos 5s -> 15x40kg -> 12x60kg -> 10x90kg -> 15x40kg (sim eu sei, sou um menino [:D])

Mais uns para o core e acabou. O meu treino é mais virado para exercícios calisténicos. De qualquer forma e apesar de aparentemente ser um dia com poucos pesos sei que amanha vou ter as pernas feitas num 8 :)

De pernas fazes mais ou menos o mesmo que eu... [;)]
Nao respeitas o limite de 90º . Tenho ideia que ir ate ao fundo pode levar a lesoes... Eu nos agachamentos desço ate aos 90º e subo

É um bom texto. Ja faz algum tempo q faço independentes similar ao video (cada perna isolada mas respeito o angulo de 90º para evitar problemas joelhos enquanto no video eles nao) (...) .
De pernas fazes mais ou menos o mesmo que eu... [;)]
Nao respeitas o limite de 90º . Tenho ideia que ir ate ao fundo pode levar a lesoes... Eu nos agachamentos desço ate aos 90º e subo

Um truque que me ensinaram para não doer os joelhos (tinha um problema quase crónico no joelho direito) consiste em imaginar, durante o agachamento, que há um cabo ou elástico a puxar-nos para cima e nós temos de contrariar um pouco essa força fazendo força para baixo... Não sei explicar muito bem o "processo", mas o certo é que ao imaginar essa situação acabo por colocar as pernas e joelhos numa posição que não me causa dores. Desta forma consigo fazer o agachamento até bem abaixo, tanto a uma com nas duas pernas.

EDIT: No agachamento normal a duas pernas, rodo também os joelhos e pernas bem para fora... isso também me ensinaram que era importante para minimizar dores nos joelhos. E de facto não têm doido nada....

Última edição:
Deves ter umas pernas do carr***o [:D] . Possivelmente consigo mais na prensa num dia sim e tambem mais no agachamento...Alias no agachamento devo fazer uma seria completa com 80+barra. Mas acho que nunca conseguirei tanta carga... Tambem tenho receio de lesoes e aparecimento de varises nas pernas .

Mas os meus parabens... Agachamento é preciso suportar muito bem a dor...

Por acaso as pernas não parecem grande coisa vistas ao vivo...notam-se apenas em contracção.

Pratiquei durante muitos anos BTT, a musculatura do "pernil" foi bem desenvolvida nessa altura.

Por acaso estava lá um homem que olhou para mim com ar bastante espantado e perguntou-me "Vai levantar tudo isso?????". E eu respondo: "No chão não fica!" [:D] E não ficou... [:cool:]

O facto de ter a barra completamente preenchida de uma ponta à outra com pesos grandes e largos tem bastante impacto visual, parece mais peso do que é na realidade.

Se enchesse a barra apenas com pesos de 20/10/5kg de ferro (são mais pequenos e curtos) ao invés dos aborrachados de 15kg e 10kg, não tinha tanto impacto visual.

Realmente essa marca é muito boa! já treinas há muito tempo?

Realmente essa marca é muito boa! já treinas há muito tempo?

"Tanques!"

No ginásio ando lá há cerca de 1 ano, peso morto e agachamentos só o faço há aproximadamente 7 meses. Mas levo os exercícios a sério, tento sempre ir ao limite (sem lesões).

Tenho pena de não ter pedido para tirar uma foto do momento... [:p]

Última edição:
Então aconselhas que utilize?

No meu caso específico resultou numa melhoria global das costas e da força máxima aplicável, sobretudo em exercícios que esforcem os mesmos.

Estou a falar de exercícios tais como agachamentos, peso morto, abdominais e até elevações. Para os restantes exercícios julgo que fará grande diferença.

Mas cada caso é um caso e há quem defenda que não se deve usar.

"Tanques!"

No ginásio ando lá há cerca de 1 ano, peso morto e agachamentos só o faço há aproximadamente 7 meses. Mas levo os exercícios a sério, tento sempre ir ao limite (sem lesões).

Tenho pena de não ter pedido para tirar uma foto do momento... [:p]

Também não tinha como habito esses exercícios , no entanto no agachamento já consigo marcas satisfatórias e, sei bem a sensação de o conseguir por isso imagino a tua com essa marca!

Phonix! 170 no deadlift - estás lhe a dar bem!!

Voltar
Superior