Euro 2008: Espanha Campeã (Espanha 1-0 Alemanha; Torres) [Resultados Post Nº 1]

http://www.marca.com/edicion/marca/futbol/1a_division/real_madrid/es/desarrollo/1030400.html

SE PERDERÁ SU PRIMERA CONVOCATORIA CON PORTUGAL
Pepe estará de dos a tres semanas de baja por lesión

Pepe, que había sido convocado por primera vez con Portugal, estará de baja de dos a tres semanas por una pequeña rotura fibrilar de grado uno en el bíceps femoral de su muslo derecho. El jugador tuvo molestias al final del entrenamiento por lo que se le realizó una resonancia magnética que confirmó el diagnóstico.

Precisamente, Pepe había recibido en Madrid su primera llamada para jugar con la selección absoluta de Portugal que dirige Luis Felipe Scolari. El central, que nació en Brasil, adquirió la nacionalidad portuguesa la semana pasada. De todas formas, Pepe acudirá a Lisboa a pasar el reconocimiento médico con su selección.

"Es un día importante en mi vida porque siempre manifesté mi predisposición a acudir a la selección de Portugal y en cuanto han podido me han convocado, es un honor para mi jugar con Portugal", aseguraba Pepe a la web del Real Madrid antes de conocer el alcance de su lesión.

Clubismo patenteado por ti também, não é verdade? É claro que não gostarias de ver alguns dos brasileiros do teu clube na Selecção.. Não têm qualidade para tal! [:D] [:D]

[...]

Sim, eu sei que no meu clube não há assim tanta qualidade, onde é que está a novidade.[:D] [:p] [;)]

Mas claro que temos que aceitar, apesar de não concordar, também se festejaram as vitórias de atletas de nacionalizados...[:cool:]

O PORTUGUÊS PEPE E O MUNDO NOVO

António Tadeia
198060.jpg
10px.gif
Quando a França organizou um Mundial de futebol, Jean-Marie Le Pen trepou paredes de indignação por causa da composição da equipa escolhida por Aimé Jacquet. Que não, que aqueles jogadores nem sequer sabiam os versos da Marselhesa, que a selecção era uma manta de retalhos de que a França devia envergonhar-se em vez de se orgulhar. Mas o povo francês não quis saber se Vieira nascera no Senegal, se Desailly vinha do Gana, se Trezeguet vira a primeira luz do dia na Argentina e tinha sido "roubado" in extremis à selecção sul-americana (ao invés do que sucedeu agora com Higuaín, que preferiu ser argentino), se Zidane tinha origens argelinas e Pires portuguesas. Não: o povo francês, muito mais inteligente, invadiu os Campos Elísios na noite de 12 de Julho, a festejar a vitória na final sobre o Brasil.

Podem até argumentar os nacionalistas acérrimos que o povo quer é "pão e circo" e que lhes cabe a eles arvorar-se em últimos defensores da moral pátria. Mas aqui incorrem em três erros. O primeiro é genérico e tem a ver com a evolução da noção de pátria, nos últimos 50 anos, para um patamar completamente diferente (não discuto se melhor ou pior) daquele que viu nascer os jogos internacionais de selecções. Quando Portugal começou a jogar, na década de 20 do século passado, eram poucos os portugueses que iam ao estrangeiro e igualmente poucos os estrangeiros que nos visitavam. Não havia Comunidade Europeia, era preciso trocar divisas para passar a fronteira e nem se sonhava com a livre circulação de pessoas e bens ou igualdade de direitos entre cidadãos europeus. A globalização reduziu as distâncias, da mesma forma que a consciencialização das catástrofes a que levou o exacerbamento dos nacionalismos e das identidades raciais conduziu à sua mitigação e ao nascimento de franjas extremistas que persistem em viver no passado.

O segundo erro tem a ver com a evolução do próprio país, que deixou de ser uma nação de exportação de mão-de-obra para se transformar noutra, de acolhimento de trabalhadores. Se em tempos o normal era que Robert Pires, filho de um português de Ponte de Lima, aparecesse a jogar por França, porque o seu pai deixara o país em busca de melhor sorte para lá dos Pirenéus, o que mais vamos ver nos próximos tempos são filhos de romenos, ucranianos ou moldavos que por cá vivem desde tenra idade a reclamar o direito de ser portugueses. E sê-lo-ão por acaso menos do que os filhos de cabo-verdianos, angolanos, moçambicanos ou guineenses que por cá nasceram depois da independência dos seus países? E, se sim, porquê? Por falta de um passado comum entre Portugal e os países dos seus pais? Mas, nesse caso, como explicar os entraves à convocação de Pepe, oriundo de um Brasil que também já foi nosso? Tem a ver com o tempo? Mas quem fixa o limite temporal além do qual as convocações deixam de ser legítimas? Quem diz que podem ser convocados Miguel, Manuel Fernandes, Nani, Daniel Fernandes, Manuel da Costa (que nem português fala) ou Bosingwa mas não Pepe ou Deco?

A chamada de Pepe à selecção nacional de futebol poderia pecar por oportunismo se o processo de naturalização tivesse sido apressado por vias travessas, como já foram o de outros desportistas de outras modalidades. Não o tendo sido, tendo Pepe esperado os seis anos a que a lei o obriga, não é sequer necessário recordar o que se faz no estrangeiro. Lembrar que a Alemanha joga com o polaco Klose, o brasileiro Kuranyi ou o espanhol Castro. Que a Itália utiliza o argentino Camoranesi. Que em França são chamados desde o argelino Nasri ao congolês Makelele, com passagem pelo apátrida Mavuba, que nasceu em alto mar quando a mãe fugia da guerra em Angola. Era deste Novo Mundo que Gilberto Madaíl devia ter falado, em vez de lamentar a contratação de estrangeiros pelos clubes portugueses. Também recordo os tempos em que a selecção nacional era formada apenas por jogadores nascidos em Portugal e em que os onze titulares que se alinhavam antes do início dos jogos ostentavam uma valente bigodaça lusitana. A fotografia era bem mais pitoresca. Mas esse futebol, esse mundo que se entretinha a brincar aos Jogos sem Fronteiras, foi-se embora para não voltar.

faz mais falta o liedson a selecçao do q o pepe!

por min nenhum deles la ia....e o liedson quase de certeza q numca ira, pois ja nao vai a tempo de apanhar o scolari como selecionador (outro q por min tb nao la estava!...

conhecendo o scolari como conheço (marchamos na tropa)...o pepe se continuasse 10 anos no porto....numca iria a selecçao de portugal...muito menos a do brasil!

espero no dia 8 e 12 ver o Hugo Almeida a jogar!!!! ja estou farto de ver a "maria amelia" com medo de partir as unhas dos pes! mal por mal....10x o posti...gol cof cof cof

Última edição:
Acho bem o Pepe é um dos melhores centrais da Europa. Viveu tantos anos em Portugal tem passaporte portugues é Português!!!

Para os que defendem os portugueses de origem...entao e o Nani, e o yanick Jaló o Bosigwua e outros tantos que de portugueses tem tanto ou menos que o Pepe.[:D]

Venha o Pepe e que defenda as cores nacionais com unhas e dentesapr:)

Também recordo os tempos em que a selecção nacional era formada apenas por jogadores nascidos em Portugal e em que os onze titulares que se alinhavam antes do início dos jogos ostentavam uma valente bigodaça lusitana. A fotografia era bem mais pitoresca. Mas esse futebol, esse mundo que se entretinha a brincar aos Jogos sem Fronteiras, foi-se embora para não voltar.

Pois nessa altura não havia Pepes e Decos mas havia um Eusébio que foi trazido directamente da selva[:D]

Com a globalização é dificil os jogadores serem todos nascidos em teritório nacional, se formor ver os que nasceram no estrageiro sao mtos mais que o Deco e o Pepe... se calhar é quase metade da equipa[:cool:] e isto acontece em todas as selecções do mundo[;)]

a minha opinião...

Nunca pensei que fosse chamado... tal como não pensava que fosse para madrid... não o acho nada de especial... pode ser uma panca!

É tão portugues como eu, talvez até mais! Porque raio não pode ser chamado à selecção?

Como se não bastasse esta vaga de "novos portugueses" ainda temos a comunicação social a promover esta treta... os senhores do antigamente é que tinham razão.

aposto q todos vcs no topico do nelson evora e do obikwelu se fartaram de agradecer e dizer viva portugal.

acho muito bem a convocação, a partir do momento q é portugues pode chamado, e se querem evitar isso, n autorizem a cidadania, se lhe dão o direito de ser portugues como qualquer outro, tem todo o direito de representar o seu pais.

Quando o deco fazia exibições de tirar o chapeu n via ninguem reclamar.

Mas não é a nacionalidade que os impede de serem presidentes.

Uns pensam tanto nisso que abdicam desse direito e outros só querem é ser portugueses e por não terem esse direito já não são considerados portugueses? Se põem as coisas nesses termos uma pessoa que tenha falhado uma votação já é tão portuguesa como o Pepe ou Deco porque simplesmente já não pode ser PR tal como eles. Para mim é tudo igual, eles têm tanto direito como eu, se o requisito para ir à selecção nacional é ter nacionalidade portuguesa e eles a têm porquê tanto alarido?

Esta estoria conta-se com 4 hipisodios recentes

1- Danny ex-sporting- chegou a portugal com 16 anos vindo da venezuela, foi chamado á selecçao quando era jogador do SCP

2- Deco chegou a portugal aos 18 ou 19 penso eu de que foi chamado ha selecçao enquanto jogador do FCP

3- Nelson jogador do SLB chegou a portugal com 17 anos foi chamado a selecçao

4- PEPE chegou a portugal com 16 anos ex jogador do FCP.

Onde e que se falou e pos em causa no caso do DECO e PEPE porque a razao e obvia eram jogadores do FCP

Ja agora deixo para refletirem sobre o Caso do manuel da costa que é um excelente jogador, nunca viveu em portugal e nao fala sequer portugues, o que é que o faz mais portugues que o PEPE ou DECO?

Esta estoria conta-se com 4 hipisodios recentes

1- Danny ex-sporting- chegou a portugal com 16 anos vindo da venezuela, foi chamado á selecçao quando era jogador do SCP

2- Deco chegou a portugal aos 18 ou 19 penso eu de que foi chamado ha selecçao enquanto jogador do FCP

3- Nelson jogador do SLB chegou a portugal com 17 anos foi chamado a selecçao

4- PEPE chegou a portugal com 16 anos ex jogador do FCP.

Onde e que se falou e pos em causa no caso do DECO e PEPE porque a razao e obvia eram jogadores do FCP

Ja agora deixo para refletirem sobre o Caso do manuel da costa que é um excelente jogador, nunca viveu em portugal e nao fala sequer portugues, o que é que o faz mais portugues que o PEPE ou DECO?

E o Duda tb pouco fala...

Voltar
Superior