http://www.djogos.scml.pt/euromilhoes/index.html
Quais serão as probabilidades de podermos "mandar o patrão às urtigas"?
Para não deixar os euros por mãos alheias, a Santa Casa tem já preparado um novo incentivo para os apostadores: um jogo, associado ao Euromilhões, só para Portugal, que será lançado para o ano.
A ideia é associar o conceito do Joker - que hoje integra o Totoloto - ao jogo europeu. O boletim passará a ter uma nova chave de apostas, que funcionarão apenas para o mercado português. Desta forma, pretende-se "captar novos apostadores" e "distribuir mais prémios", explicou fonte da instituição à Lusa.
Mas as novidades não se ficam por aqui. A Santa Casa quer melhorar também os sistemas informáticos e as "plataformas de suporte" para permitir novas apostas aos jogadores.
Há duas formas de olhar para o facto de os portugueses serem quem mais aposta no Euromilhões. Uma social e uma outra económica.
![]()
![]()
JOGOS DE AZAR NA SIC E TVI RENDEM MILHÕES
FILIPE FEIO
As televisões comerciais encontraram uma nova forma de gerar receitas. A fórmula nasceu em canais underground por satélite mas, aos poucos, foi conquistando os generalistas, um pouco por todo o mundo. Os controversos concursos call TV, alvo de duras críticas por parte de deputados britânicos, que os acusam de ser uma forma dissimulada de jogo, já chegaram ao nosso país.
Os programas Toca a Ganhar, da TVI, e Quando o Telefone Toca, da SIC, não querem apenas a atenção dos telespectadores, porque não pretendem seduzir anunciantes nem verbas de publicidade através de audiências. Não é esse o seu objectivo, nem tão-pouco entreter os portugueses durante noites de insónias. Querem a sua participação e, principalmente, o seu dinheiro.
"Hoje quero profissões que tenham a letra 'm'", explicava a apresentadora do Toca a Ganhar, o concurso das madrugadas da TVI que se estreou a 21 de Maio. Liliana Aguiar é responsável por convencer o telespectador de que os 200 a 2000 euros de recompensa estão à distância de uma chamada telefónica de valor acrescentado (72 cêntimos) e de um palpite certeiro. Durante cerca de hora e meia, em directo, com início entre as duas e as três da manhã, a apresentadora olha-o nos olhos, e convida-o a participar.
"Está a marcar? Se não está, é uma boa altura", afirmava a ex- -big brother, porque, "meu amigo, ou minha amiga, é consigo que eu vou falar esta noite". "Temos um jogo facílimo", garantia, e "eu quero dar euros."
O DN seguiu o conselho da TVI e ligou para o 760 100 500. Durante a emissão, que começou às 02.40 e terminou perto das 04.05, nunca foi a voz de Liliana Aguiar que se ouviu do outro lado da linha. "Ainda não foi desta. Tente de novo", pedia a gravação.
Depois de 56 tentativas e de 40 euros gastos, sem sucesso, a apresentadora continuava, incansável, a aliciar os telespectadores.
"Tentem, tentem, que acabam por conseguir", e garantia: "Nós estamos aqui para vos dar dinheiro". "Já demos 498 500 euros" desde a estreia, anunciava-se em rodapé.
Para dar dinheiro? O programa não é, ao contrário do que quer fazer crer, uma instituição filantrópica. A verdade é bem diferente.
Durante uma hora e vinte e cinco minutos de emissão, entraram em directo no Toca a Ganhar cerca de 30 participantes. Os prémios distribuídos por respostas como bombeiro, enfermeiro, médico e economista totalizaram perto de 3000 euros. Mas quantas chamadas ficaram por atender? E quanto facturou o programa com essas tentativas frustradas?
Cerca de dois meses depois de ter chegado à TVI, o Toca a Ganhar recebia por noite, em média, cerca de cem mil chamadas (a cerca de 72 cêntimos cada uma, encaixaria, em média, perto de 72 mil euros numa só noite - na moeda antiga, mais de 14 mil contos). Nas madrugadas de sexta para sábado, o volume de chamadas atingia as 200 mil (numa altura em que o concurso descansava ao sábado e ao domingo, antes de passar a ser emitido também aos fins-de-semana, o que só aconteceu depois da estreia na SIC de Quando o Telefone Toca, a 14 de Junho).
Confrontada com os números de chamadas acima referidos, a TVI refutou-os. "Não são reais, nem reflectem a situação de crise económica que hoje vivemos, e que é transversal à grande maioria dos portugueses, para além de serem muito variáveis". Mas o DN sabe que, reais ou não, foram aqueles os valores que a empresa apresentou antes do Verão ao grupo espanhol Prisa, dono da Media Capital, que detém a TVI.
372 mil ligam para a SIC
A estação de Carnaxide não responde a quaisquer perguntas sobre o Quando o Telefone Toca. No dia 13, o patrão da Impresa, Pinto Balsemão, divulgou apenas o "número de utilizadores únicos" que participam nas madrugadas da SIC: mais de 372 mil pessoas.
Mas para onde vai o dinheiro? As receitas são divididas pelas empresas envolvidas nas operações: pela TVI, pela produtora Movilisto e pela Sonae.com, no caso do programa Toca a Ganhar; pela SIC, pela produtora Fremantle, e pela AR Telecom, no caso de Quando o Telefone Toca. E o bolo, como é repartido? "Confidencial", afirmou a TVI. Contactados pelo DN, os restantes intervenientes optaram também por não responder à pergunta.
E por falar em "crise transversal", esta parece não afectar os resultados do segmento de televisão da Media Capital. De acordo com os dados tornados públicos no passado dia 20 de Outubro, a área de "outros proveitos", que inclui as receitas de call TV (e as receitas externas da produtora NBP), registou um incremento de 24% nos primeiros nove meses do ano, para os 12,8 milhões de euros. Qual a percentagem das receitas de call TV em "outros proveitos"? "Confidencial", responde mais uma vez a TVI, "a Media Capital é uma sociedade cotada em bolsa, não sendo possível a divulgação" desses valores.
"Ainda vale a pena ligar, ontem dei os últimos 500 euros a 40 segundos do fim", continuava Liliana Aguiar, numa última tentativa para angariar chamadas. "As respostas estão dentro do envelope, e eu mostro no fim, para vocês verem a seriedade do programa", afirmava na recta final da emissão. Maleiro, maçariqueiro e documentalista eram os palpites mais valiosos da noite (700, 1000 e 2000 euros, respectivamente), mas ficaram por responder.
"Vejam a facilidade disto", concluiu a apresentadora antes de se despedir. |
É uma mina... [s)]As probabilidades não sei mas que tem sido um sucesso cá no burgo tem!
Novo jogo do Euromilhões exclusivo para Portugal
A ideia parece-me boa. A ver é se funciona em países cuja capacidade organizativa tem dado fracos resultados noutras áreas, mas não há mesmo como saber se não for tentado! [
USA
Apesar dos muitos defeitos sempre admirei aquele País!!!
Sim é fascinante...se precisares de ser operado mandam-te morrer em casa...a menos que venhas ser operado em Portugal[]
Esta história aconteceu a uma pessoa k á dias encontrei no hospital qdo fui visitar um familiar.
Sim é fascinante...se precisares de ser operado mandam-te morrer em casa...
Sim é fascinante...se precisares de ser operado mandam-te morrer em casa...a menos que venhas ser operado em Portugal[]
Esta história aconteceu a uma pessoa k á dias encontrei no hospital qdo fui visitar um familiar.
Desculpa lá, mas infelizmente não vejo aí muitas diferenças em relação ao que se pratica por cá! [s)] :sh)
Tou a falar a serio.
Nos EUA ou tens dinheiro e aí tens direito a tudo... ou tens um bom seguro de saude que cobre tudo...(seguro que tb é caro)
caso contrario se algo te acontecer , mandam-te pa casa estejas no estado que tiveres...
o caso que conheci era uma senhora que veio ser operada em portugal a um cancro...eles lá nao a operaram simplesmente.[]