Exames - ACABOU-SE, para o ano há mais...

concordo que o portugês no secundário não serve de muito.
mas eu não posso falar muito... na minha vida toda só li um livro do principio ao fim![8)]

no entanto, um amigo meu (que acabou o Portugues com mais 2 ou 3 valores que eu) vem-me pedir para eu corrigir os trabalhos da faculdade

citação:Mas sei que nos Maias o irmão andava enrolado com a irmã e na Aparição o professor apaixona-se pela aluna.
A Sofia não era aluna do Alberto, este apenas lhe dava explicações de Latim.

MAU MARIA MAU MARIA, NÃO QUERO CÁ CONFUSÕES!

citação:Originalmente colocada por SilverArrow

citação:Originalmente colocada por Riot

O ano passado, não só fiz o exame de Português B, como saí disparado da sala diretinho para fazer o exame de Português A.

Foi um dia daqueles...

Como qualquer uma servia como específica, foi uma boa ideia fazer os 2 exames.

Curiosamente tirei melhor nota a Português A (16) do que a Português B (14).

Em parte porque o tipo de perguntas é diferente, e por outro lado porque em Port.A saiu Ricardo Reis (adoro, é o meu heterónimo preferido) e os Maias (que também gosto bastante).

Em Port. B saiu Sophia e Cesário Verde...bah...

Esta tua situação mostra a estupidez de haver Port B e Port A...

Eu acho que só o facto da disciplina ter o nome de "Português" é ridículo.

Na melhor das hipoteses deveria chamar-se Literatura Portuguesa.

Porque para tirar boas notas a "Português" nem é preciso saber escrever bem. Basta marrar nos apontamentos das obras que vão sendo dadas.

Eu conheço pessoal de Engenharias que tirou 18 a Português B e escrevem muitíssimo pior do que eu, quer em ortografia, quer em sintaxe.

ai vocês no secundário apredem a escrever?!

eu não... e se abrir o meu livro de 12° ano, practicamente só me deparo com palavras que já não se usam há mais de 500 anos (entendam o exagero)

citação:Originalmente colocada por Crimson

Epá eu amanha tenho exame de Geologia, disciplina essa que anulei e tenho que ter 9,5 no minimo...E ainda não peguei nos livros!Mas aquela stora é tao antiga como as rochas que estudamos pah...E depois de amanhã tenho de biolgia, tive 10 no fim portanto nao posso tirar menos de 8,5 e o estudo...zero.

Força! Isso é bastante simples. Tive a segunda melhor nota nacional e não tive 20 porque enganei-me a fazer uma conta de dividir de cabeça!!!

Pois é pessoal acabei agora de fazer o exame de geologia...Era acessível... Precisava de 1,5 para ter a disciplina feita, mas queria tirar mais...vamos lá ver... Próximo é de Matemática...venha ele...

CUMPS,MIKE

Eu posso dizer-te que no meu ano meteram 1 autor. Por acaso agora esqueci-me do nome (Foi em 1999) que ele adorava o campo e abominava a cidade.

Saiu um texto no exame que dizia que o autor se sentia bem etc. Perguntava que zona podia ser. Conhecendo o autor disse que era uma zona rural etc.

Conclusao. o texto era uma sátira (nao leccionada obviamente) e era sobre a cidade. Ele dizia que adorava mas satiricamente.

A parte de ser sátira nao era conhecido nem descrito em lado nenhum

E eu tenho de adivinhar? Esse ano foi interposto recurso por muita gente. Tinha 16 e tirei no exame 10

Felizmente a media de matematica, fisica e quimica foi 186.

citação:Originalmente colocada por KarmaCop213

citação:Originalmente colocada por André

Bem, para alunos de Ciências que depois não sabem fazer um relatório, interpretar um problema, ou não sabem ler um artigo científico numa qualquer revista, e tirar alguma informação de útil ok...talvez o Português seja desnecessário.

Ou eu já nem digo, saber fazer uma apresentação oral, apresentar um trabalho, expôr uma ideia, confrontar uma outra ideia, etc etc etc

P.S. Sou aluno de ciências [:p]

Em português B não aprendi a fazer apresentações orais, nem a fazer relatórios, nem a interpretar artigos científicos.

Mas sei que nos Maias o irmão andava enrolado com a irmã e na Aparição o professor apaixona-se pela aluna. [8)]

Obviamente que a importância dada por cada um às obras obrigatórias também influencia o gosto pelo Português.

Agora não me venham dizer que falar e escrever bem Português é não seve para nada.

Além de que querem ser uns atadinhos que depois só sabem falar sobre a profissão ou a área técnica onde estão? Por favor, um aluno que vai para a universidade apenas a ter conhecimentos sobre a área do curso, fica um chato e um...tanso.

citação:Originalmente colocada por André

Agora não me venham dizer que falar e escrever bem Português é não seve para nada.

Além de que querem ser uns atadinhos que depois só sabem falar sobre a profissão ou a área técnica onde estão? Por favor, um aluno que vai para a universidade apenas a ter conhecimentos sobre a área do curso, fica um chato e um...tanso.

Nunca disse que falar e escrever bem não serve para nada. Apenas disse que o português B do secundário não prepara decentemente um aluno de engenharia.

O Portugues B ajuda muito o pessoal a saber escrever decentemente. Mas a disciplina em si é bastante subjectiva até porque tive stores com os quais tinha media de nota de 14, outro de 18 e outro de 16... e cheguei ao exame e tirei um 17. Portanto a disciplina é muito subjectiva mas penso que ajuda na maneira como escreve-mos e interpretamos textos.

PS - Pelo que estou a ver o exame deste ano foi mais facil do que o exame do ano passado... sortudos :P

citação:Originalmente colocada por PGT_SW

O exame de Geologia era basico. Acabei aquilo em 45 minutos. Depois tive 1h 15m a secar

Tal e qual como eu...só não percebo porque é que nos critérios de correcção a pergunta 2.2 do grupo II é a hipotese 2 mas pronto...

CUMPS,MIKE

Voltar
Superior