Excesso de velocidade ou

O problema está na falta de civismo e na falta de sentido de responsabilidade. Em muitos casos a isto deve ser acrecentado a existencia de estradas e sinalizações que só num país do terceiro mundo se encontra.

Ando muitas vezes em excesso de velocidade. Muito poucas (ou praticamente nunca) em velocidade excessiva - olhos sempre para as condições da estrada, nível de transito, clima, etc, etc, etc....

Só não concordo que as estranhas não tenham limite de velocidade porque o civismo em Portugal, bem como as estradas, não têm o nível das da Alemanha (por exemplo). Ia ser a "loucura" para algumas pessoas (e empresas) e, portanto, mais vale estar como está. Mesmo correndo o risco de ser multado por excesso de velocidade de vez em quando (que por sorte nunca fui).

Basta ir a Espanha e nota-se uma diferença nas estradas e no civismo da condução que.... bom, percebemos porque é que estamos tão atrasados. Se calhar foi porque eles levaram algum banho que água fria que nós nunca levamos.

citação:Originalmente colocada por TiZeDasCoives
(...)
Eu quando digo cá, refiro-me a Alemanha (estou aqui a viver), foi erro meu. ;)

AHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH !

Tá explicado então !

É que a Alemanha é um país civilizado, onde provavelmente o Código de Estrada é lógico e devidamente aplicado e os condutores terão provavelmente formação de base e de condução !

Exactamente igual cá ao burgo ! [8]

"V"

citação:Originalmente colocada por jbranco

Exactamente. Parece-me indiscutível que os carros hoje são muito mais seguros e fáceis de conduzir, se limite de velocidade tem de se manter o mesmo só pode ser porque os condutores pioraram. Coitados daqueles que tinham de conduzir carros sem direcção assistida, servofreio, caixa sincronizada e ainda assim podiam andar a 120. Ou antigamente eram quase todos "Fangios" ou hoje somos quase todos "nabos".

Esqueceste uma coisa. Maior tráfego.
Não, não me esqueci. O tráfego era menor mas as AE's também eram mais estreitas, com piso e traçado de menor qualidade e não tinham separadores.

Se tens menos carros na estrada, tens menos possibilidade de acertar noutro veiculo, não? Isto de um modo grosseiro...[}:)]

Nos carros novos, há condições que melhoraram mas outras que pioraram. Como por exemplo o "sentir" a velocidade...Em prol do conforto...

citação:Originalmente colocada por Japh

(...)
Eu quando digo cá, refiro-me a Alemanha (estou aqui a viver), foi erro meu. ;)

AHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH !

Tá explicado então !

É que a Alemanha é um país civilizado, onde provavelmente o Código de Estrada é lógico e devidamente aplicado e os condutores terão provavelmente formação de base e de condução !

Exactamente igual cá ao burgo ! [8]

"V"

E achas que na Alemanha não há radares escondidos?? O que não falta são caixinhas surpresa nos semáforos, ou então um carro "perdido" na berma da estrada...E outra coisa, sabes qual é o limite de velocidade dentro das localidades? 30km/h, conseguias viver com isso?
Ahh, também consegues viver com o facto de se fores andar de bicicleta bêbado ficas sem carta de carro? Até a andar a pé bêbado podem implicar com tua carta de carro.
Sem falar do teste de tolos que tens que fazer quando ficas sem carta para poder tira-la novamente...
É um pais civilizado, mas não é por isso que deixam de ser rígidos nas regras!!

Voltando um pouco atrás e em referência ao numero de acidentes em AE ser menor que nas outras vias, a minha opinião é um pouco diferente.

Primeiro, o número de carros a circular em AE é muito menor que nas outras vias, portanto a probabilidade de acdentes também diminui.

Segundo, numa AE exitem pelo menos duas faixas em cada sentido, não há obstáculos, não há semáforos, não há cruzamentos, não há curvas apertadas, o piso normalmente é bom. Numa via com estas condições como é que há-de haver mais acidentes que nas outras vias que não têm estas condições.

No entanto, apesar destas condições óptimas para a condução continuam a haver acidentes e muitos bastante graves.

É natural que haja carros que a 200Kmh sejam mais seguros que um Corsa a 150, mas para mim o problema maior é o gajo que vai agarrado ao volante, o carro em si, sózinho é um objecto inerte.

Se tens menos carros na estrada, tens menos possibilidade de acertar noutro veiculo, não? Isto de um modo grosseiro...[}:)]
Se há muito transito o condutor que não for nabo ajusta a velocidade a essa condicionante. 120kms/h é o limite de velocidade máxima em condições óptimas</u> e nessas condições acho que 120 é pouco. Se há condutores que não sabem ajustar a velocidade às condições de circulação tirem-lhes a carta, agora prejudicar os bons condutores com um limite de velocidade máxima ridículo não concordo.

E por essa razão (não sentir a velocidade) é que se dá uma sensação de completa segurança a 120 e uma diminuição, mesmo que inconsciente, dos nosso sniveis de alerta.

Basta ver que o governo teve essa percepção pela quantidade que acidentes em que as pessoas ou se distraiam ou adormeciam e instalou na rede de AE do país o traço sonoro que delimita a via da berma!!!

Se há condutores que não sabem ajustar a velocidade às condições de circulação tirem-lhes a carta, agora prejudicar os bons condutores com um limite de velocidade máxima ridículo não concordo.

Pois, mas agora diz-me uma maneira de tirares a carta a um Kamikaze antes de fazer asneiras...Sem pores limites, de modo a tirares a carta a quem os passa, como se define a barreira do: passas o limite, enfardas.

Para mim, as principais vantagens duma AE não se esgotam no facto de ser mais rápida.

É também muito mais segura que uma estrada nacional ou municipal.

Só o facto de existir um separador central já é decisivo. Torna quase impossível existir um choque frontal.

Depois é o piso, as faixas largas, a boa visibilidade, as curvas de pequena amplitude, etc.

Assim sendo, o valor de 120 km/h torna-se meramente indicativo. O importante não é respeitar este valor. Importante é, isso sim, saber adequar a velocidade às condições do momento. As condições climatéricas, o trânsito, etc.

Sabendo fazer isso (e MUITA gente não sabe) os limites de velocidade acabam quase por se tornar supérfluos.

citação:Originalmente colocada por Lukin

Para mim, as principais vantagens duma AE não se esgotam no facto de ser mais rápida.

É também muito mais segura que uma estrada nacional ou municipal.

Só o facto de existir um separador central já é decisivo. Torna quase impossível existir um choque frontal.

Depois é o piso, as faixas largas, a boa visibilidade, as curvas de pequena amplitude, etc.

Assim sendo, o valor de 120 km/h torna-se meramente indicativo. O importante não é respeitar este valor. Importante é, isso sim, saber adequar a velocidade às condições do momento. As condições climatéricas, o trânsito, etc.

Sabendo fazer isso (e MUITA gente não sabe) os limites de velocidade acabam quase por se tornar supérfluos.

X2

Só é pena a polícia e o seu radarzito não pensarem assim ;), mas concordo totalmente

citação:Originalmente colocada por Spinnaker

E por essa razão (não sentir a velocidade) é que se dá uma sensação de completa segurança a 120 e uma diminuição, mesmo que inconsciente, dos nosso sniveis de alerta.

Uma grande verdade.

citação:Originalmente colocada por Mayhem

Do tipo, distinguir entre os países que impõem limites nas AE e os que não o fazem?;)

Estás a falar da Alemanha? Nem todas as AE na Alemanha não tem limite de velocidade.

Mas todas as nossas têm, não têm?[|)]

Do tipo, distinguir entre os países que impõem limites nas AE e os que não o fazem?;)

Estás a falar da Alemanha? Nem todas as AE na Alemanha não tem limite de velocidade.

Mas todas as nossas têm, não têm?[|)]

Mas as que não tem limite, tem placards em cima em caso de ser preciso limita-las. Já passei numa AE sem limite com limite imposto nos 120km/h, estava a chover. Ou seja, não esperaram que o condutor usasse sua capacidade de adaptar as condições e limitaram logo.

CARO JAPH.

Gostaria de agradecer o seu ponto de vista o qual partilho. O meu agradecimento prende-se com a maneira inteligente e persistente com que expôs (na minha opinião) o seu claro e correcto ponto de vista. Espero nas minhas deslocções encontrar muitos condutores o voçê. Não desista pois só com muita persistencia conseguiremos livrar as ovelhas de certos dogmas.

Um desses macaquinhos que o governo tenta alimentar e a comunicação ajuda, é famoso : lá fora ganha-se mais mas lá o nível de vida é mais caro. Frase que só pode sair da boca de campónios que nunca saíram lá da terra ou ó saiem ao fim de semana pra ver o mar com a Maria.

Este dogma vai pro mesmo saco.

Cumps, e obrigado pelo seu(nosso) ponto de vista.

(...)
E achas que na Alemanha não há radares escondidos?? O que não falta são caixinhas surpresa nos semáforos, ou então um carro "perdido" na berma da estrada...E outra coisa, sabes qual é o limite de velocidade dentro das localidades? 30km/h, conseguias viver com isso?
Ahh, também consegues viver com o facto de se fores andar de bicicleta bêbado ficas sem carta de carro? Até a andar a pé bêbado podem implicar com tua carta de carro.
Sem falar do teste de tolos que tens que fazer quando ficas sem carta para poder tira-la novamente...
É um pais civilizado, mas não é por isso que deixam de ser rígidos nas regras!!

Mas eu não disse o contrário !

E -cá para nós que ninguém nos ouve- sou da opinião que TODOS os semáforos deviam ter cameras... pelo menos a palhaçada de um grande número de acidentes que se vê aqui em LX ficava solucionada de vez e o número de "chicos-espertos" diminuia substancialmente ...

30 dentro das localidades ? Parece-me "abusivo" ... mas ao mesmo tempo, vamos comparar os transportes públicos aí e aqui ? Será que a necessidade de levar o veículo próprio para dentro da cidade (devido à falta de transportes) é a mesma aqui e aí ?

Andar na via pública bêbado, seja a conduzir (seja o que for) seja a pé é colocar-se em perigo a si próprio e aos outros. Qual é o "choque" ?

O tal "teste de tolos" para "reaver" a carta não conheço ... mas conheço muita gente aqui em Portugal que se tivesse que passar por um teste para reaver a carta, nesta altura andaria de transportes públicos ...

Rigidez nas regras não é necessariamente "mau", desde que haja lógica na aplicação das mesmas.
Um exemplo ? Acho que toda a gente tá de acordo com o subir do limite de velocidade em A.E. cá na terrinha. Imaginemos que subia para os 150. Se as autoridades fossem rígidas e multassem quem passasse dos 150, era "a good thing" (tm). A velocidade de 150 seria perfeitamente aceitável para todos e acima disso já seria um abuso.

Por outro lado, a rigidez demonstrada pela PSP ao colocar regularmente o radar "escondido" na extensão da Av.EUA, com um limite (até há poucos dias atrás) de 50kms POR ESTUPIDEZ de quem lá colocou as placas
já considero "caça à multa". A "rigidez" das regras neste caso só é justificável como "fonte de receita", porque de prevenção nada tinha (e tanto não tinha que os limites foram elevados para 80, com a colocação do radar fixo, sem que houvesse nenhum tipo de modificação na via).

Percebes o meu ponto de vista ? ;)

"V"

O que se consta acerca do teste de tolos, é que é muito difícil. Tem parte psicológica e tudo. Deram-me um exemplo noutro dia do que pode acontecer nesse teste. Pode sair lá uma pergunta do tipo (em caso de ter sido apanhado bêbado): "voltas a beber bebidas alcoólicas?" e se responderes: "Não" chumbas porque partem do principio que iras beber e por isso estás a mentir...A resposta correcta seria, "sim, mas com moderação".

A nível de transportes? Sem duvida melhor! Um atraso maior que 5 min, é raro. Comparado com as secas que apanhei da STCP (já cheguei a apanhar 2h de atraso). Vais a um site da companhia nacional de transportes, metes o local de partida e o local de chegada e tens os horários e autocarros ou comboios a apanhar até ao destino. Compras o passe mensal e podes descontar para os impostos. Sem falar que tens condições mais que suficientes para ir para o trabalho de bicicleta!

Andar bêbado na estrada a pé para mim não é choque, mas faz aí uma poll a pedir a opinião da malta e tens aí a tua resposta...

Dos 30km/h, ainda vou ver qual é o critério deles para esse limite e se é por todo. Mas não é nada raro encontrar o 30 pintado no chão a letras grandes. E radares nessas zonas!

Em auto-estrada acho que 140 era a medida certa e analisar os resultados de tal medida e a partir desse valor ser a doer.

http://www.dgv.pt/seg_rodo/lim_velocidade.asp
''Porque há limites máximos de velocidade?
• Porque o excesso de velocidade é a primeira causa dos acidentes. ''

http://dn.sapo.pt/2005/11/20/tema/as_causas_acidentes.html
''A velocidade excessiva e inadequada é a causa de um terço dos acidentes mortais e graves''

...neste caso ainda podem alegar o conceito de velocidade excessiva e excesso de velocidade...

http://www.norauto.pt/seguranca/6.htm
''A velocidade é a principal causa de mortalidade nas estradas. Um acidente fatal em cada dois tem origem na velocidade excessiva. ''

... e ainda há pessoas aqui com sérias dúvidas de que a velocidade é a causa...

''Está também provado que cerca de 62% dos acidentes em curva são originados pelo excesso de velocidade.''

''Um dos principais problemas da velocidade excessiva é a diminuição do campo visual, já que à medida que a velocidade aumenta, o campo visual diminui. Aos 40 km/h o campo visual é de 100°, já aos 120 km/h ele passa para cerca de 30°!'' -> para os que só conseguem andar acima dos 200kmh

''Quanto mais informações o cérebro recebe, mais difícil se torna processar e analisar todos os dados (presença dos peões, motociclos, etc..).'' -> o porque do tempo de reacção aumentar, para aqueles que diziam que o tempo de reacção era sempre o mesmo...

Uma redução de velocidade em 10% tem como consequência uma diminuição de 10% dos risco de acidentes ligeiros, de 20% dos acidentes sérios e de 40% dos acidentes fatais. '' -> para que compreendam que o risco de acidentes aumenta proporcionalmente com a velocidade

'' - Estes factos ilustram uma realidade óbvia: a velocidade excessiva, é um convite ao acidente. Moderar a velocidade, sem exageradamente devagar, é a melhor forma de garantir uma viagem tranquila.'' -> para os que têm a dúvida se é mais periogos ir a 130kmh ou a 60kmh...

Porque não ir a 100kmh se calhar? Agora tentar justificar ir a 130kmh para não ir a 60kmh, parece um pouco pobreza de espírito...

E ainda há aqui pessoas com sérias dúvidas que a causa dos acidentes é a velocidade...

Bem..o excesso de velocidade pode ser uma das razoes de causa de acidentes..mas está relacionado com: a falat de adapatação do condutor da velocidade para com as condições da via, do veiculo, da sua idade, das condições atmosféricas..e aliado à incorrecta falta de noção de velocidade temos a falta de respeito dos condutores, a falat de civismo, o desrespeito pelo código da estrada, o estado fisico e psicológicoo do conduotr..e ainda podemos juntar a falta da sinalização das vias, a má sinalização, e incorrecta construção das vias..e por últino a falat de punição pelas trangressoes cometidas na estrada
O que dizem? acham q tenho razão...?

citação:Originalmente colocada por Ricardo_Santos

http://www.dgv.pt/seg_rodo/lim_velocidade.asp
''Porque há limites máximos de velocidade?
• Porque o excesso de velocidade é a primeira causa dos acidentes. ''

http://dn.sapo.pt/2005/11/20/tema/as_causas_acidentes.html
''A velocidade excessiva e inadequada é a causa de um terço dos acidentes mortais e graves''

...neste caso ainda podem alegar o conceito de velocidade excessiva e excesso de velocidade...

http://www.norauto.pt/seguranca/6.htm
''A velocidade é a principal causa de mortalidade nas estradas. Um acidente fatal em cada dois tem origem na velocidade excessiva. ''

... e ainda há pessoas aqui com sérias dúvidas de que a velocidade é a causa...

''Está também provado que cerca de 62% dos acidentes em curva são originados pelo excesso de velocidade.''

''Um dos principais problemas da velocidade excessiva é a diminuição do campo visual, já que à medida que a velocidade aumenta, o campo visual diminui. Aos 40 km/h o campo visual é de 100°, já aos 120 km/h ele passa para cerca de 30°!'' -> para os que só conseguem andar acima dos 200kmh

''Quanto mais informações o cérebro recebe, mais difícil se torna processar e analisar todos os dados (presença dos peões, motociclos, etc..).'' -> o porque do tempo de reacção aumentar, para aqueles que diziam que o tempo de reacção era sempre o mesmo...

Uma redução de velocidade em 10% tem como consequência uma diminuição de 10% dos risco de acidentes ligeiros, de 20% dos acidentes sérios e de 40% dos acidentes fatais. '' -> para que compreendam que o risco de acidentes aumenta proporcionalmente com a velocidade

'' - Estes factos ilustram uma realidade óbvia: a velocidade excessiva, é um convite ao acidente. Moderar a velocidade, sem exageradamente devagar, é a melhor forma de garantir uma viagem tranquila.'' -> para os que têm a dúvida se é mais periogos ir a 130kmh ou a 60kmh...

Porque não ir a 100kmh se calhar? Agora tentar justificar ir a 130kmh para não ir a 60kmh, parece um pouco pobreza de espírito...

E ainda há aqui pessoas com sérias dúvidas que a causa dos acidentes é a velocidade...

Ninguêm duvida que alguns acidentes sejam causados por excesso de velocidade para as condições da via no momento do choque, agora estar a generalizar e fazer esttisticas "a la gardere" sem sequer investigar os acidentes isso já é abusivo! Toda a gente politicos, jornalistas etc..vêm um carro capotado, um choque frontal, etc, etc a causa.."excesso de velocidade" mai nada! basta olhar para os carros! Se tiverem muito amolgados então é velocidade até dizer chega...e esquecem-se esses Pseudo-inteligentes que os veiculos de hoje são construidos por forma a se deformarem até certo ponto em caso de acidente, absorvendo a energia originada pelo impacto.
Deixemo-nos de cinismos e pensemos que um acidente pode ter na sua origem milhares de causas, e que só uma investigação isenta, aprofundada, e minuciosa é capaz de as detectar.
Por outro lado eu acho que quêm imprime mais velocidade no veiculo, está necessáriamnete mais atento à sua condução especialmente em auto-estrada, note-se no entanto que tal não inibe como foi dito que não tenha um acidente, mas isso pode ocorrer a qualquer velocidade.

Back