citação:Originalmente colocada por Ricardo_Santos
Perante isso, só me posso curvar perante a sua infinita sapiência.
Vá lá, que já não se perdeu tudo!
citação:Originalmente colocada por Mayhem
Vá lá, que já não se perdeu tudo!![]()
Certo e é por isso que o código da estrada diz que NÃO SE DEVE CIRCULAR em velocidade EXCESSIVA NEM em EXCESSO de velocidade!citação:
Ma porque é que continuam a englobar o excesso de velocidade e a velocidade excessiva no mesmo saco???
Eu já fiz AE a 80 e passaram por mim gajos que não iam a mais de 100, independentemente dos veículos que conduziam (e eu até tenho uma A6 Avant) e que iam em clara velocidade excessiva (mas não em excesso de velocidade.
Sim, certo.citação:
Será que eu não posso ir em excesso de velocidade mas não ir em velocidade excessiva???
Se eu for a 180 mas conseguir imobilizar o carro no espaço livre á minha frente então não vou em velocidade excessiva, certo??
Exactamente! E também podes ser multado por ires demasiado devagar e estares a embaraçar o trânsito mesmo que vás a 50kmh na AE.citação:
É que, se não sabem ficam a saber, pode-se ser multado por excesso de velocidade, por velocidade excessiva e por ambos, mas uma não implica a outra!!
Certo, mas em Portugal não conheço nenhuma via dessas, mas nessas vias 'especiais' podes circular à velocidade que nelas esteja sinalizado. Tal como num IP tens 90kmh de limite máximo e numa AE o limite é de 120kmh.citação:
já agora, caso não saibam, o código da estrada actual permite limites superiores a 120km/h.
Artigo 28.º
Limites especiais de velocidade
1 Sempre que a intensidade do trânsito ou as características das vias o aconselhem podem ser fixados, para vigorar em certas vias, troços de via ou períodos:
a) Limites mínimos de velocidade instantânea;
b) Limites máximos de velocidade instantânea inferiores ou superiores aos estabelecidos no n.º 1 do artigo anterior.
o que eu quis dizer foi que existe em portugal a possibilidade legal de aumentar o limite de 120, mesmo sem alterar o código da estrada. está tudo previsto. não é, por isso, uma limitação imposta pelo código, mas sim pela vontade política.citação:Originalmente colocada por Ricardo_Santos
Certo, mas em Portugal não conheço nenhuma via dessas, mas nessas vias 'especiais' podes circular à velocidade que nelas esteja sinalizado. Tal como num IP tens 90kmh de limite máximo e numa AE o limite é de 120kmh.
Isto parece o departamento jurídico das empresas que quando sai uma lei nova a preocupação é ver como é que não a hão-de respeitar!
O código está bem feito, o único problema do código são os não cumpridores do mesmo.
Concordo plenamente!...com a sinistralidade e número de acidentes que há em Portugal, limites em AE de 120kmh são manifestamente excessivos!citação:
Eu acho que o unico problema do código é que quem o fez das duas uma: ou não circula regularmente nas nossas estradas
Talvez sejam mais do que imaginas.citação:
Eu sei e toda a gente sabe que é proibido andar a mais de 120 nas AE em portugal mas eu sei e toda a gente sabe que poucos são os que cumprem este limite.
Estás no teu direito de discordar,eu também não concordo com a actual taxa de juro mas tenho que me sujeitar, ou então abdico de recorrer ao crédito bancário.citação:
Eu não concordo com este limite (independentemente de o cumprir ou não) e por isso deixei aki as minhas razões.
Daí a notória falta de civismo que existe no país, pessoas que não respeitam o código nem os demais utentes da estrada, ou que se julgam acima de qualquer autoridade.citação:
De qq modo se existe assim tanta gente que concorda com ele então porque é que eu vejo mais gente a não o cumprir do que a cumprir????
Como tudo. Há uma caracteristica das normas jurídicas que é a sua violabilidade. As normas são criações do homem e em última análise e usando da sua liberdade pode viola-las, contudo sujeita-se a sofrer as respectivas sanções.citação:
Se concordam então não existe razão nenhuma do mundo para o quebrarem e andarem nem que seja a 121km/h
Se não concordam podem quebra-lo ou não e, se o quebrarem e forem apanhados podem levar a sanção respectiva!!
citação:Originalmente colocada por xkiter
É uma questão de entender a liberdade. Cada um pense o que quiser. Se numa auto-estrada com boa construção às 4 da manhã sem colocar em perigo mais ninguém (reforço: SEM COLOCAR OUTRÉM EM RISCO), eu não posso conduzir a mais de x km/h porque o Estado ou a sociedade entendem que eu não devo ter essa liberdade, estou absolutamente contra. É um abuso contra a liberdade individual que supostamente temos, mas que como bons "carneiros" vamos abnegadamente perdendo e cendendo ao longo do tempo.
Correcto, aliás, há várias situações em que isso se verifica, se circulares na A23 ou A25, há locais onde o limite de velocidade é de 100kmh e 80kmh apesar do percurso ser sempre em AE.citação:
o que eu quis dizer foi que existe em portugal a possibilidade legal de aumentar o limite de 120, mesmo sem alterar o código da estrada. está tudo previsto. não é, por isso, uma limitação imposta pelo código, mas sim pela vontade política.
O civismo do povo português é que está desajustado da realidade europeia que é diferente e não o código que está desajustado à realidade nacional. Se alguém te der um tiro, quem está errado é quem dá o tiro, não é a lei que proíbe dar tiros.citação:
As pessoas não repeitam o código pois este não está ajustado á realidade nacional!!
Homicidio é.citação:
Se não puser em risco a vida de mais ninguem senão a sua própria vida não deve (é mas não deve) ser punido por isso, que eu saiba o suicidio ainda não é crime!!!