Excesso de velocidade ou

Como já referi, acreditem nas teorias e duvidem do que quiserem.

Se vos apetecer dizer que a culpa dos acidentes é disto ou daquilo, são livres de o fazer, afinal, vivemos num país livre e democrático.
Já vos foram fornecidos dados e informação que demonstram o óbvio. Senão conseguem interpretar, aceitar, compreender, ou outra coisa qualquer, isso já me ultrapassa completamente.

''Desde logo, porque, se alguém circula numa estrada com uma sinalização, que permite circular até 90 km/h, fará uma "gestão do perigo" e arriscará os 100 ou 110 km/h (sempre 10 ou 20 km/h acima do indicado), julgando que isso não é perigoso''

''"Logo, se lá estivesse este limite de 40 km/h, o automobilista em questão faria a mesma gestão do perigo e circularia a 60 ou 80 km/h. Mais do que isso não iria... ''

''"A estrada deveria ter um limite máximo de 50 km/h e, como tal, a maior parte das pessoas passa aqui praticamente ao dobro da velocidade a que devia''

Muito bom este texto!!
Aliás, até tem a sua piada mesmo, porque eu vejo as pessoas queixarem-se da falta de traçado no pavimento, de buracos da falta de bermas (e como razão) mas olha, não vejo muitas queixarem-se de limites de velocidade excessivos!!!

citação:Originalmente colocada por Ricardo_Santos

Se vos apetecer dizer que a culpa dos acidentes é disto ou daquilo, são livres de o fazer, afinal, vivemos num país livre e democrático.
Já vos foram fornecidos dados e informação que demonstram o óbvio. Senão conseguem interpretar, aceitar, compreender, ou outra coisa qualquer, isso já me ultrapassa completamente.
Desculpa lá, mas mais uma vez não foram "fornecidos" nenhuns dados. Foram apenas citadas algumas informações sem o mínimo fundamento (este a existir, não foi citado).
E não achas que já são demasiadas coisas que te ultrapassam? :D:D:D

O que é obvio para uns não o é para outros!!!

A quem ache que é óbvio que o Socrates está a governar bem!!!
A quem ache que é obvio que ele está a governar mal!!!

Também os á que acham que é óbvio que o governo português se preocupa mais com a segurança nas estradas do que com os cofres do estado!!!
E também á quem ache que é óbvio que só com multas mais altas é que o povo português aprende!!!

Foi feito um estudo com crianças em que está demonstrado que quanto mais se reprime uma determinada atitude sem explicar o porque de reprimir tal attude de uma forma que a criança compreenda, mais essa crinaça vai ter vontade de ter essa atitude!!
Depois vê-se que, normalmente os meninos de bem quando começam a ter liberdade de sair á noite são os que maiores bebedeiras apanham e os que se controlam menos nas suas atitudes!!!

Se calhar o mesmo se aplica quando estamos a tratar de 10 milhões de pessoas e ainda ninguem explicou o porque de á 30 anos termos o mesmo limite em AE!!!

Só mais uma coisa: Os outros paises que são mais evoluidos que nós tiveram Via verde depois de nós porque fomos perspicazes e inovámos!!
Será que não poderiamos ser inovadores de uma npva forma de ver o comportamento de massas???
Será que a repressão é o ideal??

(Se calhar até é porque evoluimos mais no tempo da velha senhora que estamos a evoluir agora)......

citação:Ricardo_Santos
Rookie

359 Posts
Colocado - 11/01/2007 : 16:41:42
--------------------------------------------------------------------------------

Como é que isto joga com o facto de nos EUA haver limites mais restritivos e maior controlo e haver uma uma taxa relativa de acidentes muito elevada ?

Nao tens aulas de condução, só fazes exame, a partir dos 16 podes conduzir.

E, segundo o que se diz aki em Pt, que eu não concordo, são uma cambada de otários!! (Mas que têm uma qualidade de vida 3x superior á nossa, lá isso têm)

citação:Originalmente colocada por Mayhem

Desculpa lá, mas mais uma vez não foram "fornecidos" nenhuns dados. Foram apenas citadas algumas informações sem o mínimo fundamento (este a existir, não foi citado).

E quem é que define se tem ou não fundamento, tu?:D

São feitos estudos, há pessoas que fazem recolha de dados sobre acidentes, publicam-nos, coisa que não é só feita em Portugal e o que aconteçe é que alguns de voçês só sabem dizer que não tem fundamento. Trabalham no ramo? Percebem alguma coisa de estatistica? Sabem por acaso quais são as consideradas maiores causas de acidentes nos restantes países? É que em alguns há mesmo estudo sobre as causas dos acidentes.

Em 2006, o número de mortos nas estradas foi menor, o número de feridos também, parece que nos últimos 2 anos tem vindo a diminuir. Afinal a "caça à multa" funciona.

citação:Originalmente colocada por 2.0sportup

Cá na Europa, à realmente bastantes condutores que alargam um bocado por vezes a velocidade mas também a reduzem SEMPRE que as condições de visibilidade ou aderencia ou trafego o obrigam. Cá? Cá vamos nós a chover e velocidade adaptada a isso (ex 110) e passam carradas de cromos a 160, 180 quando não é mais. Sabes qual é a desculpa dessa gente? É que os -carros actualmente são muito seguros; -eu vou com atenção; -os limites são ridiculos; -nunca tive nenhum acidente; etc...

Isto é uma completa parvoiçe e desrespeito pelos restantes condutores responsaveis que andam nas estradas. Depois são multados e queixam-se de caça à multa...

Com estas afirmações concordo plenamente.

Pelo que percebi do que li aqui no tópico....

Afinal estamos todos de acordo:

- Os acidentes acontecem porque alguém vai em velocidade excessiva.

Ou seja não interessa se se vai a 100 e se podia ir a 120 nem se se vai a 70 e só se podia ir a 50 (este ultimo caso apenas interessa para a policia).

Em termos de acidentes, o problema acontece quando se vai a uma velocidade superior aquela que se devia ir (indepentemente de qual o limite legal)

É só isto (parece-me)

citação:Originalmente colocada por v7

Como é que isto joga com o facto de nos EUA haver limites mais restritivos e maior controlo e haver uma uma taxa relativa de acidentes muito elevada ?
São MUITOS factores efectivamente, desde culturais à formação. Experimenta tirar a carta nos EUA... à 15 anos, quando lá tirei a carta, foi chegar ao volante da viatura própria (escolas de ensino automóvel, ou instrutores, não descobri nenhuma... ao contrário do Canadá onde está tudo devidamente regulado!), pagar o exame (10 min incluindo a foto para integrar na carta, que acaba por funcionar em 99% dos casos como bilhete de identidade lá para aqueles lados, dada a impossibilidade de aprovar o conceito de BI), passar por umas máquinas de Pergunta-Resposta com video que dão logo o resultado (mais 15 minutos) e se tiverem alguma dúvida (normalmente não têm) uma volta ao quarteirão (que abdicam em 90% dos casos). Assim, a aprovação normalmente é apenas teórica, embora o panorama possa ter mudado neste últimos anos.

Pelo menos cá em Portugal, que é um país muito menos civilizado que os US, tem de ter um número de aulas mínimo e tem de se passar num exame mais complicado e os condutores têm de ter mais dois anos de idade.

Nos países "civilizados" os condutores guiam com mais civismo e cuidado, não é porque sejam mais educados mas porque têm multas altíssimas e castigos rigorosos.

O pessoal já se queixa da caça à multa, se tivessem uns regimes tâo apertados como eles então também conduziriam de um modo muito mais civilizado.

A eterna desculpa da caça à multa chega a ser patética, não fui que que cometi a infracção, não fui eu que não respeitei a lei,foram os malandros da BT que estavam escondidos à coca, de maneira que eu não os visse.

Realmente o ditado aplaica-se bem "Roubar não é vergonha, vergonha é ser apanhado".

Se todos conduzissemos de forma perfeita não havia acidentes.

Mas a realidade é que estamos longe de conduzir de forma perfeita. Parece-me crucial tentar diminuir a sinistralidade, mas discordo do "bode espiatório" velocidade.

A atitude ao volante é fundamental. E continua-se a falhar muito neste particular. Conduzir é um exercicio que deve ser feito em pleno, com 100% das nossas aptidões e sentidos alerta.

Cada vez que conduzimos devemos ter presente que estamos em "jogo" e temos muito a perder.</u>

Para mim este é o ponto fundamental. ;)

citação:Originalmente colocada por Mayhem

E quem é que define se tem ou não fundamento, tu?:D

Eu ou qualquer pessoa que saiba ler![|)] Reparaste por acaso que não foram apresentados quaisquer dados para fundamentar as afirmações?! É que nem se trata de serem mais ou menos válidos. Pura e simplesmente não foram apresentados![8)]

Sabem por acaso quais são as consideradas maiores causas de acidentes nos restantes países? É que em alguns há mesmo estudo sobre as causas dos acidentes.
Em "alguns" é possível. Pena que o nosso país não faça parte dessa "lista", o que até contradiz as tuas afirmações iniciais...[|)]
Em 2006, o número de mortos nas estradas foi menor, o número de feridos também, parece que nos últimos 2 anos tem vindo a diminuir. Afinal a "caça à multa" funciona.

Para os cofres do Estado, sempre funcionou![:p]

citação:
citação:
--------------------------------------------------------------------------------
Originalmente colocada por 2.0sportup

Para os cofres do Estado, sempre funcionou!

...quem não deve não teme ;)

citação:
citação:
Originalmente colocada por 2.0sportup

Para os cofres do Estado, sempre funcionou!

...quem não deve não teme ;)
O problema é que toda a gente "deve"!
:D:D:D

É excepção feita aos que assim o quiserem, sejam eles nativos ou não nativos ou um mundo à margem ou outra coisa qualquer... lol

Eu é que até ver ainda não preciso de uma 'ama' que fale por mim ou em meu nome [:p][:p][:p]
... mas obrigado à mesma [8]

Voltar
Superior