citação:Originalmente colocada por alv2
(...)
O que o governo pretende com a "caça" á multa com os seus carros descaracterizados é começar a construir a casa pelo tecto e não pelas fundações..... quer combater primeiro os efeitos e nem pensa nas causas..... não me parece a maneira correcta de agir... o ideal será 1º investir na formação, nas escolas de condução, etc etc e depois de as causas estarem na linha de fogo, então sim partir para os efeitos...
O problema aqui é que a prevenção não contribui para os cofres do estado ...
Let's face it: Se o objectivo das "forças da ordem" fosse a prevenção, não andariam com carros descaracterizados nem esconderiam radares.
Mas que raio de "prevenção" é que faz um radar escondido numa A.E. ?
Ou um carro indistinto no meio de tantos outros ?
Por outro lado, a acção (que já referi aqui) de 2 agentes da BT que apanhei na A1, na área de serviço de Santarém em vésperas de Natal foi de facto de prevenção: sem multar ninguém, prestavam atenção às viaturas que entravam na A.S. e se vissem, por exemplo, um farol fundido, mandavam o condutor comprar uma lâmpada, mudá-la e só depois seguia viagem.
Ou outros exemplos como o da patrulha da BT que circulava na A1 e me viu sair (de moto) da AS da Mealhada de dia com os médios desligados: no momento que os ultrapassei (circulavam bem abaixo dos 120), aceleraram para se manterem ao meu lado, deram um "toque" nas sirenes e fizeram-me sinal para ligar as luzes.
Em vez de "facturarem" a multa e de me tirarem a carta por uns tempos (é infracção muito grave, pasme-se ...), preferiram fazer o que lhes competia: prevenir.
Só que infelizmente isto são exemplos isolados ... porque o "normal" seria no 1o caso multar quem circulava com farois fundidos e no segundo aplicar a coima + infracção muito grave para o "curriculum" ...
É que aproveitando os "excessos", a "ordem" que as forças da ordem tem ... é REPRIMIR em vez de PREVENIR.
Os cofres do estado agradecem.
As vitimas e as suas famílias não.
E o mais estúpido é que a maioria dos portugueses até "concorda"... Sim, porque nesta jaula, subir à mesa dá direito a levar porrada.
"V"