Extintor no Carro... Sim?... Não?

LPCobris

New member
Boa Tarde,
Estou com este dilema...

Comprei um extintor de 1kg para meter no carro... No entanto disseram-me que não poderia meter no carro, pois é algo sob pressão e pode explodir com o calor...
No passado o meu falecido pai tinha no seu chaveco um extintor igual a este...
Não sei se a lei mudou ou o que diz...

Da vossa parte meteriam um extintor no carro (na bagageira), para qualquer eventualidade? Sim... Não?

Obrigado a todos...

Cumprimentos,

LPC

Acho que já foi discutido em tempos esse tema por aqui.

Pegando no caso do teu falecido pai, quantos anos teve o extintor no carro, e quantas vezes fez a vistoria/revisão anual do mesmo?

É que andar com isso a fazer peso, e daqui a uns anos precisar e só ter uma arma de arrremesso, não vale a pena...

Do que sei, é útil ter um, desde que dentro do prazo e bem acondicionado na bagageira.
E nem é só para tentar salvar o carro ( caso seja possível , que muitas vezes não é ) mas sim para alguma outra situaçao que possa acontecer , imaginemos por ex um caixote do lixo a pegar fogo, quantos mais extintores houver por aí, mais se ajuda nestas situações.
Ou não? não sei..

Certo é que há vários sites com sugestões de extintores para ter no carro.

Acho que já foi discutido em tempos esse tema por aqui.

Pegando no caso do teu falecido pai, quantos anos teve o extintor no carro, e quantas vezes fez a vistoria/revisão anual do mesmo?

É que andar com isso a fazer peso, e daqui a uns anos precisar e só ter uma arma de arrremesso, não vale a pena...

Boas!
Ele andou muito tempo com extintor no carro...

Teve-o num MINI Morris, depois num Fiat 124 e depois antes de falecer num Fiat Tipo.

Felizmente nunca precisou de usar... Lembro-me que ele trocava quando acabava a validade...

Dou exemplo... o Extintor que comprei a data de validade é até 10 de 2026...

Cumprimentos,

LPC

A explosão é uma não questão, digo eu... os TVDE têm que ter um extintor (ou pelo menos vejo muitos com o autocolante no vidro de trás).

Quanto à utilidade do mesmo... no meu caso nunca tive em nenhum carro, e não me lembro de alguma vez ter passado por uma situação em que pensasse que me dava jeito ter um à mão (o que não quer dizer que daqui a 5 minutos aconteça).

Depende da viatura, algumas são obrigados a ter.
Se não for esse o caso não estou a ver a necessidade.
Prevenção? Se for essa a ideia então vamos ter que encher o carro com meios preventivos que não lembra a ninguém, o carro pode cair ao rio, também se vai colocar um barco insuflável para prevenir?

Enviado do meu YAL-L21 através do Tapatalk

Já assisti a um caso em que um tipo foi salvo de morrer queimado num acidente porque alguém tinha um extintor no carro.

Boas!
Ele andou muito tempo com extintor no carro...

Teve-o num MINI Morris, depois num Fiat 124 e depois antes de falecer num Fiat Tipo.

Felizmente nunca precisou de usar... Lembro-me que ele trocava quando acabava a validade...

Dou exemplo... o Extintor que comprei a data de validade é até 10 de 2026...

Cumprimentos,

LPC

E não fala a nível de manutenção?

Tenho ideia que todos os extintores portáteis devem ter revisão/manutenção anual e ser carregados de X em X anos consoante o conteúdo...

Depende da viatura, algumas são obrigados a ter.
Se não for esse o caso não estou a ver a necessidade.
Prevenção? Se for essa a ideia então vamos ter que encher o carro com meios preventivos que não lembra a ninguém, o carro pode cair ao rio, também se vai colocar um barco insuflável para prevenir?

Wtf ??
E um desfibrilhador também, não ??

O que é que uma coisa tem a ver com a outra?

Por acaso, quando comprei a minha Inca usada, tinha um. Mas já passou o prazo de validade. Está na garagem parado. Não digo que, se não incomodar, não seja algo bom de ter. Mas como disseram em cima, por prevenção, teríamos de ter a bagageira cheia de quase tudo e mais alguma coisa. Agora, se for legal, não vejo qual o problema. A questão é mesmo verificar a legalidade do mesmo, embora não me pareça, como leigo, que seja algo ilegal de transportar, antes pelo contrário.

Por acaso, quando comprei a minha Inca usada, tinha um. Mas já passou o prazo de validade. Está na garagem parado. Não digo que, se não incomodar, não seja algo bom de ter. Mas como disseram em cima, por prevenção, teríamos de ter a bagageira cheia de quase tudo e mais alguma coisa. Agora, se for legal, não vejo qual o problema. A questão é mesmo verificar a legalidade do mesmo, embora não me pareça, como leigo, que seja algo ilegal de transportar, antes pelo contrário.

É o que digo, como arma de arremesso [:D]

Wtf ??
E um desfibrilhador também, não ??

O que é que uma coisa tem a ver com a outra?

Também, porque não? Nas ambulâncias tem. Se é prevenir então coloca-se tudo.
Se é um carro particular para quê colocar um extintor? Acabeu de comprar carro novo e não tinha nenhum extintor, não é obrigatório.
Logo é tão valido colocar um extintor como um defibrillator, barco insuflável e até mandar blindar o carro como se usa na África do Sul.

Também, porque não? Nas ambulâncias tem. Se é prevenir então coloca-se tudo.
Se é um carro particular para quê colocar um extintor? Acabeu de comprar carro novo e não tinha nenhum extintor, não é obrigatório.
Logo é tão valido colocar um extintor como um defibrillator, barco insuflável e até mandar blindar o carro como se usa na África do Sul.

Pah, tão, tu não andas com uma caixa de ferramentas, mas podes andar com fusiveis extra para o caso de algum quinar, ou com pneu suplente.

Uma coisa não impede a outra.

Não ter nada não é melhor do que ter um extintor, que por si só não é melhor que ter um extintor e um pneu suplente, etc, enfim, no limite o extintor pode ajudar noutras circunstâncias.

De qq forma, é atentar no POST do user EU.

Pah, tão, tu não andas com uma caixa de ferramentas, mas podes andar com fusiveis extra para o caso de algum quinar, ou com pneu suplente.

Uma coisa não impede a outra.

Não ter nada não é melhor do que ter um extintor, que por si só não é melhor que ter um extintor e um pneu suplente, etc, enfim, no limite o extintor pode ajudar noutras circunstâncias.

De qq forma, é atentar no POST do user EU.

Não ando com nada, nem fusíveis e nem roda suplente. Ando com o kit de enchimento porque veio de origem e vem escondido num compartimento, também tenho o triângulo e colete porque é obrigatório.
A unica coisa que coloquei é uma bolsa de primeiros socorros.
Sim um extintor pode salvar uma vida, porém um desfibrilhador também em muitos acidentes também temos pessoas que entram em paragem cardiorrespiratória.
E se formos a fazer comparação existem mais acidentes sem incêndios e mais mortes de paragens cardiorrespiratórias.

Já trabalhei nessa área. A manutenção da maioria dos extintores era:

- Tirar todos os extintores;
- Levá-los até a carrinha-oficina;
- Dar uma pancada com um martelo no fundo do extintor;
- Arrancar a etiqueta velha;
- Passar um pano com petróleo ou produto similar;
- Colocar nova etiqueta;
- Conversar ou contar anedotas durante meia hora;
- Voltar a colocar o extintor nos devidos suportes.

A fatura da manutenção era entregue no mesmo dia [:D]

Já trabalhei nessa área. A manutenção da maioria dos extintores era:

- Tirar todos os extintores;
- Levá-los até a carrinha-oficina;
- Dar uma pancada com um martelo no fundo do extintor;
- Arrancar a etiqueta velha;
- Passar um pano com petróleo ou produto similar;
- Colocar nova etiqueta;
- Conversar ou contar anedotas durante meia hora;
- Voltar a colocar o extintor nos devidos suportes.

A fatura da manutenção era entregue no mesmo dia [:D]

que empresa é essa ?

espero que tenha falido e os seus proprietários queimados.

cambada de gente bem foleira [:vm)]

Voltar
Superior