Extintor no Carro... Sim?... Não?

Depende da viatura, algumas são obrigados a ter.
Se não for esse o caso não estou a ver a necessidade.
Prevenção? Se for essa a ideia então vamos ter que encher o carro com meios preventivos que não lembra a ninguém, o carro pode cair ao rio, também se vai colocar um barco insuflável para prevenir?

Enviado do meu YAL-L21 através do Tapatalk

... se fôr um mercedes é melhor meter vários extintores.

Nem era para dar a minha opinião, pois vi aqui cada comentário... De bradar aos céus...

Apenas refiro, que se não estou em erro, na Alemanha é obrigatório, por algum motivo será.

Eu não preciso, o carro tem forras no fundo do motor, desde que não abra o capot, o fogo tem uma probabilidade tão grande de se extinguir por falta de oxigénio para alimentar a combustão, como de capot aberto apagar o fogo com um extintor de 1 ou 2 kg eheheh...
Para os carros que não têm forros em baixo é espetar o carro para um monte de areia e dar a fuga.

Pneu suplente, isso ja nem veio no carro e nunca mudei nenhum em mais de 300mil km que tenho de condução.

Já trabalhei nessa área. A manutenção da maioria dos extintores era:

- Tirar todos os extintores;
- Levá-los até a carrinha-oficina;
- Dar uma pancada com um martelo no fundo do extintor;

[...]

que empresa é essa ?

espero que tenha falido e os seus proprietários queimados.

cambada de gente bem foleira [:vm)]

Calma, foste vítima da técnica "com a verdade te engano", muito usada para produzir indignação nos espectadores.

O que o Picard fazia decerto era "Verificar acusticamente a boa condição de pressão do fluido no contentor." [:p]

E a revisão anual? Não é obrigatório?
Deve ser obrigtório em locais onde tal é obrigatório. Em teoria, o mesmo deveria estar operacional até à data de validade. Uns até têm um manometro que indica a pressão. Será suficiente, a meu ver, estar atento a sinais de deterioração e verificação da pressão. Mas eu sou leigo na área.

Já por outro lado o carro pegar fogo já deve ser mais recorrente. Zero furos e quantas vezes o carro te pegou fogo?

Enviado do meu YAL-L21 através do Tapatalk

Eheheh, muito boa!!!

Realmente nem uma coisa nem outra. São ambas situações pouco recorrentes que não justificam preocupação. Mas há quem goste de ter, respeito.

que empresa é essa ?

espero que tenha falido e os seus proprietários queimados.

cambada de gente bem foleira [:vm)]

Só estive lá 2 ou 3 semanas. Prometeram um ordenado X e pagaram Y. Deu para ver rapidamente o caráter daquela gente.
A martelada no fundo era para, alegadamente, soltar o pó do fundo que acaba por assentar. Aqui para nós que ninguém nos ouve, ainda hoje quando passo por um extintor com a etiqueta da empresa deles, passo os dedos pelo fundo do extintor. Em muitos dá para sentir o metal picado. Acabo sempre por sorrir para mim mesmo.

Boas!
Obrigado a todos pelo vosso feedback...

Do que venho a aferir, a maioria ou não usa, ou não acha necessário ou simplesmente nem quer saber...

Pelo que depreendo que fiz mal em ter comprado, já que a probabilidade de o carro arder por algum motivo é baixa correcto?

Essa é outra das questões... Será que em caso de acidente ou fogo no carro, devo eventualmente tentar apagar o mesmo, ou mais vale simplesmente deixar o carro arder e esperar pelo dinheiro da companhia para ir buscar outro?
No meu caso falo de um carro com 2 anos e seguro contra todos os riscos...

Obrigado e cumprimentos,

LPC

Deve ser obrigtório em locais onde tal é obrigatório. Em teoria, o mesmo deveria estar operacional até à data de validade. Uns até têm um manometro que indica a pressão. Será suficiente, a meu ver, estar atento a sinais de deterioração e verificação da pressão. Mas eu sou leigo na área.

Encontrei isto referente a condomínios:
2. Já a manutenção dos extintores consiste num conjunto de ações de caráter técnico e administrativo, incluindo ações de verificação que se destinam a conservar os equipamentos e/ou a repô-los no seu devido estado de funcionamento. Deve, por isso, ser efetuada anualmente por empresas certificadas e registadas para o efeito na Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).
Na manutenção e inspeção de extintores, os técnicos devem garantir algumas medidas:
– Verificar o selo e/ou manómetro para determinar se o extintor foi utilizado
– Verificar se o manómetro funciona corretamente e – nos extintores em que o manómetro não seja auto comprovável ou que não tenham manómetro – utilizar métodos apropriadas para verificar se a pressão interna está correta
– Examinar o exterior do corpo do extintor e o conjunto da válvula para detetar se há corrosão, mossas, fissuras ou outros danos que ponham em causa a segurança do equipamento
– Pesar o extintor
– Desmontar a mangueira e o difusor para verificar que não estão obstruídos, desgastados ou partidos
– Nos extintores de pó, se o pó se encontrar dentro do prazo de validade, o técnico deve agitá-lo, invertendo o extintor, e sacudi-lo. Se o pó não fluir livremente, deve ser despejado na totalidade, recarregando-se o extintor com pó novo
– Nos extintores de água com aditivos e espuma, deve esvaziar-se a carga. Se o aditivo se encontrar num recipiente separado, deve-se retirá-lo e verificar a estanqueidade e validade do mesmo.

Não sei se é aplicável a título pessoal...

Tenho um no carro e nunca utilizei. E ainda bem. Mas se precisar, tenho à mão. E se calhar a ver alguém atrapalhado numa situação dessas, tentarei ajudar.

Um início de incêndio num veículo pode ser facilmente extinguido mesmo com um pequeno extintor. Obviamente depois daquilo pegar forte, não é com extintores de pequena dimensão que se apaga. Mas no início, pode fazer a diferença.

Tento ter sempre o extintor dentro do prazo. Devido a empresas chicas-espertas (que aldrabam o carregamento dos extintores) e aos elevados custos de manutenção (em termos relativos), normalmente compro novo. O custo não é nada de significativo.

Agora, preocupação com o peso daquilo na mala do carro? wtf... por acaso conduzem carros de F1? Mais vale fazer dieta... vão notar mais no andamento do carro.

- Arrancar a etiqueta velha;
- Passar um pano com petróleo ou produto similar;
- Colocar nova etiqueta;
- Conversar ou contar anedotas durante meia hora;
- Voltar a colocar o extintor nos devidos suportes.

A fatura da manutenção era entregue no mesmo dia [:D]

Bem verdade ... nao era só a tua empresa ... é pratica comum. Como o valor de manutenção cada vez mais expremido basicamente a menutenção é tirar do local , verificar a pressao a fazer esse processo.

Como queriam que 1 carrinha com 2 homens conseguisse fazer manutenção a 300 extintores de um centro comercial em 2 dias [:D]

O custo passou a ser imprimir a etiqueta.

Boas!
Obrigado a todos pelo vosso feedback...

Do que venho a aferir, a maioria ou não usa, ou não acha necessário ou simplesmente nem quer saber...

Pelo que depreendo que fiz mal em ter comprado, já que a probabilidade de o carro arder por algum motivo é baixa correcto?

Essa é outra das questões... Será que em caso de acidente ou fogo no carro, devo eventualmente tentar apagar o mesmo, ou mais vale simplesmente deixar o carro arder e esperar pelo dinheiro da companhia para ir buscar outro?
No meu caso falo de um carro com 2 anos e seguro contra todos os riscos...

Obrigado e cumprimentos,

LPC

Não acho que fizeste mal. Está comprado, dá-lhe uso (no sentido de o levares contigo, não no sentido de chegares fogo ao carro só para o usar).

Quanto à outra questão: primeiro coloca-te a ti e a quem está contigo em segurança. Depois, se houver condições para tal, podes tentar apagar o incêndio com o extintor.

Um extintor sim, mas tem que estar bem acondicionado, como nos TVDE, táxis, etc. E tem que ser no mínimo um de 6kg ou 9kg. Esses de 1 ou 2kg são pouco mais que decorativos. Não esquecer a revisão anual.

Ao pessoal que tem extintor no carro, ou em casa, invistam mais um pouco e façam uma formação de manuseamento de extintores. Por vezes os bombeiros voluntários promovem essas formações, costumam ser de meio dia, e pode safar bastante mais tarde. Não me recordo ao certo dos valores mas sei que não era nada de extraordinário.

Lembro-me de há muitos anos atrás, ter feito uma visita de estudo a Petrogal, e estivemos no parque de treino dos bombeiros para a extinção de incêndio.
Colocaram uma tina com combustível a arder, e cada um de nós teve a oportunidade de tentar apagar o fogo com um extintor de 5kg. Praticamente todos esvaziamos os extintores antes de conseguir apagar. Com a exceção de um colega meu, que já tinha tido formação de extintores (andava no motocross), e em poucos segundos apagou aquilo.

- Arrancar a etiqueta velha;
- Passar um pano com petróleo ou produto similar;
- Colocar nova etiqueta;
- Conversar ou contar anedotas durante meia hora;
- Voltar a colocar o extintor nos devidos suportes.

A fatura da manutenção era entregue no mesmo dia [:D]

Nem uma sprayzada para ver se a válvula de descarga funciona?

Ao pessoal que tem extintor no carro, ou em casa, invistam mais um pouco e façam uma formação de manuseamento de extintores. Por vezes os bombeiros voluntários promovem essas formações, costumam ser de meio dia, e pode safar bastante mais tarde. Não me recordo ao certo dos valores mas sei que não era nada de extraordinário.

Lembro-me de há muitos anos atrás, ter feito uma visita de estudo a Petrogal, e estivemos no parque de treino dos bombeiros para a extinção de incêndio.
Colocaram uma tina com combustível a arder, e cada um de nós teve a oportunidade de tentar apagar o fogo com um extintor de 5kg. Praticamente todos esvaziamos os extintores antes de conseguir apagar. Com a exceção de um colega meu, que já tinha tido formação de extintores (andava no motocross), e em poucos segundos apagou aquilo.

Verdade. Eu tenho essa formação de dois em dois anos. É um verdadeiro exemplo de parecer bem mais fácil dito que feito.

Por aqui anda um extintor do lado do pendura, está bem fixo. Uma caixa de primeiros socorros bem completa e dois macacos de triangulo na mala, duas chaves de rodas (isto porque me aconteceu uma vez ter partido a unica que trazia e tive de esperar que uma alma caridosa parasse e me emprestasse a que trazia.) Uma caixa de ferramenta básica.

Voltar
Superior